Senhor das Sombras

Senhor das Sombras Cassandra Clare

Resenhas -

tete 11/07/2022

dou: muito dinheiro pra Cassandra Clare
recebo: dor, tristeza e depressão

NUNCA MAIS VOU SORRIR TO MAL
Nana 07/01/2023minha estante
Isso me preocupa... Bastante kkkkkkk

Kaah 18/02/2018minha estante
EU MESMA ;-;

Daniela.Varine 19/02/2022

CASSANDRA CLARE tem criança chorando pqp, a mulher gostou de matar personagem. Adorei a crítica política mas confesso que fiquei muito PUTAA, serio quase esta tacando um kindle na parede toda vez que a Zara abria a boca.
Estou adorando o crossover que esta sendo essa saga, são tantas referências
Fellipe 26/02/2022minha estante
Né mannnn que ódio dessa Zaraaaa

Desi Gusson 22/01/2018

Ela Continua Fazendo Isso e Nós Continuamos Voltando Para Mais
Assim como Senhora da Meia-Noite, SdS é um livro grande. Grande e compriiiiiido, com muitas coisas acontecendo antes mesmo da metade. Levei um mês nesse livro, um mês inteiro, o que pra mim é uma verdadeira vergonha, praticamente até a página 170. Foi a partir daí as coisas começaram a ficar realmente interessantes e voltei a ser eu mesma: li as outras 430 páginas em menos de dois dias :)

Acho que uma coisa que me cansou logo de cara foi a "divinificação" de Clary e Jace. Eles aparecem nessa história com 20 e poucos anos, já Caçadores de Sombras  glorificados e tratados como heróis e lendas vivas por todos. Isso era de se esperar, levando em conta o tanto que esse casal pastou e acho digno mesmo que eles mereçam respeito. Mas as interações deles com os outros personagens ficou forçada demais, irreconhecível. Parece que a Cassandra resolveu que ia botar um manto de Yoda, Gandalf, Dumbledore ou qualquer outro velho sábio neles, e os escreveu como anjos dando conselhos para os mais novos. A Clary virou uma criatura serena e Jace esqueceu como tirar com a cara de todo mundo. Uma pena. Quem acompanha a série desde o princípio sabe da personalidade de cada um e está bem familiarizado com as falhas e defeitos também, por isso acho difícil engolir essa mudança.

Sim, eu fiquei revoltada. E quanto mais penso nisso, mais revoltada fico.

Se você curtiu essa nova fase paz e amor de um dos melhores casais do universo YA, não me odeie. Eu prometo que só tenho coisas boas pra falar daqui em diante!

Eu acredito piamente que Cassandra passa horas acordada na cama, olhando pro teto e pensando: "Como posso ferrar ainda mais com a vida dos meus queridos personagens?"

Ela deve se esforçar pra criar essas situações gente! Não é possível! E se esse dom pra romances impossíveis vem naturalmente então senhora Clare, acho que precisamos chamar um médico pra você. Ou um padre.

Resumindo qualquer livro contendo Caçadores de Sombras: você acha que seu casal do coração finalmente encontrou um meio de ser feliz e, BAM, algo terrível acontece é o mundo de todos, inclusive o seu, é virado de cabeça para baixo!

E qualquer pessoa normal ficaria irritada por ter seus sentimentos feitos de brinquedo por alguém. Mas nós somos leitores, nós não somos normais. Nós queremos mais sofrimento.

Então chega Senhor das Sombras pra conceder esse desejo. É tiro atrás de tiro. É bomba atrás de bomba. Tem momentos de orgulho (Emma, você é demais) e ódio mortal. Tem tantas coisas cruciais acontecendo e pequenas bolhas de calmaria (pequenas, bem pequenas) e você fica maluco a cada descoberta porque, como mencionei acima, Cassandra gosta de complicar e mostrar que o buraco é mais embaixo.

Senhor das Sombras é um livro exaustivo. Ele é longo e bem lento no começo, e depois pega um ritmo alucinante que cansa. Mas é aquele cansaço bom, de dançar por horas ou nadar muito no mar.

Terminei a leitura sem saber o que ler em seguida, porque nenhum outro livro me manteria naquela vibe incrível.

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse o site! :D

site: www.desigusson.wordpress.com
Hellen Buckel 22/01/2018minha estante
Ainda estou meio receosa em ler Senhor das Sombras, pois sei que será tiro atrás de tiro. Estou me preparando mentalmente xD

Kelly 30/08/2017

"[...]A ferida é o lugar por onde a Luz entra em você."
Pelo Anjo, Cassandra Clare pegou meu coração em suas mãos e o apertou sem nenhuma consideração.
Os Blackthorns tem muita coisa para lidar em Senhor das Sombras. Velhos e novos inimigos. Julian está vendo seus segredos desmoronarem e o medo do que isso poderá causar a sua família, o fará tomar decisões drásticas.
Kieran , Mark e Cristina estão tentando entender seus sentimentos. Podemos ver mais de Kit e Ty. Livvy cresceu muito nesse livro e vemos um pouco mais de Dru tambem.
Julian ganhou meu coração desde Cidade do Fogo Celestial e ver tudo que ele passa e vai passar deixa meu coração pequenininho. Espero que a Cassandra de um final feliz a ele.
A guerra que Magnus previu em TMI está para chegar e o Rei Unseelie tem se empenhado em acabar com os nefilins. E se depender de alguns membros da Clave essa guerra se estenderá a outros membros do submundo.
Temos grandes perdas e as consequências disso serão peças chaves para algumas escolhas que serão feitas futuramente. Eu gostaria que Cassandra parasse de torturar os Blackthorns e a mim.
Mas como sempre Clare foi perfeita na sua escrita e o livro ficou lindo, cheio de emoções e ação. Os personagens cresceram e podemos ver muito mais do reino das fadas. Simplesmente perfeito.
"[...] Eu disse: dor e tristeza
Ele disse: Aguente firme. A ferida é o lugar por onde a Luz entra em você." - Rumi
Espero que os Blackthorns possam encontrar essa luz.

Lucas 18/09/2017

Realidade além das páginas
CUIDADO QUE O LIVRO CONTÉM PEQUENOS SPOILERS DE CONTOS DA ACADEMIA DOS CAÇADORES DE SOMBRAS.

Nesta sequência de Dama da Meia Noite, o primeiro livro da trilogia Os Artifícios das Trevas, Emma e Julian lutam contra os seus sentimentos e tentam diblar uma eminente maldição envolvendo a relação parabatai. Além disso, eles terão que enfrentar as consequências e ações cometidos no livro anterior. E um conflito que infla cada vez mais entre fadas e caçadores de sombras.

O segundo livro parece fluir melhor que o anterior, a história ganha novos personagens, novas tramas e novos dilemas. O que me incomodou muito, foi que a Cassandra fez muitos círculos em determinadas tramas, o que me deixava com uma sensação de enganação e de frustração. Ela conseguiu criar cenas de ação eletrizantes e assim como revelar segredos surpreendentes. Ainda de brinde, conseguimos matar saudades de antigas figuras do mundo das sombras, já conhecidas pelo público e nos ofereceu um final que nada pode nos preparar.

Enfim, a autora apresentou uma história mais madura e afiada, o preconceito dos caçadores de sombras contra o povo da fadas e seres do submundo, eclode no livro, um retrato não tão distante do que acontece com determinados grupos no mundo. E mais um vez ela presta um serviço extremamente necessário, ao envolver em suas histórias temas relevantes como, preconceito, intolerância, autismo, homossexualismo e a gordofobia

@blogleiturasdiarias 22/11/2017

Quer um livro destruidor de corações? Leia Senhor das Sombras
Quer um livro destruidor de corações? Conheça a série Artifícios das Trevas, e principalmente, Senhor das Sombras. Acho que este desenvolvimento+final não somente destrói seus sentimentos, ele te deixa querendo o próximo o mais rápido possível. Certeza que é uma das melhores criações de personagens da autora.

Após a morte de um importante nome da trilogia, demônios marinhos estão cada vez mais emergindo nas orlas e nos locais onde os humanos vivem. Com a missão de protegê-los, e descobrir o que está causando essa repentina aparição de vários demônios, a família Blackthorn adicionados de Emma e Cristina terão que discernir os motivos maiores que explicam esta confusão. Resultado: terão que ir atrás do Volume Negro dos Mortos — um livro de magia negra com grande poder. Tendo várias situações acontecendo ao mesmo tempo, e a família dividida em cada missão, — lidando tambem com um grupo intitulado Tropa, Caçadores de Sombras que pedem o fim da Paz Fria para subjugar o pessoal do Submundo — eles verão que algumas coisas propostas são arriscadas demais. Até onde a família Blackthorn irá para salvar os seus? O que aconteceu em relação o amor não parabatai de Julian e Emma? Quem virá a ser o Senhor das Sombras?

Confesso que este enredo me pegou mais de surpresa do que imaginava. Um livro transitório da introdução para o final da história é sempre complicado, cheio de altos e baixos, e Senhor das Sombras não foi diferente. Temos um início lento, chato, que demora a chegar no seu ponto principal e sei que justificado pelo tempo de lançamento de um para o outro, nos ambientar novamente no universo criado é fundamental. Contudo pecamos pelo excesso. Depois que ultrapassamos a intitulada parte 1, começamos a entender o motivo principal, engrenando o que pode acarretar na narrativa e fazendo com que a história ganhe um novo tom.

Uma das grandes escolhas acertadas, e que mostra o leque de bons personagens que temos, foi os outros integrantes da família Blackthorn ganhando vozes e ações. E não somente eles. Temos os adicionais do Kit, um menino que descobrimos sua origem em Dama da Meia-Noite, a Cristina aparecendo mais por causa do seu envolvimento com o Mark que automaticamente também levará à primeiro plano o Kieran. É um volume de vários "sub-enredos" dentro de um principal funcionando perfeitamente. Teremos a visão de tudo que acontece simultaneamente de uma tal maneira, que a cada virada de página ou mudança de cena você só fica mais ansioso para saber o que vem.

"— Você acha que anjos são suaves — disse Julian. — São tudo, menos isso. Eles trazem justiça com sangue e fogo celestial. Se vingam com punhos e ferro. A glória é tanta que queimaria seus olhos se você olhasse para ela. É uma glória fria e brutal." pág. 200

A quantidade de informações é grande, entretanto distribuídas de forma correta. Teremos várias pontas soltas que deve fazer mais sentido no último volume e é o que se espera de uma trilogia. Senhor das Sombras iniciou devagar, ganhando mais ritmo no meio das páginas e chegou no final abrupto demais, o que gera um dos pontos mais fracos da obra. Tudo é deixado para as últimas 10 folhas, e se amplifica tão velozmente que é uma avalanche de ideias e eventos. É um final arrebatador, não posso negar, que chorei demasiadamente e até não poder mais, de forma que mexeu bastante comigo. Deixa vários caminhos, vários bifurcações do que podemos esperar, além de um questionamento de como iremos reverter ou não o que foi colocado.

E isso é uma das piores ou melhores, dependendo do ponto vista, condições deixadas para imaginar qual passo seguinte. Tenho várias teorias, várias opiniões do que a ação final acarreta, deixando expectativas do que esperar do sucessor. É uma mistura de elementos que vai do o romance até a tragédia, eletrizante que não decepciona. Me apaixonei, me apeguei, desapeguei, shippei, enjoei, voltei à gostar, decepcionei, me surpreendi, revirei os olhos e muito mais. Mostra um caleidoscópio de emoções característico das obras da Cassandra Clare, que nós leitores esperamos um final feliz para todos — o que não acontece faz tempos nos Caçadores de Sombras rs.

Para quem se pergunta do par romântico principal, ele dará uma "avançada" na sua construção mesmo que não seja o enfoque principal. Momentos oportunos ele irá ganhar força no entanto, temos vários pontos a serem discutidos além desse. No somatório ele não terá tanto ímpeto e gosto deste não destaque. Teremos relapsos do que esse amor proibido pode gerar, o que já está gerando e como está evoluindo. Repito: não é o plano principal no momento. Tenho interesse no que este casal vem se tornando e o que esta paixão pode acarretar. Provavelmente é um componente importantíssimo nos eventos que sucederão e como estas escolhas podem modificar o mundo.

Outra coisa a ressaltar é a diversidade sexual presente, e maravilhosamente descrita. Vamos ter um leque de identificação, escolhas pessoais antes não vista em nenhum livro das Crônicas dos Caçadores de Sombras. É uma melhoria e tanto de escrita, pois nada parece jogado ou que demonstre falta de pesquisa. Aliás um dos momentos mais memoráveis é justamente quando se dá a voz à uma personagem que descobriremos ser transsexual. Foi bacana essa inclusão.

"Diamantes podiam ser ofuscantes em sua beleza, mas também eram as pedras mais duras e afiadas do universo. Podiam cortar ou triturar, esmagar e fatiar você. Malcolm, enlouquecido de amor, não tinha pensado nisso. Mas Julian não conseguia pensar em outra coisa." pág. 355

De uma forma geral é um exemplar favoritado, tal cheio de ressalvas e acontecimentos que não foram do meu agrado — sabendo que é para o andamento da série. Te deixa com um sensação de quero mais que não para até ter o próximo em mãos. Espero que tenhamos uma evolução e respostas para perguntas não respondidas. Aliás não posso deixar de citar, a volta de antigos protagonistas conhecidos pelos leitores e que terão seus destinos incertos. Sim, não basta bagunçar a vida do novo elenco que protagoniza Artifícios das Trevas, tem que mexer nos finais "felizes" daqueles que tiveram seu ciclo encerrado — quando aviso que Cassandra brinca com seu coração, é porque ela brinca. Duas situações soltas específicas te deixam sem ar pelo que prosseguirá. É angustiante!

Na parte física, a capa é maravilhosa, representativa e que encaixa com o conteúdo, assim como todos apresentados anteriormente da trilogia. Tivemos uma leve "adaptação" da palavra Lord traduzido para Senhor que não alterou tanto o significado, só que não faria mal traduzir para o corretamente. A minha edição é de colecionador então contém o brilho metalizado das capas desta edição, além de uma parte interna cheia de runas tanto na frente quanto atrás. Apesar do preço salgado para tê-la, no conjunto valeu a pena por esses pequenos diferenciais e por na pré-venda vir com brinde que foi um deck de cartas dos personagens do universo Shadowhunter. Na revisão alguns erros bobos, que no geral não afeta tanto, e a diagramação é a "padrão" da editora.

Acho que por esta enorme resenha é meio óbvio que preciso do próximo. Quando soltaram a capa de Queens of Air and Darkness — o finalizador de Artifícios das Trevas e sem tradução de título — ainda estava terminando este. Quando vi quem representava a capa e o título, imaginei a bomba que faria aquilo acontecer. Dito e feito. Pena que terei que esperar 1 ano para saber mais. Vamos torcer para passar rápido. Desculpem as longas palavras. Era necessário.

site: http://diariasleituras.blogspot.com.br/2017/11/resenha-senhor-das-sombras-cassandra-clare-artificios-das-trevas-lord-of-shadow-shadowhunters.html

Ana 03/12/2017

Melhor obra da Cassandra
Eu não colocava muita fé nessa trilogia desde Dama da Meia Noite. Achei o primeiro muito arrastado, e mesmo esperando muito pela continuação devido o final, estava receosa.
Eis que Cassandra me surpreende com uma obra eletrizante, divertida, intensa, com cada página desse calhamaço valendo a pena. Personagens que podem ter soado superficiais no primeiro ganharam uma profundidade indescritível, e meus queridos, que final digno de aplausos!
Cassandra mostrou para o que veio, e eu sinceramente coloco muita expectativa para o final, que eu espero que seja de tirar o fôlego!

Andressa.Adarque @meuladoleitora 15/12/2017

Maravilhoso!!
Senhor das Sombras é o segundo livro da trilogia "Os Artifícios das Trevas", com uma narrativa que gira em torno de Emma e Julian, porém acompanhamos também a trajetória dos irmãos dele e de outros Caçadores de Sombras.

"A vida de um Caçador de Sombras é limitada por deveres e definida por sua honra. A palavra de um Caçador de Sombras é um juramento solene, e nenhum voto é mais sagrado do que aquele que estabelece o vínculo entre os parabatai, parceiros de guerra que juram lutar e morrer juntos, mas que são proibidos de se amar "

Emma e Julian se tornaram parabatai aos 12 anos após ambos terem perdido seus pais em uma guerra no mundo dos Caçadores de Sombras, e assim, os dois e os irmãos mais novos de Julian vão morar com o tio dele que tinha uns 10 parafusos a menos rsrs, por conta disto Julian foi obrigado a fazer papel de irmão e de pai das crianças além de assumir inúmeras responsabilidades.
E em meio a esta turbulência de responsabilidades algo sai dos eixos, Emma e Julian aos 17 anos se vêem em um grande dilema, estão apaixonados e não sabem o que fazer, porque além de ser proibido pela Clave é amaldiçoado um amor assim entre parabatai.
Tentarão de tudo para deixar de amar, mas será que algo assim é possível vivendo e compartilhando das mesmas coisas?
Emma e Julian serão capazes de arriscar e viver este amor proibido?

Amor, amizade, laço familiar forte, batalhas e aliados improváveis fazem parte desta narrativa incrível e surpreendente da Cassandra Clare, sem contar que o fim é daqueles de partir o coração em mil pedaços, por isto ao chorões de plantão peço que separem uma caixinha de lenços e preparem as emoções!!

Recomendo este livro aos amantes de uma excelente fantasia assim como eu!!

Matheus 11/07/2018

Épico e grandioso em cada detalhe!
Eu estou extasiado! Pois, após o primeiro livro, tinha sido deixado com um gosto ruim na boca quanto à série d'Os Artifícios das Trevas, ainda por cima por esse livro ter quase 600 páginas. E se ele fosse arrastado como Dama da Meia-Noite tinha sido?

Felizmente, ele me surpreendeu e entrou pro hall dos meus livros favoritos da Cassandra Clare. Tantas coisas acontecem nessas 590 páginas que a leitura flui de uma forma que você não sente que ainda está lendo o mesmo livro, um ritmo que em muito me lembra o de Cidade dos Ossos pelo movimento contínuo durante as páginas.

Os personagens continuam apaixonantes mas, nesse livro, são mais bem desenvolvidos, algo que achei que faltou no livro anterior. Diana é uma grata surpresa, não sabia muito o que esperar dessa personagem, mas sua trama mostrou-se importantíssima e corajosa por parte de Cassandra Clare.

O trio Ty-Livvy-Kit também se destaca, tendo Kit uma grande mudança da primeira página do livro até a última. Emma e Julian tomam menos decisões idiotas, o que faz com que o crédito deles comigo aumente, mas, claro, eles ainda continuam impulsivos e bem loucos. Christina, por sua vez, é uma personagem que eu já gostava desde o começo mas, nesse livro, ela brilhou.

Estou apaixonado pelo que Cassandra Clare criou, quando se diz respeito à personalidade e aos valores de Cristina. Cada interação dela com Kieran e Mark eram sinais de uma grande cena. Por fim, a cena final.... Eu to em posição fetal de tão absurda (de boa) aquela cena é, foi chocante pra mim, frenética, cinematográfica, assim como a maioria do livro.

Já estou ansiosíssimo para o próximo!

Suellen 22/06/2018

Emma finalmente se vingou da morte de seus pais. Mas as coisas não melhoraram para ela.
Ela finalmente descobre o motivo do amor entre parabatais ser proibido, e para salvar Julian e sua família, ela resolver por um fim nesse romance e começa a namorar Mark Blackthorn, pensando que assim seria possível fazer com que Julian deixasse de gostar dela.
Mas não é só esse casal que está com problemas. Temos um triângulo amoroso, Kieran, Mark e Cristina que também sofre muitos altos e baixos. Kieran perdeu parte da memória e não se lembra que não está mais com Mark e muito menos o que fez os Blackthorn passar.
Mas não temos só romance nesse livro.
O rei Unseelie está aprontando contra os Shadowhunters e a rainha Seelie tem uma proposta para acabar com isso, mas o preço pode ser alto.
Com isso, todos os Blackthorn e Kit precisam dar o seu máximo para conseguir cumprir com o acordo com a rainha.
O livro é cheio de muitas reviravoltas. Segredos são desvendados e outros problemas aparecem. Mas qualquer que forem suas expectativas com esse livro, você nunca esperaria por esse final.
Pude sentir meu coração se despedaçar com ele.
Agora o que me resta é aguardar o lançamento do último livro e tentar pegar os caquinhos do meu coração que estão no chão.

site: www.instagram.com/sula_fenix_

GeL 18/05/2018

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Aviso: Contém spoiler do livro anterior.

Não pensei que fosse dizer isso em um futuro próximo, mas Cassandra Clare me decepcionou, e nessa resenha você vai conhecer os motivos.

Porém antes um breve resumo sobre a história.

Senhor das Sombras é a continuação de Dama da Meia-Noite, lá no primeiro livro começamos a acompanhar a saga do Blackthorne em Los Angeles e os eventos que culminaram na descoberta da traição do feiticeiro Malcolm Fade, e seus planos para trazer seu antigo amor de volta à vida.

Em Dama da Meia-Noite, muitos segredos são revelados e eu adorei o livro do começo ao fim, principalmente por causa da premissa de parabatais apaixonados. Se você começou a ler os livros na ordem cronológica de lançamento, sabe que isso é algo proibido, um tabu até. Mas nunca soubemos até então os motivos, e eu confesso que achei sensacional a ideia da maldição!

Então chegamos ao segundo livro, as coisas terminaram de forma tensa entre Emma e Julian justamente pela nossa mocinha saber sobre a maldição e não querer prejudicar Julian e sua família. Mas como faz quando você é loucamente apaixonada pelo seu melhor amigo que por um acaso também é seu parabatai, a pessoa com quem você tem uma ligação tão forte… tenso!

Não havia como separar Jules e Emma gentilmente. A mera ação de separá-los era como um ato de violência, um rasgo no tecido do mundo.

Porém isso não é tudo, Julian e seus amigos descobrem que o Rei da Corte Unseelie está tramando algo para destruir os poderes dos Shadowhunters, é então que eles recebem uma proposta da Rainha Seelie e a promessa de que ela lutaria ao lado deles se eles encontrassem e entregassem o Volume Negro dos Mortos – o livro de magia negra que começou toda a história – a ela.

É então que todos os Blackthornes e seus amigos se mobilizam em busca do livro ao mesmo tempo em que tentam provar para a Clave a seriedade dos eventos que podem se desenrolar, caso o Rei Unseelie consiga concretizar seus planos.

Essa é a base do livro, mas tem muito mais nessa história e se eu fosse comentar tudo não caberia nessa resenha e provavelmente teria que spoilar algo rs. Então vou explicar os motivos da minha decepção.

Quando eu disse que tem muito mais na história, é verdade, tem MUITO mais coisas acontecendo e eu tive a sensação de que a Cassandra quis abraçar o mundo, levantar N bandeiras e tudo acabou ficando desleixado.

O livro é uma sequência enorme de drama adolescente, temos páginas e páginas do Julian sofrendo por desejar a Emma e vice-versa. É um chove não molha tão grande que nas primeiras páginas você se pega suspirando, mas depois só revira os olhos e pensa “se peguem logo e parem com essa palhaçada”.

Mas eles não são os únicos!

Temos a Cristina envolvida numa atração indefinida com o Mark, a volta do Kieran pra completar o triângulo, os gêmeos envolvidos com o Herondale perdido rsrs e a Diana finalmente revelando seu segredo. Confesso que nunca tinha me passado pela cabeça e foi surpreendente.

Mas gente, pela carga emocional, parecia que eu estava lendo um livro da Jojo Moyes e não da Cassandra Clare! É muito drama e pouca ação o tempo todo, e esses dramas roubam a atenção de tudo mais. Esquecemos da rainha, esquecemos até do rei que é o Senhor das Sombras e essa parte não evolui nesse livro.

Eu vi também algumas incoerências no livro que me incomodaram muito, tem uma determinada cena já no final do livro entre a Zara e o Alec com um diálogo ridículo, e eu me questionei se a Cassandra tinha mesmo escrito aquilo… muito caricaturado e infantil. O livro também tem uma carga política muito forte, não vejo problema algum aí se for bem feito, mas a forma como a Cassandra descreve o grupo contrário e extremista me pareceu novamente muito caricaturado.

E o livro termina de uma forma muito sacana! Claro que com o mundo desabando! Eu só não paro de vez com esse mundo dos Shadowhunters porque estou curiosa pelo final e tenho um apego muito forte pelo Julian e pela Emma.

Nos meus sonhos, eu a vejo com Cortana na mão. Confio que você sempre continuará lutando, Emma. Confio que nunca vá desistir.

Nessa minha edição veio uma cena extra cortada da edição final, eu li e fiquei bem feliz por ter sido tirada, completamente desnecessária e mais um show de drama. Eu só conseguia revirar os olhos porque meu limite para o mimimi já estava transbordando.

Bom, eu vou parar por aqui, três estrelas e ainda considero muito rs. Só um pedido Cassandra, menos drama bobo no último livro please! Quero ver o circo pegar fogo rs. #oremos

Quando as pessoas morrem, o sonho do que elas poderiam ter sido morre com elas. Mesmo que as mãos que encerram esses sonhos sejam as nossas.

site: https://www.garotasentrelivros.com/2018/04/resenha-217-senhor-das-sombras-os-artificios-das-trevas-2.html

Grazi 06/05/2018

Eu demorei 3 meses pra conseguir terminar e isso já me diz muita coisa. Acho que já não gosto mais desse tipo de leitura, porque não tinha vontade de pegar o livro e Julian e Emma me irritaram durante toda a história. Talvez romances adolescentes já não sejam mais pra mim, o que me deixa triste, já que nesse universo dos caçadores de sombras (que eu amo) sempre vai ter um romance cheio de empecilhos. Tirando isso, tudo que acontece é realmente impactante e não esperava um fim daqueles.