O Segredo dos Goblins

O Segredo dos Goblins William Alexander

Resenhas - O Segredo dos Goblins

Ana 07/11/2017

Sempre que estou com a cabeça muito cansada, escolho um livro infanto-juvenil para ler. Isso porque geralmente as histórias são bem fantasiosas e a linguagem é muito mais simples, o que traz um conforto maior durante a leitura. O Segredo dos Goblins foi justamente esse tipo de livro, com uma história mais tranquila, porém indiscutivelmente divertida.

Aqui, conhecemos a história de Rownie, um jovem que foi adotado por uma velha com pernas mecânicas, Graba, a quem todos tratam de avó. Pode até parecer um conto de fadas, mas de vovó Graba não tem nada. Todas as crianças que ela adota são praticamente escravas, já que passam fome e são obrigadas a fazer tudo o que a velha manda e com o nosso protagonista não é diferente.

Onde Rownie vive, humanos foram proibidos de atuar, mas fica tão deslumbrado ao assistir uma peça teatral dos Goblins que resolveu correr todos os riscos possíveis e entrou para a trupe. É claro que essa escolha não foi feita em vão: a maior esperança de Rownie era encontrar o irmão mais velho desaparecido enquanto viajava pelo mundo. O que o personagem não esperava é que encontraria diversos empecilhos pelo caminho, ao mesmo tempo em que protagonizava diversas aventuras.

Willian Alexander criou um universo muito bacana, a cidade de Zombay. O lugar é dividido em dois lados, norte — cujo poder era de Graba — e sul, que é divido por um rio que aparenta ter vontade própria. Apesar de já conhecermos essa premissa de alguns outros livros, o que vemos em O Segredo dos Goblins é totalmente diferente: ninguém é mais forte ou mais rico, todos os cidadãos são farinha do mesmo saco. Além disso, o teatro entrou na história de uma forma peculiar, através da arte das máscaras.

Apesar de o autor não ter se aprofundado muito na história de nenhum personagem, nem do próprio protagonista, e ter sentido falta disso — o que me conforta foi o final totalmente aberto que dá a entender que teremos pelo menos mais um outro livro —, gostei bastante deles. Os Goblins são um espetáculo à parte, mas fiquei querendo saber mais sobre como eles se transformam e porquê. Estou esperançosa que isso também seja melhor retratado no segundo volume.

O Segredo dos Goblins possui uma história muito gostosa de acompanhar e, por mais óbvio que seja, é perfeita para crianças, principalmente entre sete a dez anos de idade. É uma aventura fantástica que mistura o melhor da fantasia e o universo incrivelmente mágico e misterioso que é o teatro. Não é atoa que o livro foi o ganhador do National Book Award de literatura juvenil.

site: http://www.roendolivros.com.br

Lia 18/06/2021

É uma boa história curta, de linguagem simples e na verdade, boa para todos os públicos. Adorei acompanhar Rownie e qualquer história com Gobblins, elfos e todo tipo de magia me fascina. É um bom livro e uma boa história.

Re Nader 19/04/2023

Leitura juvenil rápida
Eu não dava muito para o livro no começo. A história desde a primeira página é um tanto maluca, até obscura; no entanto com o desenrolar dos personagens e com o desaparecimento de um deles, comecei achar que seria bem interessante.
Na hora que o livro começou a ficar tenso, quando os personagens se deparam com um problema grande, ele simplesmente acaba. De uma forma muito simples, o autor termina o livro! ?
Achei que poderia explorar melhor o clímax, e criar uma situação mais interessante fazendo com que o livro fosse mais longo? pois a ideia central é muito legal.

Chellot 20/02/2019

As Máscaras de Zombay
Ronwie é uma das crianças que vivem no barraco de Graba. Por ser o mais novo, costuma ficar em casa dando corda na perna (mecânica) de galinha de Graba e fazendo alguns serviços para a feiticeira. Ele tem um irmão mais velho, Rowan que está desaparecido. Um dia ao fazer um dos pequenos serviços para a velha, Ronwie vê um cartaz de uma trupe teatral de Goblins que irá se apresentar na cidade. Sendo que em Zombay é proibido qualquer apresentação teatral por ordem do prefeito. Ele quer muito ir, mas não tem dinheiro. Para tanto tenta enganar um cliente para conseguir as moedas que precisa. O teatro dos goblins transforma a vida de Ronwie desde que ele se apresentou como um gigante em uma peça. Dali em diante coisas estranhas acontecem e uma perseguição comandada por Graba para retomar aquilo que perdeu preenche boa parte das páginas do livro.
A cidade de Zombay é tão mágica como as pessoas que vivem nela. A maioria mecânica. Adorei as máscaras que os goblins utilizam em suas apresentações. Fiquei com vontade de usar uma e ver o mundo através dos olhos da máscara.
Ronwie amadurece no decorrer da história. Descobre novos desafios, enfrenta perigos, se decepciona e sofre. Mas no final as coisas se encaixam e o espetáculo continua.

Um ótimo livro para crianças e adultos que ainda tem em si sonhos mágicos.

Amanda Vidal 12/03/2022

8# 22
N°: 195
Nota: 8
Data: 8/2/22 a 9/2/22

A história é bem simples, leve e rápida de ler. Gostei elementos mágicos, que são poucos, mas ao meu ver bem interessante.

Ellen.Medeiros 29/03/2023

Uma ótima leitura
Comecei esse livro com a cabeça muito fechada, por pouco não deixo de lado pensando "aí, ta muito parado, que chato" mas segui lendo, e cara, graças a Deus eu terminei de ler.

Que livro gostoso de ser ler, é leve, rápido, tranquilo, com uma história boa e personagens bons, realmente gostei muito.

L Soares 24/11/2023

Rownie e o irmão, órfãos, acabaram sendo abrigados por Graba, uma estranha bruxa com pernas mecânicas de galinha que acolhe crianças sem lar no lado sul da cidade.

Com o irmão mais velho desaparecido, Rownie vive tentando encontrar alguma pista sobre seu paradeiro, e acaba se envolvendo com os Goblins.

Em um lugar onde usar máscaras é proibido por lei, os Goblins, vivem em seu teatro itinerante, não sendo presos ou punidos por nem mesmo serem considerados cidadãos.

As pessoas evitam tocá-los ou ficar muito perto com medo de também se tornarem um deles, e é parte do costume local dizerem que crianças desobedientes serão levadas por eles.

Apesar de tudo e fugindo de Graba o garoto se junta a eles, e passa a aprender sobre seu modo de viver, sua história, sobre a relação deles com seu irmão e o motivo de também o estarem procurando, relacionado ao papel que desempenham para a cidade, mesmo com a cidade os rejeitando e sendo tão cruéis com eles.

Eu gostei particularmente do papel das máscaras e da relação delas com a história. É muito legal. Assim como o uso das maldições. Formas bem interessantes de magia.

É uma história divertida, com bastante ação.