Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Alane.Sthefany 15/11/2022

Em Busca de Nós Mesmos - Clóvis de Barros e Pedro Calabrez
Eu só li esse livro por causa do Pedro Calabrez, admiro demais e acompanho o canal dele no YouTube (NeuroVox), o livro é interessante, o nome já chama bastante atenção, tiveram umas partes que foram bem cansativas (em especial, no meio do livro), até porque os autores abordam diversos temas e muitos não são do seu interesse e agrado; a linguagem muito acessível eu também não gostei, muito simplista, mas entendo o motivo deles quererem que todos que lessem o livro, entendessem o conteúdo exposto e que o conhecimento fosse acessível a todos.

Eu aprendi bastante e a leitura me surpreendeu muito no final, se tornando satisfatória a experiência de leitura.

Recomendo para quem gosta de filosofia, estoicismo, autoconhecimento e neurociência.

[...]

?Se eu enxerguei mais longe, foi por estar em pé sobre os ombros de gigantes?.

Lucrécio diz: ?Lembre-se agora e considere como as eras de eternidade que decorreram antes do nosso nascimento foram nada para nós. Aqui, então, é um espelho em que a natureza nos mostra o tempo a vir depois da nossa morte. Vê algo de terrível nele? Percebe alguma coisa sombria? Ele não parece mais sereno do que o mais profundo sono??.

?Lamente um pouco menos? ? isso é passado ?, ?espere um pouco menos? ? isso é futuro ? ?e ame um pouco mais? ? isso é o instante presente, o que estamos vivendo agora.

? André Comte-Sponville
Lucas1429 16/11/2022minha estante
Pedro e Clóvis juntos, o pupilo e seu mestre. A obra ficou muito boa, eles explicaram temas complexos de uma forma bem simples. Por serem dois nomes de peso, fico na expectativa de uma obra mais "indigesta"

Alane.Sthefany 16/11/2022minha estante
Os dois são muito bons. Gostei bastante do livro, principalmente do final ?

LeandroBurla 16/11/2022minha estante
Já assisti a várias palestras do Clóvis e seu trabalho, mas não conhecia esse livro.

Erika 21/05/2023minha estante
O que entenderam dessa parte ?
"Aquele que age de má-fé faz questão de fazer do gato o seu grande ídolo."

Rosangela Max 25/02/2021

Que leitura boa!
Os autores aqui explicam de uma forma de fácil entendimento o que implica a busca por nós mesmos.
Eu pensava que esta busca envolvia mais o lado espiritual do que qualquer coisa, mas não é nada disso.
Recomendo muito a leitura!

Fran Carvalho 26/11/2021

Em busca de nós mesmos
O livro Em busca de nós mesmos é um mergulho na filosofia junto com a neurociência. Um match maravilhoso pra gente conversar e discutir temas que deixam a gente com cabelo em pé na vida. Diferente de livros que já li, este é um pouco mais denso. Você precisa de um tempo para digerir para acompanhar toda a alinha de raciocínio, além de alguns capítulos de histórias filosóficas que fluem um pouco mais devagar. A leitura não é difícil, pelo contrário, ela é bem leve, mas pede sua atenção.

Nos primeiros capítulos os temas são sobre a origem da vida, destino, sentido da nossa existência e o significado de uma boa vida. Gosto que os dois autores trazem grandes provocações, o que faz com que cada um leia e crie o seu próprio pensamento e devaneios sobre os temas.

É muito difícil fazer uma resenha sobre o livro, pois ele é realmente como uma conversa. Você consegue se imaginar tomando café com os autores e falando sobre a vida. Os temas são excelentes para somar conhecimento, principalmente para o crescimento pessoal dentro de uma empresa e nos relacionamentos. Tenho certeza que se você já questionou ou pensou um pouco sobre estes assuntos, irá gostar de conversar sobre isso com Pedro e Clóvis neste livro.

Sarah 09/11/2021

Razoável
Pensa uma uma aula extremamente desgastante de filosofia, com muitos nomes e termos técnicos... é assim que consigo resumir a metade inicial do livro.
Demorei mais de 40 dias para chegar na metade, porque além de algumas colocações confrontosas para mim, também tem uma espécie de leitura cansativa.
Pensei seriamente em desistir e parar pela metade, mas como boa persistente que sou (risos) ... continuei até a última linha!
Ainda bem que persistir, pois a outra metade me entregou conteúdos valiosos! Muita inteligência emocional e raciocínio pra la de lógico. Ao contrário da outra metade, tem palavras claras e concisas nesses capítulos a frente.
Te fala sobre medo, amor, paixão, razão.. sentimentos e sensações que interferem diretamente nos nossos resultados dia a dia e na vida!

Vale a leitura, tem muito conteúdo de valor atrás dessa capa!

Livia M. 13/09/2023

Um presente
O conhecimento se dá de infinitas formas, sendo aproveitado, lapidado, reformulado, adaptado, democratizado, passado, descoberto, criado.
Aí é que está a grande mágica!
Um contato descontraído e didático com grandes nomes. Reflexões suscitadas e outras ampliadas. A compreensão divertida de pensamentos filosóficos desconhecidos.

Karol 09/04/2023

Lamente um pouco menos, isso é passado!
Achei muito bom, adoro Professor Pedro e a leitura nas partes dele foram mais gostosas de ler, mas ler as partes do Professor Clóvis fez meu cérebro fervilhar! hahaha muito bom!
Mas acho que a parte do meio do livro ficou bem cansativa, por isso me arrastei tanto para termina-lo.

S.Wayne 27/01/2021

Em Busca de Nós Mesmos
Eu recomendo bastante esse livro, principalmente para quem está em busca de um auto conhecimento, ele te faz refletir em várias questões pessoais, e te faz ter uma visão diferente de muitas coisas, é muito bom!

Agnaldo 21/10/2023

As verdades não se revelam sem o pensamento
Os dois juntos foram sensacionais, para entender sobre assuntos tão complexos como a mente e ter a perspectiva dos dois foi muito significativo para a obra. Teve vários pontos que me abriram a mente para entender um pouco sobre comportamentos, mas vou falar dos dois que mais gostei, a questão do livre arbítrio que é um tanto quanto irreal, pois sempre pensamos que temos o poder de escolha, mas na verdade tudo não passa de um grande emaranhado de experiência e vivência que moldaram nossa forma de agir e acabou nos limitando a escolhas quase que por hábito, e isso é só o início de como somos tão reféns de tantos comportamentos. Outro ponto que gostei foi sobre a perspectiva de se sentir bem ou viver uma vida bem, pois faz total sentido a gente só conseguir se sentir confortável quando estamos na nossa presença, que é o que conseguimos controlar, sendo que estando com alguém a gente estende nossa atenção para situações que não controlamos e isso causa sentimentos de que nos impede de estar sempre zen, só que não vale a pena viver uma vida de solidão por medo de experienciar a realidade de emoções incontroláveis, e quebrar a cara as vezes, sentir dor, passar pelos altos e baixos da vida, e finalmente chegar ao fim da vida e entender que a jornada foi vivida de um jeito magnífico e superou as nossas expectativas mesmo quando a fase não era tão boa.

Camila 09/01/2022

Um novo olhar para a vida
Que livro incrível!

A obra te leva por um passeio pela filosofia, química, física, biologia... Podemos acompanhar a evolução dos paradigmas em diversas áreas do saber ao longo da história da humanidade.

Para mim, foi uma introdução ao mundo da filosofia, que me deixou com vontade de aprofundar o conhecimento. Durante a leitura, você se sente em um diálogo gostoso com os autores.

Pude aprender mais sobre mim e sobre a sociedade. Sobre sentimentos, comportamentos, ideologias. Mesmo tratando de assuntos por vezes complexos ou muito abstratos, a leitura foi extremamente prazerosa do início ao fim.

Primeira leitura concluída em 2022 e já me deixou com gostinho de quero mais!

Alezi 27/03/2021

Leitura obrigatória!
O livro aborda vários aspectos da vida humana pela perspectiva da neurociência e da filosofia. Os autores explicam temas profundos em uma linguagem muito simples para que o leitor não tenha dificuldade em entender. No final do livro, tem todas as referências que embasam as falas deles para que o leitor leia mais a fundo os assuntos que tenha achado mais interessantes durante a leitura do livro. Li, indico e pretendo ler novamente, bem como quero continuar lendo mais obras com esses temas, ajuda muito a refletir sobre a vida e o mundo de forma mais crítica e profunda.

Felipe 08/02/2023

Saiba quem é para saber ser melhor
Ao começar a ler "Em Busca de Nós Mesmos", eu não sabia o que esperar. Embora já conhecesse o trabalho de ambos os autores, não conseguia imaginar como seria um trabalho em conjunto dos dois. Foi uma surpresa muito positiva!
O livro é ótimo, um guia simplificado de como começamos a nos entender e o papel que a filosofia e a ciência exercem na busca da humanidade por si mesma.
É muito gostoso acompanhar o desenvolvimento do raciocínio humano através das épocas e ter uma ideia de como o pensamento pode orientar a evolução da sociedade ou determinar sua ruína.
Os autores tem modos de explicar e escrever bem diferente, e a combinação acabou dosando muito bem o que cada um tem de melhor a oferecer.
Filosofia, religião, política, amor, relacionamento, introspecção, felicidade, morte, todos os assuntos são abordados de formas muito interessante e sempre trazendo muitos questionamentos para o leitor.
Uma leitura que recomendo para todas as pessoas, em especial quem gosta de autoconhecimento, sociedade, história, ciências e quer ser uma pessoa cada vez melhor e compreender (ou ao menos tentar) certos aspectos da vida, do universo e tudo o mais.

imfelipearaujo 21/06/2023

Em busca de nós mesmos não é um livro de leitura fácil, trás diversos questionamentos filosóficos e científicos. O livro na verdade, é de certa forma, um diálogo entre filosofia (Clovis de Barros) e a ciência (Pedro Calabrez). Ambos se questionam e se provocam, no bom sentido, para responder os questionamentos trazidos a tona.
Por fim, o livro te faz questionar sobre vários aspectos de sua vida no intuito de nos conhecermos melhor.

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 05/07/2022

Surpreendente!!
Uma grande viagem através da reflexão e conhecimento! Uma leitura interessante e bem produtiva. Em busca de nós mesmos transcende as informações que buscamos por tempo. Uma forma tranquila e simples de constatar que muitas das perguntas que nos fazemos já temos a resposta.