Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Shar 16/03/2024

Interessante
O livro fala de tudo um pouco. Vai muito longe para explicar as coisas. Apesar dos argumentos e justificativas serem bastante profundos e técnicos, os autores tornaram a mensagem simples e bem explicada.

Mateus 09/02/2024

Boom
Bom livro pra refletir sobre a vida e como são as coisas que a permeiam... Clovis e Pedro são duas mentes brilhantes

Elton Cruz 01/02/2024

Não é um livro qualquer
O título pode dar a ideia que é mais um autoajuda, mas de fato, não é! Clovis passa ensinamentos e perspectivas valiosas, com filosofia, mitologia grega e uma pincelada do estoicismo. Além do Pedro Calabrez, que trás a ciência como fator que comprova ideias abordadas no livro. Tenho visões diferente após o término das páginas. Parei por um tempo e repensei em algumas formas danosas e erradas (posso dizer assim) de enxergar a vida estava servindo como lente pra mim. Resumindo: é o tipo de livro que te faz pensar e repensar sobre si, sobre o mundo, realidade e expectativas. Recomendo demais!!

skuser02844 28/01/2024

Que livro, que livro.
A união de duas pessoas extremamente inteligentes, não poderia ter como resultado um livro menos fabuloso que esse.
Não é um livro que traz algumas respostas para questões importantes. O mais importante de todo o livro são as reflexões que ele causa.
Fantástico.

Thainara Ramalho 20/01/2024

Em busca de nós mesmo
Eu achei essa leitura fantástica, linguagem simplista, acessível a todos, muito bom.

"A proposta é viver a vida como um passeio [...] Ao passear, também aproveitamos e saboreamos o caminho."

Ermis_minf 10/01/2024

O livro é mais para quem gosta de filosofia, é algo que eu não gosto muito. Mas é legal que ele ensina cada ideia das ramificações da filosofia e mostra algo que combine contigo para você usar o conceito no seu dia a dia. De todos que ele mostrou eu gostei mais do estoico.

Fabíola 01/01/2024

Reflexão
Escolhi essa leitura por dois motivos principais:

Clóvis de Barros Filho é um excelente orador e sempre traz reflexões que nos ajudam em nosso processo de engrandecimento e o título da obra definitivamente chamou minha atenção.

É um livro denso em alguns momentos, mas riquíssimo em reflexões. Adorei a leitura e indico.
Os autores nos auxiliam pela autoconsciência sobre quem somos, nossas potencialidades e a força necessária para buscar nossas melhorias.

"Ame mais.
Ame o mundo como ele é.
Reconcilie-se com o real.
Lamente um pouco menos- isso é passado-,
espere um pouco menos-isso é futuro-
E ame um pouco mais- isso é o instante presente, o que estamos vivendo agora".
André Comte-SPonville

Lucas 03/12/2023

Melhor livro que já li
Fala sobre muitos aspectos e questão que rodeiam muito a humanidade. Por um lado filosófico, temos o grande professor Clóvis de Barros Filho. E pela outra ponta do diálogo temos o cientista Pedro Calabrez.

No decorrer do livro com o diálogo informal entre os dois, apresenta respostas da filosofia (com as ideias de Aristóteles, Platão e Spinoza, entre outros) e das ciências da mente (psicologia e neurociências).

Clóvis e Calabrez aproximam a filosofia da ciência, revelando respostas de perguntas que todos uma vez já fizemos. Recomendo muito a leitura.

Agnaldo 21/10/2023

As verdades não se revelam sem o pensamento
Os dois juntos foram sensacionais, para entender sobre assuntos tão complexos como a mente e ter a perspectiva dos dois foi muito significativo para a obra. Teve vários pontos que me abriram a mente para entender um pouco sobre comportamentos, mas vou falar dos dois que mais gostei, a questão do livre arbítrio que é um tanto quanto irreal, pois sempre pensamos que temos o poder de escolha, mas na verdade tudo não passa de um grande emaranhado de experiência e vivência que moldaram nossa forma de agir e acabou nos limitando a escolhas quase que por hábito, e isso é só o início de como somos tão reféns de tantos comportamentos. Outro ponto que gostei foi sobre a perspectiva de se sentir bem ou viver uma vida bem, pois faz total sentido a gente só conseguir se sentir confortável quando estamos na nossa presença, que é o que conseguimos controlar, sendo que estando com alguém a gente estende nossa atenção para situações que não controlamos e isso causa sentimentos de que nos impede de estar sempre zen, só que não vale a pena viver uma vida de solidão por medo de experienciar a realidade de emoções incontroláveis, e quebrar a cara as vezes, sentir dor, passar pelos altos e baixos da vida, e finalmente chegar ao fim da vida e entender que a jornada foi vivida de um jeito magnífico e superou as nossas expectativas mesmo quando a fase não era tão boa.

Mirelle56 01/10/2023

Comecei a ler ele aos poucos ao acordar, enquanto tomava café, me arrumava pra sair, e é uma ótima reflexão pra começar o dia, mesmo que eu discorde de algumas coisas, conhecer outros pontos é sempre muito importante.