Do Outro Lado

Resenhas - Do Outro Lado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alane.Sthefany 10/05/2022

Do Outro Lado - Carrie Hope Fletcher
Não gostei, a proposta foi incrível, mas a construção péssima, leitura muito parada, arrastado demais esse livro, demorei quase 2 meses para finalizar, nem livros de 500 pág eu demoro assim, só começou a ficar interessante quando foram revelando os segredos da protagonista, que foi bem no finalzinho mesmo. Não recomendo.

Trechos Preferidos ?????

Ela esperara o
pior, o que significava que não tinha ficado nem um pouco
decepcionada quando o pior realmente acontecera. Na verdade, ela
o recebera de braços abertos e coração escancarado.

(...) parecia estranho olhar
para alguém que ela mal conhecia e sentir um delicado aperto no
peito. As leis da gravidade tinham mudado, e ela não estava mais
sendo puxada em direção à Terra, mas sim em direção a ele.

[...]

? Eu... hum... minha família é...
? Rica? ? ajudou ele, com um sorriso gentil.
? Eu ia dizer exagerada, mas sim ? disse ela, como um pedido
de desculpas.
? Por que você parece tão triste com isso? Muitas pessoas
dariam o braço direito para crescer sem precisar de alguma coisa.
? Eu sei e acho que é isso que me deixa triste. Agradeço por
tudo que tive na vida, mas meus pais têm se esforçado muito para
deixar nossa riqueza... guardada. Compartilhar com pessoas que
precisam é quase desaprovado. Eles acham que o dinheiro os deixa
felizes, mas, na verdade, os deixa... seguros. Felicidade não tem nada a ver com isso. Na verdade, eles devem ser as pessoas mais
infelizes que eu conheço.

? Se você pudesse
desfazer uma única coisa do seu passado, o que seria?
? Bom. Minha resposta é... não.
? Não o quê?
? Eu não desfaria nada. Acredito que tudo que já fiz e tudo que
aconteceu na minha vida teve um motivo e, se eu mudasse alguma
coisa, não seria a pessoa que sou agora.
? Alguém já fez essa pergunta a você? ? Ele semicerrou os olhos
para ela. ? Essa resposta foi muito madura.
? Penso nisso o tempo todo: no que faz as pessoas serem quem
são e, se voltássemos no tempo e mudássemos alguma coisa, se
isso faria diferença ou não. Isso nos tornaria melhores ou piores ou
simplesmente continuaríamos iguais porque sempre fomos
destinados a ser assim, não importa o que acontecesse durante a
vida?

Olhou de novo para Vincent e percebeu o modo com que ele
olhava para ela. Era como ela vira estrelas de cinema se olhando.
Como se nada mais no universo importasse, exceto a existência
deles naquele momento. Evie tinha visto muitos filmes românticos e
gostado, mas nunca chorou de felicidade quando o casal finalmente se beijava e nunca entendeu a força que um olhar como esse
poderia ter. Agora percebia que isso acontecia porque ela nunca
fora olhada daquele jeito até hoje.

? E você? O que mudaria no passado?
? Argh, só posso escolher uma? ? Ele deu uma risada nervosa.
? As regras são suas, Winters, não minhas!
? Acho que eu voltaria à época em que estava aprendendo a
tocar violino e descobriria como tocar de olhos abertos. Desse jeito,
eu teria conhecido você antes.

Nós nos
conhecemos há dois dias e parece que já estive aqui com você,
desse jeito, um milhão de vezes.

? Você é engraçado, não é? ? As bochechas de Evie doeram quando assumiram uma forma que não experimentavam havia mais de uma semana, e ela se lembrou de como era sorrir.

Oito dias do seu silêncio me convenceram de que sua voz é o som mais lindo que vou ouvir na vida.

Relutante, ela virou o rosto manchado de lágrimas para o de Jim, que estava marcado por rugas de preocupação. Não percebera antes, mas, apesar de Jim ainda ser bonito, ele estava envelhecendo. Sempre pensara nele como aquele menino de oito anos que conhecera quase vinte anos antes, mas agora via as rugas que estavam começando a aparecer ao redor dos olhos e da boca. Ele estava envelhecendo. Assim como ela.

[...]

? Como é que você vai encontrar outro emprego? ? Jim parecia desconfortável, como se quisesse ir até ela e abraçá-la, talvez mais por ele do que por ela, a julgar pela quantidade de preocupação que preenchia as rugas no rosto dele.
? Não tenho a menor ideia. Eu nem acho que vou conseguir. ? Seus olhos ficaram vidrados e ela sentiu tudo ficar entorpecido outra vez.
? Então, por que lutou tanto para fazer sua mãe deixar você ter mais três meses?
(...)
? Porque isso significa mais três meses com Vincent. Dizer adeus a ele hoje seria cedo demais.

[...]

(...) foi horrível, e, sim, passei a vida toda escondendo isso. ? Evie abriu a embalagem da bala e a jogou na boca. ? Mas isso não significa que eu mudaria um segundo de tudo que vivi. Por nada no mundo.
? Por que não? ? perguntou Lieffe, sentando na cadeira com um gemido.
Evie sorriu, se lembrando de uma conversa semelhante muitos anos antes. Colocou a bala no canto da boca e começou a explicar:
? Porque, se nada daquilo tivesse acontecido, eu poderia ter me tornado uma pessoa muito diferente. Se eu tivesse tudo que queria na vida, poderia ter me tornado uma fedelha mimada. Se eu nunca tivesse perseguido o sonho de ser artista, se nunca tivesse enfrentado minha mãe, poderia nunca saber o que era amar alguém de verdade, porque eu nunca teria conhecido Vincent. Sim, o sonho fracassou, no fim das contas, mas aprendi muito. Em geral, coisas insignificantes, mas basta uma faísca para acender uma fogueira.
Todas essas coisas insignificantes se acumularam e me fizeram ser quem eu sou. Se nada disso tivesse acontecido, eu poderia ter tido uma vida bem pior. É por isso que, apesar de todo o sofrimento, todo o fracasso e todos os segredos, se eu tivesse a chance de voltar no tempo e mudar as coisas, não faria isso. Nem um segundo.
Lieffe olhou para ela. Quando estava viva, ela era uma pessoa singular, cheia de entusiasmo e nenhum lugar para usá-lo. Ela forçou limites e lutou contra pessoas que lhe diziam não, mas sem se beneficiar disso. Para a maioria das pessoas, isso teria sido o fim; elas teriam desistido e voltado pelo caminho de onde vieram.
Algumas até poderiam se tornar amargas, sentindo que o universo lhes devia alguma coisa e invejando os bem-sucedidos, mas não Evie. Ela perdera a batalha, mas a guerra foi ganha quando ela se tornou a mãe da qual os filhos precisavam. Quando lhes permitiu crescerem e se transformarem nas pessoas que queriam ser. (...) Parte de Lieffe desejava poder voltar no tempo e mudar o passado dela, para Evie poder ter sido tudo o que queria, mas também estava muito feliz porque o que aconteceu resultou na mulher parada diante dele agora, porque ele a achava simplesmente brilhante.

Você sabe que eu desistiria de tudo se isso significasse que eu poderia ter só mais uma chance de ser quem eu quero.

Em seguida, com cuidado, pressionou as mãos na caixa torácica e empurrou com força. Alguma coisa clicou dentro dela e, quando afastou as mãos, seu peito se abriu como um armário. A caixa torácica se abriu como duas portas, revelando um coração grande e brilhoso que irradiava tanto calor, que o gelo começou a derreter nas folhas diante dela, e o nariz e as bochechas de Evie ficaram rosados.
Evie nunca tinha visto o próprio coração. Era vermelho e cintilante, manchado com pontos pretos de todas as vezes em que ela mentira, enganara ou fora reconhecidamente má. Mas também havia manchas douradas de todas as vezes em que estivera ao lado de alguém que precisava, quando fizera algo altruísta ou tentara ao máximo ser a melhor versão de si mesma.
As cores de seu coração representavam suas ações, boas ou más.

As paredes da entrada eram cobertas de fotos emolduradas, a maioria de Vincent quando era mais jovem com uma mulher que Evie não reconheceu. Era baixinha e feliz e se encaixava com perfeição ao lado dele, como se os dois fossem peças de um quebra-cabeça que se uniam de maneira satisfatória. Uma pontada de ciúme atravessou o estômago de Evie, mas ficou feliz porque Vincent não tinha se afogado no relacionamento fracassado dos dois, como ela facilmente poderia ter feito. Ele seguiu em frente e encontrou alguém que claramente lhe trouxe felicidade. As fotografias mostravam uma aventura atrás da outra, os dois fazendo coisas extraordinárias em cenários no exterior. Numa delas, os dois estavam ao lado de um leão, com os braços ao redor da juba densa, e o leão lambia os lábios. Em outra, se equilibravam nas asas de um aeroplano, a milhares de metros de altura. Eles apareciam no topo de uma montanha, com neve até os joelhos. Apareciam de mãos dadas numa corda bamba sobre um público de centenas de pessoas. Apareciam sentados na posição de lótus em camas de pregos, com o rosto tranquilo.
Cada foto era mais uma pontada no estômago de Evie. Era a vida que ela queria ter tido. A vida da qual abrira mão pela própria segurança e pela do irmão. A vida que nunca conheceria.

(...) nem um dia se passou sem eu me perguntar o que teria acontecido se nós dois tivéssemos enfrentado tudo e todos. Eu me pergunto qual teria sido nosso fim alternativo.

?Eu acabei encontrando a felicidade. Eu a encontrei em meus dois filhos. Eles se tornaram a minha vida, e eu nunca ia querer mudar alguma coisa que significasse que eles não existiriam, porque um mundo sem August e Isla seria um lugar bem menos glorioso para se viver.
Mesmo assim, passei todos os dias desejando que você estivesse ao meu lado e me perguntando onde você estava e se você também sentia saudade de mim.
É difícil viver com suposições"
Raimundo.Sales 16/05/2022minha estante
Uma analise bem profunda! Parabéns!

Anna 22/08/2020

aparentemente ninguém nessa história ouviu falar da palavra emprego
Leitura e . 22/08/2020minha estante
Oii... Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... sempre tem sorteio de livros por lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto

manuella.rosasilva 20/03/2021minha estante
Anna e Alice, alguma de vocês pode me explicar? Não entendi...

May 30/03/2023

Pode ser que eu não li esse livro num momento que me permitisse me engajar melhor na leitura. E, por ser uma leitura mais lenta, acabei não avaliando ele tão bem.

Mas, no geral, eu gostei da personagem principal e essa história toda me trouxe boas reflexões sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida e suas implicações.

manuella.rosasilva 20/03/2021

Um encontro inesperado
?Isla se virou para a janela. Pousado no parapeito havia um pássaro muito branco, que ela poderia jurar que estava sorrindo.
? Não me pergunte como. Eu nunca consegui descobrir, mas sua mãe tinha uma palavra para isso.
? E qual era? ? perguntou Isla.
? Magia.?

Começo minha resenha com esse trecho, pois o verdadeiro segredo para se dar bem com esse livro é ter o coração aberto. Aberto para acreditar, aberto para sentir. Em diversas passagens desse livro, coisas inacreditáveis na realidade, mas tão sinceras e honestas, conforme você acompanha a história de Evie, vão acontecer.

Evie é a protagonista mais altruísta que já conheci, nunca vi alguém tão altruísta igual. E ela é muito confiante também. Uma das características mais marcantes da personagem, inclusive mencionado entre a história mesmo, é o fato de que ela torce uma situação ruim até ela prover uma coisa boa, e isso é mais do que verdade. Mesmo quando posta contra a parede, Evie está lá, confiante no amor que a move pelas pessoas que ela tem no coração.

O Lieffe e o Jim são ótimos personagens que, mesmo sendo secundários, são incríveis e maravilhosos. Senti falta da história mencionar o tempo em que se passa, ou pelo menos um indicativo, um acontecimento político, artístico, por exemplo. Pelas minhas contas onde Evie tem vinte e sete anos seria 1962, mas nada é confirmado.

O título da minha resenha é porque Do Outro Lado não é lá um livro muito conhecido, mas que deve ser lido pelas belas mensagens que tem a ensinar ? mensagens simples, ensinadas de maneira simples, mas que são importantes e que, muitas das vezes, não são notadas no nosso cotidiano.
Ótima leitura, recomendo!

**Eu li o ebook, que tem 272 páginas, mas, na verdade, a história acaba na 256. Da 256 até a 272 são os agradecimentos da Carrie e promoção de outros livros da editora.
manuella.rosasilva 20/03/2021minha estante
Ah, e a autora foi bem prática na hora de Evie perceber que está morta. Não precisa ficar se preocupando com o lenga-lenga de passar 50 páginas com a personagem sem entender onde está, pois não tem!

Carolina 03/06/2020

Entre realidades e magia...
Uma história encantadora sobre o amor. Em um cenário realista, mas com um toque de magia... A magia que acontece quando amamos e somos amados! A narrativa da autora é agradável e fluida nos trazendo a quantidade de detalhes na medida certa, sem matar a gente de tédio por um excesso de detalhes desnecessários e nem fazer a gente sentir que falta algo. Uma leitura envolvente e encantadora!

Bru 01/07/2020

Aquela leitura que te leva a acreditar no amor de uma forma doce e encantadora. A trama revela uma história nunca imaginada de amor, cheia de conhecimento sobretudo pessoal. Você vai terminar o livro suspirando e extremamente emocionada com a força do amor.

Maira 25/04/2020

Surpresa boa.
Sabe aquele carinho pro coração que ás vezes vem em forma de livro?
Pois é, taí. O livro entrega uma história de amor romântico e ao mesmo tempo um amor tão família, que é impossível não se deixar levar pelos componentes "mágicos" da história.
Com uma narrativa interessante, personagens cativantes, aquela dose de obstáculos e um amor palpável, daqueles construídos com o tempo, com amizade e lealdade o livro te faz ficar com um sorriso de satisfação e uma pequena lágrima nos olhos no final.

jsilveira 24/05/2020

Péssimo!
Gostaria de ter o meu tempo, desperdiçado com a leitura desta coisa horrível, de volta.

Péssima temática, uma tentativa fracassada de influenciar negativamente as pessoas.

Não recomendo.

manuella.rosasilva 20/03/2021minha estante
Também achei bastante reflexivo!!

Laura 03/01/2021

Fazia alguns meses que parei essa leitura, pelo fato de eu não me conectar com a história e não fazer muita questão de continuar.

Foi um alívio conseguir terminar rápido, não que a história seja tão ruim assim, só não gostei muito da motivação de alguns personagens, achei que tinha muito drama incluído e tive a sensação de que a história tinha muitos detalhes um pouco desnecessários, que poderiam ter sido cortados e não iam fazer falta.

Júlia Brandão 17/09/2020

Evie Snow tem 82 anos quando morre, mas para que sua alma descanse tranquilamente e chegue ao Paraíso, ela precisa acertar algumas coisas que ficaram pendentes, precisa revelar alguns segredos de seu passado.
Evie não teve uma infância e adolescência normal, mal via os seus pais e desde pequena foi prometida em casamento para o seu melhor amigo. Mas a vida a levou por outro caminho e a fez conhecer Vincent, por quem ela se apaixonada perdidamente. Mas o que será que falará mais alto, a família ou o amor?
O livro intercala narrativas entre o presente e o passado, quando Evie tinha 27 anos, contextualizando os segredos da protagonista e contando a sua história. Logo de início senti um incômodo muito grande, pois quando era necessário separar as sílabas de uma palavra, não foi usado o hífen, confundindo um pouco a leitura. E isso aconteceu em todo o livro.
Também não funcionou muito para mim a forma como a autora utilizou da fantasia, no meu do romance. Alguns casos que pareciam ser uma metáfora, na realidade eram fatos, que “teriam realmente acontecido”. Como por exemplo, a protagonista ter arrancado o seu coração e o enterrado, tempo depois nesse mesmo local nasceu uma árvore estranha.
Como metáfora teria funcionado muito bem, mas não gostei muito da mistura realidade e fantasia neste livro, até porque, aparentemente, não é a premissa dele. Diálogos rasos e desnecessários também aconteceram.
Mas o livro me emocionou, chorei, passei raiva, xinguei personagens e quis matar alguns. Por isso minhas 4 ⭐, pois mesmo com todos os problemas, o livro me tocou. Mas não é um livro que eu leria de novo.

site: https://www.instagram.com/estante.da.juh/

San 06/11/2020

Gostei muito!!
O livro surpreendeu-me, de um jeito bom.
Gostei bastante dessa estória de amor, que foi contada de um modo diferente do habitual.

Brina 08/11/2020

Puro simbolismo
Neste livro o simbolico é retratado como real, chamado de magia pela personagem. pra compreender essa história devemos deixar de lado a lógica e nós adentrar profundamente nos significados das passagens. Resolver os assuntos pendentes de vida apos a morte é um assunto batido, mas dessa fez foi realizado com um pouco de originalidade. Ate os 50% a leitura é arrastada e desinteressante, mas após criam-se momentos que intrigam. Vale a leitura por ser diferente, mas no geral um livro que não desperta muitas emoções.

Dety 04/08/2020

Proposta boa, mas
- De fácil leitura
- Não tem referências no decorrer da história;
- Tempo de leitura: 3 dias;
- Gênero do livro: Mistico, romance

Amei a sinopse e de início já fiquei ansiosa para ler e acompanhar uma historia linda de amor, a intuição do livro é muito interessante, algo sobre a pós vida, os pesos que carregamos, os segredos que nos tornam pessoas infelizes e ranzinzas e o reflexo deixado por isso no caminho ao paraíso.

Pensei uau, mas ai derrepente existe um pássaro que depois de 50 anos ainda está lá vivo e com as letras escritas a tinta instactas, um coração enterrado que o texto deixou a suposição de algo literal (????), mas na vdd foi um simbolismo, custei a entender é um pós vida que me deixou perguntando: e o JIM como vai ser o pós vida dele??

Admiro autores de livros, eu não seria capaz de escrever uma história que seguisse uma linha de raciocínio clara, mas para mim um história tem que ser bem construída, os personagens tem que ser bem desenvolvidos e os motivos tem que me convencer.

Esse livro tem um enredo incrível, mas os três pontos citados acima não foram bem pontuados e deixaram a desejar.

bernardirafaela 19/07/2020

Leitura leve
Apesar do tema, é uma leitura bem leve e que te deixa num lugar confortável.
Te faz pensar no que você vai deixar pra trás quando partir pro "outro lado".
Embora eu esperasse uma coisa um pouco diferente e alguns detalhes da narrativa tenham me incomodado um pouco, recomendo para quem procura algo para "desacelerar".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6