O Homem Mais Inteligente Da Historia

O Homem Mais Inteligente Da Historia Augusto Cury

Resenhas -

Fernandes95 18/03/2024

Razoável...
Publicado em 2016, O Homem Mais Inteligente da História, de Augusto Cury conta a história de Marco Polo, um psiquiatra famoso e respeitado; cientista especializado no funcionamento da mente e autor do primeiro programa mundial de gestão de emoção. Ele participa de uma reunião na ONU onde é desafiado a estudar a inteligência de ninguém menos que Jesus Cristo. Porém, Marco Polo é ateu.

Gostei da análise da inteligência de Jesus. Traz para a discussão uma série de observações em que não pensaríamos antes. As propostas são inteligentes e feitas com propriedade. De modo geral, é um bom livro que traz ótimas reflexões sobre a vida, com várias frases de efeito que nos faz refletir.

Em sua vida particular, Marco Polo vive seus problemas. Sua esposa contrai uma doença rara, de difícil tratamento. Seu filho adolescente, Lucas, em decorrência de tais dificuldades, torna-se um usuário de drogas.

Além disso, uma pitada de suspense é acrescentada à narrativa: atentados começam a acontecer, no sentido de fazer com que a mesa redonda sobre a figura intocável de Jesus pare de acontecer.

O livro tem uma premissa muito interessante, mais ao longo da história fica cada vez mais cansativo. Tem uma mensagem legal. Mas confesso que não me prendeu, e não tenho pretensão de ler a continuação.

erivaldo4680 11/05/2021

O Homem mais inteligente da história
Em geral, gostei do livro, mas esperava mais. A escrita é fluída, mostra com clareza que o autor demonstrou sua experiência estudando a mente de Jesus, e teve uma surpresa ao ver que Jesus é um especialista em gestão da emoção. O enredo é escrito em forma de um romance. Gostei como a história foi escrita, achei só um pouco estranho como o debate descrito no livro ganhou proporção mundial. Achei interessante que a história mostra um outro ponto de vista em relação a algumas pessagens do evangelho de Lucas que não se vê, em geral, dessa forma. O livro tem continuação como diz na própria obra e é claro que a história ficou sem um desfecho. Mas recomendo sim a leitura dessa obra.

Mrs. Yu 31/12/2020

Encantador
Traz um estudo sobre a mente de Jesus.
Como ele agia? Como se comportava em situações de puro estresse? Jesus foi um bom gestor da emoção? Ele não fazia uso do GEEI (Gasto de Energia Emocional Inútil)?
Este livros traz várias reflexões de extrema utilidade psíquica e emocional.

Hyerro 19/04/2021

Que incrível
Esse é um livro que deve ser lido por Todos, dês de cristãos até os ateus é impressionante o quanto podemos aprender com Jesus sem a ótica religiosa mas com a ótica homem, pois Jesus era 100% homem e 100% Deus mas infelizmente as vezes esquecemos esse lado tão perfeito de Jesus como homem.

Siang 16/07/2021

Demorei meses para ler o livro, para mim foi uma leitura extremamente arrastada e que não me prendeu. Esperava mais.

Clara 22/09/2021

Sabe aquele livro que te abre os olhos? Aquele que mostra as entrelinhas que vc, por muito tempo, não foi capaz de entender por estar com vendas? Pois bem, esse livro despertou em mim o desejo de ver mais do que os meus olhos me permitem.
O Dr. Marco Polo, protagonista dessa série incrível, é um renomado psiquiatra que tem entre as suas obras estudos que explicam a formação da personalidade dos mais variados filósofos renomados como Sócrates, Nietzsche, entre outros, até que é desafiado a estudar a mente de Jesus Cristo sob o olhar da ciência. Por ser ateu, Março Polo acreditava que Jesus, ou qualquer divindade, era fruto do imaginário humano, uma forma de escape para as dores e sofrimentos que passamos. Ainda assim ele aceita o desafio e propõe que ele mais 3 cientistas, mais um ateu e dois cristãos (um protestante e outro católico) promovam uma mesa redonda para estudar a mente de Jesus através do evangelho de S. Lucas.
As observações feita pelo autor através desse livro é só a ponta do iceberg de uma série composta por 3 livros.
Eu só li o primeiro e fiquei impressionada com a abordagem feita por Augusto Cury, e tô louca pra ler os demais.
Quem quiser me presentear, já sabe o que me dar: os outros livros da série "O Homem Mais Inteligente da História".

Sigam @me.livreime

Marlon.Batista 30/11/2021

Existem livros que te prendem na leitura por ter histórias emocionantes, outros por serem cheios de conhecimentos, esse livro tem os dois, tanto uma história emocionante, como um conhecimento incrível, o autor trás uma análise da mente de Jesus feita por um ateu, mas dentro de um conteúdo romantizado por 4 personagens; dois ateus, dois cristãos: um psiquiatra, um neurocientista, um teólogo protestante, e um teólogo católico. Analisando a mente de Jesus na perspectiva do evangelista Lucas.

Asenate Brasil 02/04/2021

Uma viagem pela mente de Cristo...
É realmente um livro arrebatador. Tenho lá minha ressalvas com o autor, pq não sou chegada a livros de auto-ajuda, mas esse livro por envolver uma trama narrativa mesmo me chamou a atenção. A leitura é bem fluida e envolvente, de vez em quando tem uma brisadas, mas dá pra acompanhar. O personagem do livro faz muitas suposições acerca da narrativa do Evangelho de Lucas, mas é possível separar fatos de suposições, então de boas. É realmente um livro muito bom. E descobri ao final que tem continuação, ou seja, ainda tem mais coisas pra descobrir. Indico a leitura.

Caah 20/06/2021

É Jesus né, inegável o fato de ser O Cristo!
Bom, recomendo, e bom!
Augusto Cury me surpreendeu com esse livro, com uma escrita tão leve e detalhada e trazendo a tona grandes ensinamentos do verdadeiro Mestre.
Gostei das comparações (de longe)

Anne 17/07/2023

?Quem vence sem riscos vence sem méritos.?
Totalmente influenciada por um colega comecei essa leitura com uma certa expectativa.

Não imaginava que se tratava de algo ainda mais profundo que mostrasse algo tão novo e extraordinário, é espetacular, viciante, indescritível, é tudo e mais um pouco.

A escrita em forma de romance é algo que me surpreendeu pelo fato que o único livro que li do autor ter uma escrita diferente, Marco Polo o personagem principal no começo se mostra relutante em estudar a mente do homem que pode ser o mais inteligente da história, o mais famoso dos homem, Jesus, ao aceitar o desafio se mostrou alguém disciplinado e imparcial não deixando que o fato de ser ateu interferisse em sua pesquisa, Marco Polo está mostrando uma interpretação completamente diferente das que os dois teólogos acreditavam, é surpreende e envolvente.

"O poder compra bajuladores, mas não amigos?.
(Há diversas frases marcantes e reflexivas ao longo da história.)

"? Lembrem-se: o homem Jesus passou solitariamente pelos mais
surpreendentes testes de estresse e não recuou um milímetro do seu projeto. Eu
também não recuarei."

E assim termina uma obra surpreendente de tirar o fôlego, ansiosa para o próximo. O primeiro livro foi incrível estou extremamente animada para ler os próximos. ?

Life 21/12/2021

O ciúme é a falta de si mesmo em primeiro lugar, e não do outro.
Livro maravilhoso, faz você abrir sua mente, perfeito

Debora.Lanes 24/03/2020

Extremamente redundante, com diálogos repetitivos
Trás boas reflexões, mas no geral é raso e o final deixou a desejar. A narrativa e os acontecimentos são muito infantis. Mas faz refletir bastante na parte psicológica de Jesus e os demais envolvidos.
Renata1004 19/04/2020minha estante
Na minha opinião, o final deixou a desejar justamente pq tem outro livros na sequência ??

Joyce 02/07/2020

Livro reflexivo e espetacular!
Um livro para alimentar o Ser, um livro que adiciona e faz enxergar detalhes na vida que muitas vezes passam despercebidos.

Falei dele para muitas pessoas, e me nutri de todos os ensinamentos.
Finalizei com vontade de ler mais...

Recomendadíssimo!!!

thamy_lendo 21/10/2021

Sinopse
Psicólogo e pesquisador, Dr. Marco Polo desenvolveu uma teoria inédita sobre o funcionamento da mente e a gestão da emoção. Após sofrer uma terrível perda pessoal, ele vai a Jerusalém participar de um ciclo de conferências na ONU e é confrontado com uma pergunta surpreendente: Jesus sabia gerenciar a própria mente?
Ateu convicto, Marco Polo responde que ciência e religião não se misturam. No entanto, instigado pelo tema, decide analisar a inteligência de Cristo à luz das ciências humanas. Ele esperava encontrar um homem simplório, com poucos recursos emocionais. Mas ao mergulhar na inquietante biografia de Jesus presente no Livro de Lucas, suas crenças vão sendo pouco a pouco colocadas em xeque.
Para empreender essa incrível jornada, Marco Polo vai contar com uma mesa-redonda composta por dois brilhantes teólogos, um renomado neurocirurgião e sua assistente, a psiquiatra Sofia. Juntos, eles irão decifrar os sentidos ocultos em um dos textos mais famosos do Novo Testamento.
Os debates são transmitidos via internet e cativam espectadores em todo o mundo ? mas nem todos estão preparados para ver Jesus sob uma ótica tão revolucionária. Agora os intelectuais terão que lidar com seus próprios fantasmas emocionais e encarar perigos que jamais imaginaram enfrentar.