Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Eledir Gonçalves 25/05/2021

Questões da vida
Os escritores nos trazem a luz da filosofia os mais diferentes temas, para que possamos pensar se é tão simples viver. Nós traz conteúdo para aquela simples pergunta, a qual muitas pessoas não fazem ao longo da sua existência: Quem sou eu? A maioria das pessoas apenas existem e passam a vida sem ao menos se questionar, uma única vez, se na vida alguém se fez essa pergunta. São muitas as questões que permeiam a existência humana e muitos foram os estudos sobre isso e os escritores nos trazem um pouco disso para que possamos pensar sobre quem somos.

@sandraalmeidaeseuslivros 26/10/2021

Denso e reflexivo
Não tem como não mergulhar neste livro de cabeça.

De um lado temos Pedro Calabrez trazendo a visão da neurociência e a psicologia e do outro lado temos Clóvis de Barros Filho sobre a ótica dos grandes filósofos de como o conhecimento de questões importantes da humanidade e do mundo onde vivemos se deu até aqui.

Reflexões importantes para a compreensão do ser humano e do nosso papel no universo.

A proposta é um dialogo entre dois amigos nos ajudando a refletir nas perguntas que nos acompanham desde sempre? quem sou eu? De onde vim? O que é o mundo? O que é o prazer e como funciona isso em mim? O nosso papel no universo? A direção do tempo ( esta questão me assombra).
A morte, amor e paixão, liberdade, poder e felicidade. O que nos faz felizes?

E ai vai encarar? Vale muito a pena.

Nicolito 15/02/2022

Em busca de nós mesmos-resenha
O livro de Pedro Calabrez e Clovis de Barros Filho me surpreendeu bastante! Um livro que eu achava que falava sobre autoajuda e autoconhecimento na verdade ele reflete sobre vários pontos da nossa vida através da filosofia.
A dinâmica entre os dois autores do livro é muito gostosa, uma hora um diz algumas coisas e depois outro. Um acaba complementando as ideias do outro ao longo do livro? Adoro o jeito ao qual Clovis filósofa, com uma linguagem maleável, rica, miscigenada, podendo ir de palavras formais até ?chupa essa manda meu amigo?.
Falando da filosofia em si a tal é adaptado à algum filósofo no qual o capítulo se refere?utilizando ideias de uma filosofia moderna e de uma antiga, sempre misturando as, o que traz um aspecto incrível em relação a maneira na qual a filosofia se desenrola conforme você ?vira as páginas?.
Vários capítulos sensacionais, com temas únicos levando 10, 20, 30 páginas para refletir sobre os mistérios do cosmos e do universo. Particularmente falando capítulos que me ?tocaram? muito foram aqueles sobre a morte, sobre Deus, sobre a imortalidade é sobre amor e paixão! Fiquei até emocionado?.rsrsrsrs! Creio que posso dizer que tirei do livro valores, valores muito importantes que antes de lê-lo eu mal os dava importância. Aprendi a valorizar coisas, momentos, palavras e gestos? coisas que são muito mais importantes do que imaginamos.
No começo do livro até seu fim estranhei muito com o tal título, mas depois de terminá-lo e pensar bastante sobre tudo aquilo que havia absorvido com o livro concluí que ?Em busca de nós mesmos? nos faz refletir sobre o que somos ?nós mesmos? e, no final das contas ele através de suas reflexões nos auxilia, nos guia a encontrar nossa pura essência, nossa pureza. Nos ajuda a realças o sentimentos que realmente importam e deixar para lá aquilo que não nos agrega a nada!
Sou muito grato a minha namorada por me dar este livro, um livro que me ensinou tanta coisa em meras 400 páginas. Me ensinou coisas que pessoas demoram anos para entender e coisas que se eu não tivesse lido o livro também demoraria?

carinaskrug 11/02/2023

O livro traz muitas reflexões interessantes.
Porém a leitura muitas vezes é cansativa.
Vale a leitura, principalmente para quem gosta de filosofia, história?
Traz muitos insights legais sobre a nossa vida!

Rosa254 28/03/2022

A busca por quem nós somos é diária e incansável.
O livro reúne as perguntas feitas pelo ser humano desde que mundo é mundo. Questões feitas por grandes pensadores ao longo da história humana. Pense nas inquietações que enfrentamos diante de uma crise existencial e some à isso o rigor científico do Pedro Calabrez com as provocações do professor Clóvis. Pronto, agora você sabe como é o livro.

Inicialmente, por conta do título, me equivoquei achando ser um livro de autoajuda. Ainda bem que passa longe dessa direção. O que temos aqui são um encontro de explicações filosóficas e científicas (sim, com a divisão de fala entre os dois autores) com linguagem acessível para que todos consigam entrar nesse universo de autoconsciência.

Gostei muito da separação em três partes.
A primeira parte introduz o princípio norteador da nossa experiência e o que nos move: o mundo, os desejos e os prazeres.

A segunda parte desenvolve a filosofia, o que permite uma apresentação do Estoicismo que irá render muita discussão (será que conseguimos mesmo ser desapegados?), além de explorar concentiso como o amadurecimento das emoções, a morte, Deus, finitude da vida. Não dá para falar sobre existência humana sem passar por esses tópicos elementares.

A terceira parte é um convite para os temas chave das nossas dúvidas: o amor, a liberdade, o poder, a felicidade. De novo, foi muito bom finalizar o livro discutindo felicidade. Nunca é tarde para lembrar que se trata de uma construção - e tudo está em suas mãos. Bom... quase tudo.

E finalmente, posso dizer que foi uma leitura agradável. Não senti o tempo passar, apesar de trazer conceitos densos e teorias, o livro consegue ser leve (inclusive pelas situações citadas pelos professores, que a todo momento se aproximam do leitor, se colocando vulnerável e humanizando).

Recomendo para todos que acreditam que a busca por quem nós somos é um feito diário e, portanto, incansável.

Deixo um trecho da Parte 2 "O cosmos e a vida humana" como degustação:

"Passear pelo cérebro é visitar as raízes de quem somos. Jornada importante. Talvez essencial para uma vida plenamente humana. Da próxima vez que deparar com a foto de um cérebro humano, faça a seguinte reflexão: Aquele e cérebro foi uma vida. Como a minha e a sua, repleta de altos e baixos. Houve amor, mas também houve ódio. Momentos alegres, sorrisos e risadas de doer a barriga. Tristezas, angústias, lágrimas e dias que não dava vontade de sair da cama. Preguiça de ir ao trabalho, empolgação com uma notícia boa, saudade do abraço de alguém. Algumas certezas e muitas dúvidas. Curiosidade, reflexões profundas e indagações existenciais. Tudo isso contido em 1,3 quilograma que cabe na palma da sua mão."

Gabriela2968 17/07/2020

Cautela é a chave
Gostei bastante da proposta do livro, porém, eu esperava que ele fosse apresentar uma abordagem mais científica do que filosófica, o que não foi a impressão que tive depois da leitura. Isso, entretanto, não é um ponto negativo.

Minhas ressalvas com relação à obra são principalmente sobre a interpretação sugerida ou conotação dada para algumas pesquisas científicas, como aquela que "questiona o livre-arbítrio". Assim como tudo nessa vida, é importante ter cautela para analisar algumas das proposições que os autores fazem. Eles relativizaram demais a ciência em alguns momentos e em outros a tomaram quase como verdade absoluta, mas apesar disso, me parece que eles acertaram em cheio em muitos pontos (científicos E filosóficos), como, por exemplo, a visão integrada de que o cérebro é parte do corpo, a importância de "aprendermos através da frustração", dentre outros.

Achei também que algumas questões acabaram ficando em aberto, mas de forma não intencional, como a questão do "Mecanismo de Consistência Psicológica", que me chamou bastante atenção do começo do livro. Os dois primeiros capítulos, aliás, são impecáveis.

Acho que teria sido legal se o Pedro Calabrez tivesse entrado no mérito de ressaltar a multidisciplinaridade englobada pela Neurociência, que apesar do que muitos pensam, conta com contribuições de profissionais provenientes das mais diversas áreas, como o próprio Calabrez que possui formação na área de comunicação.

Em geral, uma leitura proveitosa que trouxe discussões interessantes.

Gabriel 03/08/2022

O capítulo 1 de um hipotético manual da vida
Esse livro aborda tantas coisas interessantes, explica desde as bases, por que somos quem somos, o motivo que fazemos o que fazemos, além de embarcar em assuntos filosóficos interessantíssimos e sempre trazendo mitos filosóficos e pesquisas científicas para enriquecer ainda mais o assunto

Recomendo demais!!

BelaBelli 26/02/2022

Dividida
Confesso que fiquei dividida entre gostar e não gostar do livro.

Algumas partes eu adorei e outras quase abandonei a leitura.
Eu sabia que era um livro mais filosófico, pois recebi recomendação dele. Mas algumas partes achei bem maçantes. A forma como os dois autores escreveram achei bem dinâmica e clara, pontuando exatamente quem escreveu cada parte.

Fiquei feliz por não ter abandonado a leitura, pois a parte 3 - Amor e Paixão / Liberdade / Poder - (final) foi a melhor para mim. Apesar de também ter gostado de vários insights nos capítulos anteriores.

"Existem dois tipos de situações na sua vida, muito diferentes uma da outra: aquilo que depente de você e aquilo que não depende de você. E é muito importante saber distinguir aquilo que depende de você daquilo que não depende de você. Sabe por quê? Porque, em relação àquilo que depende de você, você tem que dar tudo, fazer o melhor possível, tem que se esmerar e gastar todas as suas energias. Agora, no que não depende de você, não adianta gastar um tostão porque realmente não depende de você.".
"A lição esta dada: saber identificar o que depende e o que não depende de você é jogar energia no que você pode controlar e não gastar energia, tempo e investimento com aquilo que você não pode controlar.".

Arnaldo 25/06/2023

Livro muito bom!
Nesse livro os autores conseguiram colocar de forma simples, com uma linguagem popular temas da filosofia, da psicologia, mitologia grega, levando o leitor a uma reflexão profunda sobre temas diversos da vida humana. O livro com certeza traz ao leitor questionamentos relevantes sobre como ter uma vida melhor e como conhecer-se mais. Ao final do livro fiquei com vontade de ler novamente. Livro recomendado, 5 estrelas e favoritado.

Bea 29/08/2021

Muitas reflexões
Diálogo muito interessante e reflexivo, abordando assuntos que permeiam a existência humana. Leitura fácil e compreensiva a respeito de aspectos filosóficos abordados pelo professor Clóvis e neurológicos do ponto de vista do Professor Pedro Calabrez.

erivaldo4680 12/08/2021

Grandes Lições
Escrito por Clóvis de Barros e Pedro Alvarez grandes nomes intelectuais do país é uma obra de indagações e reflexões baseadas na ciência e filosofia e traz ensinamentos dos grandes pensadores do mundo a respeito dos principais questionamentos da vida. Em forma de diálogo entre os dois autores falam da grande busca do ser humano pelo sentido da sua vida ou da sua existência. Apesar das grandes lições dos pensadores e cientistas, gostei principalmente porque expõe a necessidade de viver o hoje, de aproveitar a vida no presente, de tornar a vida feliz no instante que estamos aqui ainda vivendo. Recomendo também por abrir a mente a novas possibilidades de ver o mundo, nova maneira de conceber o que é o mundo.

Arthur Peixoto 27/01/2022

Não funcionou pra mim...
O livro traz uma abordagem interessante sobre como viver, baseando em conhecimentos filosóficos e científicos. A parte científica é muito legal, mas a parte filosófica também é, porém na hora da aplicação dela, debaixo da opinião do autor, chegou a muitas conclusões que não concordo de acordo com meu ponto de vista, especialmente por ser cristão.
Lucas 27/01/2022minha estante
Conseguiu achar o canal dele no YouTube ?

Arthur Peixoto 27/01/2022minha estante
Ainda não, vou procurar depois, tô só na correria esses dias...

Jai 30/05/2022

Um diálogo maravilhoso.
É realmente muito bom a forma que o livro foi escrito. Eu já acompanho o trabalho do Clóvis e do Pedro, eles são realmente maravilhosos no que fazem.
O livro é meio que uma conversa entre os dois, não é nada MUITO profundo, mas é beem explicadinho e muito fácil de entender, até porque é aterrado de exemplos muito bons. Uma ótima oportunidade pra conhecer eles, e claro, não vão se arrepender.