A Pequena Pianista

A Pequena Pianista Jane Hawking

Resenhas - A Pequena Pianista

Natalia 01/06/2020

Apassionata
Conheci Jane Hawking através do filme "A Teoria de Tudo". Para mim, ela era apenas "a esposa de Stephen Hawking". Triste categorizar a mulher pelos feitos de seu marido. Mais triste ainda quando se descobre que ela tem uma escrita notável, fluida e compassada, como uma sinfonia. Esse é o retrato do livro "A Pequena Pianista": a visão de uma criança sobre a sua vida cotidiana, tão bem descrita que nos envolve, exatamente como uma música envolveria.

Ao longo da leitura, é possível vislumbrar Ruth, a protagonista, em múltiplos estágios do seu crescimento. A narração muda conforme a personagem se desenvolve; seus pensamentos ganham maior complexidade e seu olhar sobre os ocorridos da sua vida amadurece. Destaques do livro são os relacionamentos interpessoais de Ruth. Com seu pai, transborda amor e cuidado. Com seu avô, a aventura superava os medos. Com sua avó, Nan, a doçura e a felicidade de ter alguém que não só amava, como também ensinava e inspirava. Com sua mãe, a dificuldade de, em sua fases mais frágeis, compreender uma doença mental. Nessa última, é interessantíssimo (e, muitas vezes, triste) perceber como uma criança processa uma situação de doença psiquiátrica, inclusive quando respostas lhe são negadas por "proteção". A relação mais explorada no livro, entretanto, é a de Ruth com a música. Com impedimentos importantes no caminho, a menina anseia se tornar, justamente, o título do livro. É muito bonito ver o seu caminhar. Ruth aprendeu a valorizar a arte e, com isso, a sua inteligência emocional se desenvolveu, superando desafios através dos sons que aprendeu a tecer com os dedos.

A leitura me prendeu e me emocionei em diversas passagens. Tenho uma tendência a avaliar as leituras pela capacidade que elas têm de provocar sentimentos em mim... É possível que a identificação tenha vindo do fato de que, quando criança, também fui uma menina que aprendeu a tocar piano com sua avó. Memórias foram despertadas e a vontade de sentar na frente de um piano voltou com tudo. A escritora foi muito bem sucedida em criar uma aura de encanto, suficiente para ler ouvindo meus clássicos preferidos, incluindo Apassionata do Beethoven, imaginando Ruthie tocando com maestria. Por isso, o sobrenome Hawking não mais me desperta apenas a lembrança do Stephen; me traz também um gostinho do que Jane me fez sentir.

Prazer em conhecê-la, Sra. Hawking.

Carolina165 25/10/2020

FAVORITO!!!
Um livro SUBLIME, LINDO e EMOCIONANTE!
Amei, amei e amei.

Me emocionei e torci pela Ruth do começo ao fim.
Enxergar o mundo pela perspectiva de uma criança é uma das magias da literatura. Fiquei angustiada cada vez que a Ruth sofria ou não era compreendida.

Só senti que os segredos da família da Ruth não foram devidamente esclarecidos. Gostaria de saber sobre o passado da Shirley, o porquê de ela agir daquele jeito e também não gostar da Evelyn (acho que não era só inveja, devia haver mais motivos). Houve vários indícios sobre seu passado, mas nenhum deles foi esclarecido. Também gostaria de saber mais sobre o Piers. Uma continuação seria muito bom para fechar essas lacunas.

Um livro que me causou vários sentimentos e reflexões. O final foi surpreendente, eu esperava uma coisa e foi outra. Foi bem realista, me emocionou muito, foi uma leitura intensa e arrebatadora.

Super recomendo essa obra-prima da literatura!
Carolina165 26/10/2020minha estante
É raro eu me apegar tanto a um personagem a ponto de sentir como se ele fosse real. Mas foi o que aconteceu aqui. Terminei o livro com dor no coração e preocupada com a Ruth, como se ela fosse uma pessoa real, por mais absurdo que isso possa ser. Mas sei que ela vai ficar bem e será muito feliz, além de uma excelente pianista. Mas, meu Deus, eu preciso desesperadamente de uma continuação desse livro!!!

Denise 20/01/2021minha estante
Oi Caah! Faço das tuas palavras, as minhas. A história é emocionante, a narrativa de uma delicadeza indescritível. Mas eu também senti falta de muitas explicações... muitas coisas não foram esclarecidas como pq Shirley aparentemente não gostava da Evelyn, se era só inveja ou algum outro motivo. Do que a Evelyn morreu... Também sobre Piers, queria que os dois tivessem se encontrado. Também a questão do tio dos meninos que estava no hospital e que era a pessoa que Shirley havia conhecido na Guerra... muitas coisas ficaram no ar. Quero muito uma continuação. kkkk

Denise 20/01/2021minha estante
Eu estava dando uma pesquisada agora sobre as obras da Jane Hawking e acabei de descobrir que esse é o primeiro livro de uma série denominada Immortal Souls. O segundo, pelo que eu pesquisei, não foi traduzido para o português, ele é de 2018 e se chama Cry To Dream Again e ele conta a história de Shirley.

Olha a sinopse (joguei no Google tradutor)

Na Grande Londres dos anos 1930, Shirley é uma bailarina talentosa que sonha em se tornar a dançarina principal da Sadler's Wells Ballet Company. No entanto, um verão, no caminho de volta de ficar com seus avós na França, ela conhece um jovem bonito, Alan, por um momento fugaz e sua vida muda para sempre. Encontrá-lo torna-se uma obsessão para Shirley, que agora anseia por realizar seus sonhos no balé simplesmente para que ele possa ver seu nome em luzes e saber onde encontrá-la.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial e aqueles que ama em perigo, a prioridade de Shirley passa a ser ajudar no esforço de guerra, mas com Alan aparecendo mais uma vez em sua vida, e a guerra ameaçando separá-los pela segunda vez, ela sabe que ela não aguentaria se o perdesse novamente.

O segundo da série Immortal Souls.

Carolina165 24/04/2021minha estante
Oi Denise! Só agora vi suas mensagens, o skoob não enviou notificação, afff...desculpe
Realmente ficaram muitas perguntas sem resposta. Pra mim esse foi o único defeito do livro porque eu queria muito saber as respostas pra essas questões, principalmente o motivo da Shirley agir como agia, e não gostar da Evelyn. E também qual a relação dela com esse tio do Piers, meio que ficou subentendido que ela teve um relacionamento amoroso com ele, mas eu queria que fosse melhor explicado.
Fiquei super feliz com essa informação que vc deu ?.Não sabia que existia um prequel da Shirley, pena que não veio pro Brasil. Não sei se nesse prequel tem todas as respostas que ficaram faltando ou se somente vamos ter essas respostas no terceiro livro (que nem sei se a autora chegou a escrever); mas acho uma pena que não tenha sido publicado no Brasil, espero que ainda seja. Vc sabe se existe o terceiro livro?

Denise 25/04/2021minha estante
Oi Caah, magina... Sei como funciona esse app. Kkkk ?

Então, fiquei surpresa quando descobri. O segundo volume é de 2018. Eu enviei um e-mail para a editora perguntando se eles tem a intenção de trazer o livro traduzido para o Brasil, já que é uma continuação, mas infelizmente não tive retorno.

O terceiro livro, dei uma pesquisada novamente e não vi nada a respeito, pode ser q ela ainda esteja escrevendo ou então deve estar para lançar. Vamos ficar na torcida para que as outras edições venham para cá pq é muito ruim ficar sem saber os detalhes da história, né?

Bjs

Carolina165 25/04/2021minha estante
Pois é Denise, é muito ruim mesmo, mas tenho a impressão que a editora não vai lançar pq já faz um bom tempo que foi publicado lá fora. Mas não vamos perder as esperanças ?! Quanto ao terceiro livro espero que autora não tenha desistido de escrever; seria muito legal se ele fosse sobre a Ruth no futuro, pq queria muito saber o que acontece com ela, e queria ver um reencontro dela com o Piers ?

Denise 26/04/2021minha estante
Eu também estou muito curiosa pra saber o desenrolar da história.

Vamos ficar na torcida mesmo e espero q ela não tenha desistido.

??

Carolina165 26/04/2021minha estante
Tomara! Preciso muito dessa continuação ??

Heidy Lima 17/11/2022

A pequena pianista é uma história apaixonante.
Não é simplesmente um romance. É mais que isso. É sobre vencer obstáculos e lutar pelo que se quer. É sobre os diferentes tipos de amor que podem existir entre pais e filhos. É sobre os pensamentos mais imprevisíveis que uma criança pode ter sobre a vida.
A história de Ruth, uma menina que queria ser pianista, mas sempre havia algo para impedi-la. Que sentiu o que é perder alguém a quem se ama, e o quanto é dolorido ser ignorada.
O amor pela música, e a proteção de sua avó, lhe deu forças para vencer.
? No começo achei o livro lento e sem graça, depois me apaixonei. A história vai mudando de acordo com o amadurecimento da protagonista. A forma como ela vê os acontecimentos, e o que ela pensa daquilo que ainda não conhece. Sinceramente, todas as pessoas que tem uma criança em casa, deveria ler esse livro.

Giu sccp 06/04/2023

É preciso assumir o controle do próprio destino
Esse livro é muito complexo, ele é bom, a escrita é maravilhosa, uma das mais bonitas que já vi, a história é interessante, personagens bons, os principais desenvolvidos, porém sinto falta de algumas coisas...

A leitura pra mim não foi nem um pouco fluida, demorei 1 mês pra terminar, alguns momentos eu estava super entretida na história e em outros eu só queria bater minha cabeça na parede de tão chato que era. Alguns momentos parados demais, outros momentos que precisavam de mais detalhes e eram completamente pulados.

Os melhores personagens sem dúvida, são os avós de Ruth, eles me conquistaram desde as primeiras páginas e sofri muito por isso. O pai da Ruth também é um querido, sempre tentando proteger a menina e sempre sendo gentil e um ótimo pai, totalmente o oposto de Shirley, mãe de Ruth, com atitudes totalmente narcisistas e loucas, tratava mal a própria filha, nunca teve um carinho, sempre fazia de tudo para deixar Ruth mal.
Ruth, uma menina maravilhosa, muito dedicada em tudo que fazia, mas que deveria ter enfrentado seus pais e tocado piano mesmo se eles gostassem ou não, não escondesse esse dom maravilhoso do mundo.

O final do livro foi acontecendo atropeladamente e senti falta de alguns esclarecimentos, o que aconteceu com o Pierrs. Mas a história é linda e emocionante, vale a pena ler.

ritita 24/03/2023

Ah, piano e clássicos juntos?
Desconfio que meus algorítimos cerebrais estão voltados para música clássica, haja Brahms, Bach, Chopin, Vivaldi (meu predileto), e tantos outros.
A narrativa é uma delícia de ler, avôs muito fofos, chácara dos vovôs de contos de fada, muitos tios e primos e uma afinidade musical com vovó Nam e a falecida tia Evelyn, uma virtuose no piano.
Mas nem tudo são flores, a mãe de Ruth não tem afeição pela filha de 4 anos, não suporta piano e por motivo só esclarecido quase no final, vive hospitalizada, deixando a criança aos cuidados do pai, a quem ela adora e da vovó Nam, em sua idílica morada.
Na casa de vovó Nam tem um piano, que Ruth, curiosa que só e sem muita diversão no inverno, começa a dedilhar, para felicidade da avó, que a guia em seus primeiros passos. A menina ama tocar e faz disso uma meta de vida, ainda que seus pais a proíbam de aprender ou mesmo ter um piano, por motivos nunca explicados.
Ah, mas Ruth descobre um piano na sala de música em sua escola em Londres, e com ajuda de professores e maestros começa a treinar diariamente.
A autora é muito feliz em intercalar momentos sombrios com outros de pura magia durante a contação. A única coisa que fui obrigada editar foram termos técnicos afeitos aos estudantes e/ou profissionais do instrumento - muita edição. Hahaha
O livro fala de dores e delícias da infância e início de adolescência de uma forma extremamente delicada, além de falar de música clássica no piano - delícia!
Muito, muito bom.

rafisreading 08/01/2021

Jane Hawking pague minha terapia!!
Esse livro foi incrível de ler!! Foi extremamente prazeroso acompanhar o crescimento de Ruth tanto como pianista quanto como pessoa, ver todas as evoluções e desenvolvimento de cada personagem foi um deleite! Hawking soube muito bem expressar cada sentimento descrito no livro, e até os que eram subentendidos.

Lolla 06/12/2017

Muito sensível
Não é aquele livro que você vai ficar "aaah, preciso saber o que vai acontecer agora", mas a leitura flui muito bem e gostosamente. Se você gosta de histórias do ponto de vista de crianças como eu, você vai gostar, ainda mais de uma criança tão sensível e observadora como essa. É sobre lidar com as emoções, descobrir a vida como ela é, sobre seguir suas paixões superando obstáculos, sobre sentimentos puros, inocência, sobre crescer e a fragilidade da vida.

Edilaine.Turvollo 11/12/2022

Maravilhoso, eu AMEI!!
Traz muitas reflexões, muitos sentimentos serão gerados durante a leitura.
Além de aparentemente parecer que terá continuação por coisas que não ficaram esclarecidas.
Com certeza cada um na sua leitura sentira de maneira bem particular cada situação vivida.
Me emocionei varias vezes chegando a soluçar de chorar, assim como também senti ódio e amor.
Recomento muito.

Estelia 05/12/2020

Uma surpresa doce...
Resolvi ler esse livro em dezembro de 2019, em um passeio a uma livraria da cidade. Vi o livro de longe, e a capa me chamo a atenção. Quando peguei ele na mão vi que era de Jane Hawking, e já tinha lido A Teoria de Tudo, e amado. Coincidentemente só fui ler agora em dezembro de 2020. Jane é formado em Literatura e se tornou referência na área.
E este livro consegue mostrar o talento dela. É um livro extremamente descritivo. E não sou fã disto, mas consegui me transportar para a sala de Nan e seu jardim. Ruth é uma menina encantadora que aprende desde cedo como a vida pode ser dura. Vemos como a depressão foi descoberta como doença. Acompanhamos um talento nato sendo moldado. É um livro encantador e que me surpreendeu com tanta doçura, mesmo em meio a problemas tão grandes.

Mformiguinha 06/05/2018

Não sei nem como começar a descrever a experiência incrível que eu tive com esse livro. Confesso que no começo não foi muito o que eu imaginei, mas isso não tira o mérito dele.
Posso dizer que foi um mix de emoções a cada capítulo e cada personagem me trouxe um sentimento diferente. Infelizmente só consegui me apegar e sentir pena da Shirley nos capítulos finais (o que me faz sentir muito mal devido ao seu histórico clínico).
O que falar sobre Ruth? Queria ter a inteligência e compreensão que ela tinha aos cinco anos. O jeito que ela lidou com toda a sua situação foi fantástica. E Nan, com certeza a minha personagem preferida, uma senhorinha maravilhosa com muito amor no coração.
Às vezes eu sentia pena do pai de Ruth, às vezes eu sentia raiva. Todos os outros personagens me cativaram bastante e se fizeram extremamente necessários para o desenvolvimento da história.
A trilha sonora é fantástica, talvez tenha demorado tanto para ler porque cada vez uma música era citada eu corria para escutar. Tenho que parabenizar a editora por fazer uma playlist e deixar disponível no spotify (o link vem no livro).
O livro deixa um final muito aberto sobre o passado de Shirley e espero que tenha uma continuação, senão o final vai ser completamente sem sentido. Por conta dessa incerteza do final, acabei dando 4,5, mas foi favoritado.

site: http://instagram.com/formiguinhasliterarias
Fernanda.Mara 07/05/2018minha estante
Terminei de ler agorinha e corri pra cá, pra saber se tem continuação!!
Tanto sobre Shirley, quanto sobre Piers!!
Amei o livro!! Ficou com um gostinho de quero mais!

Mformiguinha 11/05/2018minha estante
Siiiim, super imagino Ruth e Piers fazendo um concerto juntos. E montei varias teorias na minha cabeça sobre o passado de Shirley hahaha

Andressa.Ballesteros 16/02/2019minha estante
Comprei o livro só por causa da sua resenha.... vou ler ele logo logo ?

Mformiguinha 16/02/2019minha estante
Espero que corresponda a todas as suas expectativas, eu amei ele demaaaais!!

Beta 08/03/2019minha estante
esse livro, realmente, é inacreditavelmente lindo: uma história simples, porém bela e única... acho que o mais mágico é conseguir ler o livro e ouvir cada música, mesmo que seja o ballet de A Bela Adormecida...

a magia, de fato, está na simplicidade da história e no amor entre Ruth e a avó, especialmente. a história de Piers, de Julian e de Shiley até talvez mereça uma continuação, mas o ponto principal é o amor entre a menina e a avó...

Lena Patitucci 12/09/2021

A pequena pianista
Esse livro é de romance, conta a história de Ruth, uma menina gostava muito de tocar piano, mas havia sempre algo qie a impedia. A história vai fluindo com base nisso e trabalha bem o emocional e a descrição dos personagens, o que traz uma conexão bem grande com eles e com isso você ri e chora junto.
No começo é meio denso de ler, mas da metade em diante é um acontecimento atrás do outro que não tem como não querer chegar até o final. Ele é um pouco clichê, mas é apaixonante, eu particularmente gostei muito.

Andrea Janaina 16/11/2022

Infinitamente lindo!
Ler este livro é como assistir um filme europeu antigo.
Muitas tramas e sem tantas aventuras, mas infinitamente lindo!
Uma história linear que conta o dia a dia de uma família de descendentes de imigrantes pós Segunda Guerra Mundial na Inglaterra.
Apesar das duras perdas os avôs, eles são sempre amorosos e criativos com sua neta Ruth.
O pai um trabalhador desgosto com a profissão e super protetor com a esposa.
Uma mãe que sofreu depressão pós-parto, mas ao longo dos anos conseguiu se reconectar com a filha.
Ruth, uma menina curiosa, porém com receio de sua mãe e super talentosa ao piano, assim como sua tia.
Definitivamente um romance sobre o amor nas diversas formas que compõem a vida e seus comportamentos imprevisíveis.
Maaaaasss quem cresceu com os avós por perto vai amar ainda mais o enredo.

Vic 17/09/2022

De esquentar o coração
É uma história longa e muito calma, cheia de momentos de se esquentar o coração com vários momentos de reflexão também. Eu adorei acompanhar Ruth e sua família, passei raiva muitas vezes mas me apaixonei por cada segundo dessa história! Amei muito

Elaine 19/06/2022

Lindo!
Sou pianista e com isso o título me atraiu. O livro em riquíssimo na descrição dos detalhes de ambiente e das personagens. Me emocionei várias vezes durante a leitura.

Gi Gotardo 19/03/2021

Esse livro tem muitos problemas. O principal deles é que o enredo não é muito bem construído, então não dá para saber o que esperar e nem dá vontade de ler. Os personagens não são bem construídos, a própria Ruth parece ter a mesma mentalidade dos 4 aos 12 anos, eles não se desenvolvem ao longo da narrativa, fazendo com que não seja criado um vínculo com o leitor. A marcação de tempo também é meio complicada, os flashbacks no começo são tão longos que quando acabam você não lembra mais o que os desencadear e há capítulos que se passaram meses, enquanto há outros que se passaram horas. Além disso, problemas muito complicados que eram grandes obstáculos para a história e que permearam o livro todo foram resolvidos tão facilmente que chegou até ser meio ridículo. Em geral, a minha leitura foi arrastada até o final da parte 1, na 2 estava um pouquinho menos insuportável mas mesmo assim difícil, foram raros os dias que eu consegui ler mais de um capítulo. Estava esperando bem mais. Sinceramente, não recomendo.