Rebecca Daphne du Maurier

Resenhas - Rebecca

milouatravesdaestante 27/03/2024

Final brocha
AMEI O LIVRO, terminei ele em menos de uma semana e admito que fiquei viciada. Entretanto, teve um final extremamente chato pra mim :'( esperava a sra. Danvers fazendo algo chocante, qualquer coisa, algo que me fizesse ficar ":0", mas nada... bom, continua sendo um livro excelente, e os plot twists me deixavam indignada, Du Maurier sabe pegar o leitor no pulo. ?

Taci.Souza 24/03/2024

Rebecca, sempre Rebecca...
Acho que essa frase resume bem a experiência de leitura desse livro. Rebecca é a figura dominante na trama. É ela quem prende a nossa atenção, desperta o nosso interesse, provoca nossa curiosidade e desafia nosso julgamento.

Toda e qualquer informação sobre a personagem título é repassada por meio de pessoas que conviveram com a mesma. Pessoas cujos julgamentos e opiniões, acabam sendo poluídos por seus próprios sentimentos e expectativas.

É com base nos relatos daqueles que conviveram com ela, e de percepções próprias da nossa condição de leitor, que vamos construindo o perfil dessa mulher misteriosa e enigmática, cuja presença é ainda mais marcante na sua ausência.

Isso faz de Rebecca o ponto chave do livro, na direção de quem caminha toda a nossa capacidade de teorizar, conjecturar, suspeitar, refletir e deduzir. Os outros personagens acabam se tornando coadjuvantes do protagonismo dela. É por ela que iniciamos, continuamos e finalizamos a leitura.

Concluo, citando os pensamentos da narradora sem nome responsável por nos contar a história, "Rebecca, sempre Rebecca... eu jamais me livraria de Rebecca." O leitor também não consegue se livrar.

Matheuzices 24/03/2024

Entrei a cegas nesse livro de Daphne du Maurier, só porque vi em uma entrevista da Taylor Swift que ela se baseou no livro para escrever uma das minhas músicas preferidas dela 'Tolerate it', então quando ouvi isso, tive que ler.
E que obra, uma mistura de mistério com terror psicológico, onde nunca sabemos o que devemos sentir, pena da personagem principal, raiva ou simplesmente indiferença.
A obra conta a história de uma narradora sem nome, que conhece Maxim de Winter em uma viagem para Monte Carlo, ela nada mais é do que uma dama de companhia para a Sra. Von Hopper, e Maxim de Winter se vê ligado a ela, e por conta disso, ela acaba se conectando profundamente com ele. O que nos termos de hoje seria um erro, pois somente duas semanas após se conhecerem Max a pede, quer dizer dá uma escolha para ela, como se ela fosse filha de pais divorciados! Parafraseando, ele diz, 'Ou você pode ir a Nova Iorque com a Sra. Von Hopper, ou pode voltar para Manderley comigo!' no qual a garota responde, 'Como sua secretária?' 'Não, estou te pedindo em casamento, bobinha'. Esse é o pedido de casamento, só isso já seria um red flag. Mas ela acaba aceitando, e ai que conhecemos um dos personagens principais, a casa Manderley!
Manderley é uma personagem própria do livro, bastante vista em temas góticos e livros desse estilo, onde a casa em si é o grande personagem do romance.
Lá descobrimos coisas incríveis e é onde o mistério do livro se desenrola. Nunca imaginei que iria gostar tando de um livro igual gostei desse e posso dizer! Daphne me supreendeu muito!

Pjmluvx 20/03/2024

Suspense em conta-gotas
Acho impressionante ver as linhas que conectam livros antigos e contemporâneos, e as mudanças que são feitas com o passar do tempo. Jane Eyre inspirou Rebecca, Rebecca inspirou Verity (e se Deus quiser verity não vai inspirar nada).

O grande ponto desse livro é a narração em primeira pessoa. A protagonista não tem nome, idade ou descrição de aparência, mal tem uma personalidade. Alguns aspectos disso são propositais e outros foram só escolha estilística da Daphne, mas o efeito é uma narração dúbia e com muito espaço pra interpretação do leitor. Assim como ela, a gente vai pegando as informações picadas e tentando descobrir as coisas pelas palavras e reações dos personagens pra resolver esse grande mistério chamado Rebecca.

Muito do livro é voltado pros relações de poder e identidade entre os personagens, principalmente a protagonista que, além de ser tratada como lixo, não consegue se sentir parte daquele casamento, daquela casa e daquele grupo de pessoas, é como se ela fosse uma observadora de própria história, e muitas vezes ela age, ou melhor, deixa de agir desse jeito. Por conta disso, muito do livro é monótono e perdido nos devaneios e surtos de ansiedade dela, o que deixa a coisa mais pesadinha.

Até uns 50% do livro, predomina esse tom mais blasé e frívolo da protagonista, ela tá tão frustrada e desiludida que as descrições da vida que ela tá vivendo acabam seguindo essa mesma linha. A partir daí, a história, de pouco em pouco, começa a ganhar mais nuance e a tensão começa a subir, e você chega no final do livro segurando o fôlego.

É um livro bem antigo, não se enganem, ele se lê como um. Mas a história em si é bem legal e com certeza te faz passar um aperto, um clássico ?????

maria 15/03/2024

Rebecca
Gostei mt!! achei q assombração da rebecca seria cm realmente um fantasma porém, gostei de ter sido sobre os pensamentos e passado. fiquei chocada com o plot n esperava de forma alguma aql. tbm esperava q dese td errado, mas foi bom o final. um casamento q tinha td pra dar errado e de forma alguma pra ter o desfecho q teve

mariana 28/02/2024

Rebecca
Li esse livro por conta da música "tolerate it" da taylor swift e consegui entender a inspiração. o livro é legal no começo até o meio mas depois eu acho que dá uma perdida quando revela mais fatos sobre a morte da rebecca, tipo, como assim o fato do mr de winter ter assassinado a esposa não foi um problema pra menina??????

Bebelll 11/02/2024

Leitura que levarei para a vida
Como estava numa ressaquinha literária, decidi dar uma olhada em alguns livros que tenho e nunca li. Nessa busca achei um livro pouquíssimo conhecido e não registrado no Skoob ainda, este livro se chama O tempo me fez bem de Helena Zabot.
Este livro é uma autobiografia de Helena Zabot que atuou como professora de várias escolas de Belmonte e Santa Catarina por 32 anos, ela atualmente está aposentada nesta profissão mas não em busca de conhecimento e formações.
Uma leitura leve e de fácil entendimento que conta inúmeras histórias de seus quase 70 anos da autora, como na vida profissional e pessoal a autora reçalta os desafios vividos em seus anos de vivências do século 20, além do avanço das tecnologias no século 21
A autora é muito querida, sábia, inteligente e muitos outros traços que fazem ela ser assim anteriormente citado neste parágrafo.
O tempo me fez bem é um livro para refletimos sobre: O que é realmente difícil hoje? Sabemos agarrar as oportunidades que aparecem em nossa vida? Vencer os obstáculos é realmente impossível ou apenas uma falta de resiliência para continuar em frente?. Uma leitura que recomendo para todos que precisam de motivação e acreditam ser impossível coisas bobas que podemos superar.
Algumas frases marcantes
"Se existe algo que você lembra com carinho, é porque lá atrás existiu algo que valeu a pena por menor que seja."pg.41
"Devemos tirar proveito do erro para crescer no acerto"pg.70
"Tempo só faz bem para quem usa ao seu favor"pg.77
"As boas ações que deixamos pelo caminho, não serão esquecidas na memória daqueles que estiveram conosco naquele momento, nem que seja apenas uma palavra de conforto, quando mais precisamos ou apenas um pirulito"Pg.79
"Como seres humanos feitos, de altos e baixos, temos que estar preparados para entender que nada é para sempre e tudo passa, podendo reagir com mais força e coragem de vencer"pg.84

Com essas inspiradores frases termino esta resenha. Espero que tenha sido uma motivação para você e lembre-se nada é impossível ??.

Well.Machado 05/02/2024

?Rebecca, sempre Rebecca! Eu jamais me livraria de Rebecca.?
Um bom livro para quem assim como eu gosta de clássicos de terror com aspectos psicológicos. A autora fez um grande trabalho ao transmitir toda essência sombria e perturbadora de Manderley. Gostei bastante da construção da personagem Rebecca, principalmente do fato de mesmo estando morta desde o início nunca deixou de atormentar os personagens. ?Rebecca, sempre Rebecca! Eu jamais me livraria de Rebecca.? Achei a escrita um pouco detalhista demais, o que acabou se tornando um leitura arrastada e cansativa (nesse ponto vai do gosto de cada um, mas não gosto de tanto detalhes assim). O "plot twist" achei bem previsível, desde o início já dava pra pegar que era isso que tinha acontecido, então em nada me surpreendeu. A protagonista muitas vezes me irritou com sua narrativa e ingenuidade, mas em certos pontos cheguei a me identificar com ela em vários pontos, então considero isso como uma autocrítica. Enfim, um bom livro!

rayning 29/01/2024

"Pobres fantasias da imaginação, doces e inofensivas! São as inimigas da amargura e da saudade, doces e inofensivas fantasias que suavizam de leve o nosso voluntário exílio."

Retrato de mulheres ansiosas inseguras e necessitadas de (muita) terapia! Uma personagem cuja insegurança a leva à beira da insanidade. Plot twists usados são meio clichês por ser um livro antigo, mas isso não me incomodou.

(se você se identificar com os pensamentos da Mrs. de Winter, busque ajuda profissional)

? descobri que precisa fazer resenha para marcar como lido no ano ?

sandroquina 21/01/2024

Escapou fedendo do Mira Lopes
Brincadeiras à parte, saúde mental é muito importante e todos devemos cuidar das nossas. E AMIGOS, que livro incrível.

Nesse livro a gente vai acompanhar a história de uma moça que casa por amor com um cara mais velho e aparentemente vai viver uma vida de princesa, dos sonhos mesmo, até que tudo se torna um pesadelo já que os chegar no seu castelo após a lua de mel ela vai descobrir que ela já tem uma dona: a falecida mulher do seu príncipe, Rebecca.

Foi preocupante me identificar em vários momentos com a protagonista e o livro retrata muito bem a dor e o inferno que é viver com ansiedade e fobia social, como é estar preso numa realidade paralela que nossa cabeça inventa :(

Fora isso, o livro É INCRÍVEL DE BOM. Eu sinceramente não dava nada por ele, mas me peguei obcecada pela história e eu tentar descobrir o ia acontecer e não esperava a reviravolta que teve no final.

Agora posso ver o filme ??? ?? com a certeza que vai ser um FILMAÇO.

4,5 estrelinhas pra Rebecca, a mulher inesquecível.

Rebeca1091 30/12/2023

Enrolei bastante pra ler porque achei um pouco difícil e exigiu da minha concentração e da minha imaginação, mas quando engatei não consegui parar mais! Porém, o filme me trouxe uma visão diferente

Gabriela 24/12/2023

Rebecca foi uma grata surpresa de 2023. Não esperava do livro nem metade do que ele entregou. É uma história envolvente, rica em detalhes e nuances - o enredo mergulha fundo nas motivações e questionamentos da protagonista e as pequenas sutilezas da narrativa foram escolhas inteligentes que enriqueceram a leitura e que fazem todo o sentido dentro da história (a exemplo, o fato de jamais nos ser apresentado o nome da personagem principal). Todo o caminhar do livro é acompanhado de um leve ar gótico que remete às irmãs Brontë - penso que Rebecca se assemelharia muito a algo que Emily e Anne escreveriam se tivessem vivido no século 20. O final é agridoce para o leitor - exatamente como teria de ser, tendo em vista todos os acontecimentos que foram esclarecidos na parte final da história (para quem gosta de um bom plot twist, Rebecca é muito eficiente nisso). É um ótimo livro.
PS: não vou falar sobre o suposto plágio de A Sucessora pois não o li, então fica minha experiência com Rebecca por si só.

Márcia 23/12/2023

Rebecca - Daphne Du Maurier
Essa é a beleza de Rebecca, um suspense/thriller psicológico escrito em 1938, considerado um dos melhores livros do século XX.
Muitos leitores consideram que o romance Rebecca tem a mesma premissa que o livro a Sucessora, considerando como plágio. Após a leitura dos dois livros, penso que se trata de abordagens diferentes mesmo tendo a mesma premissa.
O livro inicia com a segunda senhora de Winter, já mais velha e madura, relembrando alguns fatos m sua vida quando era mais jovem. Ela tem um sonho que ela esta retornando a Maderley, a propriedade da família do senhor de Winter e onde ele morou com sua primeira esposa, Rebecca.
Nossa protagonista não tem nome. Sabemos que ela é uma jovem britânica bem inexperiente, que trabalha como dama de companhia para uma senhora detestável. De férias em Monte Carlo com essa senhora, ela conhecerá Max De Winter, um viúvo rico e charmoso que ganha seu coração. O relacionamento evolui rapidamente, eles se casam, e ela vai morar com ele no interior da Inglaterra, em um famoso casarão chamado Manderley.
A primeira mulher de Maxim, ou Max, era a extraordinária Rebecca — aos olhos de muitos, a verdadeira e insubstituível Mrs. De Winter. Há dois momentos bem demarcados no livro de Du Maurier. Assim que os recém-casados chegam a Manderley, a propriedade de Max na Cornualha, o vazio deixado por Rebecca se revela abismal. É sobretudo a governanta, Mrs. Danvers, quem compara a jovem sem nome à bela, desenvolta e sofisticada Rebecca. Todas as expectativas em torno da jovem passam a ser, graças ao padrão estabelecido pela falecida Mrs. De Winter, inatingíveis; ela nunca será uma anfitriã, amazona ou velejadora tão competente.
Em Maderly, Mrs.de Winter conhece a irmã e o cunhado de Max. Apesar de Beatrice achar a nova esposa e Max muito diferente de Rebecca, ela considera isso muito bom para casamento deles. Um outro personagem muito importante na história é Franklin, funcionário de Max e muito leal a ele.
Mrs. de Winter vive a sombra de Rebecca, mesmo Rebecca estando morta , ela é uma presença viva em Maderley. A cozinheira segue os menus que Rebecca aprovava, os móveis continuam da mesma forma quando Rebecca ainda era viva, as roupas dela continuam nos armários. Nada mudou depois da morte de Rebecca em Maderley.
Um dia um navio fica encalhado na baía perto de Maderley e é necessário um escafandrista para desencalhar o navio. Durante a operação encontram um barco afundado com um corpo na cabine. Todos estão certo de se tratar do barco e corpo de Rebecca.
Se o corpo encontrado é de Rebecca , de quem era o corpo que foi reconhecido por Max um ano atrás?
Devido a essa descoberta, Max conta toda a verdade para Mrs. de Winter. Ele descobriu após o casamento com Rebecca que ela tinha vários amantes e não iria romper sem relacionamentos , mesmo após o casamento.
Ela vivia com intimidade com seu primo, e os encontros era entre os muros de Mederley. Max cansado da situação e sem a menos perspectiva de uma separação, acaba por matar Rebecca e simular um acidente com o barco dela.
Mrs. de Winter ouve tudo horrorizada , mas mesmo assim, fica ao lado de Max e diz que fará todo o possível para ajudá-lo.
O caso vai a julgamento, e devido a uma testemunha a desconfiança que ela pode ter sido assassinada vem a tona.
O veredito final é suicídio, mas o primo de Rebecca contesta e decide provar que ela foi vitima de um homicídio.
Encontram na agenda de Rebecca o contato de um médico que a atendeu dias antes de sua morte e descobre que Rebecca estava condenada a morte, ela estava com câncer avançado.
Por causa dessa descoberta, a possibilidade de suicídio é concreta e é encerrada as investigações. Primo de Rebecca não aceita esse veredito e decide atear fogo em Maderley e se vingar de Max.