Senhor das Sombras

Senhor das Sombras Cassandra Clare

Resenhas -

Gabrielle | @portrasdascapas 22/09/2017

Resenha Senhor das Sombras - Cassandra Clare
Vim falar um pouquinho sobre esse livro hoje. Eu amei, mas vou ser sincera, durante todas as 602 páginas eu achei que pouca ação ocorre. Nele há muito mais desenvolvimento de personagens e explicações para o que está ocorrendo do que embates ou lutas, então se você é desses que preferem muito mais ação do que diálogos, talvez essa não seja a sua trilogia. Mas pra quem gosta dessa parte, ele é um prato cheio. Toda a dinâmica envolvendo Mark/Kieran/Cristina é melhor explorada e eu adorei isso, esse misto de sentimentos envolvendo todos eles. Temos também o trio Ty/Kit/Livvy que é sensacional, os gêmeos realmente incluíram Kit no grupo e temos um desenvolvimento muito legal do afeto do Kit por eles, por mais que muitas vezes ele sinta que não pertence àquele mundo. Além disso, temos todo o drama envolvendo Julian e Emma, que vamos combinar, não é pouco, mas o que eu gostei mais ainda é que a história não ficou focada somente nisso. E vamos combinar, merecíamos mais umas 1000 páginas só de família Blackthorn, porque é muito amor!
Temos também a descoberta do real vilão, por que em Dama da Meia Noite isso não ficou claro, mas por mais que a Cassandra Clare tenha explicado as motivações dele, ainda não consegui vê-lo como uma ameaça tão grande assim. Fiquei muito mais preocupada com a Tropa, grupo de Caçadores de Sombras que foi introduzido nesse livro e que tem como objetivo criar um Registro de Submundanos, para ter maior controle sobre todos (lembra Hitler, não? Já sabemos onde algo assim pode chegar...).
Como falei, todo o desenrolar do livro é basicamente desenvolvimento de personagens, mas as cenas de ação presentes não deixam a desejar. Cassandra Clare sabe o que faz né?
Então vamos chegando ao final do livro e pensamos: ok, bom, tudo dando certo, finalmente! Até que vem Cassandra Clare com sua falta de coração, que ficou ainda mais evidente nesse livro, e nos destroça. Sério, sei nem o que dizer. SÓ LEIAM, preciso de alguém pra comentar abertamente sobre essa maravilha de livro!

site: https://www.instagram.com/portrasdascapas/
Suzy 24/09/2017minha estante
Finalmente alguém concorda comigo sobre a ideia de Hitler... Eu lia e só lembrava dele kkk
O que dizer desse final? Cassandra destruidora de corações, pelo amor!

Gabrielle | @portrasdascapas 24/09/2017minha estante
Destruidora é pouco!!! Tava tudo se resolvendo e eu tava super feliz e dai vem ela e além de acabar com nossas esperanças, tem que ser mais cruel ainda

Suzy 24/09/2017minha estante
Eu acabei esse livro desnorteada. Ela não foi nem um pouco previsível! Cassandra se superou em artifícios das trevas.

Gabrielle | @portrasdascapas 24/09/2017minha estante
Eu tbm! Se superou mesmo, quero só ver o que vai vir no próximo... muita coisa pra resolver em um livro só

Suzy 24/09/2017minha estante
Estava imaginando exatamente isso, mas pelo menos teremos muitas páginas desse universo maravilhoso do Anjo hahah

Gabrielle | @portrasdascapas 25/09/2017minha estante
Ainda bem! Oremos! E essa mulher não cansa de escrever né? Pelo que vi ela já tem mais umas 3 trilogias encaminhadas

Suzy 25/09/2017minha estante
Pelo visto não. E sinceramente não reclamo, adoro os livros dela e esse mundo todo de caçadores de sombras kkk

Gabrielle | @portrasdascapas 25/09/2017minha estante
Eu tbm adoro! Que ela escreva mais e mais hahah

Lay 28/09/2017minha estante
Tô destruída com esse final... apenas esperando o q vem por aí! Cassandra arrasadora.

Rinks 22/05/2021minha estante
Achei desnecessário a morte dela

Geo 22/05/2021minha estante
Mano sim. Ela era tão tão aaaaa. E o jeito como foi descrito, o Julian falando pra ela acordar, é destruídor

Rinks 22/05/2021minha estante
A parte do funeral dela quando o ty sobre naquelas madeiras lá Nossa cassandra acaba cmg

Geo 22/05/2021minha estante
Ainda não passou o funeral, mas tô já preparada pra ficar desidratada. Tô pensando se leio logo ou não o próximo

Rinks 23/05/2021minha estante
Aí mds desculpa zksksksk o 3 É O MELHOR ent recomendo ler logo

Debbye 26/12/2020

?? Senhor das Sombras ??
Em conclusão, Senhor das Sombras não é a mais leve das leituras, e certamente não é a mais divertida: os protagonistas nunca estiveram tão perto da destruição, e a tragédia já está em cena. No entanto, cada personagem é tão bem escrito, cada enredo tão cuidadosamente planejado (como tudo foi colocado em movimento nos livros e anos antes), cada emoção tão profunda que não nos importamos com o quanto sofremos. Cassandra Clare tornou todos nós viciados em sua dor, e sempre voltaremos para mais.

"Quando uma decisão como essa é tomada por um governo, encoraja aqueles que já são preconceituosos a verbalizarem seus pensamentos mais profundos de ódio. Eles supõem que são simplesmente corajosos o suficiente para falarem o que todos realmente pensam."
mundinfeysand 26/12/2020minha estante
O final desse livro me faz chorar até hoje aaaah

Debbye 26/12/2020minha estante
Eu chorei muito ontem com o final. Está tudo indo ladeira abaixo.

Debbye 26/12/2020minha estante
Quero ver como vou ler Corrente de Ouro depois disso.

mundinfeysand 26/12/2020minha estante
Se prepara pra rainha do ar e da escuridão, é de sofrer o livro inteiro

Bruna 08/11/2017

Resenha: Senhor das Sombras
Não é nenhum segredo pra quem me acompanha aqui no blog que eu sou uma grande fã da Cassandra Clare, que eu me apaixonei pelo universo que ela criou dos shadowhunters, de forma que eu estava esperando ansiosamente pelo "Senhor das Sombras". Estava tão empolgada pelo livro que o devorei em uma questão de dias e, agora, eu mal posso esperar para o próximo livro e tomara que ele não demore a chegar aqui no Brasil.

"A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde."

O livro começa poucas semanas após os acontecimentos de "Dama da Meia-Noite", e como era de se esperar as coisas não andam nada fáceis para os shadowhunters do Instituto de Los Angeles, na verdade, a vida nunca foi muito fácil para eles. Depois da morte do feiticeiro Malcom Fade, de Emma Carstairs descobrir a verdade sobre a morte de seus pais e sobre a Maldição dos parabatais proteger os Blackthorns, principalmente, Julian se tornou sua missão principal, mesmo que isso envolva negar os seus sentimentos por ele. Em uma tentativa de tentar esquecê-lo, Emma começou um namoro de mentira com Mark, o irmão mais velho de Julian, que optou por permanecer ao lado de sua família ao invés de retornar para a Caçada Selvagem.

Como se isso não fosse complicado o bastante, o número de demônios marinhos aumentou na costa da Califórnia, de maneira que a Clave não teve como ignorar esse problema. Sendo assim, eles enviaram para o instituto os Centuriões, também conhecidos como a elite de caçadores formados na Scholomance, para tentar resolver esse problema. Porém, conviver com os Centuriões não vai ser uma tarefa nada fácil uma vez que eles são prepotentes, além de desprezarem os caçadores do instituto.

"Tem algo de especial num lugar em que você esteve com alguém que ama. Ele assume um significado na sua mente. Torna-se mais do que um lugar. Transforma-se em uma destilação do que vocês sentiam um pelo outro. Os momentos que você passa num lugar com alguém... se tornam parte dos tijolos e da argamassa. Parte da alma do lugar."

Lidar com essa visita indesejada no instituto não é nada fácil, mas sempre existe uma maneira de tudo piorar: além dos centuriões, eles recebem a visita de um convidado bastante incomum O líder da Caçada Selvagem, Gwyn ap Nudd, está ao instituto para trazer notícias sobre Kieran, que está preso e que será condenado a morte na corte de Unseelie. Para proteger aqueles que amamos, por alguém que já sentimos algo, é preciso fazer certos sacrifícios, de forma que Mark decide ir para o mundo das fadas para resgatar Kieran.

Trata-se de uma missão muito perigosa, ainda mais que os Nephlim estão com as relações abaladas com as fadas, mas apesar de todos os riscos iminentes Mark não desiste de tentar salvar Kieran. Para tentar resgatá-lo Julian, Emma e Christina vão atrás de Mark na corte Unseelie. Durante esse período que passam no mundo das fadas algumas revoltas, intrigas, informações e segredos vão surgir, alguns que podem mudar para sempre a vida e o mundo dos Nephlim.

"Eu nunca tinha entendido até então o quanto você pode privar uma pessoa ao não lhe dar as palavras das quais ela necessita para se descrever. Como você pode saber se há outros como você quando nunca teve um termo para se referir a si?"

No segundo livro da série Os Artifícios das Trevas, Cassandra Clare conseguiu dar mais destaque para os membros mais novos da família Blackthorns: Ty e Livvy, que ganharam um maior destaque do que no volume anterior. Junto deles outro personagem que se destacou bastante foi Kit Herondale, que havia tido uma breve aparição anteriormente. Kit ao lado dos gêmeos (Ty e Livvy) acabaram desenvolvendo uma amizade muito interessante.

Também gostei da maneira que a Cassie lidou com os triângulos amorosos da série (Julian, Emma, Mark e Kieran, Mark, Christina), sem deixar que se tornasse algo cansativo e que ganhasse um foco maior e mais importante na história. Por mais que um romance seja legal, não é o fator principal da série de livros, não é uma saga que gira em torno de um amor.

Foi com grande maestria que Cassandra Clare conseguiu desenvolver todos acontecimentos de "Senhor das Sombras", tantas coisas aconteceram que tive receio de que algumas ficassem confusas, ou que não recebessem a devida importância que mereciam. Agora, mal posso esperar pelo lançamento do próximo livro da saga (apenas espero que não demore muito e que seja tão bom quanto esse).

site: http://escritorawhovian.blogspot.com.br/2017/11/resenha-senhor-das-sombras.html
Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 08/11/2017minha estante
ESSA MULHER É BRUXA, livro foi perfeito demaisssssss

Bruna 08/11/2017minha estante
Sim, até agora estou apaixonada pelo livro. Cada vez mais me surpreendo com a Cassie.

Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 09/11/2017minha estante
maravilhosa.

Carol 13/11/2017minha estante
O final foi tão decepcionante...

May 22/11/2017minha estante
Super querendo ler!!!

Karenina 09/11/2017minha estante
ainda to muito triste e chocada com esse final

Vitória Helen 06/01/2018minha estante
Ela não pode matar a Clary eu sou muuuuiiiitooooo fã dela. Sou tão fã que dei o nome da minha cachorrinha de Clary , se a Clary( da Cassandra ) (a minha também mas não tô falando disso) eu acho que vou ficar tão triste que vou passar uma semana inteira chorando

Vitória Helen 06/01/2018minha estante
A Clary também não pode morrer. Sério eu sou tão fã que dei o nome da minha cachorrinha de Clary e se a Clary morrer (as duas) acho que fico uma semana inteira chorando

Deh 09/01/2018minha estante
Nossa, não mesmo. Já estava esperando o casamento deles e a Cassandra me vem com essa. ?
Agr é preparar o coração para o próximo, acho que ela anda se inspirando nas crônicas de fogo e gelo.

Vitória Helen 09/01/2018minha estante
Kkkkkkk

Nalu 23/03/2022

Mark cria de Bolsonaro
Eu tava tão ansiosa para ler essa saga, tava com altas expectativas, mas a queda foi grande.

600 páginas totalmente desnecessárias, o livro não andava para nenhum caminho, era sempre as mesmas coisas, os mesmos assuntos de sempre, mas pelo menos a trama principal é muito interessante. Foi muito bom ver o protagonismo das fadas, comenhcer mais sobre a cultura, o ambiente e os conflitos políticos com os caçadores de sombras.

Massss, mesmo o enredo sendo muito bom não foi suficiente para sustentar um livro desse tamanho. Os personagens são muito chatos, os mais velhos (Emma, Julian, Mark e Cristina) parecem que tem a mesmo jeito de pensar e agir em quatro corpos diferentes. Julian e Mark eram perfeitos no primeiro livro, eles tinham um plot interessante e suas ações conduziam, mas chegou nesse e o Julian SÓ pensava na Emma que deixou o romance deles muito massante e sem graça, tudo girava em torno da Emma, gente, eu amei o casal no primeiro livro agora eu quero que terminem separados meu Deus. Mark outro insuportável, essa cria de Bolsonaro, foi um babaca com o Kieran, usava ele para esquecer a Cristina e usava a Cristina para esquecer o Kieran, Mark e a Cristina tem um sério problema de não conseguirem enchergar o lado do outro (Kieran) diversas cenas, o Mark é muito injusto com ele que tava DÓ. O desenvolvimento amoroso do Mark e a Cristina foi tão merda que até uma criança de 5 anos faria melhor, o pior é que se tivesse química eu nem ligaria pelo desenvolvimento bunda que foi aquilo. Quem tinha química era o Mark e o Kieran pela que o Mark é cria de Bolsonaro e foi um merda, coitado do Kieran desesperado por pika. To esperando o bom desenvolvimento e o casal maravilhoso que é o KieranCristinaMark, pq até agora as cenas deles eram chatas e sem graça. Os outros personagens eram tão legais, mas foram apagados pelo romance da Emma e o Julian que me deixava tão cansada e nem dava a verdadeira atenção ao trio do século Kit, Ty e Livvy, eles eram TUDO para minha carreira.

Esse livro seria tão melhor se a Emma e o Julian não existesse esse romance, ia ter melhorado totalmente meu humor lendo. Era toda hora a mesma coisa, toda hora "eu te amo, mas vc não me ama, mas a gente pode ser parabatai normais, mesmo eu querendo te beijar toda hora e sabendo da maldição, eu não me importo em acabar com a ligação parabatai de TODOS os outros para mim ficar junto com vc".

Não consigo me conectar verdadeiramente com nenhum personagem, eles são tão insignificante que nem se importaria se meia dúzia morreria. Os últimos 20% foram muito bons, tudo quenão tinha acontecido aconteceu, chorei com a morte de 2 personagens, achei importante um deles morrer para movimentar e chocar a família, mas o outro só morreu pq era mais fácil mesmo, pq não tinha necessidade. Tirando isso o final foi muito bom.

Só dei 3 estrelas para esse livro pelas cenas Malec e do meu trio Kit, ty e livvy. Espero que o último livro prometa e entregue tudo que esse não entregou.
Luhh 01/07/2022minha estante
Também achei bem mal construído esse lance da Cristina e do Mark. Do nada passaram a se amar e até o coitado do Kier do nada passou a admirar ela. Tinha muitas expectativas sobre o trisal, mas caíram por terra. Ficou parecendo fanfic mal feita o romance dos três. Sobre nosso amado Trio, só tenho a dizer que as melhores cenas foram com eles e esse cuidado do Kit com o Ty é o melhor que tive nesse livro. Gostei muito, mas fiquei bem decepcionada com algumas cenas.

Luhh 01/07/2022minha estante
Também achei uma das mortes desnecessárias e mal planejadas. Vamos ver o que o terceiro vai oferecer.

Nalu 02/07/2022minha estante
Esse trisal tinh TUDO para ser bom, mas foi tão horrível que eu me gosto de lembrar, credo

Luhh 02/07/2022minha estante
Concordo! Está mais sem graça que picolé de chuchu ?

Lud 14/09/2017

Oh meu Deus!!!
E agora? Que final foi esse?

Eu não achei tão impressionante Lady Midnight, como pareceu a maioria, mas a continuação "Lorde Of Shadows "(Senhor das Sombras, em português) simplesmente roubou todo meu fôlego! Tudo que eu sempre amei nas histórias de Cassandra (Peças e Instrumentos) está mais aprimorado, mais concentrado aqui.
Como diria o "Julian", lá pela metade do livro:

"Pode partir meu coração - disse ele - deixe-o em pedacinhos. Eu te dou permissão."

É... definitivamente esse livro tritura nossos corações. A medida que você avança na história, você percebe a encruzilhada em que Emma e Julian se meteram... mais Julian do que a primeira, a meu ver...
É ele quem tem mais a perder e também é ele quem aposta mais alto. Que personagem! Que personalidade, Cassandra criou algo nunca visto antes com esse menino...
Emma é forte, corajosa, como nenhuma mocinha de Cassandra já foi...
mas Julian é todo amor, sagacidade e inteligência... ele manipula e é cruel em defender os seus! Eu fiquei impressionada e por vezes, custei a acreditar que ele faria...mas ele fez! Deus como eu queria que ele não tivesse, mas fez e desafia a gente como leitor em dizer que estava errado. Do seu ponto de vista, talvez não, mas até isso ele deturpa pra atingir seu objetivo. Eu não sei como ele retornará na continuação da história, se essa sua auto confiança vai continuar inabalada. Só sei que morrerei um pouquinho em cada dia até que Tia Cassie resolva nos presentear com o último livro dessa trilogia espetacular.
Recomendadíssimo.
Patricia 15/09/2017minha estante
E que final foi esse?! Livro espetacular, Cassandra nos presenteia e nos arrasa com sua escrita perfeita!

Lud 15/09/2017minha estante
Pois é!! Amei demais esse livro e sofri horrores com o final! Como esperar até 2019???

Brenda silva 19/09/2017minha estante
o terceiro sera lançado em 2018.

Lud 21/04/2018minha estante
Não vejo a hora de comprar o último! vou começar tremendo, tal a expectativa!

Guacira.GonAalves 21/01/2020

Ainda tentando assimilar o final desse livro.
G. Schiefer 21/01/2020minha estante
Tenso mesmo! Ainda não superei...

Gabriela Marques Augusto 22/01/2020minha estante
Eu fiquei passada

Guacira.GonAalves 22/01/2020minha estante
Estou louca para ler o último, mas estou sem dinheiro pra comprar agora...

Gabriela Marques Augusto 23/01/2020minha estante
O último eh muito bom tb...eu tinha ele em casa aí não aguentei e li em seguida kkkkkkk

Bazynha 30/09/2022minha estante
Eu acho que, de longe, essa é a melhor trilogia da Cassie até agora, ela entrega muito desenvolvimento de personagem na minha opinião. Entre esse e o último eu precisei dar um tempo antes de ler, e até aconselho pq me fez muito bem depois desse final para o qual eu não estava nem minimamente preparada

Rafa 30/09/2022minha estante
Nossa eu concordo muito com você, essa trilogia consegue ser muito melhor que instrumentos mortais e peças infernais. Você já leu as últimas horas ? O que mais me incomoda nos livros da Cassandra é que todo romance nunca da certo e só vai se resolver nos últimos capítulos do último livro, isso me deixa louco KKKKK Mas eu amo esses personagens e pela primeira vez temos uma protagonista que não precisa de macho pra defender ela

Bazynha 02/10/2022minha estante
Ainda não li as últimas horas pq tô esperando o último sair aqui no Brasil, eu sou ansiosa demais pra esperar um final kkkkkk
Mas, realmente, essa coisa com os casais dela sempre me deixam lelé da cuca. Malec foi o único que fugiu do padrão, eu acho

Rafa 02/10/2022minha estante
Também vou esperar pra sair os três KKKKK Malec o único que salva mesmo, já comecei a ler o Rainha do Ar e da Escuridão e tô gostando bastantes, espero não me decepcionar

Julia | @livrosechaporfavor 31/08/2017

Nesse livro deu pra conhecer e ter mais acesso a vários personagens e como era de se esperar Cassandra surpreendeu com uma história cheia de ação (mais que o primeiro) e momentos de tirar o folego. E claro que não tinha como não chorar literalmente com o final dele ? mal posso esperar para ler o 3° e último livro. Que venha 2018
Bruh | @meumundoemlivros 06/09/2017minha estante
O terceiro só em 2019:(

Bruh | @meumundoemlivros 18/09/2017minha estante
Esqueça o que falei. A Cassie adiantou o livro para 2018 para a nossa alegria.

Yasmin 10/11/2017minha estante
misericordiaaaaaaaaaaaaaa
alguém me explica esse final

Gus 27/08/2022

Poderia ter umas 200 páginas a menos, tem MUITA enrolação. Foi o livro que menos gostei da Cassandra até agora. O desenvolvimento é estranho, nada tem muito foco. Em 85% do livro não temos uma real sensação de perigo e nem que há um vilão na história, o que não seria um problema se a história tivesse outro foco. E o final me despedaçou
Kauã 25/10/2022minha estante
Estou sentindo exatamente isso agora na leitura.

Gus 25/10/2022minha estante
Te desejo sorte pq o livro 3 é pior! AHAHAHA

Kauã 28/10/2022minha estante
Meu Deus que medo. Estou custando terminar o segundo já imaginando a nota que vou dar... kkkk

Karen 15/07/2020minha estante
Eu ACHO que aqueles cavaleiros vão causar no próximo livro.
E sobre a tropa eu concordo totalmente, é a mesma história do círculo.

Bella 16/07/2020minha estante
Não tive coragem de começar o próximo pq to com um pressentimento muito ruim haha

taquino 30/03/2023minha estante
estou vendo as resenhas desse livro e concordo com tudo kkk acho que ela só fez tudo isso pra ter mais páginas sendo que poderiam ser resolvidas muito fácil

thsmr 02/05/2021

Chorando em posição fetal
Meu Deus Cassandra Clare, o que foi isso?
Eu tô impactada. Na última página só conseguia chorar e olhar pro nada.
Por que você destrói nossos sentimentos assim, Cassandra??? Por que??? Eu quero destruição e tortura seguida de morte para esse bando de gente PODREEE!!!

Porém, apesar de todo o surto, o livro só começa mesmo da página 190 em diante. Daí para frente, vemos um desenrolar maluco, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, e com grande parte dos personagens envolvidos em alguma trama. E no meio de todo caos, vemos eles se desenvolverem, e se solidificarem como guerreiros, e como família. Uma família que cresceu no meio da morte, do sangue e da destruição, mas que foi, e continua, sendo unida pelo amor.

Confesso que o Kit me irritou demais (desculpa Ty), comecei a simpatizar com ele quase no fim, não aguentava mais aquele drama todo. Entendo tudo que ele passou? Claro. Mas ainda sim, achei ele bem ingrato e egoísta na maior parte do tempo. Espero que amadureça no próximo livro.

E o que dizer sobre a representatividade? Apenas incrível!!! Na minha humilde trajetória como leitora, encontrei pouquíssimos autores dispostos a inserir pautas tão importantes em suas histórias. A Cassie faz isso lindamente, e segue surpreendendo. Não vou falar muito sobre esse tópico para evitar spoiler, acho que todos precisam ler, aprender, se emocionar e se desconstruir.
heloisa.berce 02/05/2021minha estante
o tanto que eu chorei com esse final...

thsmr 02/05/2021minha estante
mulher nem me fale.. eu já tô no capítulo 6 do terceiro e ainda não consegui superar ????

Natasha | @natpinheirox 22/05/2021minha estante
Menina, você conseguiu dizer tudo que eu queria dizer de forma culta hahhaha porque eu na minha resenha só consegui pirar mesmo com o final do livro! xD Mas a questão da representatividade que a Cassie trás realmente me chama bastante atenção também, fico encantada!

Nicoly Mafra 13/09/2017

#ResenhaNickMafra: O Senhor das Sombras | @cassieclare1 | @galerarecord | Nota: 4,75.
Quando comentei que estava lendo Senhor das Sombras, muitas pessoas pediram resenha assim que possível e outras comentaram: "PELOAMOR, NADA DE SPOILER"; então, cá estou eu, tentando satisfazer todos vocês.

Os Artifícios das Trevas é definitivamente a minha série favorita escrita pela Cassandra Clare até o momento. A escrita da autora está ainda melhor, o universo Shadowhunter ainda mais atraente e os personagens dessa série são incrivelmente cativantes (menos a Zara - morre, demonha!).

Dois "núcleos" se destacaram durante a leitura de Senhor das Sombras, um sendo o relacionamento de Emma e Julian - meus bebês lindos -, e outro sendo o desenvolvimento da amizade entre Livvy, Ty e Kit. Sério, amo fortemente Emma e Julian, mas em muitos momentos eu torci por mais cenas com o trio, pois era engraçado, fofo e enchia meu coração de amor.

Cassandra Clare ainda possui a capacidade de nos surpreender. Neste livro conhecemos mais sobre o passado de um tal personagem, que foi simplesmente maravilhoso - bati palmas durante a leitura -, e adorei que a autora explorou ainda mais o universo das fadas, principalmente a corte Unseelie.

Tenho que confessar que nem tudo me agradou neste livro; em alguns momentos achei o enredo um pouco lento e existem alguns relacionamentos que estão muito enrolados, mas estou esperançosa que tudo seja resolvido com perfeição no último volume da trilogia – vem logo 2018.

Agora, quanto ao final deste livro... Cassandra Clare, quem você pensa que é para fazer isso comigo? Sofri muito, sofri demais. Nunca perdoarei Cassandra Clare por ter deixado meu coração em pedacinhos.

A cada livro fico mais surpresa com a maestria da Cassandra Clare; a autora sabe encher meu coração de alegria e amor, sabe me fazer sofrer, fazer com que eu me apaixone fortemente, mas, principalmente, sabe me destruir ao ponto de me jogar no chão, pedindo por ajuda.

Para aqueles que ainda não sabem se vale a pena ler Os Artifícios das Trevas, saibam que eu recomendo demais, demais esses livros! Agora vou ficar aqui, em um quartinho escuro, sofrendo, até a publicação do último livro.

site: www.instagram.com/nickmafra
Lud 15/09/2017minha estante
"Morre demonha foi ótimo"!!!! Kkkkkk' realmente, oh personagem chata pra kct!! E como sofri lendo esse livro!!

Nicoly Mafra 15/09/2017minha estante
Hahahaha, eita guria impossível! Sofri muuuuito!

Matheus 11/07/2018minha estante
nossa, sim! o gwyn foi uma surpresa e aquele final MEU DEUS!

Ingrid 03/08/2018minha estante
Estou lendo e morrendo de medo.