Senhor das Sombras

Senhor das Sombras Cassandra Clare

Resenhas -

Gabrielle | @portrasdascapas 22/09/2017

Resenha Senhor das Sombras - Cassandra Clare
Vim falar um pouquinho sobre esse livro hoje. Eu amei, mas vou ser sincera, durante todas as 602 páginas eu achei que pouca ação ocorre. Nele há muito mais desenvolvimento de personagens e explicações para o que está ocorrendo do que embates ou lutas, então se você é desses que preferem muito mais ação do que diálogos, talvez essa não seja a sua trilogia. Mas pra quem gosta dessa parte, ele é um prato cheio. Toda a dinâmica envolvendo Mark/Kieran/Cristina é melhor explorada e eu adorei isso, esse misto de sentimentos envolvendo todos eles. Temos também o trio Ty/Kit/Livvy que é sensacional, os gêmeos realmente incluíram Kit no grupo e temos um desenvolvimento muito legal do afeto do Kit por eles, por mais que muitas vezes ele sinta que não pertence àquele mundo. Além disso, temos todo o drama envolvendo Julian e Emma, que vamos combinar, não é pouco, mas o que eu gostei mais ainda é que a história não ficou focada somente nisso. E vamos combinar, merecíamos mais umas 1000 páginas só de família Blackthorn, porque é muito amor!
Temos também a descoberta do real vilão, por que em Dama da Meia Noite isso não ficou claro, mas por mais que a Cassandra Clare tenha explicado as motivações dele, ainda não consegui vê-lo como uma ameaça tão grande assim. Fiquei muito mais preocupada com a Tropa, grupo de Caçadores de Sombras que foi introduzido nesse livro e que tem como objetivo criar um Registro de Submundanos, para ter maior controle sobre todos (lembra Hitler, não? Já sabemos onde algo assim pode chegar...).
Como falei, todo o desenrolar do livro é basicamente desenvolvimento de personagens, mas as cenas de ação presentes não deixam a desejar. Cassandra Clare sabe o que faz né?
Então vamos chegando ao final do livro e pensamos: ok, bom, tudo dando certo, finalmente! Até que vem Cassandra Clare com sua falta de coração, que ficou ainda mais evidente nesse livro, e nos destroça. Sério, sei nem o que dizer. SÓ LEIAM, preciso de alguém pra comentar abertamente sobre essa maravilha de livro!

site: https://www.instagram.com/portrasdascapas/
Suzy.Barreto 24/09/2017minha estante
Finalmente alguém concorda comigo sobre a ideia de Hitler... Eu lia e só lembrava dele kkk
O que dizer desse final? Cassandra destruidora de corações, pelo amor!

Gabrielle | @portrasdascapas 24/09/2017minha estante
Destruidora é pouco!!! Tava tudo se resolvendo e eu tava super feliz e dai vem ela e além de acabar com nossas esperanças, tem que ser mais cruel ainda

Suzy.Barreto 24/09/2017minha estante
Eu acabei esse livro desnorteada. Ela não foi nem um pouco previsível! Cassandra se superou em artifícios das trevas.

Gabrielle | @portrasdascapas 24/09/2017minha estante
Eu tbm! Se superou mesmo, quero só ver o que vai vir no próximo... muita coisa pra resolver em um livro só

Suzy.Barreto 24/09/2017minha estante
Estava imaginando exatamente isso, mas pelo menos teremos muitas páginas desse universo maravilhoso do Anjo hahah

Gabrielle | @portrasdascapas 25/09/2017minha estante
Ainda bem! Oremos! E essa mulher não cansa de escrever né? Pelo que vi ela já tem mais umas 3 trilogias encaminhadas

Suzy.Barreto 25/09/2017minha estante
Pelo visto não. E sinceramente não reclamo, adoro os livros dela e esse mundo todo de caçadores de sombras kkk

Gabrielle | @portrasdascapas 25/09/2017minha estante
Eu tbm adoro! Que ela escreva mais e mais hahah

Lay 28/09/2017minha estante
Tô destruída com esse final... apenas esperando o q vem por aí! Cassandra arrasadora.

Karenina 09/11/2017minha estante
ainda to muito triste e chocada com esse final

Vitória Helen 06/01/2018minha estante
Ela não pode matar a Clary eu sou muuuuiiiitooooo fã dela. Sou tão fã que dei o nome da minha cachorrinha de Clary , se a Clary( da Cassandra ) (a minha também mas não tô falando disso) eu acho que vou ficar tão triste que vou passar uma semana inteira chorando

Vitória Helen 06/01/2018minha estante
A Clary também não pode morrer. Sério eu sou tão fã que dei o nome da minha cachorrinha de Clary e se a Clary morrer (as duas) acho que fico uma semana inteira chorando

Deh 09/01/2018minha estante
Nossa, não mesmo. Já estava esperando o casamento deles e a Cassandra me vem com essa. ?
Agr é preparar o coração para o próximo, acho que ela anda se inspirando nas crônicas de fogo e gelo.

Vitória Helen 09/01/2018minha estante
Kkkkkkk

Bruna 08/11/2017

Resenha: Senhor das Sombras
Não é nenhum segredo pra quem me acompanha aqui no blog que eu sou uma grande fã da Cassandra Clare, que eu me apaixonei pelo universo que ela criou dos shadowhunters, de forma que eu estava esperando ansiosamente pelo "Senhor das Sombras". Estava tão empolgada pelo livro que o devorei em uma questão de dias e, agora, eu mal posso esperar para o próximo livro e tomara que ele não demore a chegar aqui no Brasil.

"A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde."

O livro começa poucas semanas após os acontecimentos de "Dama da Meia-Noite", e como era de se esperar as coisas não andam nada fáceis para os shadowhunters do Instituto de Los Angeles, na verdade, a vida nunca foi muito fácil para eles. Depois da morte do feiticeiro Malcom Fade, de Emma Carstairs descobrir a verdade sobre a morte de seus pais e sobre a Maldição dos parabatais proteger os Blackthorns, principalmente, Julian se tornou sua missão principal, mesmo que isso envolva negar os seus sentimentos por ele. Em uma tentativa de tentar esquecê-lo, Emma começou um namoro de mentira com Mark, o irmão mais velho de Julian, que optou por permanecer ao lado de sua família ao invés de retornar para a Caçada Selvagem.

Como se isso não fosse complicado o bastante, o número de demônios marinhos aumentou na costa da Califórnia, de maneira que a Clave não teve como ignorar esse problema. Sendo assim, eles enviaram para o instituto os Centuriões, também conhecidos como a elite de caçadores formados na Scholomance, para tentar resolver esse problema. Porém, conviver com os Centuriões não vai ser uma tarefa nada fácil uma vez que eles são prepotentes, além de desprezarem os caçadores do instituto.

"Tem algo de especial num lugar em que você esteve com alguém que ama. Ele assume um significado na sua mente. Torna-se mais do que um lugar. Transforma-se em uma destilação do que vocês sentiam um pelo outro. Os momentos que você passa num lugar com alguém... se tornam parte dos tijolos e da argamassa. Parte da alma do lugar."

Lidar com essa visita indesejada no instituto não é nada fácil, mas sempre existe uma maneira de tudo piorar: além dos centuriões, eles recebem a visita de um convidado bastante incomum O líder da Caçada Selvagem, Gwyn ap Nudd, está ao instituto para trazer notícias sobre Kieran, que está preso e que será condenado a morte na corte de Unseelie. Para proteger aqueles que amamos, por alguém que já sentimos algo, é preciso fazer certos sacrifícios, de forma que Mark decide ir para o mundo das fadas para resgatar Kieran.

Trata-se de uma missão muito perigosa, ainda mais que os Nephlim estão com as relações abaladas com as fadas, mas apesar de todos os riscos iminentes Mark não desiste de tentar salvar Kieran. Para tentar resgatá-lo Julian, Emma e Christina vão atrás de Mark na corte Unseelie. Durante esse período que passam no mundo das fadas algumas revoltas, intrigas, informações e segredos vão surgir, alguns que podem mudar para sempre a vida e o mundo dos Nephlim.

"Eu nunca tinha entendido até então o quanto você pode privar uma pessoa ao não lhe dar as palavras das quais ela necessita para se descrever. Como você pode saber se há outros como você quando nunca teve um termo para se referir a si?"

No segundo livro da série Os Artifícios das Trevas, Cassandra Clare conseguiu dar mais destaque para os membros mais novos da família Blackthorns: Ty e Livvy, que ganharam um maior destaque do que no volume anterior. Junto deles outro personagem que se destacou bastante foi Kit Herondale, que havia tido uma breve aparição anteriormente. Kit ao lado dos gêmeos (Ty e Livvy) acabaram desenvolvendo uma amizade muito interessante.

Também gostei da maneira que a Cassie lidou com os triângulos amorosos da série (Julian, Emma, Mark e Kieran, Mark, Christina), sem deixar que se tornasse algo cansativo e que ganhasse um foco maior e mais importante na história. Por mais que um romance seja legal, não é o fator principal da série de livros, não é uma saga que gira em torno de um amor.

Foi com grande maestria que Cassandra Clare conseguiu desenvolver todos acontecimentos de "Senhor das Sombras", tantas coisas aconteceram que tive receio de que algumas ficassem confusas, ou que não recebessem a devida importância que mereciam. Agora, mal posso esperar pelo lançamento do próximo livro da saga (apenas espero que não demore muito e que seja tão bom quanto esse).

site: http://escritorawhovian.blogspot.com.br/2017/11/resenha-senhor-das-sombras.html
Puri Morais 08/11/2017minha estante
ESSA MULHER É BRUXA, livro foi perfeito demaisssssss

Bruna 08/11/2017minha estante
Sim, até agora estou apaixonada pelo livro. Cada vez mais me surpreendo com a Cassie.

Puri Morais 09/11/2017minha estante
maravilhosa.

Carol 13/11/2017minha estante
O final foi tão decepcionante...

May 22/11/2017minha estante
Super querendo ler!!!

Lud 14/09/2017

Oh meu Deus!!!
E agora? Que final foi esse?

Eu não achei tão impressionante Lady Midnight, como pareceu a maioria, mas a continuação "Lorde Of Shadows "(Senhor das Sombras, em português) simplesmente roubou todo meu fôlego! Tudo que eu sempre amei nas histórias de Cassandra (Peças e Instrumentos) está mais aprimorado, mais concentrado aqui.
Como diria o "Julian", lá pela metade do livro:

"Pode partir meu coração - disse ele - deixe-o em pedacinhos. Eu te dou permissão."

É... definitivamente esse livro tritura nossos corações. A medida que você avança na história, você percebe a encruzilhada em que Emma e Julian se meteram... mais Julian do que a primeira, a meu ver...
É ele quem tem mais a perder e também é ele quem aposta mais alto. Que personagem! Que personalidade, Cassandra criou algo nunca visto antes com esse menino...
Emma é forte, corajosa, como nenhuma mocinha de Cassandra já foi...
mas Julian é todo amor, sagacidade e inteligência... ele manipula e é cruel em defender os seus! Eu fiquei impressionada e por vezes, custei a acreditar que ele faria...mas ele fez! Deus como eu queria que ele não tivesse, mas fez e desafia a gente como leitor em dizer que estava errado. Do seu ponto de vista, talvez não, mas até isso ele deturpa pra atingir seu objetivo. Eu não sei como ele retornará na continuação da história, se essa sua auto confiança vai continuar inabalada. Só sei que morrerei um pouquinho em cada dia até que Tia Cassie resolva nos presentear com o último livro dessa trilogia espetacular.
Recomendadíssimo.
Patricia 15/09/2017minha estante
E que final foi esse?! Livro espetacular, Cassandra nos presenteia e nos arrasa com sua escrita perfeita!

Lud 15/09/2017minha estante
Pois é!! Amei demais esse livro e sofri horrores com o final! Como esperar até 2019???

Brenda silva 19/09/2017minha estante
o terceiro sera lançado em 2018.

Lud 21/04/2018minha estante
Não vejo a hora de comprar o último! vou começar tremendo, tal a expectativa!

Line 01/04/2018

6 coisas que você precisa saber sobre Senhor das Sombras...
1. É o segundo livro da serie " Os artifícios das trevas". Caso você queira ler todos os livros do universo dos Caçadores de Sombras, há uma ordem cronológica que pode ser seguida intercalando as series.

2. O ritmo do livro é um tanto lento em seus primeiros capítulos.

3. Emma e Julian precisam de ajuda de um psicologo, serio.

4. Chega uma hora que você não vai mais saber para qual casal torcer, e apenas fica ali, torcendo para que alguma coisa dê certo. APENAS UMA PELO AMOR DE DEUS!

5. Voltamos ao Instituto de Londres, yes!

6. Fadas, muitas fadas.
Aline Cristina Moreira 30/06/2018minha estante
Um psicólogo realmente seria o primeiro passo pra eles rs

Rena 24/02/2019minha estante
Eu realmente não prefferencia para a Emma, já tô tão desesperada para rola algo que pode ser com qualquer um mesmo

Keu 29/05/2019minha estante
Já vejo que vou demorar pra ler.

Ju 31/08/2017

Nesse livro deu pra conhecer e ter mais acesso a vários personagens e como era de se esperar Cassandra surpreendeu com uma história cheia de ação (mais que o primeiro) e momentos de tirar o folego. E claro que não tinha como não chorar literalmente com o final dele ? mal posso esperar para ler o 3° e último livro. Que venha 2018
Bruh 06/09/2017minha estante
O terceiro só em 2019:(

Bruh 18/09/2017minha estante
Esqueça o que falei. A Cassie adiantou o livro para 2018 para a nossa alegria.

Yasmin 10/11/2017minha estante
misericordiaaaaaaaaaaaaaa
alguém me explica esse final

Iza 24/12/2017

Foi bom, mas puts Cassandra, vc pegou pesado em!
O primeiro livro eu gostei, mas não gostei taaaaaanto, já esse foi de ficar grudada do início ao fim. Não há dúvidas de que Cassandra Clare não pode fazer outra coisa senão escrever livros, a mulher é fera, mas vamos combinar né, que final foi esse???!!! Estou com o coração apertado até agora, foi de arrancar os cabelos!!! Ter que esperar um ano pra saber o que vai acontecer é de matar, mas temos outra saída?! Vida que segue e ressaca literária!
Najara Assis 28/12/2017minha estante
Eu gostei mais do primeiro, esse segundo é ótimo mas não ficou bem explicado se a Ema deixou de amar o Julian ou se está só tentando proteger ele da Clave. Confesso que chorei com a morte da Livy

MC 20/02/2018minha estante
A cena extra não é o final do livro. O final é lá naquela confusão da reunião. A cena extra acontece logo que eles chegam em Londres. Foi uma cena deletada do livro em si, pelo editor, Cassandra colocou só nessa edição especial, como bônus.

Cris 19/08/2018

Senhor das Sombras
Eu li numa vibe diferente por isso acho q não consegui gostar tanto quanto gostei do primeiro e tb como eu já tinha levado spoilers não foi uma grande leitura (se bem q foi sim pq cada capítulo levei uma hora pra ler e isso tb me chateou um pouco).O livro foi mto longo e na maior parte parecia q estávamos empacados em uma coisa só é acabei pegando birra de alguns personagens q gostei no primeiro livro.
Julian e Emma nunca serão Jade e Clary e teve momentos q eu tive vontade de estrangular os dois;Kieran é insuportável e a relação dele com o Mark começou a me dar nos nervos;Cristina é legalzinha mas falta algo nela;Diana é o melhor personagem do livro e fim.
Apesar de ser uma leitura longa e meio decepcionante estou ansiosa pelo terceiro livro,espero estar numa boa vibe e espero q tudo q me incomodou nesse livro seje resolvido.Tb pretendo fugir de spoilers q estragaram boa parte do meu prazer Ness leitura
Rodrigo 30/05/2019minha estante
Me senti da mesma forma em relação a leitura.

Cris 11/06/2019minha estante
Comecei a ler o terceiro livro(e não tomei nenhum spoiler viva!)mas sei lá o primeiro capítulo já me decepcionou e acabei parando vou dar um tempo e retomar mais pra frente).

Carina 11/09/2017minha estante
A continuação sairá em 2018, a Cassandra Clare adiantou

itsmary 13/09/2017minha estante
Sim! Eu vi a notícia depois de ter postado a resenha. De qualquer forma, até sair aqui no Brasil... pode ser que seja só em 2019 mesmo! :(

zoni 05/02/2019

É um livro com muito dedo no cu, e gritaria.
Eu tenho uma relação de amor e ódio com a Cassie, é sério. Eu odeio essa mulher com todas as minhas forças por toda essa dor e sofrimento que ela me causa com suas histórias, mas a amo incondicionalmente por criar um universo tão gostoso como esse.

Estou totalmente assustado com o que vai acontecer no próximo volume, depois de Senhor das Sombras, eu espero tudo, e graças aos céus eu já peguei alguns spoilers, porque não saberia viver com esse final não sabendo nada do último livro da trilogia. Há muitos pontos positivos nesse segundo volume, inclusive com os personagens. Mark (um dos meus personagens preferidos, diga-se de passagem), e Cristina ganham destaques merecidos, Kieran deixa de ser o namorado do Mark e mostra-se um cara incrível que não merece nada desse ódio todo que recebe. Os irmãos menores ganham mais cenas e mostra que Cassandra não está com medo de explorar seus personagens. Diana é o ponto alto do livro, conhecer sua história e a ver começar um romance super cativante encheu meu coração de alegria. Kit é uma coisa doida, não sei explicar, ele tem muito destaque no livro, mas eu sinto que ele merecia mais, muito mais, mas acredito que Cassie está guardando muita coisa pro próximo livro, e pra trilogia em que ele será protagonista.

O que mais me incomodou na leitura foi a sua lentidão, o livro é muito grande, e muito lento, por mais que tenha mil coisas acontecendo, a gente não avança, está sempre no mesmo lugar. Outro fato, é que sinceramente com aquele final Cassandra declarou que mesmo em uma série não deles, Clary e Jace estão prontinhos para voltar a brilhar como os melhores caçadores de sombras do mundo, já deu, né?

O final é bem rápido, nossa como foi rápido, acontece um monte de coisa, tem morte, tem dedo no cu e gritaria e a gente termina o livro totalmente chocado. É sério, não sei o que falar mais, eu preciso do próximo volume, mesmo.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Art 08/02/2019minha estante
Rainha do Ar e da Escuridão consegue arrasar mais ainda
Eu surtei a cada página
E tem um final arrasador
Cada personagem vai ter seu destaque e seu momento e Cassie mostra mais uma vez o quão grande o seu shadowverse é
SÓ VEM CASSIE

zoni 08/02/2019minha estante
Estou mega ansioso pra o próximo, Art. E já vou preparar minhas lágrimas porque pelo que vi é do caralho mesmo.

Matheus.Souza 11/07/2018minha estante
nossa, sim! o gwyn foi uma surpresa e aquele final MEU DEUS!

Ingrid (Instagram : Ingridfelippi ) 03/08/2018minha estante
Estou lendo e morrendo de medo.

Kennya Castro 06/10/2017

Trilogia Os Artifício das Trevas - Senhor das Sombras
O livro dá continuidade na história da família Blackthorn e de Emma Carstairs. Personagens como Mark e Cristina também ganham destaques merecidos, Ty, Kit e Livvy ganham maior expressividade do que no primeiro livro. Neste novo livro 5 anos se passaram e estão todos mais velhos, independentes e vivendo seus próprios conflitos. Emma e Julian já tem 17 anos e vivem em um turbilhão de sentimentos que envolvem o sentimento de amigos, a paixão avassaladora recém descoberta e o medo da maldição do amor entre parabatais. Sentimentos que se confundem e que criam ramas importantes na trama.
Diana também ganha um destaque maior com a revelação de sua história e suas origens, fato que não foi contato no outro livro mas que agora ganha um foco maior.

Cristina como melhor amiga de Emma sai do papel de coadjuvantemente e ganha cenas só dela e de seus próprios sentimentos e conflitos, sem ligação direta com Emma. Tudo leva a crer que no próximo livro ela ganhara ainda mais espaço. Mark apesar de viver agora com a família ainda está confuso com seu papel e com sua capacidade de lidar com os problemas familiares, seu vinculo com Emma se torna ainda mais forte.
Neste segundo livro o foco já não é mais a ficção da Emma em vingar seus pais e a descoberta de seu amor por Julian, seu parabatai. Novas situações aparecem e eles se veem novamente em perigo. Perigos criados pelas relações desenroladas com as fadas e com o novo cenário politico que envolvem os caçadores da sombras. Eles vão ter que lidar com situações que envolvem não apenas a maldição do amor parabatai, mas toda sua família.
Você pode ler mais sobre a descrição do livro e seus personagens assim como curiosidades aqui:

Gosto dos livros da Cassandra principalmente por achar que ela foge dos esteriótipos de livros para adolescentes, os personagens de seus livros podem muito bem ter outra idade, podem ser adultos com conflitos justificados e embasados em suas vivências. A falta da infantilidade da adolescência torna o livro de leitura fácil, já que 80% dos personagens são adolescentes.
A visão do homossexualismo sai do comum e do "levantar bandeira" e é retratado como algo natural, não estereotipado, sendo as relações muito mais importantes do que os gêneros que fazem parte dela. São tratados assuntos como descoberta da sexualidade (ainda que não explicita), transexualidade, a dúvida entre gêneros e a incerteza da natureza de sentimentos por uma pessoa. Dúvidas que são passiveis de qualquer ser humano e que são retratadas de forma brilhante! Dá gosto de ler como o amor é posto como apenas amor!!

O livro em si é bom mas muito arrastado. Esperava mais acontecimentos impactantes e personagens novos mais fortes. O livro foca muito na apresentação de personagens e suas relações, aprofunda na personalidade de cada um e na interação entre eles. Seus sentimentos perante as situações são muito bem explicados e creio que no próximo livro será decisivo para o entendimento do desenrolar da trama. Algumas pontas são deixadas soltas no livro e acredito que alguns ganchos podem ser feitos com elas.
É possível que Bane, Clary e Jace tenham novamente papeis importantes nos livros da Cassandra Clare, provavelmente veremos mais deles!

Minha nota para este livro é 4,0 em 5,0 por acreditar que ele é apenas uma introdução para o terceiro livro que terá sim embates importes e cenas incríveis. O livro é bom, é bacana, mas não me deu a mesma emoção que os Instrumentos Mortais e mesmo o primeiro livro Dama da Meia Noite.
Em 2018 sai a continuação e poderemos entender mais do que cerca este universo.

O fim do livro é de correr lágrimas e apertar o coração, prepare-se porque o choro é livre!!

site: https://contaaiolivrodavez.blogspot.com.br/
Página 94 06/10/2017minha estante
Eu também gostei mais de Dama da Meia Noite. Esse segundo livro só começou a engatar pra mim do meio pro final. E QUE FINAL! Terminei ele chorando e sem acreditar no que aconteceu. Esse terceiro livro promete...

Kennya Castro 06/10/2017minha estante
Eu acho que esse terceiro livro vai ser demais!
Se duvidar ela vai fazer uma nova saga, tem muito conteúdo ainda para mostrar!!

Nicoly Mafra - @nickmafra 13/09/2017

#ResenhaNickMafra: O Senhor das Sombras | @cassieclare1 | @galerarecord | Nota: 4,75.
Quando comentei que estava lendo Senhor das Sombras, muitas pessoas pediram resenha assim que possível e outras comentaram: "PELOAMOR, NADA DE SPOILER"; então, cá estou eu, tentando satisfazer todos vocês.

Os Artifícios das Trevas é definitivamente a minha série favorita escrita pela Cassandra Clare até o momento. A escrita da autora está ainda melhor, o universo Shadowhunter ainda mais atraente e os personagens dessa série são incrivelmente cativantes (menos a Zara - morre, demonha!).

Dois "núcleos" se destacaram durante a leitura de Senhor das Sombras, um sendo o relacionamento de Emma e Julian - meus bebês lindos -, e outro sendo o desenvolvimento da amizade entre Livvy, Ty e Kit. Sério, amo fortemente Emma e Julian, mas em muitos momentos eu torci por mais cenas com o trio, pois era engraçado, fofo e enchia meu coração de amor.

Cassandra Clare ainda possui a capacidade de nos surpreender. Neste livro conhecemos mais sobre o passado de um tal personagem, que foi simplesmente maravilhoso - bati palmas durante a leitura -, e adorei que a autora explorou ainda mais o universo das fadas, principalmente a corte Unseelie.

Tenho que confessar que nem tudo me agradou neste livro; em alguns momentos achei o enredo um pouco lento e existem alguns relacionamentos que estão muito enrolados, mas estou esperançosa que tudo seja resolvido com perfeição no último volume da trilogia – vem logo 2018.

Agora, quanto ao final deste livro... Cassandra Clare, quem você pensa que é para fazer isso comigo? Sofri muito, sofri demais. Nunca perdoarei Cassandra Clare por ter deixado meu coração em pedacinhos.

A cada livro fico mais surpresa com a maestria da Cassandra Clare; a autora sabe encher meu coração de alegria e amor, sabe me fazer sofrer, fazer com que eu me apaixone fortemente, mas, principalmente, sabe me destruir ao ponto de me jogar no chão, pedindo por ajuda.

Para aqueles que ainda não sabem se vale a pena ler Os Artifícios das Trevas, saibam que eu recomendo demais, demais esses livros! Agora vou ficar aqui, em um quartinho escuro, sofrendo, até a publicação do último livro.

site: www.instagram.com/nickmafra
Lud 15/09/2017minha estante
"Morre demonha foi ótimo"!!!! Kkkkkk' realmente, oh personagem chata pra kct!! E como sofri lendo esse livro!!

Nicoly Mafra - @nickmafra 15/09/2017minha estante
Hahahaha, eita guria impossível! Sofri muuuuito!

Mey 18/09/2017

"Senhor das Sombras" é o segundo livro da trilogia Os Artifícios das Trevas da Cassandra Clare e se passa alguns anos depois da Guerra Maligna retratada em Os Instrumentos Mortais. Nesses livros acompanhamos a família Blackthorn e Emma Castairs, que ficaram órfãos depois que os caçadores de sombra tiveram que enfrentar Sebatian Morgernstern. Emma é parabatai de Julian Blackthorn, mas os dois estão apaixonados um pelo outro, o que é proibido pela Clave.

Eu gostei muito de Dama da Meia-Noite, primeiro livro, mas nesse segundo a sensação que tive foi que só serviu para preencher espaço, e bota preencher nisso, afinal, o livro tem 589 páginas. Depois de tudo que aconteceu antes, Emma descobrir que amar o parabatai é uma maldição, Malcom Fade ressuscitar Annabel, ser assassinado, Mark conseguir ficar com sua família e a aparição do namorado de Cristina, vem esse segundo livro e a autora não resolveu nada, pleo contrário nos trouxe mais problemas e aí eu fico pensando o tamanho que terá o terceiro último livro, ou se ela vai fazer como em Os Instrumentos Mortais e transformar a trilogia em série.

Claro, que o livro não é de todo mal, pelo contrário, Cassandra continua escrevendo muito bem, seus personagens são sempre bem construídos, o universo que ela cria é sempre mágico e luminoso e ela consegue fazer plot twists como ninguém. Devorei esse livro, não com tanta fome como o primeiro, ms havia algo ali, em meio a todas aquelas aventuras, mas foi um caso de livro com muitos acontecimentos em que não acontece nada.

Outro ponto positivo é a diversidade das personagens da Cassandra que mais uma vez trouxe representatividade para suas histórias de fantasia. Gosto também que ela mostrou que poemos ter caçadoras de sombra tão incríveis quanto caçadores, adorei quando ela disse que Emma tinha uma quedinha por Jace, mas depois ela queria ser como ele. Ponto positivo para Cassie.

Agora vamos falar sobre o drama, que essa autora sabe faze um como ninguém, e o nosso casal principal, Julian e Emma, continuam a sofrer e é impossível não se solidarizar com os dois. Amo as cenas de amor dos dois, principalmente a entrega do Julian. Mas o drama não fica apenas para os personagens desta série, não, ela resolveu mexer com Clary e Jace, Magnus e até mesmo com a Tessa, e eu só fico pensando se ela vai ter coragem de executar algum deles e que se isso acontecer vai ser muita crueldade.

No geral "Senhor das Sombras" é um bom livro, mas ela poderia ter desatado alguns nós e deixado poucas revelações para o último livro. E seu tão conhecido final surpreendente foi muito cruel dessa vez, até porque estava gostando de um certo núcleo de personagens e imagino o que os acontecimentos finais vai fazer com ele. Aguardando o próximo livro pra ver qual é.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2017/09/resenha-senhor-das-sombras.html
Gustavo Igor 23/12/2017minha estante
Perfeito esta resenha