Uma História de Verão

Uma História de Verão Pam Gonçalves

Resenhas - Uma história de verão

Mariana.Oliveira 22/08/2020

- a leitura é daquelas que você não precisa continuar lendo pra saber o que vai acontecer, extremamente clichê.
- mas gostei de como os conflitos familiares da protagonista foi abordado.

iamlivreads 06/12/2022

Poxa, Pam...
Difícil críticar a Pamela porque foi uma das primeiras referências de leitores assíduos que eu tive, desde os blogs. Mas esse livro...

Os personagens são muito chatinhos, ainda salvo a Gisele, mas a protagonista foi um saco de aguentar, mesmo clichê velho de adolescente rica etc e tals, o livro rodou muito em cima de uma história de se decepcionar com homem sendo que foi a parte mais besta, tinha muita coisa de fundo com mais potencial de ser trabalhado, os planos de carreira da protagonista, os hobbies delas, simplesmente foram esquecidos pra ficar falando das relações dela com homens... muito chatinho.

Maria 30/08/2020

Já acompanho o trabalho da Pam há algum tempo, tanto com o blog/youtube quanto como escritora. Tendo lido "Boa Noite", "Agora eu entendo" e o conto dela em "O amor nos tempos de #likes", aproveitei que este livro finalmente está disponível no Kindle Unlimited e resolvi dar uma chance.

Admito que fiquei um pouco desapontada.

Senti falta de toda a complexidade e o cuidado que a autora teve na escrita de seu primeiro romance, que trata de temas bastante delicados, enquanto desta vez eu achei toda a narrativa muito superficial e "esquecível".

Entendo que a intenção foi provavelmente criar uma história com clima de férias de verão, sobre crescimento pessoal e autoconhecimento, mas acho que faltou algo.

Os diálogos, as cenas e os acontecimentos parecem muito forçados em diversas partes do livro, e a sensação que passa é que tudo é apenas uma grande novela, totalmente voltada aos dramas e conflitos extremamente privilegiados de uma personagem que não é, em minha opinião, muito cativante.

Mas destaco alguns pontos positivos: gosto muito das referências sutis à cultura brasileira, o que facilita a nossa identificação para com os personagens. Sejam as histórias sobre catequese, o medo do metrô na cidade grande, a catuaba na festa, alguém cantando Faroeste Caboclo em um luau; gosto também do desenvolvimento de algumas outras narrativas secundárias, principalmente a evolução de Yuri, talvez meu personagem favorito.

No mais, terminei a leitura (extremamente rápida, por sinal. Li tudo em um dia) com um grande ponto de interrogação. O final aberto totalmente inconclusivo, sem que nenhum dos problemas levantados ao longo da trama fossem resolvidos de fato.

De qualquer forma, indico pra quem procura uma leitura rápida e tranquila.

isss 24/12/2020

decepção
eu amo a Pam e o canal dela, mas esse livro foi uma decepção grande. os personagens são extremamente chatos, a protagonista parece que está cansada de viver então não passa nenhum sentimento de alegria perto dos amigos. foi uma história clichê e arrastada, eu quase desisti da leitura, mas queria continuar com a intenção de saber se iria ficar melhor. não ficou e o final foi ????. sinceramente não recomendo

priellendias 24/03/2021

Livro nada clichê, traz confrontos, te faz sair da zona de conforte, te faz repensar nas atitudes, etc.
Esse foi o meu primeiro contato com a narrativa da autora.
E neste livro, ela procura mostrar a vida como de fato ela é... Coisas boas e ruins acontecem o tempo todo, mudanças são necessárias... E, somos nós quem permitimos (ou não) o que as outras pessoas fazem com a gente (filtrem essa frase, pelo amor de Deus, não quero fazer uma positividade tóxica)...
E depois, a conta sempre chega... O tempo de colheita sempre chega. Não quero falar muita coisa pra não dar "spoilers", só lendo o livro mesmo para entender a sensação...
Enquanto eu lia, sentia várias chaves virando na minha cabeça e situações passando a fazer sentido...
Esse é aquele livro que te faz repensar na vida, te tira da zona de conforto, te confronta, e mostra que é normal errar, mas que devemos aprender com os nossos erros...
E é essa a vida. Rs.
O livro me prendeu desde o início e, com um final inesperado, essa obra já ganhou meu coração...
Estou ansiosa para ler as próximas obras da Pam.

J Medeiros 16/03/2020

Romance focado na protagonista
O livro não é um romance clichê e tudo mais que costumamos ler, já que é mais centrado nos sentimentos da protagonista do que qualquer coisa (e amei muito isso). Ela se aprofunda muito na família completamente tóxica que Analu precisa ?tolerar?, assim como relacionamentos mesmo quando ambos se amam, as vezes é preciso abrir mão. É um livro super leve, a leitura flui muito bem, a autora trabalha bem o desespero da mudança da vida adolescente para jovem-adulta, os anseios da independência de um jovem, deixar os amigos para trás, tudo isso é trabalhado lindamente. O final é incrível, pois Analu amadureceu muito nessas apenas 2 semanas na praia, em como ela precisava ter esses momentos com Murilo e por um ponto final definitivo. Eu entrei num conflito de amor e ódio com o ?par? dela, ele é um babaca, porém sabe conquistar muito bem, afinal, quem não ama um canalha literário? Haha. Apesar de o final ter sido conflitante para mim, que não sou acostumada com finais do tipo, eu gostei de verdade, ver um fim que seja somente e unicamente focado na protagonista.

Patricia Lima 16/05/2019

Uma História de Verão
Eu gostei muito desse livro também, porque eu achei ele muito realista,

Você vai ler o livro pensando que é aquelas histórias de amor de verão bem previsíveis e clichês e acaba se surpreendendo com uma história com um objetivo diferente.

A Pam quis mostrar nesse livro que as coisas não acontecem perfeitamente, e que nós temos que errar muito, principalmente quando jovens, pra crescer com nossos erros. E isso foi sensacional.

Além disso o livro aborda outros assuntos, como amizade, por exemplo, amigos da Analu são muito legais, eu adorei eles.

Também fala sobre família, porque a Analu não tem um relacionamento bom tanto com seus pais como com seu irmão gêmeo, porém eu achei que o livro teve pouco espaço pra desenvolver melhor essa parte.

O livro é claro aborda muito essa coisa de você decidir seu futuro, decidir que curso fazer tal, que é um tema muito jovem.

Porém tem algo que me incomodou muito durante toda a leitura, é que os personagens não parecerem ter a idade que eles deveriam ter, que deve ser 16, 17 anos, quando você sai da escola e vai pra faculdade.

Eles pareciam ser bem mais velhos, tanto na personalidade quanto nas coisas que eles faziam.

Se o livro passasse numa fase que eles já estariam na faculdade, tudo ia fazer muito mais sentido pra mim, porque eu não conseguia imaginar os personagens mais jovens. E isso me incomodou muito, então eu acabei tirando uma estrela da minha avaliação também.

Acho que gostei mais desse livro da Pam do que Boa noite, dá pra notar uma boa evolução na escrita dela, então espero que ela publique muito livros pela frente.

Bia 28/10/2020

Amei e me surpreendi com a escrita da Pam, achei rápida e fácil de ler; foi um livro que no geral eu gostei, passei algumas raiva com a Analu mas nada muito demais. Revirei os olhos em algumas frases que seriam pra causar impactos mas nada que me incomodou muito.

Bianchi 24/10/2020

BEM LEVE
UM livro tranquilo, leitura leve e simples.
Ótimo pra tirar uma ressaca literária.
Bem eu pessoalmente gostei, porém não amei. Mas é uma leitura válida claro.

sof 04/05/2021

uma história de verão
esperava um final completamente diferente, mas realmente ela fez o melhor, achei demais!

Janaina.Granado 18/06/2021

Primeiro livro que leio da autora, muito gostosinho de ler, por mais que tenha alguns conflitos considerei uma leitura leve.

Camillagomesc 25/07/2021

"Às vezes tudo que você precisa é se afastar para crescer."
Uma história incrível, realmente a Pam não me decepciona, um prazer enorme por ler os livros dela. ???

giovana 09/11/2020

Olha, nem posso falar que foi um livro decepcionante porque nem expectativas eu tinha. Mas não é um livro de todo o ruim, é rápido de ler e até que bom para passar o tempo. Porém, não consegui encontrar profundidade em nenhum dos personagens, o enredo é clichê de mais, uma farofona, um drama familiar chato, uma protagonista mais chata ainda, que não sabe o que quer e vai correr atrás de um cara que fez super mal para ela. Não entendi muito aonde ela queria chegar com tudo o que escreveu. Não é uma leitura horrenda, mas não foi muito agradável.
Rsrs não sei se posso mas vou reclamar de uns erros de português que eu notei, acho que faltou uma edição melhor ou algo do tipo.