O Homem Mais Inteligente Da Historia

O Homem Mais Inteligente Da Historia Augusto Cury

Resenhas -

Emanuel Saraiva 22/04/2024

Livro com uma história bem interessante, no qual traz uma visão do Homem mais famoso da história da humanidade: Jesus Cristo. Os personagens mergulham em uma análise científica da personalidade do mesmo. Passando assim uma visão nunca vista antes de pontos da sua história bastante conhecida, mas de forma bem superficial. Desse modo, o autor faz com que coloquemos nosso pensamento crítico em campo, observando as vivências de Jesus do ponto de vista humano e desmistificando a ideia de que Ele viveu nessa terra como um super herói.

Fernandes95 18/03/2024

Razoável...
Publicado em 2016, O Homem Mais Inteligente da História, de Augusto Cury conta a história de Marco Polo, um psiquiatra famoso e respeitado; cientista especializado no funcionamento da mente e autor do primeiro programa mundial de gestão de emoção. Ele participa de uma reunião na ONU onde é desafiado a estudar a inteligência de ninguém menos que Jesus Cristo. Porém, Marco Polo é ateu.

Gostei da análise da inteligência de Jesus. Traz para a discussão uma série de observações em que não pensaríamos antes. As propostas são inteligentes e feitas com propriedade. De modo geral, é um bom livro que traz ótimas reflexões sobre a vida, com várias frases de efeito que nos faz refletir.

Em sua vida particular, Marco Polo vive seus problemas. Sua esposa contrai uma doença rara, de difícil tratamento. Seu filho adolescente, Lucas, em decorrência de tais dificuldades, torna-se um usuário de drogas.

Além disso, uma pitada de suspense é acrescentada à narrativa: atentados começam a acontecer, no sentido de fazer com que a mesa redonda sobre a figura intocável de Jesus pare de acontecer.

O livro tem uma premissa muito interessante, mais ao longo da história fica cada vez mais cansativo. Tem uma mensagem legal. Mas confesso que não me prendeu, e não tenho pretensão de ler a continuação.

Pries 06/03/2024

Livro Gratificante
O Homem Mais Inteligente da História nos coloca em um debate profundo sobre a mente de Jesus Cristo.

O livro trás especialistas de suas respectivas áreas de atuação discorrendo sobre os feitos de um homem que mudou o curso da história, tudo isso baseado no livro do São Lucas.

É uma leitura profunda, trás muitos insights e fornece valiosos ensinamentos baseado em análises criteriosas sobre o Homem Jesus.

Um livro magnífico e de fácil entendimento. Vale a leitura.

Henrique784 04/10/2023

Ateus vs Cristãos, debates inteligentes!
O livro nos traz uma série de debates, questionamentos, análises, críticas, sobre o lado religioso e ateu, por parte de especialistas. Analisa Jesus na área comportamental e emocional, e nos traz ensinamentos em acontecimentos minuciosos da história do homem mais inteligente da história.

Não é um livro religioso, é um livro que analisa as vertentes emocionais de Jesus, trazendo uma perspectiva diferente da que temos na nossa sociedade sobre o mesmo.

Gostei muito de todas as perguntas e debates do livro. Traz conceitos filosóficos e culturais de toda a história humana, não especificamente bíblica. Enfim, de modo geral, gostei muito dessa abordagem sobre o lado emocional e ?psicológico? de Jesus, nos mostrando que independente da sua religião, Jesus é um exemplo à ser seguido.

Em relação aos personagens, achei frustrante o fim do livro. Uma vez que o livro acaba sem nos dizer muitos detalhes dos personagens e da história dos mesmos. O livro conta sobre a história dos personagens até perto do fim, mas chegando ao fim do livro o autor simplesmente não os cita mais, dando importância somente aos debates.

De modo geral, achei que o livro nos traz uma perspectiva muito inteligente sobre a psicologia e as emoções, usando Jesus como uma referência.

Anne 17/07/2023

?Quem vence sem riscos vence sem méritos.?
Totalmente influenciada por um colega comecei essa leitura com uma certa expectativa.

Não imaginava que se tratava de algo ainda mais profundo que mostrasse algo tão novo e extraordinário, é espetacular, viciante, indescritível, é tudo e mais um pouco.

A escrita em forma de romance é algo que me surpreendeu pelo fato que o único livro que li do autor ter uma escrita diferente, Marco Polo o personagem principal no começo se mostra relutante em estudar a mente do homem que pode ser o mais inteligente da história, o mais famoso dos homem, Jesus, ao aceitar o desafio se mostrou alguém disciplinado e imparcial não deixando que o fato de ser ateu interferisse em sua pesquisa, Marco Polo está mostrando uma interpretação completamente diferente das que os dois teólogos acreditavam, é surpreende e envolvente.

"O poder compra bajuladores, mas não amigos?.
(Há diversas frases marcantes e reflexivas ao longo da história.)

"? Lembrem-se: o homem Jesus passou solitariamente pelos mais
surpreendentes testes de estresse e não recuou um milímetro do seu projeto. Eu
também não recuarei."

E assim termina uma obra surpreendente de tirar o fôlego, ansiosa para o próximo. O primeiro livro foi incrível estou extremamente animada para ler os próximos. ?

Maria 21/12/2022

Não é bem uma resenha, resenha mesmo, já que eu não vou contar muita coisa do livro, só a minha experiência pessoal mesmo.
Bom, esse livro é muito cativante, intenso, pra ser sincera? Eu repensei muita coisa da minha vida durante a leitura, ele é bem reflexivo.
Eu levei inúmeros tapas na cara com o livro, percebi o quanto sou burra e preciso saber mais do mundo.
Eu disse que não seria uma resenha, mas, eu recomendo que você marque com pos-it o livro, o meu pelo menos parece uma árvore de Natal depois de tanta marcação, tem muita coisa bacana e frases daoras que você pode marcar e usar de legenda nas fotos ksksksks.

Júlia__ 30/09/2022

Me fez refletir muito
Eu realmente amei, amei a trajetórias de Março Polo, agora eu amo o Marco Polo, adorei, adorei, ele faz o leitor refletir muita coisa, ajuda muito a entender como funciona a mente humana.

Fiquei bem mais filosófica com esse livro, Marco literalmente começou a estudar o personagem mais famoso e mais polêmico da historia mesmo sendo ATEU, isso foi MUITA coragem, já que Jesus é um tema tão polêmico e que gera tanta discussão, ainda mais entre ateus e religiosos, é uma briga sem fim, e ainda assim ele deu o maior salto no escuro na psiquiatria.

Gostei muito mesmo, recomendo, muito bom, ele ensina muito sobre a nossa mente e podemos finalmente entender algumas coisas que a gente fica "??????????????"

Muito bom muito bom ?

oyuridutra 24/12/2021

Um livro incomum
Augusto Cury é um nome conhecido por muitos devido as suas dezenas de obras já escritas sobre psicologia e mente humana. Sem sobra de dúvida essa história ficcional que aborda de forma clara, tranquila e até mesmo divertida a forma como a mente de um dos grande líderes da humanidade, Jesus, lidou com problemas tão comuns como: ansiedade, depressão, autoestima, cobranças de terceiros e tantos males dessa geração é digna de aplausos. Um livro que poderia sim ter sido escrito com várias teorias e de forma bastante acadêmica, porém não alcançaria os leitores da forma como alcançou ao desenvolver personagens tão humanos! Se recomendo a leitura? Com toda certeza, um livro que abrirá a sua mente sobre a forma como Jesus e tantos outros nomes da fé cristã se destacaram no gerenciamento do planeta emoção!

Life 21/12/2021

O ciúme é a falta de si mesmo em primeiro lugar, e não do outro.
Livro maravilhoso, faz você abrir sua mente, perfeito

Italo 14/12/2021

Foi o primeiro livro deste autor que eu li, achei chata a leitura em alguns pontos, e algumas partes desnecessárias, mas a história é interessante.

Elaine 08/12/2021

Nunca li um livro de Augusto Cury que não tenha valido a pena, tudo que ele escreve é grandioso, prazeroso de ler, esse livro não é diferente ?

Marlon.Batista 30/11/2021

Existem livros que te prendem na leitura por ter histórias emocionantes, outros por serem cheios de conhecimentos, esse livro tem os dois, tanto uma história emocionante, como um conhecimento incrível, o autor trás uma análise da mente de Jesus feita por um ateu, mas dentro de um conteúdo romantizado por 4 personagens; dois ateus, dois cristãos: um psiquiatra, um neurocientista, um teólogo protestante, e um teólogo católico. Analisando a mente de Jesus na perspectiva do evangelista Lucas.

thamy_lendo 21/10/2021

Sinopse
Psicólogo e pesquisador, Dr. Marco Polo desenvolveu uma teoria inédita sobre o funcionamento da mente e a gestão da emoção. Após sofrer uma terrível perda pessoal, ele vai a Jerusalém participar de um ciclo de conferências na ONU e é confrontado com uma pergunta surpreendente: Jesus sabia gerenciar a própria mente?
Ateu convicto, Marco Polo responde que ciência e religião não se misturam. No entanto, instigado pelo tema, decide analisar a inteligência de Cristo à luz das ciências humanas. Ele esperava encontrar um homem simplório, com poucos recursos emocionais. Mas ao mergulhar na inquietante biografia de Jesus presente no Livro de Lucas, suas crenças vão sendo pouco a pouco colocadas em xeque.
Para empreender essa incrível jornada, Marco Polo vai contar com uma mesa-redonda composta por dois brilhantes teólogos, um renomado neurocirurgião e sua assistente, a psiquiatra Sofia. Juntos, eles irão decifrar os sentidos ocultos em um dos textos mais famosos do Novo Testamento.
Os debates são transmitidos via internet e cativam espectadores em todo o mundo ? mas nem todos estão preparados para ver Jesus sob uma ótica tão revolucionária. Agora os intelectuais terão que lidar com seus próprios fantasmas emocionais e encarar perigos que jamais imaginaram enfrentar.

Clara 22/09/2021

Sabe aquele livro que te abre os olhos? Aquele que mostra as entrelinhas que vc, por muito tempo, não foi capaz de entender por estar com vendas? Pois bem, esse livro despertou em mim o desejo de ver mais do que os meus olhos me permitem.
O Dr. Marco Polo, protagonista dessa série incrível, é um renomado psiquiatra que tem entre as suas obras estudos que explicam a formação da personalidade dos mais variados filósofos renomados como Sócrates, Nietzsche, entre outros, até que é desafiado a estudar a mente de Jesus Cristo sob o olhar da ciência. Por ser ateu, Março Polo acreditava que Jesus, ou qualquer divindade, era fruto do imaginário humano, uma forma de escape para as dores e sofrimentos que passamos. Ainda assim ele aceita o desafio e propõe que ele mais 3 cientistas, mais um ateu e dois cristãos (um protestante e outro católico) promovam uma mesa redonda para estudar a mente de Jesus através do evangelho de S. Lucas.
As observações feita pelo autor através desse livro é só a ponta do iceberg de uma série composta por 3 livros.
Eu só li o primeiro e fiquei impressionada com a abordagem feita por Augusto Cury, e tô louca pra ler os demais.
Quem quiser me presentear, já sabe o que me dar: os outros livros da série "O Homem Mais Inteligente da História".

Sigam @me.livreime

Siang 16/07/2021

Demorei meses para ler o livro, para mim foi uma leitura extremamente arrastada e que não me prendeu. Esperava mais.