Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...




Resenhas - Esaú e Jacó


265 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Jonatas 07/01/2022

Um dos últimos romances do Machado, transparece aqui a maturidade técnica e filosófica que ele desenvolveu com o tempo, um retrato realista da sociedade brasileira no final do sec XIX, dividida entre a monarquia e a república.
Machado conduz com maestria a narrativa dividindo com o concelheiro Aires a voz, personagem que assim como todos os outros é muito bem trabalhado, aqui a estória não é focada apenas nos personagens principais mas sim em vários, revelando várias facetas da burguesia brasileira da época.
Poética e crítica a obra marca a última fase do maior dos autores brasileiros.
comentários(0)comente



Bê. 02/01/2022

Um bom passatempo de leitura
De todos os livros que já li de Machado de Assis, este foi o que mais me deixou com um sentimento de vazio, como se faltasse alguma coisa.
O enredo cai no clichê de rivalidade sem fim entre irmãos gêmeos que os acompanha desde o útero, mas a forma como o autor a conduz é bem interessante: o narrador conversa com o leitor e o convida a compor os significados da história junto com ele.
Uma leitura leve, rápida e gostosinha, mas que não me marcou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



laiane 17/12/2021

De início, confesso que a leitura estava sendo tediosa mas em algum momento, não sei qual, fui prendida pela história e escrita de Machado, que nunca decepciona!

me identifiquei um pouco com Flora KRKRKRKRKRK ela deve ser libriana igual a mim.
comentários(0)comente



camillys 15/12/2021

eu achei esse livro genial KKKKKKKK
essa dualidade é bem tipica do que tava acontecendo na época, a mudança de império pra república e td mais, só que lendo atualmente foi engraçado demais de ver um irmão do bem mas mt passivo e o outro rebelde mas que busca o progresso
comentários(0)comente



Marivaldo.Barreto 14/12/2021

Machado de Assis não tem livro ruim. Apesar desse não ser o meu livro preferido do autor, também gostei muito.
Sempre vale a pena ler um livro de Machado de Assis.
comentários(0)comente



Luciano 30/11/2021

Tranquilão de ler. A narrativa tem seus altos e baixos, mas a escrita do Machado é, como sempre, maravilhosa.
Daniel 30/11/2021minha estante
Ah Machado...!




Bia 06/11/2021

Releitura
O fato de fica bem claro que eles brigavam até no útero da mãe é bem interessante é nos faz percebe que nada iria fazer eles se da bem.

E como Machado usou uma história para crítica os assuntos da época é genial.
comentários(0)comente



Cristiane 06/11/2021

Esaú e Jacó
Neste livro narrado pelo Conselheiro Aires conhecemos Pedro e Paulo, irmãos gêmeos que a medida que crescem construíram uma tremenda rivalidade: um é monarquista o outro republicano, um faz medicina o outro direito. Esta rivalidade aumentará quando conhecem Flora e se interessam por ela. Sua mãe Natividade fará de tudo para mantê-los unidos, mas sua luta é inglória. Machado de Assis com bom humor aproveita os acontecimentos históricos: abolição da escravatura, proclamação da República, o primeiro golpe da República para tecer está história.
comentários(0)comente



Kecia.Viana 30/10/2021

Esaú e Jacó
Como não favoritar essa obra de Machado?

Política pura e falada de uma forma inteligente.

Só Machado sabe misturar relações pessoais com fatos históricos. Fazer críticas à uma sociedade da época de forma sutil e disfarçada.

Esse é meu autor preferido e, agora, meu livro preferido dele.
comentários(0)comente



Ludmila 29/10/2021

A escrita do Machado de Assis é maravilhosa e sempre muito fácil. A história desse livro não me pegou tanto, confesso que apesar de ter gostado, não foi um dos meus preferidos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Monique | @moniqueeoslivros 25/09/2021

Esaú e Jacó
{Leitura 21 - 2021}
Esaú e Jacó - Machado de Assis

Aqui temos a história de dois irmãos - Pedro e Paulo - gêmeos que discordam em tudo na vida. Um é Republicano, o outro é Monarquista. Um gosta do previsível, o outro das mudanças. Um é advogado, o outro médico.

A história se passa na transição do Império para a República, e o conselheiro Aires é quem convive de perto com a família e narra as suas memórias.

Permeado daquela ironia que só Machado de Assis domina, o livro conta a história dos dois meninos desde o nascimento até a idade adulta, quando os dois concordam em apenas uma coisa: ambos desejam o amor de Flora.

Nada no livro é por acaso, nem mesmo a escolha dos nomes dos personagens. A Pedro, o monarquista, Machado dá o nome do imperador. Já Paulo ganha o nome do santo que se rebela e também o nome da cidade que o Império encontrou forte oposição nos anos finais. O próprio título faz alusão aos irmãos do Antigo Testamento.

Uma história divertida e irreverente, totalmente simbólica, do jeito machadiano de ser. Aqui tem muita Psicologia, História, metalinguagem e muitos outros olhares possíveis. Recomendo muito!
@quixotandocomadani 29/09/2021minha estante
estou com esse livro para ler aqui! otima resenha!


Monique | @moniqueeoslivros 29/09/2021minha estante
Muito obrigada! Quando ler me avisa, a gente pode trocar ideias! ?


@quixotandocomadani 29/09/2021minha estante
Aviso sim!! ?


Alê | @alexandrejjr 19/03/2022minha estante
Tenho que revisitar esse livro! Tentei ler ele na adolescência, na época da escola, e não funcionou. Mas é Machado de Assis, né?! Quem sabe hoje, com um pouco mais de bagagem, a experiência seja outra...


Monique | @moniqueeoslivros 19/03/2022minha estante
Com certeza, Machado de Assis na escola eu tenho pra mim que era outro cara, não podia ser o mesmo... Kkkkk.




Betânia 19/09/2021

Esaú e Jacó
Apesar de Machado de Assis ser um dos meus autores brasileiros preferidos, sinto que faltou algo a mais no livro pra me prender. Ainda assim, ?Esaú e Jacó? é uma obra fluida e interessante. Merece uma segunda leitura em um momento em que eu esteja mais inspirada.
comentários(0)comente



Didi 09/08/2021

Bom livro
Interessante trama tendo como pano de fundo a passagem do Brasil Império à República. Muito interessante a relação de ?gato e rato? dos irmãos e as demais que se formam em volta desta, tão importantes quanto para história. Muito bem escrito por M.Assis, mais um deleite para nós. Como ele constrói bem as personagens, impressionante!
comentários(0)comente



265 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR