O Urso e o Rouxinol

Katherine Arden

Resenhas - O Urso e o Roxinol

Thais.Oliveira 15/04/2024

Quero ler de novo
Eu comecei o livro achando que seria uma história mais infantil, mas como me enganei! É uma história, que num livro só, aborda diversos pontos como "independência feminina", "opressão religiosa" e "caça às bruxas". De cara, já me ganhou por se passar em um local diferente da minha zona de conforto, e pela autora abordar uma cultura tão diferente da nossa. As relações familiares, expressões cotidianas, os apelidos, os espíritos da floresta e domésticos, foram pontos que me fizeram ficar ainda mais imersa na cultura da Rússia medieval.
É uma fantasia linda, às vezes tão delicada, e às vezes tão pesada, que passa uma sensação de opressão (pois não se enganem, tem muitas cenas tensas também). A narrativa é tão envolvente, que em várias partes do livro, eu consegui sentir o cheiro dos caldos, pães de mel, e até da floresta!!
Inclusive, é um livro muito rápido de ser lido, não é longo, e tudo se desenvolve rapidamente. Acho inclusive, que o livro poderia ser um pouquinho maior kkkk fiquei com pena quando terminei.

Maria Tereza 03/04/2024

Se tornou um favorito
Essa obra tem tudo e mais um pouco do que eu mais gosto em livros: fantasia, mitologia, protagonista foda e uma história muito boa! Vem conferir a resenha no link.

site: https://www.instagram.com/p/C4Gj3eGO4Cl/?img_index=1

Thaís 31/03/2024

A princípio pensei tratar-se de uma história infantil. Surpreendentemente estava enganada. "O Urso e o Rouxinol" é uma história situada na Rússia antiga, cheia de fantasia e magia, mas sem super-heróis. É uma história densa e bem contada.

Becca0 19/02/2024

Fantasia belíssima
Que história mais linda. O fato de termos aqui, guardiões da floresta, por si só, já faz com que o livro conquiste inteiramente meu coraçãozinho. ?
Nesta história, acompanhamos o crescimento da protagonista, Valysa. Crescimento e desenvolvimento. E meu, como essa personagem se desenvolve. As mudanças que acontecem com ela são tão críveis e palpáveis. Valysa conquista seu espaço e nossos corações.
Cenário muito bem descrito, elementos fantásticos muito bem trabalhado, o irmão da Vasya é um fofo, a relação entre eles ainda mais. Ai ai ai. É uma baita de uma história deliciosa, que deixa aquela tristezinha de saudade por ter sido concluída.

Ariane 13/02/2024

"O Urso e o Rouxinol" é uma fascinante jornada através das profundezas da floresta russa, onde a magia e o folclore se entrelaçam com a realidade de maneira envolvente. Katherine Arden cria um mundo rico e misterioso, habitado por personagens cativantes e criaturas sobrenaturais. A narrativa habilmente tecida transporta o leitor para um cenário de contos de fadas, repleto de perigos e maravilhas. A protagonista, Vasya, é uma heroína memorável, cuja coragem e determinação são inspiradoras. A escrita poética de Arden e sua habilidade em criar atmosferas vívidas tornam este livro uma leitura imperdível para os amantes de Fantasia.

Eu simplesmente amei a leitura do início ao fim, foram 2 dias lendo e foi uma leitura muito proveitosa.

Gayrrazzi 31/01/2024

Meu deus quanto nome difícil
O primeiro livro da trilogia. Ele é muito muito muito bom, mistura a fantasia e cultura eslava com a época medieval na Rússia, com o começo do catolicismo e afins

O livro conta a história da Vasilisa, Vasya para os íntimos, que tem que lutar contra os preconceitos de ser uma mulher nessa época cheia de complicação, onde tu espirra e aí meu deus (deuses ?) sou uma bruxa!

Enfim, ela realmente era uma "bruxa", bem slay da parte dela! Mas o livro é ótimo, recomendo super 10/10

Elaine cris 25/01/2024

Neste livro você vai encontrar, mitologia, folclore russo, monstros, natureza e muitas aventuras.

Bem escrito, daquelas histórias que nos faz imaginar cada detalhe.

Indo para o segundo livro.

Fabi 21/01/2024

Incrível do início ao fim
Eu amei o livro do início ao fim. As referências históricas, religiosas e mitológicas enriquecem a história, e fazem o enredo ter um sentido único. Todos os personagens foram vívidos e únicos para mim, e senti conexão com vários. Porém, a Vasya definitivamente é uma protagonista maravilhosa. A rebeldia e selvageria, assim como a coragem, não contradizem a meninice e os medos dela, e tudo se encaixa unicamente. Ela é uma garota com muito poder e pouca experiência, e seus dons não a transformam em uma gênia inata. Todas as descrições e sua inocência em relação aos seres da natureza fazem com que o leitor a adore, e a defenda. O final é o melhor para todos os personagens, e tudo se fecha de forma única. Virou um dos meus livros favoritos.

Jordana 17/01/2024

O livro é bom, a história é inovadora e bem escrita, porém o livro só fica interessante depois de 150 páginas. Você se arrasta até chegar ali. Não sei se vou ler os próximos. Gostei do final. E o que mais me impressionou foi a jornada da Vasya. Ela é forte e decidida, lutou para não ter seu caminho escolhido por homens e acho que foi isso que me prendeu até o fim.

Sarah Veiga 16/01/2024

Amei.
Um livro incrível, que aborda assuntos necessários e interessantes, além de ter uma protagonista inspiradora. Achei lento no início por ser muito introdutório, já que é o primeiro de uma trilogia. Mas isso não tira seu esplendor.

Lais.Mesquita 13/01/2024

Amo
Segunda vez lendo esse livro pra agora poder ler o resto da trilogia
Adorei da primeira vez e adorei agora
Gostei muito de ter lido sobre cultura russa, já que não é o mais difundido por aqui
Ansiosa pelos outros

Celina 07/01/2024

Bruxas e Floresta
Quando vi este livro pela primeira vez fiquei muito curiosa, porém só consegui ler agora. E que bela surpresa foi essa obra!
A Protagonista é curiosa e destemida, segue suas crenças mesmo em momentos difíceis. E aprender um pouco mais sobre a cultura russa foi enriquecedor.

LAvia440 04/01/2024

Uma surpresa positiva
Comecei a ler esse livro por recomendação de uma YouTuber gringa (castlesxbooks) em um vídeo em que ela indica livros com temática de inverno.
Comecei a ler em dezembro do ano passado em razão da época do Natal, queria ler algo dentro dessa ?vibe?, e iniciei de forma despretensiosa, sem saber que estava diante de um livro que se tornaria um dos favoritos da vida.
Eu não consigo nem colocar em palavras o quanto eu me apaixonei por esse livro. Os personagens, a ambientação, a cultura russa, o folclore, a narrativa, a escrita, é tudo tão fenomenal que você não quer largar a leitura. Tinha muito tempo que eu não lia um livro BOM, que você pensa enquanto lê: ?Meu Deus que livro incrível?. Eu nem me lembrava de verificar em que página eu estava, porque eu imergi na história de tal maneira que eu ?esquecia? que estava lendo um livro. Simplesmente mágico quando isso acontece.

Eu estava confiante desde o início que daria 5 estrelas para esse livro, mas infelizmente (e eu digo infelizmente MESMO, porque me chateou muito) eu não gostei tanto do final, e isso me fez tirar meia estrela. O livro inteiro é bem ?arrastado?, e eu não digo isso de um jeito ruim, e sim que a autora realmente tomou o tempo necessário para contar sua história de maneira adequada, dando os detalhes que ela achou necessários. Porém, quando chegamos no capítulo 27, o momento em que aguardamos o livro inteiro, é curto, corrido, o que gera um contraste enorme em comparação ao restante do livro. A batalha contra o urso é muito rápida, parece que eles venceram ele muito fácil, e toda a construção que houve durante todo o livro para fazer dele um personagem que devemos MORRER DE MEDO cai por terra, porque a derrota dele é narrada em um parágrafo. A descrição desse capítulo é confusa, eu não conseguia entender direito o que estava acontecendo, e o modo que tudo se encerrou foi bem ?broxante? (essa foi a melhor palavra que eu encontrei para descrever). Então eu finalizei o livro bem chateada, porque achei que ele não teve um final à altura de tudo que foi escrito. Além disso, ao longo do livro é insinuado um possível romance entre o rei do gelo e a vasya (tanto que ele até dá um beijo nela durante a batalha), mas fica apenas na insinuação mesmo, porque não recebeu um maior desenvolvimento, que eu gostaria bastante que tivesse acontecido.

Para concluir, recomendo e MUITO esse livro. Ele é incrível e merece mais reconhecimento, mas o final pra mim realmente é o único defeito e que deve ser pontuado.