O colecionador de lágrimas

O colecionador de lágrimas Augusto Cury

Resenhas -

Rebeca Silva de Souza 18/12/2023

Verdadeiros motivos pra colecionar lágrimas
Pra mim, esse é um livro de não ficção com uma trama pra embalar os relatos históricos tão chocantes e doloridos do Holocausto. Focado no desenvolvimento da tomada de poder de Hitler, mostrando sua personalidade doentia e ainda pior, a manipulável população alemã.
A pergunta que fica é a seguinte: se o povo tão culto da Alemanha, nascedouro de tantos pensadores brilhantes, pode ser subjugado pela crueldade e levado a compactuar com todos aqueles atentados contra a humanidade, seríamos nós, fortes e autônomos o bastante pra resistir um falso messias no nosso tempo?
Uma história notoriamente contada por um psiquiatra, muito bom pra aprender mais sobre a mente do ser humano, a coletividade, manipulação e armadilhas invisíveis do pensamento...

Gustavo599 23/01/2023

Simplesmente perfeito!
Simplesmente incrível! O autor utiliza o palco de entre 1933 á 1945 na Alemanha. Um professor Judeu que tem sonhos e seus sonhos simplesmente se tornam realidade.

E esse volume termina ele viajando no tempo tentando consertar o passado, tentado fazer com que as pessoas vivem em paz e respeito pelas diferenças.

Uma boa leitura, vale a pena!

Taty 24/04/2022

Hitler Nu e Cru
Neste livro, Augusto Cury descreve como um maníaco como Hitler pôde seduzir uma nação culta inteira como a Alemanha.
A combinação de uma sociedade destruída e de marketing político para massas fez dele esse megalomaníaco e arrasador de pessoas ser aprovado por tantos.
Muito bom, apesar de se parecer muito com um livro de história... rs

May 03/08/2021

Embora envolva ficção, ele consegue prender o leitor com conteúdos incríveis que aborda política e liderança. Final mto inesperado.

Aline 27/06/2020

Surpresa
Sabe aquele livro que você acaba deixando de lado, dizendo que não vai gostar e aí começa a ler, se envolve e acaba gostando? Pois é, foi isso que aconteceu comigo e o Colecionador de lágrimas de Augusto Cury. O livro fala sobre Um professor universitário Júlio Verne, que, após um sonho muito realista, passa a debater com afinco a história de Hitler e o holocausto junto com seus alunos em sala. Com esse simples gesto, ele acaba desencadeiando diversos acontecimentos na vida pessoal e profissional do brilhante professor. Terrorismo, tentativas de homicídio e até viagens no tempo marcam cada página deste livro intrigante. Super vale a leitura!!

Jessica.Souza 17/06/2020

Vivendo as Atrocidades Ocorridas Durante o Nazismo
Título: O Colecionador de Lágrimas
Autor: Augusto Cury
Páginas: 376
Nota: 10
Gênero: Ficção

Sinopse: Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial, começa a ter insônia e pesadelos, como se estive vivendo as atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser vivo para ele. Em um ponto de desatino, sobe na mesa da sala de aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo assassiná-lo.
Seu reconhecimento como grande historiador faz com que receba um convite de cientistas alemães, que pesquisam uma máquina complexa, financiada pelas forças armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para conseguir viajar no tempo.
Mas por que ele? O convite então se torna claro: tudo o que os alemães querem é alguém com competência suficiente para voltar no tempo, matar Hitler e mudar a história. Apesar de eliminar todo o mal causado por Hitler, conseguiria ele chegar à infância do ditador e assassiná-lo. Faria ele esta atrocidade?

Resenha: Todos os livros Augusto Cury são incríveis, mas para quem não conhece os livros dele tem um certo preconceito, esse é um livro que ao ler não tem como não gostar. O Colecionador de Lágrimas, é um livro de história e ficção. Nesse livro traz a história da Segunda Guerra Mundial, o ataque dos nazistas contra os judeus e nada do que o autor escreveu sobre quem foi Hitler é inventado. A parte fantasiosa, é baseado em torno do protagonista principal Júlio Verne

Júlio Verne é um psicólogo formado que deixou sua profissão para dar aulas. O Julio se tornou professor especialista em nazismo e Segunda Guerra mundial. Um homem inteligente, reservado e culto, começa a ter suas noites com pesadelos terríveis, vivenciando situações em que acorreram na segunda guerra mundial como se ele estivesse vivido naquela época. os personagens que ele encontra no sonho, começa a persegui-lo na vida real, deixando o seu emocional desequilibrado perdendo seu próprio autocontrole. Sua esposa Katherine já não sabe mais o que fazer para ajudar seu marido que além dos pesadelos horríveis que ele vem tendo, pra surpresa de todos ele vem recebendo misteriosas cartas.

O professor aproveita tudo que está acontecendo com ele e começa a orientar seus alunos, buscando conscientizar e despertar o interesse sobre Hitler. Parte dos seus alunos percebem que não tinha muito conhecimento sobre Hitler e suas atrocidades. Alguns alunos se tornar cada vez mais incomodado com a postura do professor e se rebelam contra o professor e pedem a reitoria da faculdade que retirem ele da sala de aula

"Existe a solidão de ser socialmente abandonado, a de ser abandonado por nós mesmos e a solidão imposta pelo pensamento virtual, que é à qual me refiro e que o senso comum não percebe. Estamos próximos e infinitamente distantes de tudo. Essa solidão gera uma ansiedade vital que movimenta os fenônemos psíquicos para produzir diariamente uma imensa quantidade de pensamentos e imaginação para nos aproximarmos da realidade jamais alcançada."

Júlio junto com sua fiel companheira e esposa Katherine embarcar em uma grande aventura cheia de descobertas. Júlio recebe uma missão de alguns cientistas de ir até a Alemanha hitlerista, atraves da máquina do tempo com a missão de matar Hitler e impedir o Holocausto. Para facilitar sua missão, ele seria transportado para a época da infância de Hitler e matá-lo antes de se tornar um sociopata.

"Adolf Hitler queria inscrever seu nome no concerto das nações e gravar com chamas seu nome na história. O homem que teve a ambição de Alexandre, o Grande, a habilidade de discursar de Júlio Cesar e a sede de poder de Napoleão Bonaparte desconhecia que a vida humana, por mais longa que seja, é como a brisa que sorrateiramente aparece e logo se dissipa aos primeiros raios solares do tempo."

Júlio Verne não aceita a proposta, pois estaria cometendo o mesmo erro de Hitler que assassinou dezena, sem o menor ressentimento, crianças, deficientes mentais, ciganos, eslavos, idosos, judeus, adversários, etc. Júlio Verne resolve transformar a história por meio do ataque a pontos de mutação, sem precisar assassinar o ditador alemão.

"Pontos de mutação da história são curvas existenciais, os nós pelos quais ela se amarra, se desenvolve e se alavanca. Metaforicamente falando, um evento marginal muda um parágrafo da história, mas um ponto de mutação muda um capítulo. Se mudarmos um ponto de mutação, podemos mudar inclusive todo um contexto histórico, quiçá a Segunda Guerra Mundial."

O livro tem uma riqueza de detalhes sobre a Segunda Guerra Mundial e Hitler ganha uma versão completa,Todos os dados em relação a Hitler foi devidamente marcado a fonte de pesquisa destacada no final do livro. para todos que queiram saber mais sobre quem foi Hitler e se você gosta da temática eu super recomendo. A diagramação está incrível e o tamanho da letra me agradou bastante.