Contentamento

Contentamento Dalai Lama...

Resenhas - CONTENTAMENTO

Aline.Santos 06/06/2020

No meio de tanta intolerância e polarização, fica a indicação dessa leitura. Dois líderes de religiões completamente diferentes passam uma semana conversando sobre assuntos como compaixão, empatia, generosidade, contentamento... é lindo ver q mesmo nos pontos em q eles discordam conseguem escutar e serem escutados por falar com amor, respeito e empatia. Fica o desafio para todos nós.

Brianna 16/10/2021

Perfeito
Foi muito interessante como foi documentado os encontros dos dois. Tirou aquela idealização de como eles seriam e os tornou mais humanos.
Eles são muito engraçados e uma inspiração.Estou tentando aplicar seus ensinamentos na minha vida.
Acho que o que dá mais esperança é que eles viveram muitos momentos difíceis e ainda sim tem fé no nosso futuro.
Recomendo esse livro para qualquer um que queira melhorar sua vida e sentir mais esperança em um mundo tão difícil como o nosso.
E aí, o que achou do livro?
Você já conhecia o Dalai Lama e o Tutu?
Eu já havia ouvido falar do primeiro, mas o segundo não. Amei conhecê-los pelo livro.

Marcelo 29/01/2022

Contentamento
O título da resenha não podia ser diferente. O livro traz este sentimento em cada momento e o torna profundamente especial, através da conversa conduzida pelo Doug destes homens sábios e especiais, que são o bispo Tutu e o Dalai Lama.
O livro é bem dividido em 4 partes, trazendo uma explicação sobre o termo Contentamento do seu título na primeira parte. Depois falando sobre os obstáculos na vida das pessoas e como superá-las (Medo, stress, ansiedade, frustração, raiva, tristeza, pesar, desespero, solidão, inveja, sofrimento, adversidades, doenças e medo da morte). Na terceira parte são apresentados os 8 pilares para o contentamento, sendo 4 mentais (Perspectiva, humildade, humor e aceitação) e 4 do coração (Perdão, gratidão, compaixão e generosidade). A última parte é um grande presente a todos que lerem o livro, com a apresentação de formas práticas de buscar o estado de contentamento na sua vida, a partir da experiência dos autores.
A experiência dos autores é colocada a cada momento e conhecer o que o Dalai Lama e o bispo Tutu passaram demonstra a competência que possuem para poderem falar sobre o assunto. O Dalai Lama foi preso, quando da invasão da china no Tibete, e teve que fugir e se exilar na Índia para criar uma estrutura para abrigar a cultura e tradição de seu povo. O Bispo Tutu era um dos líderes da resistência ao regime do Aparteid na África do Sul, e depois na sua redemocratização ao lado de Nelson Mandela. Apesar desta vivência de lutas e martírios pelo que passaram, eles demonstram vivacidade e alegria pela vida, em um verdadeiro espírito de contentamento. Este espírito os ajuda em suas ações, algumas relatadas no livro e que mostram como podemos ainda crescer em nossa humanidade.
Algumas dicas interessantes do livro também são por alguns livros, como "O livro do Perdão" de autoria do bispo e sua filha Mpho Tutu, e "Um coração sem medo" de autoria do Thuptem Jinpa, um tibetano assistente do Dalai Lama muito sábio. Além de indicar a visita aos sites bookofjoy.org (sobre este momento de encontro que originou o livro), e os sites ligados a cada um dos autores:
www.dalailama.com
tutu.org.za
www.ideaarchitects.com

Recomendo a todos a lerem este livro independente de qualquer coisa e mais de uma vez.

Almerissa 09/04/2021

Emocionante
O livro não vai direto ao ponto. Ele tenta mostrar o lado humano de duas pessoas muito santas e compassivas. Me emocionei algumas vezes com essas histórias. Os últimos capítulos são dedicados ao resumo de como praticar contentamento segundo Dalai Lama e o bispo Tutu.
Livro inspirador e que muitas coisas que são descritas podem ser praticadas por qualquer pessoa. Recomendo a leitura com a mente aberta.

lorenaffonso 18/11/2020

LIVRO INCRÍVEL!!
Sou católica e tenho me aproximado muito do budismo e gosto muito do que tenho aprendido com ele. Esse livro conseguiu deixar bem claro o quanto essas duas religiões convergem e estã ligadas e fortalaceu muito minha prática espiritual. Um livro lindo recheado de exemplos e recomendações de leituras, além de práticas sugeridas no final. Recomendo a todos!!!

Joao 28/09/2021

Papo de Brother
Primeiramente, tenho que dizer que esse livro é muito foda. Acabei conhecendo ele através de uma entrevista que o Emicida estava dando, nela ele mencionou alguns livros que dê certa forma ele sempre visita, e sai achando que tem muito mais coisas ali dentro.

O livro trata-se de um encontro mais que especial de dois amigos, Sua Santidade Dalai Lama e o Arcebispo Desmond Tutu. Eles passam uma semana juntos, na cidade de exílio de Dalai Lama, na Índia, conversando e debatendo sobre diversas formas de obter o contentamento. E quem comanda essa conversa é o escritor, Douglas Abrams, que consegue perfeitamente te introduzir no assunto. Parece que você está ali, tomando um café da tarde com esses dois líderes espirituais.

Um fato, é que durante a leitura, você se pega refletindo várias vezes. Tem muitos ensinamentos. Além de tudo, como os dois são grandes amigos, sempre sobra um espaço para risada e brincadeira.

É o típico livro que nós gostamos tanto, que damos de presente para as pessoas que gostamos kkkkkkkkkk

Para fechar com chave de ouro, nas últimas páginas, o livro traz umas práticas simples de monges tibetanos que nos ajudam a superar os oito obstáculos para chegar ao contentamento. Achei isso demais!

"E, por mais incrível que pareça, quanto mais nos afastamos da nossa preocupação conosco para enxugar as lágrimas dos olhos dos outros, mais somos capazes de carregar, curar e transcender o nosso próprio sofrimento. E este é o verdadeiro segredo do contentamento."

Flaví 13/01/2019

7. Compaixão
8. Generosidade

Rafa 07/01/2021

Sobre felicidade...
Que leitura gostosa! Apesar de ser um pouco repetitivo...
Mas nos ensina que, a felicidade suprema não pode ser encontrada na busca de qualquer objetivo ou conquista. Ela está na mente e no coração das pessoas.

Alice 13/02/2021

Excelente
Ótimo para refletirmos sobre o que realmente importa nesta vida! Um grande aprendizado!

Jonas 07/10/2021

O que é “Contentamento”?
O que é “Contentamento”? E qual o seu papel em um mundo que atravessa por uma transição de modelos de VUCA (Voltátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) para BANI (Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível), ou simplesmente a Gestão do Caos. E diante de todos os nossos problemas diários, nossas frustrações, medos e sofrimentos como alcançar uma felicidade mais plena? Esse livro traz algumas pistas para alguns questionamentos a partir do encontro entre um budista e um cristão, e que para tempos de tão intensa polaridade coroam e fortalecem uma amizade ímpar com 80 anos de idade, cada. É fascinante!

O livro relata o encontro entre dois grandes líderes espirituais. De um lado Sua Santidade o 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, que se descreve como um simples monge budista. E Desmond Mpilo Tutu, o Arcebispo Emérito da África do Sul, que se tornou líder proeminente na cruzada pela justiça e pela reconciliação racial na África do Sul. Desmond Tutu diz que “Somos criaturas frágeis, e é a partir dessa fraqueza, e não apesar dela, que descobrimos a possibilidade do verdadeiro contentamento”. E o Dalai Lama faz um questionamento intrigante “Qual é o propósito da vida?” E depois de muitas considerações, ele acredita que o propósito da vida é encontrar a felicidade.

Um livro carregado de valores, gentileza, compaixão e sentimentos que fortalecem e traz paz ao espírito. Acredito que precisamos olhar dentro de nós. E buscar melhorar muitas coisas que está ao nosso alcance. Quem não deseja ter prazer, divertimento, satisfação, animação, alívio, admiração, êxtase ou enlevação, exultação, orgulho radiante, e gratidão! Acho que todos, porém, a dor, a tristeza, a raiva é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Pois, diante da trama da vida. Isso vai acontecer, quer goste ou não. Haverá frustrações na vida. A questão não é ‘como posso escapar?’, mas sim ‘como posso usar isso como algo positivo?’.

Por isso, busquemos sempre aumentar a nossa felicidade, através de vivenciar a gratidão e a opção de sermos mais bondosos e generosos. O diálogo é muito reflexivo, e amplia a nossa percepção à cerca a dor do outro. De saber se preocupar pelo bem-estar de todos os seres sencientes e, em particular, todos os seres humanos.

O livro é lindo! E merece uma boa leitura! Vá siga seu caminho em paz! E que Deus lhe proteja e te ilumine sempre nas suas decisões e ações em toda a sua vida!

Carol 03/10/2022

Eu amei esse livro. Terminei hoje, um dia depois do primeiro turno das eleições no Brasil de 2022, e posso afirmar que essa leitura é uma injeção de esperança na vida.
Um diálogo descontraído sobre a vida e as opiniões de um arcebispo (Desmond Tutu) e o monge (Dalai Lama), que são amigos e apesar das diferenças de crenças conseguem dialogar com respeito e brilhantismo sobre diversos temas. Uma lição para tempos de fanatismos e violência ao diferente que vivemos. No final do livro, vários exercícios meditativos para desenvolvermos a semente do contentamento e da paz em nossas vidas. Imperdível a leitura.

15/04/2024

Como aprender a lidar com conversas difíceis, tendo a paz interior e com duas pessoas resilientes que passaram por provas de vida muito intensas.

null 18/04/2024

Reflexões sensíveis
Duas grandes personalidades se reúnem para afirmar o que sabemos e, por vezes, não praticamos... valorizar as pequenas (grandes) coisas do nosso dia-a-dia, considerar o outro, o diferente e praticar a solitude, nos convergem para um estado de maior contentamento e "plenitude".
O livro se fundamenta em um diálogo animador e amistoso entre o cristianismo e o budismo, onde o foco não está em sua (as) divindade (es), mas, nas relações que nos fazem coexistir.