Uma História de Verão

Uma História de Verão Pam Gonçalves

Resenhas - Uma história de verão

Ricardo Coutins 21/03/2018

A maior decepção da vida
Acompanho o canal da Pam e fiquei super empolgado para ler esse livro quando lançou. Nunca havia lido nada dela e então decidi começar com esse. Pensei ?bom, a Pam avalia livros de autores renomados e também da diversas dicas de escrita, sendo assim o livro dela tem chances enormes de ser excelente?. Nunca estive tão errado em toda minha vida.
Eu não vou falar sobre a história do livro, até por que tem a sinopse aqui, mas cara, que personagens chatos são esses? Todos muito sem graça, não cativa e eu não dava a mínimo pro que ia acontecer com eles. O enredo é RECHEADO DE CLICHÊS que você já viu em outros 219415573 livros/filmes. Tinha cenas que eu não conseguia acreditar que a autora colocou ali de tão forçada que era. Umas coisas que não condiziam com a realidade muito menos com os personagens. E os diálogos? Recheados de ?frases de impacto? (que só me fez revirar bastante os olhos) e nada críveis.
Bom, respeito quem gostou, mas sinceramente, foi a maior decepção de todas.
Esqueci de dizer que o verão em si mal aparece, digamos assim. Se você pensa que vai ler uma história sobre uma road trip ou dias na praia com os amigos, tá muito enganado. A maior parte do tempo é a personagem, coitadinha dela, lidando com seus problemas amorosos e supérfluos.
Ainda não desisti da Pam, pretendo ler Boa Noite, mas já vou sem expectativas nenhuma.
Gustavo 05/05/2018minha estante
Boa noite é melhor! (eu achei) Mas, o melhor é realizar leituras sem expectativas mesmo

Bia 05/01/2019minha estante
gostei beeeem mais desse do que de Boa Noite. Mas acredito que o fato do livro estar recheado de clichês é, de certa forma, proposital. O livro é de enredo adolescente e foi uma história feita se baseando em histórias romanticas escritas especialmente para o públicos dos 15 aos 23 anos que é um público mais jovem, que busca histórias que circulam o meio social dos mesmos. a escrita da Pam evoluiu demais desde Boa Noite, mas o melhor que você faz é ler sem espectativas!!

Luana 22/06/2020minha estante
eu adoro o canal, mas depois de um conto dela q eu li fico receosa de pegar outro livro (ironicamente é bem cliche tbm kkkkk)

Katrina 06/03/2021minha estante
Senti muito disso também

priellendias 20/03/2021minha estante
Eu gostei! Foi o meu primeiro contato com a obra dela, e me surpreendeu o final... Não ter sido clichêzão... Foi realmente como a nossa vida... rs... Nem todas as áreas da nossa vida estão 100% bem o tempo todo. Rs.
Esse livro me fez refletir bastante sobre as nossas decisões ... E o quão importantes elas são para as nossas vidas...
Enfim, só lendo mesmo.

Nicoly 07/04/2021minha estante
ainda tô lendo esse (e algumas coisas me deram uma desanimada mas vamos ver) mas boa noite é muito bom!!!

Natane 05/10/2022minha estante
Concordo em todos os sentidos!

Hemy Gomes 28/09/2017

Algumas vezes a gente não entende a escolha das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabe a elas decidirem. (Página 283)
Pam Gonçalves dessa vez, nos apresenta "Uma História de Verão", contando a história da Analu e seu último verão antes de começar a faculdade.

Analu é uma jovem de uma família "perfeita" e sendo parte dela, é esperado que ela também seja perfeita como nos planos dos pais, mas ela parecia destinada a ser a ovelha negra da família: corte de cabelo e roupas diferentes, quando finalmente ultrapassa os limites: troca o curso de Direito pelo curso de Cinema. Ela decepciona toda a sua família perfeita, que na verdade é toda despedaçada e hipócrita: a mãe ignora as inúmeras traições do pai desprezível e o irmão não se importa com ninguém.
Aproveitando seu último verão com os amigos Gisele e Yuri, ela espera ter paz em sua vida, mas acaba reencontrando alguém que ela não gostaria de ver nunca mais, alguém que a machucou bastante no passado: Murilo, sua maior paixão.

Confesso que estava com boas expectativas pra esse livro e me decepcionei. A capa é maravilhosa e a escrita também, mas a história, infelizmente, não é. Primeiramente, achei a ideia muito parecida com a de Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta e achei que seria igual, mas até que não. Analu é uma personagem legal, mas muito indecisa e trouxa: não quer nunca mais ver o cara, mas não perde a oportunidade de dar uns pegas nele e depois quer acabar com tudo do nada, não é assim que se faz. Após acontecer algumas reviravoltas na família dela, onde ela deveria ficar com a mãe, é o momento exato que Analu vai mudar sua vida em São Paulo, deixando um monte de pontas soltas em sua "vida antiga".

Eu realmente espero que esse livro tenha continuação, porque começou bem, mas depois fugiu do foco principal e acabou ficando muito bagunçado e terminou de um jeito ridículo, não trouxe a solução de nenhum conflito da história, então imagino que em uma continuação isso se resolveria. Ainda vou ler "Boa Noite" e "O amor nos tempos de #likes" e espero não me decepcionar dessa maneira, porque esse livro parece mais um rascunho ou um conto mal feito.

Nota 3 de 5
Lizzie - @samurailiteraria 16/10/2017minha estante
Infelizmente eu concordo totalmente com você, depois de Boa Noite eu esperava demais desse livro, mas ele é exatamente como você diz ??

Hemy Gomes 16/10/2017minha estante
Espero que Boa Noite seja melhor mesmo, dizem que é mais pesado e talvez assim eu goste mais

Lizzie - @samurailiteraria 16/10/2017minha estante
Ele é sim, acho um livro necessário

Luiza 20/12/2020

Maravilhoso!
Praia,Amor próprio,amizades,vida nova e adaptações
Várias lições em um só livro
Guilherme Sobral 20/12/2020minha estante
Pam Gonçalves perfeita. Já leu Boa Noite?

Luiza 21/12/2020minha estante
Ainda não,mas está na minha lista de desejados! Quero muito ler!
É bom?

Guilherme Sobral 24/12/2020minha estante
É a melhor escrita dela junto com o conto "Agora Eu Entendo" que ela lançou na Amazon ano passado.

50livros 03/04/2018

Livro bom para ficar na mesma
Quem olhar essa nota vai achar que se trata de um livro ruim, mas não, o livro é bonzinho. Só que nem por isso não tem falhas que me desestimularam.

O livro tem uma história fácil, fluida e bem tranquila de ler, focada diretamente na literatura infanto-juvenil. Infelizmente, a história não tem nada de original: romance mais uma viagem entre amigos, tema bem comum e revisitado por inúmeros autores nacionais, como, por exemplo, Thalita Rebouças.

Até aí tudo bem, ninguém é obrigado a ser extremamente visionário, só precisa escrever uma boa obra. A escrita da autora é bem boa, mas não consegue fazer com que o leitor imerja na história, fazendo parte dela. Na verdade, a escrita não consegue fazer com que quem leia sinta empatia pela personagem principal.

E aí vem o problema maior: os personagens. O modelo de criação desse grupo de personagens é simples: principal fonte do drama, intensificador do drama, amigo âncora, alívio cômico e sedutor fora da curva. Tudo para dar certo, mas muita coisa aí ficou superficial e simples demais. A personagem fonte do drama ficou sendo a pessimista do rolê que não consegue viver fora do drama, parecendo que sua meta de vida é sofrer, tudo é motivo para sofrer, presa demais dentro de si. O intensificador do drama, no caso o ex da personagem principal, é o que melhor convence, mas não é suficiente. O amigo âncora não convence e o alívio cômico se perde depois do primeiro terço do livro. O sedutor, um possível peguete, é diminuído, principalmente por conta das falhas da personagem egocêntrica.

Não quero dar spoilers, mas acontece uma parada com um dos amigos que exigiria uma ação maior da personagem principal, afinal é algo um pouco doloroso para esse amigo, mas a história passa direto por isso, como se não fosse nenhum tabu. Além disso, a protagonista passa direto por aquilo, colocando seu drama pessoal (um coração adolescente partido por outro adolescente) como algo muito maior e mais triste.

Existem pontos dramáticos muito importantes no livro que poderiam ser explorados de maneira muito mais consciente, mas a decisão da autora foi diminuir esses problemas para focar no drama adolescente. No final, o livro não causa nenhum tipo de vínculo com leitores adultos e não acho que consiga trazer pensamentos profundos ao público-alvo.

Por fim, acho que faltou um pouco de maturidade na autora para fazer o que tinha que ser feito. Ao invés de trazer uma catarse de maturidade, ela só consegue formar uma personagem auto-centrada que não quer amadurecer, mas sim somente fugir pelo caminho da vida adulta. Um resultado para o futuro? Um adulto sem maturidade emocional.

Ainda não desisti da autora. Adoro o canal dela e confesso que minha expectativa estava muito alta, coisa que não se cumpriu. Ainda lerei "Uma Viagem Inesperada" e "Boa Noite" para ter uma opinião final sobre sua obra.

site: www.50livros.com/single-post/2018/02/18/RESENHA-de-Uma-História-de-Verão-de-Pam-Gonçalves---FOLIALITERARIA2018
Karol Barão 11/04/2018minha estante
Adorei sua resenha, concordo plenamente com os pontos que VC abordou, achei a personagem principal muito egocêntrica, na minha opinião a autora queria construir uma personagem forte, mas o resultado não convenceu. ?

Je Fachini 14/04/2018minha estante
Concordo, mas ainda me decepcionei um pouco

Gustavo 05/05/2018minha estante
Adorei sua resenha, disse tudo e mais um pouco sobre o que eu achei do livro... foi um pouco precipitado da autora focar só na garota, enfim... acho que o melhor dela, ainda é o boa noite..

carlos 15/09/2017

Melhores amigos do mundo.
Uma História de Verão acompanha Analu em suas últimas férias antes do início da faculdade e da tão temida vida adulta. Entre problemas familiares e fantasmas do passado que surgem (do inferno) de volta em sua vida, ela e seus melhores amigos fortalecem os laços de sua amizade na Praia do Rosa em uma história emocionante e viciante.

Sei que sou suspeito pra falar porque adoro o canal da Pam no Youtube, mas mesmo se tivesse a conhecido através de suas publicações, eu teria me tornado seu fã e o resultado seria o mesmo. A escrita dela é uma delícia de se ler, e ela consegue fazer você sentir o que os personagens estão sentindo. Na primeira cena do livro, Analu e seus amigos estão esperando o resultado do processo seletivo de uma universidade, e eu só fui perceber o quão apreensivo estava junto com eles quando (desculpem o clichê) expirei o ar que eu não sabia que estava segurando. Sem falar na frustração que eu senti sobre certos personagens e nas vezes que ri alto durante a leitura. E na vontade de comer camarão com batata frita, claro.

Apesar de não ser o foco da história, o que mais me comoveu foi a amizade entre Analu, Gisele e Yuri. A dinâmica entre eles me deixou com vontade de virar amigo deles também e, principalmente, de ler mais sobre a Gisele e o Yuri. Melhor grupo de apoio do mundo, e olha que apoio é uma coisa da qual a Analu realmente precisa nessas férias.

Ao contrário de Boa Noite, seu primeiro livro, Uma História de Verão é bem mais leve, mas a Pam não deixou de incluir discussões sociais importantes no enredo – dessa vez abordadas de maneira mais sutil, mas nem por isso menos eficaz do que em seu livro de lançamento. Também percebi a inspiração que ela tirou da Colleen Hoover para escrever UHV, misturando leveza, humor e emoção na medida certa e colocando algumas surpresas na narrativa para os leitores que a acompanham. Só sei que agora já estou esperando ansiosamente pelo próximo livro.
Esdras 15/09/2017minha estante
Hmmm...Camarão com batata frita! Adoro! kkkkk

Esdras 15/09/2017minha estante
Ótima resenha! Tá na minha lista!

Raquel448 06/09/2021

Mano que história sem sal do caramba. NADA acontece e oq acontece eh chato. O romance eh totalmente mal desenvolvido, com pessoas sem nenhuma química, do NADA rola uma acidente nada a ver (crtz q a autora não sabia mais oq escrever). Não percam tempo lendo isso.
Mayhara 06/09/2021minha estante
Faz um bom tempo que nao acompanho mais a pam, achei que ela perdeu um pouco o ânimo , sei lá... E sobre o livro, não posso concordar 100% porque nunca li. Mas só pelo título, Rachel, já perdi a vontade de ler. ? Parece tão clichê...

Raquel448 06/09/2021minha estante
Então, definitivamente, você não vai gostar desse livro kkkkkk está para nascer algo mais tedioso.

Lidyanne.Cristina 28/08/2020

Finalmente consigo concluir um livro em meses
Eu gostei do livro sim. Linguagem simples, leitura rápida e fluida, enredo tipo sessão da tarde. Foi o suficiente para me tirar da ressaca. Não gerei expectativas sobre o livro e deu tudo certo. Tem cenas clichês, alguns personagens só pra render páginas e algumas cenas inexplicáveis tipo juramento com saliva, tem tudo isso, mas é um livro jovem. E a Pam é ótima no que ela se propõe a fazer,q é um livro sobre um amor de verão e xaaau.
Cleyton 05/09/2020minha estante
Parabéns!!!

Nicoly 10/04/2021

uma história de verão
Estava muito animada para essa leitura, pois gosto muito da Pam, e boa noite é simplesmente sensacional, e.... bom foi uma decepção
o livro começa com capítulos bons, uma trama familiar complicada e uma citação de traumas com relação a antigos relacionamentos, e nada disso é realmente desenvolvido em momento algum, ela vai para a praia com os amigos, e aparece um personagem que só aparece para ser humilhado pela Analu, os personagens são rasos, com diálogos fracos que você simplesmente não consegue se relacionar e nem se importar com os sentimentos dos personagens porque eles parecem extremamente forçados e novamente, rasos (eles vem do nada, alguns n fazem sentido em seu contexto, e depois de três linhas já desaparecem), sem contar que o enredo familiar é deixado completamente de lado, para no final ter um pequeno desfecho que simplesmente não ajuda em nada e é muito clichê, e o fato da escolha da faculdade não é citado nem desenvolvido em momento algum. Num geral, é um livro sem personalidade, com vários clichês juntos e misturados numa só narrativa que não tem crescimento e amadurecimento de nenhum personagem e te deixa na expectativa de um livro que poderia ter sido incrível, mas foi totalmente decepcionante.
Katrina 15/11/2022minha estante
Exatamente!

Simone.Lemos 11/06/2018

Uma história (morna) de verão
"Uma história de verão" conta a história de Analu e do que está acontecendo com ela nas férias que antecedem sua entrada na universidade, mostrando um pouco da sua família, de seu relacionamento com os amigos e o conflito entre se deixar levar mais uma vez por Murilo (que já a machucou uma vez e por isso, de quem ela tenta se livrar) ou tentar algo novo com Nicholas (o garçon gatinho, com quem existe potencial para algo bom). Tanto o título quanto o fato da história ser de adolescentes me levaram a acreditar que este seria um daqueles livros divertidos para se ler nas férias, na praia ou algum outro cenário relax, quando tudo o que a gente quer é uma leitura agradável e engraçada. E aí indo também pela sinopse e pela capa, achei que ia ser uma dessas histórias bem leves e gostosas de ler. E infelizmente o livro não foi nem uma coisa nem outra. Achei que o drama da personagem principal não convence nem emociona, e me incomodou o fato dos outros personagens serem pouco desenvolvidos e dos dramas que os envolvem terminarem sendo pouco explorados. Ficou uma coisa meio superficial e talvez por isso, não consegui me envolver com a história. Não conhecia a autora (só depois de comprar o livro soube que é bem famosa e querida no youtube) então minha expectativa não era ligada a ela, mas sim à sinopse que li na contracapa, ao título e à capa mesmo. Esperei uma coisa do livro e ele trouxe outra. E o que ele trouxe, eu não gostei tanto. Não que a escrita da Pam Gonçalves seja ruim, pelo contrário. A forma como a história é contada é boa, com cenas que mesclam descrição e emoção, diálogos e narração, começo meio e fim, dilema, climax e resolução, e até gostei de como ela deixou um gancho para um próximo romance. Então, não é que eu tenha achado a autora ruim. Acho que ela fez bem o que se propôs. O que realmente não gostei foi da história...
Gustavo 11/06/2018minha estante
é bem morno mesmo! foram tantas expectativas :/ porque eu amei boa noite, uma história de verão tem muitos problemas, boa resenha!

Ale Salvia @estantedaale 15/10/2017

'Uma História de Verão' no blog 'Estante da Ale'
A história de Analu começa quando as férias chegam. O último ano de colégio acabou e é preciso se adaptar a vida adulta, ou seja, é necessário se afastar dos amigos e iniciar a vida na cidade grande. E é nesse clima de despedida e descontração (afinal, é verão) que Analu reencontra Murilo, um canalha que quebrou seu coração anos atrás. Claro, isso não seria problema se nossa protagonista não ficasse balançada cada vez que Murilo se aproxima. (Agora me diz: quem nunca???)

Quando eu peguei a obra para ler, confesso que não sabia da importância que ela teria na minha vida. E se eu pudesse descrevê-la em uma palavra seria: necessária. "Uma História de Verão" é necessária para a sociedade atual. O enredo é tão verdadeiro que chega a ser nostálgico. Eu não quero dar spoilers, mas o fato da Analu ser ela mesma, admitir que gosta do Murilo, mesmo ele sendo alguém que a magoou, isso nos mostra que podemos fazer o mesmo, não é errado sentir. Nós só precisamos saber escolher o que é melhor para nossa vida.

E é exatamente aqui que quero chegar, quero falar sobre a temática central: o poder da escolha. Não sei se a Pam escreveu pensando nisso, mas é exatamente o que me deixa encantada. Não importa o certo ou errado, importa o que você quer! Claro, é preciso aguentar as consequências de cada escolha, mas fora isso, a vida pode ser simples sim. Aprender a lidar com os erros e acertos é um problema pessoal, que cada um tem que resolver internamente.

A família da Analu é cheia de problemas e pode ser bem irritante às vezes, mas é essa família que nos mostra (mais do que todos) que não é possível você querer mudar a vida do outro se este outro não quer mudar. É injusto? Sim. É triste? Sim. Mas não deixe que isso afete sua vida, siga em frente, faça escolhas, mude. Se for isso que você quer.

A presença de Nico é importante, ele mostra a Analu a grandiosidade do mundo e que nem sempre Murilo precisa ser a escolha dela. Chega a ser apaixonante o modo como ele a olha... Mas confesso que meu coração batia pelo idiota do Murilo, rs.

E sobre o final... É polêmico, mas eu AMEI TAAAAANTO!!!! Acho que faz parte da proposta apresentada pelo livro desde o início e repito: necessário. Queria compartilhar com o mundo, sabe? Olha, leia e aprenda sociedade!!! Ah, eu vou ter que dar um mini spoiler, porque eu não me aguentei ao ver Analu no meu bairro aqui em SP!!!

site: http://estante-da-ale.blogspot.com.br

Lu @adreamyromantic 15/10/2017minha estante
Me interessou muito o livro. Só fiquei preocupada com esse final polêmico rs

Ale Salvia @estantedaale 15/10/2017minha estante
Não fique! Ele faz sentido. É muito bom!!!!

Becca 18/12/2017minha estante
Super assino embaixo! Concordo com tudo o que você disse! :D

Ca Melo 19/12/2017

Ah, o verão!
É impossível não comparar cada livro que um autor publica, as expectativas sempre ficam em alta e depois de ter amado Boa Noite, o primeiro livro da autora. Em Uma História de Verão conhecemos Analu, recém formada no Ensino Médio e que vai passar as férias de verão antes de entrar numa nova jornada chamada faculdade, para fazer um curso que os pais não aprovam.

Achei muito interessante não conseguir relacionar a imagem da protagonista Analu com a Pam, muito diferente da sensação que tive com suas personagens anteriores, principalmente a Alina. Não que isso seja ruim, mas é possível ver que a autora amadureceu a sua técnica de escrita ao apresentar uma personagem diferente da imagem que temos dela. Narrado em primeira pessoa, a história se desenvolve de forma extremamente rápida, nos fazendo devorar o livro, não por acaso, terminei de um dia para o outro, lendo principalmente nos transporte público.

Outro ponto positivo que merece destaque é que logo nas primeiras páginas já somos inseridos na história, já familiarizados com os personagens. Personagens estes que foram pensados com o intuito de representatividade, Gisele e Yuri, os melhores amigos de Analu, cada um à sua maneira e personalidade deixam a sua mensagem.

– Ainda bem que eu resolvi fazer a transição capilar no ensino médio – comente Gisele, ajeitando os fios escuros e crespos enquanto se vê na câmera frontal. – Pelo menos vou poder começar a faculdade com um cabelo de arrasar. Sorrio, concordando. Ela está linda. Tomou uma decisão corajosa logo no início do segundo ano depois de ver alguns vídeos da sua youtuber favorita sobre transição capilar. Desde então sofreu muito e passou por uma fase complicada de adaptação. Se a escola já é o pesadelo dos adolescentes, imagina quando você resolve não seguir os padrões e escolher o que realmente importa para a sua imagem, com apenas dezesseis anos? (Pág. 11)

E já que estamos falando em personagens como foi bom rever a Manu, uma das personagens mais interessantes, e que também faz parte do livro Boa Noite.

A ambientação da história se passa em sua maioria no estado de Santa Catarina, principalmente na Praia do Rosa, e como não se apaixonar por aquele lugar, lendo o livro nesses dias cinzas na cidade de São Paulo minha vontade era estar naquele lugar. ❤

Com a temática central da decepção amorosa achei muito interessante a maneira com os flashes do passado foram inseridos na história, de forma gradual, sem que tudo ficasse claro de uma vez, e por isso eu acho que fui me irritando um pouco com as decisões da Analu. Mas quem nunca se deixou levar pela paixão, não é? rs Nunca torci tanto contra um casal! Mas no final, gostei da forma como a história termina e principalmente entendi o objetivo com o personagem do Nico. 😉

– Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem. A partir de agora todas as decisões são pura e simplesmente suas. (Pág. 283)

Mas, além de tratar de uma decepção amorosa, a história vai muito além. Ao longo das 300 páginas acompanhamos uma família que aparentemente é perfeita, mas na verdade tudo é um caos, atrás das aparências há muitas mentiras, decepções e tristezas. Cada um age conforme a fim de suprir suas próprias necessidades, sem se importar muito com os outros, não que alguma família seja ou será perfeita.

Gostei também das “alfinetadas” que a autora lança, como o discurso da meritocracia, a homossexualidade, feminismo e sexo, nos fazendo refletir sobre os padrões patriarcais estabelecidos e na liberdade de ser diferente na sociedade.

Um ponto que fiquei em dúvida foi sobre a utilização dos nomes de aplicativos e redes sociais, uma discussão que tem sido levantada, já que daqui a alguns anos essas redes sociais podem não existir, deixando o livro de certa forma “obsoleto”. Eu não tenho uma opinião formada, mas fico pensando que se nos livros clássicos precisamos pesquisar vários aspectos para compreender o contexto da época…

Uma história de verão é um livro leve e envolvente, que deixa com um gostinho de quero mais. Não fica atrás das histórias de Sarah Dessen, Jenny Han e Stephanie Perkins. Recomendo! 😉

Rafa 28/12/2017

Amei
Eu sempre escrevo as mesmas coisas em resenhas pois sempre me sinto assim. Eu amei. A leitura fluiu muito rápido e eu me envolvi na história. Gostei das referências incluídas e mesmo que não tenha me identificado tanto com os dramas da Analu, consegui me por no lugar dela e entender seus sentimentos. Eu não tinha dúvidas que a Pam arrasaria novamente.