A Pequena Pianista

A Pequena Pianista Jane Hawking

Resenhas - A Pequena Pianista

Bianca.Colvero 28/03/2024

A Estrela em Ascenção
"A Pequena Pianista" foi um livro que apesar de monótono me tocou bastante.
Retrata o ponto de vista da vida de uma garotinha nomeada Ruth, dos seus três até doze anos, contando seus desafios e conquistas enquanto vai descobrindo sobre sua família e suas origens. Ruth é muito inteligente e sensata, se mostrando sempre perspicaz em suas ações e compreensiva e atenciosa para com os em sua volta.
A história acontece em Londres logo no fim da segunda guerra mundial, então, mesmo que pouco, os problemas que ela causou para Ruth e sua família são mencionados, porém o enfoque é em como Rut teh se apaixonou pelo piano e como foi sua evolução com o instrumento, ao mesmo tempo que mostra a repressão que a menina acaba sofrendo com a sua mãe a qual é narcisista, bipolar e depressiva, como seu pai, um homem de muito bom coração, fica sempre preocupado com ambas mulheres e nunca realmente encontra uma solução que agrade as duas, e principalmente como Ruth acha refúgio para (quase) todos seus problemas em sua avó.
Achei a leitura um pouco maçante, me fez ficar quase que uns bons 2 meses no livro, mas apesar disso é muito tocante, vendo que o enredo se passa da inocência da visão de uma criancinha e como ela teve que aprender a amadurecer rápido, além do fato do desenvolvimento dela com seus avós, fazendo apaixonarmos-nos nestes três personagens essencialmente.
O epílogo me deixou muito intrigada, conta muito resumidamente do ponto de vista de Shirley (mãe de Ruth) sobre alguns momentos em específico mencionados ao decorrer da história e detalha um pouco mais sobre sua vida nunca contada. Como existem muitos mistérios e interrogações a cerca de Shirley, e o pai de Ruth também, penso que seria bem interessante um segundo livro ou pelo menos alguns parágrafos resolvendo estas incógnitas.

Guilh_ 01/02/2024

A história flui como uma melodia
O livro conta a história de Ruth, uma garota prodigiosa no piano, porém que precisa enfrentar uma série de dificuldades enquanto cresce, e começa a compreender o mundo à sua volta. Os acontecimentos da história possuem movimentos, como um concerto, onde em um momento há calma e lentidão, e em outros uma sequência inacreditável de eventos que mudam completamente o jeito de pensar da protagonista.
Recomendo a leitura para aqueles que apreciam histórias cotidianas e com um ritmo menos frenético.

Thamyres carrari 16/09/2023

Faltou um final
Uma viagem pela infância e início da adolescência de Ruth, sua descoberta do amor e dom pelo Piano, mais do que isso seu amor por sua avó, ver pelos olhos da menina sua avó envelhecer, seu amor pelo piano crescer, vivendo sob a sobra da mãe psicologicamente instável, seu pai omisso as suas necessidades e vontades para nunca frustar sua mãe. É triste de acompanhar o crescimento negligenciado da menina. Para mim faltou um fim mais digno, um avanço temporal, um reencontro ou alguma comunicação com Piers.

Anin 10/09/2023

Veja Nan, tem fadas no jardim...
Acompanhamos essa história através da Lente de Ruth uma menina encantadora é bastante tímida. O contexto histórico, de como os cidadãos de Londres estavam se recuperando após a Segunda Guerra Mundial, são muito interessantes. Mesmo que a história seja a visão de uma menina tão pequena sobre o pós-guerra, alguns elementos fazem a história ser atemporal. A autora consegue fazer o leitor viajar no tempo e redescobrir e se divertir com coisas tão simples, e esquecidas no dia a dia, como brincar de velotrol, encontrar os primos na fazenda, balançar no balanço, se esconder dos terríveis monstros debaixo da cama, ou se entupir de geleia na casa de seus avós. Mas nem tudo é um mar de rosas, porque a criança vai sendo negligenciada pelos seus pais e recebendo ordens e mais ordens guardando tudo para si, assim, como muitas crianças fazem. À medida que Ruthie vai crescendo ela se depara com o primeiro amor de verão, de uma forma inocente e leve. Parece que está vendo aqueles filmes antigos, preto e branco, de um romance adolescente. A música está presente em todos os aspectos do seu crescimento assim como a dificuldade de tocar o tão estimável piano. A melodia vai tendo alto é baixos assim que a história se passa,sempre acompanhada de Evelyn é Nan, até chegar no ato final, que quase não acontece.

Por mais que eu gostei, parece que a história de Ruth finalizou de maneira muito corrida, o que foi triste já que desenvolveu tão bem a personagem o livro inteiro. O final em meio aberto, deixou muito a desejar saber o lado da estranha mãe da pequena pianista. Depois de muita pesquisa descobri que tem a continuação que chama ?Cry to Dream Again?, que infelizmente, ainda, não tem tradução.

Haruko.ishikawa 02/09/2023

O livro conta a história de Ruthie e como foi difícil pra ela conseguir tocar o piano que ela tanto ama.

É uma história lenta, que te emociona de varias formas, desde de raiva, ranso a ownt que lindo. O livro em si é muito bem escrito e a história vai te levando aos poucos.
O que eu não gostei não teve nem um sinal sobre como ficaria o romance entre ruthie e Pierre. E me deixou curiosa sobre a relação da mãe dela com a família dele. (Descobri que tem um próximo livro falando sobre a a mãe dela, mas so em inglês até agora ?)

Déh 13/07/2023

Livro leve e calmo
É uma leitura para sentir as sensações, emoções e sentimentos dos personagens, que foram bem construídos, todos muito realistas, com qualidades e defeitos.

A história é bem leve, tranquila e emocionante. Se passa em Londres, logo após a 2ª Guerra Mundial e mostra como isso afetou a vida de pessoas comuns, apesar de isso não ser o foco do livro.

Ruth é uma menina que sonha em ser pianista e que tem uma relação muito íntima com a música, mas ao longo da sua trajetória acaba enfrentando muitos obstáculos, fossem financeiros, emocionais ou alguns segredos que ela e seus familiares tem.

Para quem gosta de leituras mais tranquilas, é um bom livro.

Thaali 08/06/2023

Apaixonante ?
O livro é apaixonante, me lembrei muito de minha avó pela relação de Ruth e Nan e apesar do final ter ficado em aberto, não desmerece a linda história.
Espero que tenha uma continuação e que traduzam a história de Shirley para o português.

VitAria.Cechinel 27/04/2023

Não é bom,mas também n é ruin
Na primeira parte,eu odiei,demorei 2 messes para ler,mas a segunda parte é boa,achei muito confuso,n entendi muito a história

Cristiana 21/04/2023

Perdeu o fôlego na metade
O livro fala de uma criança, Ruth,que é negligenciada pelos pais.
A mãe tem depressão/ bipolaridade e o pai acaba dedicando seu tempo a esposa o que impossibilita de cuidar da filha.
A menina acaba encontrando nos avós um refúgio de amor e zelo
Ela é privada do convívio com os pais e também de poder se dedicar as suas duas paixões. O balé ( por falta de dinheiro já que a mãe hora está internada, hora está gastando com bolsas) e o piano, que seu pai pede para ela não tocar pois a mãe não gosta!
Cansada de abrir mão de seus sonhos Ruth começa a aprender a tocar piano sozinha, com o apoio da avó. Autodidata e super talentosa, ela vai se aprimorando sem poder contar aos pais sobre seu talento.
Até essa parte o livro te prende e você quer tanto ver o desenvolvimento de Ruth no piano como quer ver seus problemas familiares
Mas então chegamos a metade do livro.
Onde ele perde fôlego e as coisas simplesmente vão acontecendo sem ter um enredo.
Um novo arco se inicia e parece que foi esquecido, já que só é mencionado novamente no epílogo.
O talento de Ruth é muito grande para ela só ser notada seis anos após iniciar os estudos.
E a maneira como o dinheiro de repente deixa de ser um problema na casa dela é ridícula
Enfim, um bom argumento porém que perde o fôlego

Kenji.viana 09/04/2023

A pequena pianista
É um livro que começa de uma forma monótona, vc não entende bem no começo o que vai acontecer, porém o desenvolvimento é ótimo, em certo momento você entende aqueles personagens como pessoas reais e Ruth como uma garotinha que você quer abraçar e cuidar dela, um livro lindo e uma história emocionante, apesar do início devagar ele é muito bom e eu recomendo muito

Giu sccp 06/04/2023

É preciso assumir o controle do próprio destino
Esse livro é muito complexo, ele é bom, a escrita é maravilhosa, uma das mais bonitas que já vi, a história é interessante, personagens bons, os principais desenvolvidos, porém sinto falta de algumas coisas...

A leitura pra mim não foi nem um pouco fluida, demorei 1 mês pra terminar, alguns momentos eu estava super entretida na história e em outros eu só queria bater minha cabeça na parede de tão chato que era. Alguns momentos parados demais, outros momentos que precisavam de mais detalhes e eram completamente pulados.

Os melhores personagens sem dúvida, são os avós de Ruth, eles me conquistaram desde as primeiras páginas e sofri muito por isso. O pai da Ruth também é um querido, sempre tentando proteger a menina e sempre sendo gentil e um ótimo pai, totalmente o oposto de Shirley, mãe de Ruth, com atitudes totalmente narcisistas e loucas, tratava mal a própria filha, nunca teve um carinho, sempre fazia de tudo para deixar Ruth mal.
Ruth, uma menina maravilhosa, muito dedicada em tudo que fazia, mas que deveria ter enfrentado seus pais e tocado piano mesmo se eles gostassem ou não, não escondesse esse dom maravilhoso do mundo.

O final do livro foi acontecendo atropeladamente e senti falta de alguns esclarecimentos, o que aconteceu com o Pierrs. Mas a história é linda e emocionante, vale a pena ler.

ritita 24/03/2023

Ah, piano e clássicos juntos?
Desconfio que meus algorítimos cerebrais estão voltados para música clássica, haja Brahms, Bach, Chopin, Vivaldi (meu predileto), e tantos outros.
A narrativa é uma delícia de ler, avôs muito fofos, chácara dos vovôs de contos de fada, muitos tios e primos e uma afinidade musical com vovó Nam e a falecida tia Evelyn, uma virtuose no piano.
Mas nem tudo são flores, a mãe de Ruth não tem afeição pela filha de 4 anos, não suporta piano e por motivo só esclarecido quase no final, vive hospitalizada, deixando a criança aos cuidados do pai, a quem ela adora e da vovó Nam, em sua idílica morada.
Na casa de vovó Nam tem um piano, que Ruth, curiosa que só e sem muita diversão no inverno, começa a dedilhar, para felicidade da avó, que a guia em seus primeiros passos. A menina ama tocar e faz disso uma meta de vida, ainda que seus pais a proíbam de aprender ou mesmo ter um piano, por motivos nunca explicados.
Ah, mas Ruth descobre um piano na sala de música em sua escola em Londres, e com ajuda de professores e maestros começa a treinar diariamente.
A autora é muito feliz em intercalar momentos sombrios com outros de pura magia durante a contação. A única coisa que fui obrigada editar foram termos técnicos afeitos aos estudantes e/ou profissionais do instrumento - muita edição. Hahaha
O livro fala de dores e delícias da infância e início de adolescência de uma forma extremamente delicada, além de falar de música clássica no piano - delícia!
Muito, muito bom.

Emanoel 28/02/2023

Um livro em que crescemos juntos com a protagonista
Eu dei esse livro de presente para a minha mãe. O comprei na última Bienal do Livro de São Paulo e, vendo que a autora é a Jane Hawking (A Teoria de Tudo, 1999), me interessou levá-lo, até pela temática no livro, que talvez a minha mãe gostasse.

Acabou que alguns meses mais tarde, quando estava sem nada para ler, acabei pegando o livro na estante e resolvi começar. Não é muito o tipo de literatura que me interessa, mas resolvi dar uma chance. O contexto de pós-segunda guerra mundial também me atraiu para a história.

O livro narra a história de Ruth, uma menina que vive em Londres quenaos 4 anos, desenvolve um interesse pelo piano. Mesmo, mais tarde, sabendo que esse novo aprendizado vai a contra gosto de seus pais, ela, ensinada pela a sua avó, guardam esse segredo enquanto ela começa a ser introduzida ao instrumento.

A autora na maior parte da narrativa, nós coloca junto à Ruth. Crescemos com ela, dos 4 aos 12 anos, descobrindo e interpretando os dilemas e descobertas que a pequena vai fazendo durante sua vida. Mesmo algumas coisas que não ficam claras para Ruth, ficam claras para nós, mas, mesmo assim, vamos crescendo junto com ela.

Também temos que esperar pacientemente pelo momento em que a pequena Ruthie vai descobrindo o mundo e percebendo que as coisas, assim como as pessoas, vem e vão o tempo todo.

Me emocionei bastante em alguns momentos, nas perdas e nas conquistas dos personagens. Eu mesmo fui até o final para saber se a pequena pianista iria continuar para a realização de seu sonho: ser uma pianista concertista.

Mas, até lá, vamos andar numa montanha-russa de altos e baixos. Em alguns momentos, a autora se estende em longas explicações, como se fossemos a própria Ruth, explicando-nos como o mundo funciona.

No final, Janie Hawking nos deixa uma ponta solta na história. Mas para mim ficou claro que há coisas no passado que não precisam ser remoidas; que o que está por vir pode trazer muito mais benefícios do que dúvidas.

Edilaine.Turvollo 11/12/2022

Maravilhoso, eu AMEI!!
Traz muitas reflexões, muitos sentimentos serão gerados durante a leitura.
Além de aparentemente parecer que terá continuação por coisas que não ficaram esclarecidas.
Com certeza cada um na sua leitura sentira de maneira bem particular cada situação vivida.
Me emocionei varias vezes chegando a soluçar de chorar, assim como também senti ódio e amor.
Recomento muito.

Heidy Lima 17/11/2022

A pequena pianista é uma história apaixonante.
Não é simplesmente um romance. É mais que isso. É sobre vencer obstáculos e lutar pelo que se quer. É sobre os diferentes tipos de amor que podem existir entre pais e filhos. É sobre os pensamentos mais imprevisíveis que uma criança pode ter sobre a vida.
A história de Ruth, uma menina que queria ser pianista, mas sempre havia algo para impedi-la. Que sentiu o que é perder alguém a quem se ama, e o quanto é dolorido ser ignorada.
O amor pela música, e a proteção de sua avó, lhe deu forças para vencer.
? No começo achei o livro lento e sem graça, depois me apaixonei. A história vai mudando de acordo com o amadurecimento da protagonista. A forma como ela vê os acontecimentos, e o que ela pensa daquilo que ainda não conhece. Sinceramente, todas as pessoas que tem uma criança em casa, deveria ler esse livro.