Children of Blood and Bone

Children of Blood and Bone Tomi Adeyemi

Resenhas - Children of Blood and Bone

Farleyzinia 30/09/2023

"You raised me to fight monsters"
Um livro com algumas jóias e alguns joios. E esse joio é o Inan. As jóias são a Amari, a construção do mundo e a magia empregada. A Zélie pra mim ainda não tá lapidada como jóia, ela tem uma queda no meio do caminho, mas se reergue.
Embora o livro tenha duas protagonistas, uma infelizmente se sobressaiu (para mim), mas ambas são fortes, ambas passam por cima de seus medos e inseguranças em busca de justiça.
Eu gostei bastante do livro, só não é um 5 estrelas por dois pontos: a cegueira do personagem Inan, que eu vou tentar pensar que foi algo proposital da autora, em determinada parte do livro a própria Zélie fala como ele não sabe o que é a dor dela e dos seu, porque o sistema foi criado pra amá-lo, muito me irritou ele o tempo todo querer mudanças sem querer se desfazer das raízes do problema, que não era a magia que ele tanto culpou e sim a hipocrisia, o preconceito e a manutenção de um sistema opressor. O segundo ponto foi um dos romances que não me convenceu, os flertes entre uma das personagens e outro que apareceu aos 45 do segundo tempo me animaram mais do que essa "paixão" que me deixou irritada pela rapidez e principalmente por ser a base da "consciência" torta.
Não faço ideia do que esperar do próximo livro! Aliás dos próximos livros... a Amari foi criada pra lutar contra monstros e Zélie pra ser forte e acreditar em si, então o que elas terão de enfrentar agora?

Lanny 19/08/2023

Saiu de 5 pra 3
Comecei o livro e o pensamento era: Meu Deus! Mais um livro 5 estrelas esse ano. Aí começaram a vir as decepções e a nota foi caindo e eu termino com 3, com dor no coração porque tava muito bom no início e eu tava muito animada.

Primeiro veio a decepção com Inan e sua obsessão em corresponder às expectativas do pai. Eu queria tanto que ele tomasse uma atitude e ele com a mesma ladainha. Então, ele toma uma atitude finalmente, mas depois regride (falo sobre isso mais tarde)

Depois veio a decepção com Tzain. No início eu tava decepcionada que ele era um personagem tão bom e tão desperdiçado. Ele pouco aparecia, e eu sentia que ele tinha muito mais a oferecer que aquilo que a gente via. Queria muito que os capítulos alternassem para o POV dele também. Acho que isso daria espaço pra que ele se mostrasse mais. Eu animada com ele, querendo saber mais dele e de repente, ele muda, dá um surto e faz coisas que eu não esperava dele. Fiquei chateada.

Zélie não foi exatamente uma decepção, mas ela se enquadra no quesito... Mudei de opinião. Mas talvez por ser mulher, eu já esperasse isso. Afinal, é nosso pré-requisito poder mudar de opinião quando quisermos. Hahahahaha.

Antes de chegar a essa questão, falemos de Amari que foi a única constante na história. Ela se propôs a um objetivo e se ateve a ele não importa o que acontecesse e foi ela que manteve esse grupo unido no objetivo à frente.

Que foi essa uma das minhas decepções na leitura. Talvez tenha sido minha forma de ler que deu pra ter essa visão. Como a história não está finalizada, eu fiz um resumo de cada capítulo pra o caso de eu ter esquecido a história quando vier o livro 3. Após cada resumo, eu escrevia algum comentário do que tinha achado e do que estava por vir. Fazer isso me fez analisar cada capítulo e ter uma visão melhor das coisas e eu percebi que os personagens (principalmente Inan) mudavam de opinião constantemente.

Inan começou obcecado com a ideia do pai de que a magia tinha que ser cortada e qualquer maji ser morto. No caminho ele foi tomando consciência das coisas, mas voltava sempre a esse ponto. Mas no fim ele passou por todos os estágios possíveis: absolutamente contra. Nem a favor, nem contra, faça o que quiser. Total a favor, vamos mudar o mundo. Contra, mas sem matança. E isso me irritou profundamente. E nessa indecisão dele, ele toma atitudes que ele considera corretas, mas que só trazem o mal para as pessoas envolvidas. O que ferra com o personagem porque ficou parecendo que ele não tinha opinião própria e que ficava mudando dependendo de que lado argumentava com ele. Foi bem chato isso.

Outra coisa que não gostei foram as motivações de Saran para perseguir os maji. Ele criou um círculo vicioso que não vai parar nunca.

- Para se defender, os maji usam qualquer poder que tenham e com o ódio e o medo, acabam matando muitos kosidán. Os kosidán justificam seu medo dizendo que a sede de poder dos maji deve ser contida e eles precisam ser mortos. Então matam de forma indiscriminada. A partir daí os maji se acham no direito de se defender e vão usar magia...

Entenderam? Não vai acabar nunca. Alguém precisa quebrar isso. Só nesse livro isso deve ter acontecido ou sido mencionado umas 7 ou 8 vezes de parte a parte.

E aí o final ficou meio que em aberto e não sabemos de funcionou ou não. Ainda bem que eu tenho o livro 2 e já descubro. ?

Para encerrar tenho que dizer que Roën foi uma grata surpresa. No meio de tanta tristeza e desolação era necessário um personagem leve como ele pra trazer um alívio.

P.S. Não tava me sentindo bem com esse 3, voltei pra aumentar pra 4. ?

Ricardo.Teixeira 06/07/2023

Originalidade na Trivialidade
Este livro se destaca por sua escrita habilidosa e execução bem-sucedida. Apresenta um universo original, trazendo inspirações pouco exploradas na fantasia, embora a construção do mundo é extremamente superficial em alguns aspectos. No entanto, a história das entidades possui uma profundidade cativante.

A narrativa, embora em certos momentos genérica, é habilmente conduzida. O que realmente diferencia o livro é seu enredo não convencional. A maioria dos personagens cumpre seu propósito na trama e é fácil se apegar a eles, apesar de algumas mudanças bruscas de personalidade e conveniências que não me agradaram.

É importante ressaltar que as críticas mais negativas são mais relevantes para as pessoas que leem muita fantasia, mas, considerando o que o livro se propõe a fazer, ele cumpre muito bem seu objetivo e proporciona entretenimento. No saldo final, minha experiência de leitura foi positiva.

lara.readings 28/06/2023

Children of Blood and Bone
Adorei! Me surpreendi muito durante a leitura com as referências, cenários e personagens!
Mas, infelizmente, achei que pecou um pouco no final? não sei se pelo fato da autora escolher continuar a saga e então, dividir a história em partes, mas acho que poderia ter sido muito bem escrita em apenas um livro!
Por enquanto não pretendo ler o resto, mas acho que foi uma leitura produtiva, recomendo!
Apesar dos pesares sobre o final, é um lindo livro!

Mariana 21/04/2023

O livro começa muito bem, não tem aquela enrolação de livro de fantasia, a demora pra acontecer as coisas, já no primeiro capítulo acontece algo e assim por diante, mas depois de certo ponto do livro, isso prejudica muito, não dá tempo de desenvolver as coisas como deveriam ser desenvolvidas, é tudo na correria, tudo meio mal feito, de qualquer jeito.

Desde que ela descobre que tem poderes e que pode trazer a magia de volta eu desconfiei que isso seria feito de qualquer jeito, acaba de descobrir que pode fazer magia e opa, sou a pessoa mais poderosa na face da Terra, nunca precisei de treinamento, nem mesmo uma leitura pra entender como funciona esse tipo de magia, tudo na base do achometro, isso é algo que me irrita demais, não tem base um trem desses, até outro dia você não era ninguém e agora sem treinamento nenhum você me diz que consegue usar todo o seu potencial de na hora pra outra, não, não.

Os personagens são porcamente "desenvolvidos" ao longo do livro, só uma que dá pra perceber uma mudança, os outros continuam a mesma coisa da primeira página até a última. A autora ainda enfiou um relacionamento amoroso onde não cabia um, entre personagens que não tinham química nenhuma, e novamente, como ela insistiu em continuar fazendo, de qualquer jeito, enquanto tinham dois outro personagens com muito potencial e química pra serem um casal de verdade, se os outros dois que acabaram sendo enfiados guela abaixo continuassem o resto do livro como inimigos, tentando se matar até o fim, eu gostaria muito mais, mas a única luta que eles tiveram como inimigos foi péssima e pode ser chamada só de uma briguinha, e não, não dá pra chamar de enemies to lovers, não é bem desenvolvido o suficiente pra merecer esse título.

Não dá nem pra sofrer com os personagens e nos momentos de mais tensão, porque não consegui me apegar em nenhum deles, os últimos capítulos que deveriam ser os melhores, já que chega o momento que todos estavam esperando, não são nada extraordinário, frases de efeito fracas e que não tem impacto nenhum, "lutas" ruins. Uma pena, tava com muita expectativa pra esse livro, agora não sei nem se perco meu tempo com o segundo.

l8velnguage 21/01/2023

trágico e maravilhoso
Uma fantasia incrível de tirar o fôlego, me apaixonei pelos personagens, me senti traída junto com eles e sofri com todas as mortes que rolou.

Eu tava acreditando muito no Inan e que ele ia ficar com a Zélie no final mas infelizmente a autora tinha outros planos ?

Enfim esse livro é muito bom, recomendo ler também a nota da autora.

duda 26/11/2022

o livro é gigantesco, mas mesmo assim os dois romances foram meio forcados e rápidos, trás é bom de ler

Fabiana.Ayumi 09/07/2022

parece que já ouvi essa história?
pessoas são perseguidas, mortas, excluídas da sociedade e elas têm algo em comum: cabelos brancos e? magia.

parece fantasioso num primeiro momento, mas no final, a autora deixa claro: há mortes no livro que te deixam indignado, mas você também se sente assim quando uma pessoa negra é assassinada simplesmente por estar ?no local e na hora errada? (ou alguma desculpa esfarrapada disfarçada de racismo)?

não sou a maior conhecedora das religiões de matriz africana, mas foi legal ver alguns nomes familiares - cresci lendo rick riordan, o que foi bem legal, mas eram referências europeias, então ver uma inspiração africana e que está bem mais perto da realidade brasileira é bem diferente!

o romance acho que foi um ponto fraco, sei que é sempre bem-vindo, mas não sei? acho que isso fez diminuir a nota.

é um calhamaço? é, mas mais pro final foi difícil parar de ler. também levei um tempo pra me acostumar com os termos, fantasia é bem mais desafiador pra ler em inglês do que romances mais contemporâneos, por exemplo.

o final me deixou instigada pra ler a continuação (que ainda bem que já tem) e também to ansiosa pro terceiro volume, viu?

biacs 23/12/2021

Um livro de qualidade
A escrita e a história são de um nível altíssimo, muito interessantes e criativos, com um universo e realidade muito bem pensada e elaborada. Agora os personagens foram os motivos de eu demorar tanto para terminar.
Individualmente são muito bons, mas acho que a dinâmica entre os quatro principais ficou faltando, além dos romances mal desenvolvidos (ou talvez essa só seja minha opinião por eu não gostar de enemies to lovers). Final meio confuso, mas sei que foi o objetivo por ter uma continuação. Não se quando, ou se, vou ler o segundo livro, mas fica a indicação pra quem gosta de fantasia e ficção: um dos melhores que já li, mesmo que não tenha sido pra mim.

Maya 16/06/2021

Então... (não vai ter spoiler)
Eu amei muito o mundo, os elementos fantásticos, e principalemnte a escrita, mas eu me decepcionei mto.

O começo tava maravilhoso, e eu tava shippando mto duas personagens do livro. Até achei q ia favoritar. Mas a partir dos 50% o livro decaiu MUITO: A história ficou extremamente arrastada, o casal (q por sinal n era oq eu shippava) foi colocado cedo demais no livro, e eu já n tava mais ligando pra quem ia morrer. Fiquei o tempo todo querendo desistir da leitura...

Mas assim, levem em consideração que, como fantasia é meu gênero literário favorito, talvez eu tenha sido um pouco mais crítica q o normal ok? KKKKKKKK

Acho que pra algm que tá começando a ler fantasia, esse é um ótimo livro.

Vou msm assim dar uma chance pra continuação, só pq tenho o livro físico na minha estante ?

natalia.antunes 08/05/2021

fantasia perfeita.
esse livro é simplesmente incrível, tudo nele me deixou de queixo caído. o sistema da magia e o universo são muito bem construídos, a escrita é linda e não me deixou largar o livro pra nada. tem enemies to lovers e friends to lovers, agrada todo mundo. os personagens são muito bem desenvolvidos, o livro ser multiPOV ajuda muito nesse sentido. tomi adeyemi ensinou como construir um universo fantástico.

bendtherules 25/03/2021

(english)
eu tinha muita vontade de ler esse livro há um bom tempo, mas sempre desistia pelo tamanho (nem é tão grande, eu sei).
a historia é sensacional, todos os elementos dela são muito bem caracterizados e a cultura inserida é muitooo rica. eu adoro a Zélie e acho ela uma heroína muito verdadeira, pois ela não é o clichê da garota perfeita o tempo todo. a amari pra mim foi uma surpresa, porquê eu não imaginei que ela evoluiria tanto no decorrer da história!!!
a única coisa que me deixou meio err (e me fez dar 4.5 em vez de 5) foi o romance, senti que foi muito apressado, apesar de o foco não ser ele.

enfim, recomendo MUITO essa história e já to ansiosa pra ler o próximo!!!

LilyQuinlan0 28/02/2021

Um livro incrível com a mitologia africana, e duas protagonistas fortes e com muita representatividade

Estela | @euviestrelas 08/02/2021

Orïsha era uma terra cheia de magia, dos mais diversos tipos e Zélie lembra muito bem de como as coisas eram neste tempo. Agora, sem magia, todos os majis foram mortos e os divinais se tornaram alvos.

Mas todo o abuso e marginalização de seu povo pode acabar quando Zélie tem a oportunidade de trazer a magia de volta. Para isso, ela se vê em uma jornada com uma aliada inesperada em quem não confia ao mesmo tempo em que foge de um inimigo que a intriga.

Filhos de Sangue e Osso nos entrega uma fantasia que pode até ter um plot um tanto quanto batido mas é de uma importância enorme com críticas e paralelos com a nossa realidade de o quanto um povo sofre por terem a cor da pele diferente.

Os capítulos são 3 diferentes pontos de vista, Zélie, Amari e Inan, que foram ótimos para nos situarmos nos lados da história. Eu gostei muito da Zélie e da Amari e do quanto elas cresceram durante a história, elas são personagens incríveis e super fortes que sofreram de diferentes maneiras por causa de uma mesma pessoa. A Zélie tem uma história bem tensa e o leitor consegue algumas vezes sentir o quão pesado é tudo o que ela viveu.

Já o Inan é um personagem bem complicado, eu cheguei a sentir um pouco de dó dele durante a leitura, mas depois só fiquei com raiva mesmo e queria que ele desaparecesse. É um personagem difícil de compreender porque nem ele sabe o que quer, nas mesma hora que diz uma coisa 5 páginas depois já mudou de opinião e isso estragou muito o personagem pra mim sendo que poderia ter tido uma construção mais interessante.

A história em si é cheia de ação e momentos tensos desde o começo. Gostei muito que a autora não esperou construir o mundo pra já te jogar no meio da história mas ainda sim conseguiu fazer essa construção muito bem conforme as páginas foram passando.

Tomi Adeyemi acaba nos apresentando a uma fantasia incrível que toca em vários assuntos necessários e acaba com aquele gosto de preciso urgentemente da continuação.

site: https://www.instagram.com/p/CIjYfQUD_67/

Mari 10/08/2020

Queria ter gostado mais, principalmente depois de ver tantas críticas positivas. Talvez ter lido por audiobook não tenha sido uma boa escolha.