Cavaleiro das Américas

Cavaleiro das Américas Filipe Masetti Leite

Resenhas -

Laura 24/10/2023

Uma inspiradora e emocionante jornada
Eu simplesmente amei acompanhar essa jornada do Felipe, Frenchie, Bruiser e Dude pelas Américas através de desertos, montanhas, debaixo de sol e chuva...
Foi uma jornada emocionante e é uma grande inspiração para seguirmos nossos sonhos.
Além disso, foi uma grande mostra para mim sobre a realidade em vários outros países, em especial da América Central (México, Guatemala, Honduras...), além da mostra de que ainda existem pessoas boas de coração que estão sempre dispostas a ajudar os outros.
É um livro que vou recomendar sempre para os outros.

Rob Gutierrez 02/10/2023

Uma jornada nas Américas
No livro acompanharemos a história de Filipe, um brasileiro radicado no Canada desde a sua infância, que influenciado pelas histórias que ouvia sobre Aimé Tschiffely (suíço considerado o maior explorador equestre do século XX) que atravessou as Américas no inicio do século passado a cavalo, decidiu fazer um feito parecido com o do explorador suíço.
Lemos sobre detalhes da sua jornada mas o autor foca nas relações pessoais que fez durante a aventura, pois na maior parte do trajeto, ele dependia da bondade das pessoas da região para ajuda-lo, principalmente em relação a ter local para pousar com os cavalos.
Interessante notar como a esmagadora maioria das pessoas independente da nacionalidade o ajudava.
Também nos deparamos com os principais problemas encontrados pelo autor em sua aventura: a burocracia e corrupção dos governos. Até a passagem entre territórios dominados pelo narcotráfico pareceu ser mais fácil diante das leis absurdas. Alias, em certas regiões, o autor foi ajudado pelos chefões do trafico.
Isso fica nítido a partir da América Central, quando nos deparamos com leis e taxas estratosféricas para que se pudesse cruzar suas fronteiras. Fica claro como essas regras injustas afetam o autor quase no fim da jornada. Para se ter uma noção, o livro tem 52 capítulos, nem chegam a dez aqueles que descrevem a caminhada quando chega-se a América do Sul e apenas quatro descrevem os acontecimentos desde que chegam ao Brasil.
E fica difícil não se indignar junto e entender o porque de possível desanimo.
Algo que em minha opinião poderia ter dado mais riqueza a narrativa e se tivessem mais comparações com a jornadas atuais e a realizada por Tschiffely no século passado, mas nada que afete a escolha feita.
Atualmente Felipe já realizou sua terceira jornada e esta primeira esta se tornando filme com Caio Castro no papel principal (não sei quem fez a escolha mas eles são bem diferentes na aparência).
Enfim, um bom livro!
Gigio 06/10/2023minha estante
Parece bacana. Já coloquei na lista!

Rob Gutierrez 11/10/2023minha estante
Boa. Em algum momento também quero ler as sequências com as próximas jornadas realizadas pelo autor.

Alana - @cantinho_.literario 15/08/2023

Livro bom e emocionante. Gostei de acompanhar a história do Felipe e seus cavalos de perto e ver seu empenho em superar obstáculos e chegar ao fim da jornada.
Devemos lidar com as provações e desafios e, principalmente, acreditarmos em nós mesmos e lutar pelos nossos sonhos, mesmo que os outros ao redor nos considerem loucos.

Natália Muterle 20/04/2020

Livro bom, porém...
Cansativo. Uma ótima viagem, mil coisas pra contar porém levei meses pra terminar a leitura. Li vários livros em meio a este. Talvez a maneira da escrita tenha falhado um pouco, do mais, é um ótimo livro.

Camila Lira 22/10/2017

Uma longa jornada
Que História Incrível.
Inspiração, luta, garra e determinação por um sonho.
Uma história cheia de aventuras, ensinamentos e generosidade. É gratificante saber que no mundo em que vivemos ainda têm tanta gente de bom coração, de simplicidade e generosidade admiráveis.

Felipe é um grande Cavaleiro!

_______________
Viva cada momento com paciência, sem ansiedade e com sabedoria.
_______________
Só se vive uma vez, então não desperdice essa chance de aprender, crescer e experimentar.