O livro da história

O livro da história Vários autores

Resenhas - O Livro da História

Tiago 12/04/2020

Interessante!
Uma pincelada sobre os principais acontecimentos, divididos por eras. Não se aprofunda, até porque não é essa a intenção, mais pra ter um conhecimento e se interessar e quiser mais detalhes pesquisar sobre o assunto.

Lorenzo 26/03/2022

Livro da História
Totalmente imparcial no que diz respeito a conflitos com os Estados Unidos. Por se tratar de uma nação totalmente influente, esse tipo de livro é extremamente perigoso, ao levar uma fama bondosa aos EUA

Justifica os conflitos no oriente médio, apaga a história da escravidão nos EUA, e até mesmo na Guerra Fria, decidem escolher um lado (capitalismo).

Conceitua as invasões soviéticas como "processo de implantação do comunismo", enquanto encara as guerras e invasões americanas como "retomada de democracia" ou "impedimento de expansão comunista", como se a guerra se resumisse aos EUA desfazendo as ditaduras implantadas pela URSS.

Porém, o pior do livro, é como é encarada a ditadura militar, que recebe apenas um parágrafo, onde é justificada e diminuída como "um período de crescimento econômico".
Jardelsouzaa 27/01/2023minha estante
Muito bem observado, amigo. Não curti também isso no livro, sendo que o capitalismo é o responsável por escravidão e exploração da classe trabalhadora. Muito pertinente seu comentário.

Elk 12/02/2024minha estante
Acho que você está exagerando. Entendo que muitas coisas não são abordadas por conta de outro livro da coleção chamado de O Livro da História Negra. Não vejo sentido em se aprofundar neste tema no livro de História se há outro só sobre a história negra.

Peter.Molina 18/12/2023

História mundial
Este livro se propõe a traçar um panorama da história, desde as origens humanas até aproximadamente 2016. O livro,como vários dessa coleção grandes ideias, tem um estilo de enciclopédia, com muitos gráficos, boxes com pequenas biografias, ilustrações, dentre outros recursos bem didáticos. Claro que muita coisa ficará de fora num livro de pouco mais de 300 páginas pelo assunto tão abrangente como a história, mas de forma geral o livro aborda os fatos principais e outros nem tanto, mas que foram relevantes para que outros maiores acontecessem. No entanto, o tamanho minúsculo das letras dificulta demais a leitura, tornando-a cansativa.

nathkrein 12/01/2021

O livro conta de forma sucinta os principais pontos da história mundial, mas de uma forma que causa certa monotonia. Acredito que pela proposição desta linha de livros, precisaria ter uma linguage menos enfadonha, pois torna a leitura um pouco cansativa e mais extensa do que realmente é necessário.

Claro que vai do tempo de leitura, mas é uma boa forma de conduzir conceitos e fatos importante.

Tali 01/02/2021

Milhões de anos em um pouco mais de 300 páginas!
É um ótimo livro para quem quer conhecer quais foram os principais acontecimentos de cada época.
Como aborda desde os primórdios da vida humana até o século XXI não espere um conteúdo detalhado, porém, os resumos são uma forma bem prazerosa de conhecer o básico de grandes personalidades e fatos para se apronfundar posteriormente no que mais te interessar.
Recomendo para os apaixonados por história que podem relembrar todos os "capítulos" da humanidade, e também para aqueles que têm dificuldade de ler longos textos sobre assuntos históricos, já que cada assunto é contado em poucas páginas, com bastante imagens, linha do tempo e mapas mentais.

Felipe.Protti 25/04/2020

Livro muito para ter uma certa informação sobre fatos históricos porém ele é resumido, então se quiser saber mais e bom pesquisar mais a fundo.

Jardelsouzaa 27/01/2023

Bom e bem resumido
Eu indicaria esse livro para quem deseja observar um panorama geral da história sem muito aprofundamento. Os autores apresentam os principais acontecimentos desde a pré história até os dias atuais. História do Brasil é pouco mostrada no livro, infelizmente. Pra quem já tem um certo conhecimento em história serve de revisão e pra quem não tem, serve de apresentação dos principais eventos para que possa se aprofudar posteriormente.

Enzo 25/06/2020

A história da humanidade em tópicos
Livro mais que recomendado, assim como todos os demais da coleção.

Creio ser ideal para ter como consulta rápida quando lhe falha a memória de algum acontecimento relevante do passado.

Para uma leitura direta de todos os capítulos é um pouco cansativo, mas cheio de conteúdo.

David 08/12/2020

Para um primeiro contato.
Livro que aborda vários momentos da história, porém de forma resumida, ou seja, para um primeiro contato sobre esses fatos é interessante, pois mostra um caminho para se aprofundar nos fatos que mais lhe interessar.

jupotter 29/12/2020

Interessante
Gosto do jeito que essa coleção é escrita.

Barbara 23/01/2021

Excelente
Livro essencial para entender a história do mundo é assim contextualizar as leituras literárias. As divisões e linhas do tempo fazem toda diferença

carolina.doce.1 27/02/2022

Livro com ótimo conteúdo, cumpre a premissa, só não dei 5 estrelas, pois pra mim alguns trechos não foram tão fluídos, mas acredito que seja pelo fato de ser uma obra que condense e aborde muitos assuntos em poucas páginas, mas terminei gostando bastante e pode ter sido uma algo pessoal.

Gabriel Henrique 10/02/2020

Facilitada Pedagogia
Muitíssimas informações estão presentes, e comumente de maneira decentralizada, em livros e páginas da internet, portanto seria complicado estudar certos assuntos sem uma linha temporal organizando tais coisas. "O Livro da História", obra produzida por vários colaboradores, facilita a compreensão de resultados historiográficos, acompanhando figuras e caracterizando o escrito como um viés de uma facilitada pedagogia. Porém, ainda que tal obra contenha ditos sobres as ocorrências mais destacadas da história, faltou destacar certos eventos ocidentais que compuseram a realidade do mesmo.

Ana 28/06/2022

Conta os períodos históricos de forma resumida.
Usei para fazer trabalhos escolares.
Só não dou 5 estrelas pelo fato de que as letras são muito pequenas, dificulta um pouco na leitura.
Jardelsouzaa 27/01/2023minha estante
E apresenta alguns erros sutis de português, mas no geral o livro é bom.

Ricardo de Andrade 06/06/2020

Uma pena que um assunto como a História Geral da humanidade seja extenso demais para esta coleção da Editora Globo. É claro que não teria como fazer um apanhado geral e total da História neste livro, mas ele tenta cumprir sua missão de qualquer forma e o faz de forma parcial e concisa. O resultado é um livro que ressalta os momentos mais importantes da história, ao mesmo tempo que acaba deixando outros de lado. No geral, para quem se interessa por história, eu acredito que vale a pena ler para se conhecer esta visão alternativa e até coerente sobre os fatos e acontecimentos que varreram o mundo desde o surgimento do Homo Sapiens. Como a maioria dos livros da coleção da Editora Globo, este exemplar, mesmo tratando de um assunto cascudo, não decepciona, ao meu ver. Recomendo aos aficionados e sedentos por história.