O Reciclador

O Reciclador George R. R. Martin
David D. Levine

Resenhas -

Dani 13/08/2020

A história em si é mais um conto com umas 30 páginas sobre um garoto catador de lixo no Rio de Janeiro que contrai o vírus alienígena do mundo de Wild Cards que mata a maioria dos infectados e os poucos sobreviventes podem ficar desfigurados ou receber poderes extraordinários.
O livro é uma boa introdução ao mundo de Wild Cards para quem ainda não leu dos livros da série.

Luciane.Albuquerque 04/06/2021

não curti, é uma introdução ao universo wild cards que não me despertou interesse no resto das obras

Luiz.Goulart 12/01/2023

Um Wild Cards no Brasil
Esse livro é um spin-off meio bastardo da famosa série Wild Cards, editada por George R. R. Martin, autor de Game of Thrones e organizador dos livros de Wild Cards escritos por um consórcio de mais de 40 autores sobre o espalhamento de um vírus alienígena que contamina milhões de pessoas pelo mundo, matando a maioria dos infectados (as Rainhas Negras) e alterando o DNA de outros, conferindo poderes estranhos a alguns poucos (os Ases) e deformações horríveis aos demais (os Curingas). Nesse pequeno livro, David Levine criou um infectado favelado carioca que descobre o poder de criar um tipo de carapaça protetora feita de lixo. A história é muito bobinha e sem emoção e cujo único atrativo é ter um personagem brasileiro integrando a galeria dos infectados pelo vírus “Carta Selvagem”. A série já teve mais de 20 livros lançados nos EUA, com infelizmente apenas 9 deles no Brasil.

site: http://chacais-sempre-espreitam.blogspot.com/

Magne 14/07/2023

Se passa na periferia do Rio de Janeiro
Gostei dessa história, o paralelo em Wild Cards não prevê a alteração do sistema capitalista. Os 'mutantes' não são explorados política economicamente no sistema e os comuns, mesmo sendo, agora, uma subclasse social, não fazem o confronto para manterem o poder político e econômico. Sem essa lógica social as estórias são sempre como se a alteração genética tivesse ocorrido ontem... Tudo muito recente.
Poder nas mãos de pessoas desorganizadas politicamente em favor de sua classe social não melhoram as condições dessa classe.
Não gera um consciência de classe de si para si.

Danizio0 24/02/2020

Tentar sobreviver a essa selva de pedra
Nessa história que se passa no vasto universo dos livros de Wild Cards, temos o pequeno garoto de quinze anos Tiago Gonçalves, que depois de ter vivido a terrível vida de órfão nas ruas do Rio de janeiro, agora tem que se adaptar a sua nova realidade de coringa, como se a sua vida pobre no lixão já não fosse difícil o suficiente, ele ainda vai ter que aprender a lidar com os novos poderes e ter que escolher em que lado da guerra das favelas vai ficar.

Isso não é bem um livro, é mais um conto, a história em si não deve ocupar mais que umas  37 folhas do pequeno livreto, no início temos toda a história de como Wild Cards surgiu de uma messa de RPG que o George Martin mestrava para seus amigos escritores, e de como ele teve a bela idéia de transformar isso numa formar de ganhar ainda mais dinheiro, temos também a história de como o próprio David Levine conseguiu a oportunidade de criar seu próprio personagens para esse vasto mundo editado por Martin e como seu personagem veio parar aqui no Brasil.

O livro vem numa bela caixinha com uns cartões com a ficha de outros personagens icônicos da série é um poster com o desenho de capa do livro, essa caixa vale a pena para os fãs, se eu que nunca tinha lido nada do universo de Wild Cards, até ler esse livro, achei a leitura dele muito boa, imagina os fãs mais assíduos da série como vão amar, o conto por ser bem curtinho e daqueles livrinhos que você lê de uma vez só, e não decepciona.

site: https://www.instagram.com/dan_fae/?hl=pt-br

Mauro 17/05/2023

Uma ótima porta de entrada para este universo.
O Reciclador
de David D. Levine

Este é um conto isolado que foi lançado como livro.
O conto faz parte do Universo Compartilhado "Wild Cards", idealizado pelo renomado George RR Martin.
Wild Cards trata-se de um mundo de histórias sobre heróis, uma espécie de História Alternativa dos Séculos XX e XXI misturado com X-Men.
O Reciclador é um conto que se passa no Brasil, e narra a história de Tiago Gonçalves, um garoto humilde que trabalha no lixão no Rio de Janeiro, o qual um dia é atingido pelo vírus alienígena Carta Selvagem, que gera as mutações nos seres humanos. À primeira vista, Tiago pensou que havia se tornado um Curinga, uma pessoa que foi deformada fisicamente mas não ganhou poderes, como os Ases; porém, no decorrer da história, Tiago, ao tentar sobreviver nas ruas violentas do Rio, em meio a milícias e facções, ele descobre que é um Ás-Curinga , alguém com deformidade mas com poderes - no seu caso, o poder de controlar materiais de base orgânica, como madeira, tecido e papel.
O autor do livro, David D. Levine, fez um trabalho de pesquisa sensacional para retratar o lado obscuro do Rio de Janeiro, como se realmente fosse ele um brasileiro. A história é muito instigante e terminamos com um gostinho de quero mais!
Nota: 9,0

Cida 03/10/2023

Um conto pra ser nacional
O personagem é brasileiro, o que me deixou bem animada pra ler esse conto. Infelizmente é muito curto e não foi suficiente para nos trazer uma história marcante.

Gostei, mas queria mais, um desenvolvimento do personagem descobrindo seus poderes, entendendo se pode ou não fazer algo de bom.

Como esse é o último resquício da série publicado aqui, não estou satisfeita, mas terminamos razoavelmente bem.

Jothamon 12/04/2024

Diferente
Uma pequena história sobre um adolescente no Rio de Janeiro no qual sua vida de reciclador de lixo é transformada quando percebe que contraiu o Vírus do Carta Selvagem.
De forma simples mostra a favela brasileira, como os curingas são tratados e como ele usa seu novo poder.
Mudança. Medo. Acordos.

JCarlos 27/08/2017

Na baixada fluminense, um catador de lixo é infectado pelo carta selvagem
Esqueça o que você sabe sobre o mundo dos super-heróis. Ainda mais se o seu conhecimento se baseia na leva cinematográfica dos últimos anos. O universo compartilhado de Wild Cards está mais afeto a obras como Watchmen, Miracleman ou Astro City, mal comparando, do que com os supermen e batmen que nos permeiam desde a infância.
Com um viés mais realista e regrado emocionalmente, nessa obra-mosaico nem sempre a habilidade adquirida pelo vírus carta selvagem se mostra perfeita ou interessante. Muitos dos áses ou curingas recebem verdadeiras maldições ou, no mínimo, poderes que se revelam inócuos.
Em O Reciclador, conhecemos Tiago Gonçalves, um personagem brasileiro, morador da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.
O autor, David Levine, impressiona em sua contextualização, com o conhecimento de um carioca, criando um cenário consistente e verossímil. Suas pesquisas o possibilitaram explorar o abismo social do Rio, a realidade das comunidades, suas facções criminosas e o lixão de Jardim Gramacho - por sinal desativado em 2012 - , e formular esse especial conto, um spin-off da série, desenvolvendo um jovem protagonista catador de lixo, menino de rua, um órfão, retrato recorrente em nossa triste realidade, sem esperança, mas que um dia acorda com as intercessões do vírus em seu corpo e a certeza de que sua vida nunca mais será a mesma.
Uma leitura rápida, porém intensa, capaz de prender o leitor até sua conclusão. Destaque para os extras: apresentação e entrevista com o autor e arte da série.
Ressalte-se, por fim, o lançamento em um kit diferenciado: box contendo o livro, ilustrações, um pôster com a arte de Simonetti, além de 08 cards. Para ler, colecionar ou presentear.

"Num quarto escuro e fedorento no subúrbio do Rio de Janeiro, com paredes de concreto desbotadas cheias de pichações de várias décadas, Tiago Gonçalves estava deitado, delirando de febre, suando e inquieto."

Edson Camara 31/10/2017

Carta Selvagem combate a crueldade dos humanos.
Ganhei este livro em versão ebook, não teria comprado, mas como foi um presente eu o li. Não imaginei que o titulo "O Reciclador" e o subtítulo "Uma história Wild Card"guardassem tantas surpresas boas.
Primeiro, um escritor inglês contando uma história ambientada nas favelas do Rio de Janeiro com tanta propriedade quanto um carioca nascido no cenário do enredo.
Segundo, tomei conhecimento da série Wild Card, uma verdadeira convenção de escritores com a edição e coordenação de ninguém menos que George R.R. Martin.
O Reciclador conta a história de Tiago Gonçalves um catador de lixo que ao se contaminar com o vírus Carta Selvagem adquire um poder fantástico que aliado a sua boa índole o faz usar contra a crueldade e frieza do ser humano, mesmo se dando muito mal com isso.
O final é surpreendente. É uma leitura bem rápida, são apenas 65 páginas lidas em menos de uma hora.

Pernambuco 03/03/2018

Adorei
Muito boa a história, vem com um box com poster e alguns cards sobre a série. Pena que é curto, li numa hora exata... :( Aguardando o próximo.

Flôr 31/03/2020

Interessante! Leitura fluída, com muitos elementos introdutórios... Fiquei com vontade de ler o primeiro.

Victor Antonio 20/05/2020

Interessante
O universo deste livro é bem interessante, e, acabei gostando do que li. O único problema para eu começar a ler a série é achar o volume 1.

Campos 14/03/2023

Um conto simples
Uma história rasa, com um conto simples, a caracterização parece de uma novela da Globo. É legal pela introdução e ela preocupação do autor