Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

Ketlin.Chaves 19/04/2024

Política e politicagem
"Esaú e Jacó", de Machado de Assis, é uma obra que merece uma análise crítica profunda. O romance oferece uma visão penetrante das dinâmicas sociais e políticas do Brasil do século XIX, por meio da história dos irmãos gêmeos e de sua família. Machado de Assis utiliza a rivalidade entre Esaú e Jacó como uma metáfora para as divisões políticas e ideológicas da época, representadas pelos partidos Conservador e Liberal. No entanto, algumas críticas apontam que a complexidade dos temas explorados pode tornar a leitura densa para alguns leitores contemporâneos.

Além disso, a narrativa de Machado de Assis é rica em ironia e sutileza, o que pode exigir uma atenção especial por parte do leitor para captar todas as nuances e camadas de significado. A caracterização dos personagens é outro ponto forte da obra, com figuras como Natividade, Flora e o narrador-protagonista expressando profundidade psicológica e complexidade moral.

Com a estrutura narrativa fragmentada e não linear pode ser desafiadora para alguns leitores, especialmente aqueles não familiarizados com o estilo de escrita de Machado de Assis.

Em resumo, "Esaú e Jacó" é uma obra de grande relevância literária, que oferece uma visão perspicaz das questões sociais, políticas e psicológicas do Brasil do século XIX. No entanto, sua complexidade e estilo único podem não agradar a todos os leitores, sendo uma leitura mais indicada para aqueles que apreciam obras literárias desafiadoras e ricas em significado.

Thayna283 12/04/2024

Não gostei muito
Quando decidi ler achei que era um livro mais voltado para o romance mas acredito que está mais voltado para questões políticas da época e isso pode ter feito eu não gostar muito. Mas pra quem se interessa por esse tema é uma boa escolha.

Victoria.Ganzaroli 10/04/2024

Machado sendo Machado
Esau e Jacó traz bastante elementos da história da transição do Brasil Império para Brasil República. Esse livro é atemporal e nos convida a refletir, inclusive, sobre padrões políticos que se repetem nos dias atuais: imperialismo X república, conservadorismo X liberalismo, direita X esquerda

Luciana Leitora 07/04/2024

Morno
O livro fala sobre a trajetória de irmãos gêmeos que são idênticos em se odiar desde o ventre, aludindo aos irmãos bíblicos que dá nome ao livro. O ponto ao desse livro pra mim foi o pano de fundo que é a cidade do Rio de Janeiro da época e as tensões políticas.
Não é uma leitura que recomendo pois não é de fácil compreensão, o tipo de clássico que faz as pessoas ter medo de ler clássico.

Arieska 02/04/2024

Esaú e Jacó
A obra de Machado de Assis vem narrar a relação entre dois irmãos gêmeos idênticos, Paulo e Pedro, que assim como os personagens bíblicos aludidos no título "Esaú e Jacó", são rivais desde o ventre. Dizem que irmãos podem ser os melhores amigos ou os piores rivais, e aqui nessa obra podemos acompanhar a infância, juventude e vida adulta em que eles mal podiam se decidir qual das opções desejavam manter. Completamente diferentes em questão de gostos e opiniões, em apenas uma coisa eram iguais além da imagem física: o amor pela mesma jovem. O resultado disso, já imaginam, não é tranquilo.
Adorei ler esse livro, a escrita muitas vezes cômica de Assis me arrancaram alguns sorrisos sinceros. Recomendo a leitura!

Danielle.Oliveira 01/04/2024

Esau e Jaco...
Uma leitura arrastada nos primeiros capítulos e um tanto difícil para iniciantes em literatura, como eu me considero.

Persistindo a leitura, a história vai ficando mais clara e interessa. Pedro e Paulo com sua rivalidade, a mãe aguardando a profecia da cabloca, Flora e seu triste fim.

Enfim, uma excelente leitura, cheia de insights e com um pano de fundo bem político.

Valeu a pena demais o esforço em não desistir.

Dani 23/03/2024

Os fins surpreendentes me pegam demais. Obra incrível, leitura relativamente fácil e nos leva para uma época completamente diferente.

Jorge451 20/03/2024

As joias do império
O romance gira em torno das vidas dos irmãos gêmeos idênticos, Pedro e Paulo. Remete aos irmão da Bíblia que dão título ao livro, explorando o tema da rivalidade familiar. O autor, de forma brilhante, conduz a narrativa em paralelo ao momento histórico brasileiro do final do século XIX, época em que forças políticas tramam o golpe de estado que nos ensinaram como “proclamação da república”. Os irmãos representam ideologias conflitantes, com Pedro abraçando valores conservadores enquanto Paulo tende ao liberalismo. Suas crenças divergentes levam a conflitos intensos que se mostram irremediáveis. A eterna disputa entre os dois segue até pela mesma paixão: Flora. Ela, atordoada pelas semelhanças e divergências atrativas dos dois, permanece no enlouquecedor dilema da escolha amorosa. Reviravoltas intricadas na trama e da ironia característica de Machado de Assis, o romance adentra nas complexidades da natureza humana e no contexto histórico turbulento da transição do Brasil de monarquia para república.

Beto | @beto_anderson 16/03/2024

Interessante
Machadão sempre surpreendendo com seus finais. A ideia de colocar os dois irmão representando os dois momentos do Brasil é bastante interessante. Gosto da forma como o narrador se relaciona com o leitor na obras dele. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Beatriz3345 15/03/2024

Confesso que só consegui terminar o livro após achar na biblioteca da minha cidade uma versão resumida de quase 50 páginas. Mas mesmo assim foi um sacrifício e mesmo eu entendendo da história do Brasil na época em que se passa esse livro, achei muito chato e sem complexidade. A escrita de Machado é boa, mas aqui parece que ele estava sem muita inspiração.

TatianaTati 02/03/2024

"Não é a verdade que vence, é a convicção"
Lendo toda a obra de Machado em ordem cronológica, arrisco dizer que este é o romance mais mal-ajambrado do autor. A dualidade dos irmãos é muito fraca, sem complexidade... e para fazer o paralelo com a oposição Império/República faltou muito. Só vi dois irmãos birrentinhos do início ao fim. Pobre da dona Natividade, só sonhando com as "coisas futuras!".

Sobre a transição histórica, aliás, o interessante está na ótica diferente da dos livros escolares, ter contato com esse registro de muita falta de informação e apreensão das diferentes camadas sociais. Mesmo assim, não cresce nem aprofunda (mas é um bom pano de fundo entre D. Claudia e Batista).

Sem muita fé, ainda tenho curiosidade quanto às memórias do Senhor Aires... "(...) descobrir e encobrir. Toda a diplomacia está nestes dois verbos parentes."

isa farinacio 29/02/2024

Machado foi um cara incrível né
Achei muito legal esse narrador, um personagem mas um personagem secundário, e que fala de si mesmo em terceira pessoa (às vezes eu até esquecia quem ele era kkkkkk)
O tanto de frases maravilhosas que tem nesse livro, o cara era um mestre das palavras
Gostei bastante dos textos de apoio dessa edição, contando um pouco sobre o livro e sobre o Rio da época de Machado

Mariavitoria_sf 28/02/2024

Narrador fenomenal
Como sempre, nosso avô Machado de Assis sempre surpreendendo. A história em si não é tão empolgante quanto Dom Casmurro, mas a narrativa é fenomenal. Ao mesmo tempo que temos um narrador em terceira pessoa, ele é um participante ativo da história! Como eu amo Machado!

Felipe1503 18/02/2024

Antagônico
Dia e noite, luz e trevas, sol e lua, Esaú e Jacó.

Estamos diante de uma ótima obra do grande Machado de Assis, que vai além do momento da escrita e traz reflexão para o tempo presente.