Uma História de Verão

Uma História de Verão Pam Gonçalves

Resenhas - Uma história de verão

Ricardo Coutins 21/03/2018

A maior decepção da vida
Acompanho o canal da Pam e fiquei super empolgado para ler esse livro quando lançou. Nunca havia lido nada dela e então decidi começar com esse. Pensei ?bom, a Pam avalia livros de autores renomados e também da diversas dicas de escrita, sendo assim o livro dela tem chances enormes de ser excelente?. Nunca estive tão errado em toda minha vida.
Eu não vou falar sobre a história do livro, até por que tem a sinopse aqui, mas cara, que personagens chatos são esses? Todos muito sem graça, não cativa e eu não dava a mínimo pro que ia acontecer com eles. O enredo é RECHEADO DE CLICHÊS que você já viu em outros 219415573 livros/filmes. Tinha cenas que eu não conseguia acreditar que a autora colocou ali de tão forçada que era. Umas coisas que não condiziam com a realidade muito menos com os personagens. E os diálogos? Recheados de ?frases de impacto? (que só me fez revirar bastante os olhos) e nada críveis.
Bom, respeito quem gostou, mas sinceramente, foi a maior decepção de todas.
Esqueci de dizer que o verão em si mal aparece, digamos assim. Se você pensa que vai ler uma história sobre uma road trip ou dias na praia com os amigos, tá muito enganado. A maior parte do tempo é a personagem, coitadinha dela, lidando com seus problemas amorosos e supérfluos.
Ainda não desisti da Pam, pretendo ler Boa Noite, mas já vou sem expectativas nenhuma.
Gustavo 05/05/2018minha estante
Boa noite é melhor! (eu achei) Mas, o melhor é realizar leituras sem expectativas mesmo

Bia 05/01/2019minha estante
gostei beeeem mais desse do que de Boa Noite. Mas acredito que o fato do livro estar recheado de clichês é, de certa forma, proposital. O livro é de enredo adolescente e foi uma história feita se baseando em histórias romanticas escritas especialmente para o públicos dos 15 aos 23 anos que é um público mais jovem, que busca histórias que circulam o meio social dos mesmos. a escrita da Pam evoluiu demais desde Boa Noite, mas o melhor que você faz é ler sem espectativas!!

Luana 22/06/2020minha estante
eu adoro o canal, mas depois de um conto dela q eu li fico receosa de pegar outro livro (ironicamente é bem cliche tbm kkkkk)

Katrina 06/03/2021minha estante
Senti muito disso também

priellendias 20/03/2021minha estante
Eu gostei! Foi o meu primeiro contato com a obra dela, e me surpreendeu o final... Não ter sido clichêzão... Foi realmente como a nossa vida... rs... Nem todas as áreas da nossa vida estão 100% bem o tempo todo. Rs.
Esse livro me fez refletir bastante sobre as nossas decisões ... E o quão importantes elas são para as nossas vidas...
Enfim, só lendo mesmo.

Nicoly 07/04/2021minha estante
ainda tô lendo esse (e algumas coisas me deram uma desanimada mas vamos ver) mas boa noite é muito bom!!!

Natane 05/10/2022minha estante
Concordo em todos os sentidos!

Priii Reis 29/07/2023

Ela se libertou de tudo e todos.
Achei que era um romance clichê,até entender que era um drama.
É um livro rápido de Verão,
muita profundidade e outras questões.
*Nota 3.0*
______________________
Ana Luísa está prestes a saber se passou no vestibular e tensa de saber que ninguém da família aprovaria sua escolha de curso.
Ela já foi tão criticada por tudo ao longo da adolescência por suas escolhas de amigos,estilo,vontades que suas feridas perante a família tóxica não lhe impressiona,exceto pelo pai que arrumou outra amante e vai saber quantas mais.
Tenta proteger a mãe e pedir que saia dessa bolha de família perfeita que ela finge viver,mas não adianta.
Enquanto tenta pensar na sua nova vida em São Paulo,ela reencontra seu ex que a promete o mundo e mesmo ela não querendo insistir a decepciona novamente.
A relação com seu irmão não é a das melhores,e antes super amigos se tornaram estranhos mas acontecimentos os uniriam novamente,e a Mãe merecia pelo menos essa paz.

Não é o fim mas um belo recomeço.

"? Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem. A partir de agora todas as decisões são pura e simplesmente suas."

"Não consigo ter o mesmo sangue-frio da minha mãe, não consigo baixar a cabeça por tanto tempo para algo que me faz sofrer.Não fui tão segura como imaginava, é claro. Mas pelo menos consegui colocar a cabeça no lugar novamente. "

"Olho com nojo para o mesmo homem que amei por tantos anos e achei que era meu herói. Só consigo enxergar a sujeira da traição entranhada na sua pele. Em todos os poros e em cada fio de cabelo. Duvido que ele vá se arrepender. Pode até dizer que nunca mais vai acontecer, que é um erro, ou que está apenas dando uma carona para a mulher. Mas nós dois sabemos a verdade. Mesmo que tente, mais uma vez, escondê- la "

leticomlivros 15/10/2021

Veio ai um livro que realmente não funcionou pra mim
Há poucos dias eu falei que nunca avalio livro com menos do que 3, então eu li esse livro e pensei que avalie The spanish love deception com 3, e eu gostei muito mais dele do que esse, então eu não poderia dar a mesma nota.

Eu vou manter a compostura e nem vou me estender, simplesmente porque não encontrei um único elemento que funcionasse nesse livro, embora ele tenha uma boa premissa.

Todos os personagens são pouco desenvolvidos, a protagonista é nada carismática, o livro é recheado de "militâncias" forçadas, os diálogos e os dramas não são naturais, e os acontecimentos são completamente jogados e não se conectam para construir a história que eu achei que esse livro entregaria.

Dos 85% até o final, eu só fui lendo por cima, porque já não tava funcionando em nada, o livro não tem um fechamento satisfatório, os personagens secundários ficam esquecidos, o drama familiar que antes parecia ser muito relevante não teve qualquer desfecho, e com todo o respeito, me parece que a autora escreveu esse livro pra cumprir algum prazo ou obrigação.

Não funcionou pra mim.

Sarah 31/05/2022

É..
Comecei gostando bastante do livro, acompanho a Pam tem muitos anos, desde garota it, mas só agora li um livro dela.
No começo estava levinho e gostoso de ler, mas aí surgiram coisas que me incomodaram.
O Nicolas parece um personagem jogado, eu por ser de São Paulo fiquei incomodada por falar do purê e da poluição, achei bem desnecessário, e todo esse rolê com o Murilo foi cansativo, muito dramalhão, enfim.
Começou bem e terminou blé

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

Uma História de Verão
Pam Gonçalves escreve seu segundo romance solo em um lugar que faz parte da sua vida e de centenas de outros jovens, em uma situação que também marca a vida de muita gente e, certamente marcou a minha, mesmo que em um momento diferente. Provavelmente, se eu não tivesse essa conexão teria uma opinião diferente da história, mas felizmente parte do sentimento que temos enquanto leitor diz respeito as nossas experiências.

Analu está ansiosa pra ir embora e construir uma nova vida em uma nova cidade longe de tudo o que conhece. O porto seguro do lar e o apoio dos amigos vão ficar pra trás, mas é exatamente isso que ela quer. Em 2012, após ter me formado, sai da minha cidade do interior e resolvi trilhar o meu caminho sozinha longe de tudo o que eu conhecia, e hoje tenho certeza que foi uma ótima decisão. Porém, lendo essa história, me vi retornando a uma época, poucos meses após essa decisão, onde tudo era insegurança e saudade.

Foi uma viagem à terra das lembranças, do que eu senti e de como tudo parecia, ao mesmo tempo, incrível e amedrontador. Entretanto, esse sentimento é a única coisa que eu compartilho com a personagem, que precisa lidar com coisas pessoais que vão além da simples escolha de onde estudar e morar.

“O problema é que mesmo quando é muito bem colado, fica a cicatriz. A rachadura sempre vai ficar visível. E então vai voltar a se quebrar de novo, é só uma questão de tempo.”

Uma História de Verão é um livro sobre se encontrar para seguir em frente. Desfraldar os medos, resolver os mal entendidos e se abrir para uma nova vida. Com um tom jovem, em um clima acalorado, vemos o desenrolar enviesado de uma história de amor que tem tudo para ser clichê, e até é, mas que acontece de forma inversa e volta novamente ao normal, nos colocando na posição de julgar e se por no lugar e se perguntar o que estaríamos fazendo se fôssemos a personagem.

Há um conflito familiar forte e uma relação bonita de amizade da protagonista e seus dois fieis escudeiros. E, mesmo não tendo lido Boa Noite, sei que uma personagem daquele livro dá uma aparecida aqui pra conectar as narrativas e incitar o desejo já revelado de alguns fãs de conhecer melhor a sua história.

“Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem.”

O que não posso deixar de mencionar, porém, é que mesmo tendo gostado da trama, percebo o quanto ela é simples e pode realmente precisar desse elo de ligação para funcionar com o leitor. Também senti falta de uma voz mais marcante. Sabe quando você lê uma história e sabe quem escreveu apenas pela identidade forte que o escritor tem ou referencia a escrita porque ela se parece com a de outro autor? Acho que Pam ainda não encontrou totalmente a sua voz na hora de contar suas histórias, trazendo algo mais genérico do que seria bom.

Como já mencionei, eu ainda não li Boa Noite, mas pelo que sei, aquele livro tem uma pegada mais pesada por trabalhar um assunto complicado. Enquanto aqui, apesar das situações de conflito, há uma leveza do momento no que é contado.

Young adults não são a minha primeira escolha de livros, mas quanto pego um para ler gosto que ele trabalhe algo importante ou me marque de alguma forma. Boa Noite me levou a relembrar uma série de sentimentos que já estavam esquecidos pelo tempo em que tudo aconteceu e foi interessante me relacionar um pouco com a personagem e o que ela estava passando. A narrativa é bem fluida e é uma leitura super rápida de se fazer, sendo, como o próprio nome diz, uma boa pedida para ser a sua história de verão ;)

site: http://resenhandosonhos.com/uma-historia-de-verao-pam-goncalves/

Thaís Gomes @folhasemlivros 11/04/2021

Ótimo e leve
A cada capítulo me sentia conectada com os personagens e com o que acontecia ao redor. E o que posso dizer do trio de amigos que mais me representa? Eu ia lendo e ia me vendo com meus dois amigos (amo vocês!). A Pam trouxe em tão poucas páginas um misto maravilhoso de romance e conflitos internos e externos com uma linguagem bem atual e jovem, que foi um dos pontos mais positivos pra mim. Sempre bom ler algo que você se identifique e ainda te faça dar risada, né? A Analu tomou algumas decisões que eu parava e pensava "quem nunca, né? Hahaha". Aquela velha sensação de que o livro passou rápido demais existiu, então uma continuação seria muito bem vinda! E gente, essa capa é ma ra vi lho sa! Uma das minhas preferidas. O título não podia ser mais adequado e a leitura tá recomendadíssima!

- Mais resenhas no Instagram @folhasemlivros

Luiza 20/12/2020

Maravilhoso!
Praia,Amor próprio,amizades,vida nova e adaptações
Várias lições em um só livro
Guilherme Sobral 20/12/2020minha estante
Pam Gonçalves perfeita. Já leu Boa Noite?

Luiza 21/12/2020minha estante
Ainda não,mas está na minha lista de desejados! Quero muito ler!
É bom?

Guilherme Sobral 24/12/2020minha estante
É a melhor escrita dela junto com o conto "Agora Eu Entendo" que ela lançou na Amazon ano passado.

@jana450 17/10/2021

Leve e legal
Não tem como não ficar torcendo por todos os personagens para que todos tenham um final feliz ao menos.

Lara 25/08/2020

Esse livro é bom, a leitura super fluiu e o final foi bom pra Analu.

Jessica 12/09/2020

Uma história de verão, de amizades, de aprendizados, de seguir em frente. Leitura leve, fluida que deixa a gente querendo mais.

jaquesant0s 09/09/2022

Um bom livro pra passar o tempo, com uma história levinha e divertida. Gosto da mensagem de seguir os sonhos apesar das adversidades da vida.

@jpeoslivros 11/09/2020

Primeiramente quero falar sobre a escrita da Pam que é muuito de boa, simples e rápida de ler, gostei bastante. Diferente de outros autores nacionais as situações e diálogos são naturais e a escolha pros nomes dos personagens foi bastante sensata, não houve uma americanização dos nomes.

Agora sobre a historia do livro. Me envolvi na trama, foi rápido mas acho que foi bem construído, porém desandou um pouco pq estendeu demais o relacionamento com o par romântico da garota, fora isso não tenho o que reclamar

Gabriella864 31/08/2020

Acho que eu fui com muitas expectativas... Já tinha lido o outro livro da Pam e amei de verdade, favoritei e tudo. Comecei esse achando que seria um livro sobre férias de verão, com um romance e muita diversão entre os amigos. Mas fiquei um pouco decepcionada, achei a Analu bem chatinha e os personagens bem rasos. Queria mais da amizade do trio.
Mas acho que o que mais me irritou foi o Murilo e o fato dele ser tão citado, o livro praticamente gira em torno dele e em como ele partiu o coração da Analu, sendo que tinha outras coisas e personagens que poderiam ter sido mais aproveitados como a Gisele e o Yuri.
Enfim, gosto muito da escrita da Pam porque é sempre muito fluida, mas esse não deu tão certo pra mim quanto Boa Noite.

Katrina 06/03/2021

Me traumatizou!
Pam é minha BookTuber favorita, já li outros dois livros dela então já estava um pouco familiarizada com sua escrita, mas não tinha noção que levaria um baque tão grande quanto esse. Estava gostando muito do drama familiar e dos questionamentos da protagonista, me vi ansiosa para ver como Pam desenvolveria tudo e pela descontração que viria com a viagem entre amigos, eu estava achando que seria um livro 5 estrelas, mas tudo começou a ir ladeira abaixo.

A protagonista que antes me identificava começa a se tornar chata, os amigos se mostram problemáticos e até mesmo sem carisma. As dúvidas dela em relação ao ex se tornam maçantes e nada críveis, não senti os sentimentos deles, ficou bem claro para mim desde o começo que tipo de pessoa ele era e o tipo de relacionamento que tinham então não me senti ansiosa, triste ou curiosa sobre que destino teriam, não consegui me envolver em nenhum momento.

É um livro curto, mas muito cansativo e frustrante. Foi uma experiência decepcionante já que tinha bastante potencial.