Resenhas - Atômica: a cidade mais fria

Lucas1429 24/05/2023

Uma HQ de investigação policial
Bom, a experiência foi boa por ser uma HQ sobre investigação policial mas, o que quebrou foi que uma boa parte da HQ tinham diálogos em alemão, e por quê? Custava traduzir? E que peste eu vou entender em alemão vey? ??
Brenda 02/07/2023minha estante
Nas últimas páginas tem a tradução, deixaram em alemão e russo para mais mais igual ao original que é em inglês

Nathy @peculiareslivros 13/02/2020

Muito boa a HQ
Resenha completa no Instagram @peculiareslivros

Essa é a primeira HQ propriamente dita que eu leio, mas devo dizer que estou muito mais acostumada aos gibis. A falta de expressões nas pessoas acabou me incomodando um pouco. Eu já havia assistido ao filme logo que lançou, então não lembrava direito, mas ainda assim não achei o enredo tão eletrizante quanto poderia ter sido se fosse um livro bem escrito, ao invés de HQ. Mas, no geral, achei uma boa obra e com acontecimentos, no geral, surpreendentes e intrigantes.

Eliete 24/09/2023

Não curti
Não sei se porque é o primeiro Thriller em hq que leio ou se por conta da história mesmo... mas não gostei, a história não me prendeu, o traço passa a impressão de frieza que a história pede, mas ao mesmo tempo quando aliado a nomes e diálogos em outra língua, acabam tornando a história confusa e no final acabei nem me importando tanto com o que ia acontecer, só queria acabar logo, mas ainda sim foi um plot previsível. Como existe uma adaptação, pretendo assistir porque acredito que esse formato de história pra mim, combina mais com um filme. Na hq não funcionou pra mim.

Pr.Thiago 07/02/2022

ATÔMICA
No momento em que o comunismo entra em colapso e o muro de Berlim se despedaça, um espião do MI6 é morto com informações inestimáveis: uma lista com os nomes de todos os espiões que atuam em Berlim. Mas, junto ao corpo, não se encontra lista alguma.
Para encontrá-la, o MI6 envia a agente veterana Lorraine Broughton. Mas ela acaba envolvida em um barril de pólvora que inclui um levante popular, contra-espionagem, deserções que dão errado e assassinatos secretos.

marilia_feitosa 20/12/2021

A guerra é fria mas tem gente que é mais
HQ muito boa (muito melhor que o filme, inclusive. Embora não tenha a bonitona da Charlize Theron). E não fica mais anos 80 que isso. Tem russo, tem inglês, tem tiro, tem sedução e o mais importante, tem ódio à Margaret Thatcher. Só não é 10/10 pq tem muito alemão e pra saber oq significa tem que olhar o apêndice e pq tem um typo muito feoso (darkside, eu esperava mais de você). 8,5/10
RobertaIsabel 20/12/2021minha estante
Essa HQ é mara!

raí 13/04/2020

História cativante e final satisfatório

MHenrickMH 14/10/2020

Li a hq por causa do filme, esperava mais da hq, achei um pouco monótono em comparação ao filme, realmente a história funciona melhor no cinema, mas não deixa de ser uma boa hq. Obs: só eu acho que as tirinhas poderiam ter detalhes rosa, assim como a capa??

Gabriela1598 16/02/2020

Instigante
A história possui umas reviravoltas muito loucas, eu amei demais!
Mateus com h 22/03/2020minha estante
E o filme então?! Bom demais

Gabriela1598 23/03/2020minha estante
Não sabia que tinha filme, vou assistir!

Mateus com h 23/03/2020minha estante
Atomic blondie chama

Bia 06/07/2021

Interessante
No começo pensei que seria chato e que não conseguiria me acostumar com os desenhos em preto e branco, mas quando eu fui ver já estava totalmente imersa na leitura, acredito que se eu soubesse que tinha um apêndice com um glossário no final teria uma compreensão mais completa da história, visto que fiquei confusa em alguns momentos, pretendo assistir o filme, mas pelo trailer acho que ele não vai ser tão bom quanto a Graphic Novel.

c a r o l 17/02/2019

Bem diferente do que eu imaginava.
São poucas as adaptações que conseguem superar o livro ou a HQ original, mas foi o que aconteceu em Atômica - A Cidade Mais Fria. Antes de saber da existência da HQ assisti ao filme Atômica, protagonizado por Charlize Theron (?) que é I-N-C-R-Í-V-E-L! Então minhas expectativas estavam bem altas para essa leitura que, infelizmente, foi decepcionante.

Os problemas dessa HQ são:
1° A arte que se torna confusa para identificar os personagens ao que esta acontecendo e liga-los aos seus codinomes. Tive que consultar várias vezes páginas anteriores para ligar os fatos.
2° os diálogos em alemão mais atrapalham do que ajudam na ambientação. Só descobri que havia a tradução quando já tinha passado mais da metade da história. Isso poderia ser resolvido com uma simples nota de rodapé.
3° Faltou cenas de ação pra tornar a leitura mais eletrizante.

Os destaques são:
1° A protagonista. Lorraine é inteligente, fria, calculista e determinada. Sabe lidar muito bem com os problemas que aparecem no seu caminho mostrando sua capacidade em meio ao machismo da época.
2° As cores da arte. O preto e branco e o cinza passam muito bem o clima misterioso e sombrio do período turbulento da queda do muro de Berlim.
3° E o plot twist inesperado.

Filme (Atômica/ Atomic Blonde)
A adaptação tem mais camadas, a Lorraine é muito mais empoderada, as atuações são perfeitas, há diversas cenas de ação que dão um banho em outros filmes do gênero. Resumindo: é tudo MUITO MAIS e MELHOR!

Talvez, se eu tivesse lido a HQ antes de assistir a adaptação poderia ter funcionado a proposta da editora de que um complementa o outro. Então a dica é: leiam antes de ver o filme. Se não só vejam o filme porquê é maravilhoso

AndradeFS.Ju 03/08/2020

De início me perdi um pouco no tempo da Graphic Novel até entender como funcionava o presente e o passado nela. Depois de prestar atenção nisso, a leitura fluiu muito bem. A arte é simples, mas interessante.

Gisele296 26/04/2020

Atômica
Uma das hqs mais bem feitas que já li.
Desenhos bem feitos/elaborados, assim como o texto.
Nela você é transportada para uma Berlim divida pelo muro que está prestes a cair.
Espiões de todos os lados, desertores... Ou seja, aquela grande paranóia e desconfiança clássica da Guerra Fria.