Em poesia

Resenhas - Em poesia

RUDY 02/01/2018

RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE TÉCNICA
RESUMO SINÓPTICO:

O livro traz poemas com vários significados, porém todos com a intenção de tornar a mulheres liberta das amarras sociais, de suas obrigações diárias, dos seus relacionamentos familiares e amorosos.
Alguns poemas são homenagens à artista famosos, escritores, músicos, atores, tudo relacionado com a arte.
Outros poemas são letras de músicas em parceria Anderson Cardozo.

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA:

Alguns livros são preciosas obras de arte em seu sentido mais amplo. É o caso de Em poesia.
Além de toda parte da diagramação que é colorida e bem lúdica, nos transportando para um ambiente que posso dizer límbico; a sensibilidade dos escritos da autora são algo transcendental
Ao tempo que descreve situações cotidianas, onde o leitor se vê nelas, traz a profusão de sentimentos em ebulição, esperando eclodirem nos corações leitores e irradiando as observações pessoais intrínsecas às suas experiências.
É aquele livro que não tem como traduzir a sensação no momento da leitura. Tem de ser lido por todos e cada um terá sua própria experiência sensorial e emotiva sobre os assuntos abordados e homenagens feitas.
E não são poemas complicados em seu entendimento. São simples e profundos.
Mais um livro que entra para a lista dos melhores do ano.
Mais que recomendada!

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/11/resenha-82-mulheres-em-cena-em-poesia.html
Michelle 04/03/2022minha estante
amei a resenha me deu vontade de ler o livro

Angela Cunha 25/12/2022minha estante
Eu sou tão apaixonada por tudo que a alma humana sente, ainda mais quando esse sentir vem em forma de poesia!
Que indicação mais linda!!!!
Adorei!
Beijo

Glória 05/02/2023

Para gostar de um livro de poesia acho que é necessário se conectar tanto com a escrita quanto com o conteúdo. Não senti tanto essa conexão, o que não fez ter tanto sentido para mim, mas algumas poesias me tocaram bastante.

Milena @albumdeleitura 26/11/2017

Em poesia
O livro faz parte do projeto "Mulheres em Cena" desenvolvido pelas irmãs Nara Tosta e Lara Braga. O segundo volume é composto por poesias, através das quais a autora traduz e apresenta infinitas possibilidades e realidades do mundo feminino, ora tristes, ora alegres, por vezes doloridas, em outras tantas, intensas e profundas.

Ressaltando temas como amor-próprio, amores não correspondidos, amizade, filhos, casamento, liberdade, indiferença e demais percalços no caminho, Lara consegue cativar o leitor da primeira à última página com sua poesias e reflexões sutis, delicadas e envolventes. Sem dúvida, consegue se aproximar bastante do coração e da alma feminina.

"O verdadeiro amigo Não precisa de razões Não se limita a convenções Te ama sem ilusões."

Gostei da combinação de cores na capa, achei a edição muito caprichada e, assim como no primeiro volume, as páginas deste livro também são na cor rosa. Lara Braga não deixou a desejar e, por ser seu livro de estreia, espero que venha muito mais coisa boa por aí. Indico a leitura a todos aqueles que queiram se sensibilizar e se deixar envolver pelos mistérios e realidades do mundo feminino.

site: https://albumdeleitura.blogspot.com.br/2017/11/eu-li-e-voce-120.html

@biaentreleituras 19/12/2017

Uma obra delicada e com poesias encantadoras. Lara Braga nos presenteia com sua escrita simples e ao mesmo tempo tão intensa. Seus poemas abordam diversos temas e cada um deles é muito claro, de fácil compreensão, achei essa característica muito marcante nos poemas.

Lara Braga escreve a sua maneira de perceber o mundo e através de seu olhar somos levados a diferentes realidades, o que pode gera bons momentos de reflexão e podemos experimentar diversas sensações com a leitura.

Outra característica muito presente e marcante no livro são as poesias concretas; a maneira como estão inseridas ao longo da obra está linda. Além de abrilhantar o visual do livro, a escrita concretista de Lara Braga possui um charme todo especial, único.

A disposição dos poemas está incrível, do título às palavras, não esquecendo das estrofes que parecem bailar pelas páginas. Uma composição exemplar!

Leia a resenha completa acessando o link > https://goo.gl/MhX5P3

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 05/02/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Lara Braga escreveu o melhor livro de poesias que eu já li na vida! A obra reúne poemas de sua autoria e algumas letras de músicas compostas em parceria com outros compositores. Eu comecei a leitura sem expectativa alguma, e nas primeiras páginas já me vi encantada pela poesia da Lara Braga!

Já vi vários leitores dizendo que não gostam de poesia, mas acredito que o que tenha acontecido com essas pessoas é que elas ainda não conseguiram encontrar poesias com as quais se identificassem. O trabalho do poeta não é fácil, nem sempre o que ele coloca em palavras consegue ser compreendido e sentido por qualquer leitor, já aconteceu comigo. Mas eu compreendi e senti praticamente todos os poemas da Lara.

A autora consegue fazer algo que admiro muitíssimo entre os poetas, que é contar uma história através de versos. Por exemplo, no poema "Salve Jorge" (páginas 16 e 17), conhecemos a história de um personagem que estava com uma dor, e a tia fez uma promessa para São Jorge para essa pessoa melhorar. Surtiu efeito, mas a pessoa descobriu que teria que pagar a promessa ao invés da tia. E pior, ao chegar na Igreja onde pagaria a promessa, descobriu que a tia prometeu para o santo errado!!!

E autora nos traz temas bem atuais, como a vida agitada das grandes cidades. "A transfusão do Gullar" (páginas 33 e 32) é um poema onde um filme em homenagem ao Ferreira Gullar, escritor e poeta que faleceu em 2016, promove um encontro entre duas pessoas. Trecho:

"Eu guardo na memória
O flerte encantado
Inspirado e motivado
Pelos verso do Gullar"

"O querer" (página 25) foi um dos poemas com que mais me identifiquei. os versos "Eu quero saber, aprender/ Você quer televisão/ Eu quero a natureza respirar/ Você quer comer e se deitar" super combinam comigo e com o meu marido que parece que tem um ímã que o prende deitado no sofá vendo televisão.

"O poeta em poesia" (página 66) fala do trabalho do poeta de uma forma tão sincera que foi meu escolhido para postar lá no Instagram quando finalizei a leitura. Trecho:

"O poeta de hoje em dia
Faz do verso terapia
Tira onda de artista
Mas no fundo é agonia"

"Eu fantasma" (página 60) é outro poema que me tocou, ao falar dos medos que nos aprisionam, dos fantasmas que nós mesmos criamos. Trecho:

"Tem uma fagulha
Um fio de esperança
Não desisto
Creio um dia
Anistio-me
Liberto-me de mim
Vou ser som de passarinho"

"Divisa" (página 52) é um poema que nos faz refletir sobre a questão dos refugiados e também da migração e da xenofobia, se somos todos humanos, criar barreiras por quê? Trecho:

"O irmão é limitado
Castigado pela sina
De nascer em terra árida
Ou escassa de comida

Se a espécie é uma só
Porque é que há divisa"

A edição de "Em poesia" (assim como a "Maria Isabel & Soraia", o outro livro da coleção Mulheres Em Cena) está caprichada, com um tamanho diferenciado (formato 15x18), capa linda com boa escolha de cores e fontes. Na segunda e na terceira capa (partes internas da capa) há ilustrações de flores e um poema da autora manuscrito na caligrafia da mãe dela. As páginas são na cor rosa claro, de um material agradável e não tão poroso como em outros livros com páginas coloridas que já vi. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. A diagramação tem fonte, espaçamento e margens de bom tamanho; as letras são coloridas, um tom de rosa escuro. Além de muitas ilustrações de plantas ao longo das páginas, os títulos de cada poema são colocados em locais estratégicos, e inclusive temos um poema de cabeça para baixo: "O avesso" (página 43).
Enfim, repito que "Em poesia" foi o melhor livro de poesias que já li na vida. Recomendo que leiam a obra, mesmo se nunca tiverem encontrado um livro de poesias com o qual se identificaram. Tenho certeza que pelo menos um dos poemas irá tocá-lo. Seja nas palavras de Lara para irmã, para o filho que está crescendo e já não quer mais o "grude" da mãe, para a filha que irá crescer e brilhar... Certamente a poesia de Lara Braga irá lhe encantar!

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2018/01/resenha-livro-em-poesia-lara-braga.html