Maria Isabel e Soraia

Maria Isabel e Soraia Nara Tosta

Resenhas - Maria Isabel e Soraia

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 05/02/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A obra é composta por duas histórias independentes. A primeira é sobre Maria Isabel, uma mulher na casa dos quarenta anos, casada e com um filho adolescente, moradora do Rio de Janeiro. Maria Isabel, além de dona de casa, vende moda fitness para as amigas. É uma mulher ativa, que gosta de se exercitar, de frequentar a academia. É bonita e atrai olhares dos homens, mas os olhares de admiração que ela mais queria atrair, faz tempo que não se voltam para ela. O problema é seu marido, que só vive pensando no trabalho.

"Maria Isabel quase morria de indignação quando isso acontecia, percebia que o mau humor e a falta de assunto do marido eram só com ela. Enquanto se consumia de raiva, retirava a mesa." (página 13)

Ao longo da leitura é visível as inúmeras tentativas que Maria Isabel faz para tentar recuperar seu casamento, para fazer com que seu marido dê atenção à relação dos dois. Ela tenta conversar, ela tenta fazê-lo se interessar novamente por ela, ela ameaça, mas nada parece dar resultado. Seu marido acha que é tudo "coisa de mulher sensível", problemas que a Maria Isabel tem consigo mesma e que precisa resolver sozinha.

Só que numa relação a dois, não tem essa de resolver os problemas conjugais sozinho. Para uma relação funcionar bem, os dois tem que se entender. Quando os objetivos e os desejos dois dois não combinam mais, não tem como a relação se sustentar. Através de Maria Isabel, a autora Nara Tosta trouxe muito da realidade das mulheres atuais; eu, casada há um ano, me identifiquei em diversos momentos com a personagem, nas tentativas de diálogo, na frustração quando os problemas voltam a se repetir, e acredito que quem vive um casamento também vá se identificar em algum ponto.

"'Primeiro precisa praticar o autoamor, depois compreender que o amor entre um casal pode acabar.' Fez uma pausa. 'Quando admitir isso, entenderá que o amor é libertador, é sincero', sorriu." (página 49)

Maria Isabel vive o dilema de continuar numa relação cômoda em alguns aspectos ou se arriscar sozinha em busca dos seus desejos e sonhos. Numa sociedade machista como a nossa, onde as mulheres são ensinadas que o casamento é mais importante do que seus desejos, Maria Isabel se sente culpada em diversos momentos, tem esperança de que as coisas possam melhorar na relação. Mas a autora conta a história de uma forma tão interessante, de modo que vamos conhecendo mais da protagonista e de seu marido a cada página. No início até podemos discordar de algumas atitudes da protagonista, mas chega o momento em que a máscara de um certo personagem cai e a gente lembra que a infidelidade não é só se envolver fisicamente com outra pessoa, mas também brincar com os sentimentos dos outros, deixar que a outra pessoa acredite que é amada e aceita de verdade, quando, na verdade, isso nunca aconteceu.

A segunda história é sobre Soraia, uma mulher batalhadora, também na casa dos quarenta anos. Conseguiu se livrar de um marido violento com quem foi obrigada a se casar muito jovem, tem dois filhos que são bons rapazes e é dona de um salão de beleza. No passado, Soraia não pôde viver seu grande amor, mas a notícia de que não existe mais qualquer chance de recuperar esse relacionamento, abala as estruturas da nossa protagonista.

O que vemos na história de Soraia, são pessoas que se deixaram acovardar, que desperdiçaram o tempo que tinham para viver e ser feliz, e quando perceberam, já era tarde demais. No passado, Soraia foi ingênua e inocente demais, e brincaram com a vida dela, e continuaram brincando com o passar do tempo. Fiquei até a última página esperando uma revelação, algo que explicasse o que levou a mãe de Soraia a agir como agiu. O homem que a protagonista amou, construiu uma ilusão, algo próximo de uma obsessão doentia, só lendo para vocês entenderem. E o que era para ser um amor, se tornou algo sombrio que destroçaria Soraia.

"- Estou cansada, muito cansada. - admitiu Soraia de olhos fechados em frente ao espelho, para não se encarar. (...) - Essa estória com Gustavo pôs fim a uma vida de fachada, de mentira, que vivia comigo mesma, fingia que era uma mulher feliz e realizada. Mas era frustrada e muito infeliz. (...) - Sempre fui só. Nunca consegui ser plena. Sucumbi ao meu fracasso como mulher que lutou pelos bens materiais e pelo amor dos filhos. Mas e eu, o que vivi pra mim? O que foi só meu nessa vida? - chorou. - Nada!" (página 157)

A história de Soraia não é uma história bonita, é sobre alguém que vai ao fundo do poço, é sobre segredos que destroem, ao contrário da história de Maria Isabel, onde a verdade liberta. Em comum, as duas protagonistas tem a idade e o hábito de conversarem com suas consciências, além de relações conturbadas com a figura materna. Das duas tramas, a primeira foi minha favorita.

A edição da Bambual é linda e inovadora: menor que um livro convencional e maior que um de bolso. A capa é muito bonita e na sua parte interna há uma poesia da irmã da autora, manuscrita pela mãe de ambas. As páginas são de um rosa claro e as letras são em uma cor entre o rosa escuro e o roxo. A diagramação tem fonte, margens e espaçamento de bom tamanho, além de ilustrações (ou fotos). Não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

Fica a recomendação de leitura, certamente você será tocado em algum momento pelas histórias de Maria Isabel e Soraia.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2018/01/resenha-livro-maria-isabel-soraia-nara.html

RUDY 02/01/2018

RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE TÉCNICA
RESUMO SINÓPTICO:

1º CONTO: MARIA ISABEL é uma mulher madura, com mais de 40 anos e 22 de casada com LUIZ HENRIQUE, eles tem um filho, VINÍCIUS. Ela apesar de dona de casa, tem um negócio flexível, vende pela internet roupas fitness. Tem uma rotina diária, leva o filho para escola, vai à academia, faz entrega de suas vendas, pega o filho na escola, volta para casa e todos os dias o ritmo é o mesmo. É mulher linda, em forma para a idade e que atrai olhares dos homens à sua volta, mas o marido...parece não perceber suas vontades e desejos. Passa por uma crise existencial. Quer a atenção, carinho e o cuidado do marido. Ele pensa apenas em trabalho, é nerd e workaholic, e acredita que manter o sustento da casa é suficiente, quase não procura a mulher de forma romântica e sexual. O comportamento dele a deixa revoltada, tenta conversar sobre a relação e ele sempre sai pela tangente, a deixa falando sozinha...Ela resolve abrir seu próprio negócio e faz o projeto. Quando apresenta para Luiz Henrique, ele se mostra machista e diz que não vai investir em um negócio como aquele. Ela fica chocada, mas não se entrega, é obstinada e resolve que vai mudar sua vida com ou sem Luiz Henrique...

2º CONTO: SORAIA é empresária bem sucedida, dona do Salão de Beleza La Belle e tem muito sucesso, com clientela fiel e personalidades conhecidas. Tem 46 anos, mãe de dois filhos: Fábia de 29 anos, administrador bem sucedido e Flávio, 25 anos, cinegrafista de uma produtora. Está viúva, mas antes mesmo do ex marido falecer, já havia se separado dele, foi corajosa no momento da separação e se considerava ma mulher forte. Até uma manhã, quando sua irmã e companheira de fé para tudo na vida, Valesca, informa que o grande amor da sua adolescência, GUSTAVO, havia morrido...Soraia fica desesperada, não acreditava que seu grande amor havia morrido e não vê mais sentido em viver. Vivia com esperança de poder reencontrá-lo um dia e reviverem o grande amor e agora com sua morte, não tinha mais sentido em lutar pela vida. Apesar do amor e apoio dos filhos e da irmão, Soraia entra em um quadro depressivo forte e se envolve com o álcool... Torna-se alcoólatra, mas não assume. A família acaba se afastando por não aguentar mais a agressividade e despreza de Soraia, o negócio começa a declinar sem sua dona a frente e muitos mistérios do passado começam a ser revelados, deixando-a ainda mais chocada e depressiva. A vida no entanto traz surpresas inesperadas e permite a Soraia uma nova possibilidade de viver, resta apenas saber se ela aceitará ou não tal responsabilidade...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Gosto muito de contos e quando falam sobre a vida real e cotidiana, ainda mais, porque de alguma forma, acabamos nos identificando ou com o enredo ou com algumas das personagens retradas nas histórias.
E por falar em personagens, devo ressaltar que são bem retratadas e descritas nos dois contos. Personalidades, vontades e sentimentos muito bem descritos e que nos envolvem durante a leitura.
São duas histórias totalmente independentes e diferentes, porém falam de mulheres que vivem situações críveis que poderiam acontecer a qualquer uma, sem contar que são mulheres fortes e obstinadas e mostram o poder feminino dentro do seio familiar. Mulheres com seus defeitos e deslizes na vida, entretanto, obstinadas e em busca de sua felicidade pessoal.
A força demonstrada nos contos, é cheia de primazia. Mostra a vitalidade e o sentimento de forma intensa, envolvendo o leitor de tal maneira que parece estar vivendo as tramas, os dramas e os momentos transcritos pela autora. São contos fortes e densos que envolvem a família, os sentimentos e desejos pessoais de serem reconhecidas e amadas.
Um único porém não me fez dar a nota máxima ao livro: no segundo conto, o drama da protagonista é tão intenso que acabou se tornando repetitivo em vários momentos, o que trouxe a impressão de monotonia em determinados trechos, poderiam ser ‘cortadas’ algumas partes que se repetiam e repetiam...
Ainda assim, não há o que se questionar quanto a sensibilidade e percepção da autora que coloca em palavras, situações que qualquer mulher poderia passar, mostrando a qualidade em seus escritos e o potencial de transformar ‘casos’ comuns em histórias fantásticas e de superação. A autora tem grande sensiblidade.
Recomendo a leitura para todos, principalmente para os homens, para que percebam os conflitos vividos pelas mulheres e possam auxiliá-las na jornada de companheirismo e amor.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/11/resenha-89-maria-isabel-e-soraia.html
Michelle 09/03/2022minha estante
dramas reais tratados com muita sensibilidade

Angela Cunha 27/10/2022minha estante
Livros com tanta sensibilidade assim costumam mexer tanto com nosso coração, até por trazerem elementos que a gente se idenfifica na hora.
Já gostei muito de ler sobr ele.
Beijo

Milena @albumdeleitura 26/11/2017

Maria Isabel e Soraia
O livro faz parte do projeto "Mulheres em Cena" desenvolvido pelas irmãs Nara Tosta e Lara Braga. O primeiro volume é dividido em duas partes e composto pelos contos: Maria Isabel & Soraia.

Maria Isabel, Bel, é uma dedicada dona de casa que tenta, sozinha, salvar o casamento com Luiz Henrique que, vem se mostrando cada dia mais distante, autoritário e frio. Acaba se envolvendo com outros homens e sentindo-se eternamente culpada por trair o marido, ao mesmo tempo em que volta a se sentir viva por ter experimentado sensações nunca antes sentidas. Sua única motivação dentro de casa é o filho, Vinícius que, a cada dia precisa mais dela. E foi por ele que Maria Isabel tentou, pela última vez consertar sua relação desgastada com o marido. Porém, quando decide deixar para trás a simples dona de casa e criar o seu próprio negócio, vai ter de encarar a outra face de Luiz Henrique que até então lhe era desconhecida.

Soraia é uma empresária de sucesso, tem dois filhos, Fábio e Flávio e se considera uma pessoa feliz. Pelo menos depois que se separou do ex-marido, com o qual foi obrigada pela mãe a se casar aos 17 anos. Soraia apenas amou um homem em toda a sua vida: Gustavo, seu primeiro e único amor da adolescência, com o qual foi impedida pela mãe de viver a grande paixão que sentia. Sua vida muda totalmente quando recebe a notícia de que Gustavo não resistiu a um acidente de trânsito. É aí que as memórias de seu grande amor são reavivadas e ainda mais intensificadas no momento em que descobre o quão apaixonado ele ainda era. É assim que ela entra em uma depressão terrível e se entrega ao vício do álcool. Confesso que achei essa parte do livro um tanto repetitiva e arrastada, mas o desfecho superará qualquer outra sensação, pois ela encontrará forças para recomeçar sua vida de onde jamais imaginou. O final é lindo!

"Às vezes a vida toma um rumo diferente do que sonhamos, e achamos que seremos infelizes, ou que não temos sorte, ou simplesmente que a vida não nos dá a oportunidade da felicidade. Entretanto, surpresas acontecem!".

Cada qual à sua maneira, Maria Isabel e Soraia reforçam o empoderamento feminino, trazendo à tona muitas reflexões por meio de suas histórias intensas e comuns à muitas outras mulheres. A leitura é, realmente, muito gratificante. Não conhecia a Editora Bambual ainda, mas devo destacar que a edição está maravilhosa e bem caprichada. Outro aspecto interessante, e que eu amei, é que as folhas do livro são rosa!

Como a leitura é bem rápida e a escrita da autora sucinta, acredito que todos deveriam dar uma oportunidade a esse projeto superbacana!

site: https://albumdeleitura.blogspot.com.br/2017/11/eu-li-e-voce-119.html

@biaentreleituras 13/11/2017

A obra é dividida em duas partes: Primeiro conhecemos Maria Isabel, uma mulher com problemas no casamento; depois conhecemos Soraia, uma mulher que perdeu o grande amor de sua vida. O livro faz parte da coletânea Mulheres em Cena, que possui dois livros (até o momento) - Maria Isabel e Soraia e Em Poesia (resenha deste em breve).

Maria Isabel é uma dona de casa que está enfrentando uma crise no casamento. O relacionamento esfriou há muito tempo e ela não aguenta mais as desculpas de seu marido para o distanciamento entre eles. Ela tem o emocional muito frágil e o marido não lhe dá o apoio necessário, seu único conforto dentro de casa é o filho do casal.

Maria Isabel quer salvar o seu casamento e vai tentar de todas as maneiras atrair a atenção do marido novamente. No meio de toda a bagunça que está a sua vida, ela conhece alguns homens e acaba se envolvendo com eles. Ela sente a culpa por manter relações extraconjugais, mas percebe que não pode viver presa a um casamento onde somente um dos lados dá valor a ele. Maria Isabel fica dividida e não sabe o que fazer, mas quando as coisas pareciam se acertar, ela resolve abrir um negócio e isso faz com que o seu marido lhe mostre um lado desconhecido por ela até então.

Soraia é uma mulher com um passado doloroso. Aos 17 anos foi obrigada pela sua mãe a se casar com um desconhecido e viveu os anos seguintes sob as duras regras do marido, ele nem mesmo permitia que ela trabalhasse fora de casa. Quando conseguiu se divorciar, ela se especializou como cabeleireira e agora é uma empresária de sucesso, que mora com os dois filhos e é feliz.

A vida de Soraia muda quando a sua irmã lhe conta que o único homem que ela amou havia falecido. Soraia fica extremamente abalada com a notícia e perde o desejo de viver, entra no vício alcoólico e a cada dia se afunda mais. Mas a morte de Gustavo lhe traz muitas surpresas. Soraia vai descobrir a verdade a respeito de seu passado e vai encontrar forças para recomeçar a sua vida onde jamais imaginou.

Leia a resenha completa lá no blog > https://goo.gl/zWxnCD

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Kamila 22/10/2017

Pelo que percebi, podemos separar o livro em duas partes: a da Maria Isabel e a da Soraia. Elas não se conhecem, em comum, apenas o fato de morarem na Tijuca (Rio de Janeiro) e que têm grandes dilemas a resolver. Primeiro vamos conhecer Maria Isabel, empresária e dona de casa, que faz de tudo para manter sua família unida, porém se sente infeliz porque não se sente completa como mulher. Seu marido, Luiz Henrique, não lhe dá atenção, a chama do amor está apagada.

Nesse meio tempo que Bel tenta (sozinha) salvar o casamento, ela conhece alguns homens, com quem tem momentos incríveis, que jamais teve com seu marido. Esses momentos com tais homens também a fazem lembrar de sua mãe, já falecida, de quem se afastou para poder ficar com o marido. Ela também se preocupa com o filho Vinícius, que está crescendo e cada vez menos precisa dela. As máscaras vão cair quando Bel deseja abrir um novo negócio e Luiz Henrique mostra sua verdadeira face.

A outra história vai nos apresentar Soraia, divorciada, mãe de dois filhos e uma empresária de sucesso. Uma mulher com passado difícil, que virá à tona quando sua irmã Valesca (que vive sob um casamento abusivo) lhe informa que Gustavo, o grande amor de Soraia, faleceu. Com a morte de Gustavo, Soraia cairá num abismo vertiginoso, que lhe trará muitas lembranças.

O relacionamento de Gustavo e Soraia não deu certo por vários motivos, desencadeado pela diferença de idade: quando se conheceram, Soraia era uma jovem de apenas 16 anos, enquanto Gustavo era vinte anos mais velho. Com isso, a mãe de Soraia, uma mulher intransigente, obrigou a jovem a casar-se com Edson, que lhe agredia e maltratava. Dessa união, nasceu Fábio. Depois, ela adotou Flávio, filho de uma alcoólatra.

Muitos segredos e sensações permeiam esse livro. Elas são Maria Isabel e Soraia, mas podem ser qualquer uma de nós. Quantas vezes não vimos mulheres sofrendo com companheiros abusivos ou ausentes, alcoolismo, agressões, submissão... enfim, são histórias que, diferente de muitos romances, realmente podem acontecer com qualquer uma de nós.

O que mais gostei desse livro, além da narrativa da autora, simples e sucinta, é que as páginas do livro são cor-de-rosa! Eu nunca tive um livro com páginas diferentes de amarelo ou branco, no máximo tenho livros com laterais verdes e pretas (cada um é de uma cor, quero dizer). A edição da Bambual (não a conhecia) está caprichada e impecável.

No momento, são dois livros, mas espero que o projeto cresça mais ainda e tanto a Nara como a irmã produzam muito mais conteúdo, todos precisam conhecer o "Mulheres em Cena"! E aproveito para agradecer novamente à Oasys Cultural pela confiança em nossa parceria e também pela sugestão de leitura, foi maravilhoso!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2017/10/resenha-maria-isabel-e-soraia.html