Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...




Resenhas - Esaú e Jacó


268 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Monique M. M. 01/02/2022

Esaú e Jacó é uma obra que fala sobre a vida de dois irmãos gêmeos, Pedro e Paulo, que, desde o ventre da mãe, brigam, se odeiam e discordam em tudo. A história discorre sobre essa rivalidade e o curioso interesse comum que eles têm por uma mesma garota, chamada Flora, e como isso faz com que eles se desprezem ainda mais.
Por incrível que possa parecer, eu não gostei tanto desse livro de Machado, pois o achei um pouco cansativo e complexo, mas foi muito legal conhecer mais uma obra machadiana e ficar encantada com a inteligência do escritor e a sua sagacidade ao usar a linguagem. A propósito, um aspecto que me chamou bastante atenção foram as críticas que ele faz à sociedade e ao ser humano no decorrer da obra. O seu sarcasmo ao abordar suas denúncias sociais e humanas é inconfundível e ele faz isso de uma forma leve e engraçada.
comentários(0)comente



Ricardo256 14/01/2022

Esaú e Jacó
Mais uma obra maravilhosa do Machado. Neste livro, temos como pano de fundo, o momento histórico que o Brasil estava vivendo em 1889, quando o Brasil estava virando uma república. O título do livro foi inspirado na história bíblica famosa dos dois irmãos que tratavam grandes conflitos. Aqui no livro do Machado, temos também dois irmãos, mas que se chamam Pedro e Paulo que também foram dois personagens da Bíblia muito famosos. Um excelente livro crítico das pessoas que viviam naquela época e também porque não nos dias de hoje?
comentários(0)comente



Rafa101 14/01/2022

Esaú e Jacó
Gostei muito do livro. É muito interessante a história de Esaú e Jacó. Os personagens bíblicos são muito bons
comentários(0)comente



Jonatas 07/01/2022

Um dos últimos romances do Machado, transparece aqui a maturidade técnica e filosófica que ele desenvolveu com o tempo, um retrato realista da sociedade brasileira no final do sec XIX, dividida entre a monarquia e a república.
Machado conduz com maestria a narrativa dividindo com o concelheiro Aires a voz, personagem que assim como todos os outros é muito bem trabalhado, aqui a estória não é focada apenas nos personagens principais mas sim em vários, revelando várias facetas da burguesia brasileira da época.
Poética e crítica a obra marca a última fase do maior dos autores brasileiros.
comentários(0)comente



Bê. 02/01/2022

Um bom passatempo de leitura
De todos os livros que já li de Machado de Assis, este foi o que mais me deixou com um sentimento de vazio, como se faltasse alguma coisa.
O enredo cai no clichê de rivalidade sem fim entre irmãos gêmeos que os acompanha desde o útero, mas a forma como o autor a conduz é bem interessante: o narrador conversa com o leitor e o convida a compor os significados da história junto com ele.
Uma leitura leve, rápida e gostosinha, mas que não me marcou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



laiane 17/12/2021

De início, confesso que a leitura estava sendo tediosa mas em algum momento, não sei qual, fui prendida pela história e escrita de Machado, que nunca decepciona!

me identifiquei um pouco com Flora KRKRKRKRKRK ela deve ser libriana igual a mim.
comentários(0)comente



camillys 15/12/2021

eu achei esse livro genial KKKKKKKK
essa dualidade é bem tipica do que tava acontecendo na época, a mudança de império pra república e td mais, só que lendo atualmente foi engraçado demais de ver um irmão do bem mas mt passivo e o outro rebelde mas que busca o progresso
comentários(0)comente



Marivaldo.Barreto 14/12/2021

Machado de Assis não tem livro ruim. Apesar desse não ser o meu livro preferido do autor, também gostei muito.
Sempre vale a pena ler um livro de Machado de Assis.
comentários(0)comente



Luciano 30/11/2021

Tranquilão de ler. A narrativa tem seus altos e baixos, mas a escrita do Machado é, como sempre, maravilhosa.
Daniel 30/11/2021minha estante
Ah Machado...!




Bia 06/11/2021

Releitura
O fato de fica bem claro que eles brigavam até no útero da mãe é bem interessante é nos faz percebe que nada iria fazer eles se da bem.

E como Machado usou uma história para crítica os assuntos da época é genial.
comentários(0)comente



Cristiane 06/11/2021

Esaú e Jacó
Neste livro narrado pelo Conselheiro Aires conhecemos Pedro e Paulo, irmãos gêmeos que a medida que crescem construíram uma tremenda rivalidade: um é monarquista o outro republicano, um faz medicina o outro direito. Esta rivalidade aumentará quando conhecem Flora e se interessam por ela. Sua mãe Natividade fará de tudo para mantê-los unidos, mas sua luta é inglória. Machado de Assis com bom humor aproveita os acontecimentos históricos: abolição da escravatura, proclamação da República, o primeiro golpe da República para tecer está história.
comentários(0)comente



Kecia.Viana 30/10/2021

Esaú e Jacó
Como não favoritar essa obra de Machado?

Política pura e falada de uma forma inteligente.

Só Machado sabe misturar relações pessoais com fatos históricos. Fazer críticas à uma sociedade da época de forma sutil e disfarçada.

Esse é meu autor preferido e, agora, meu livro preferido dele.
comentários(0)comente



Ludmila 29/10/2021

A escrita do Machado de Assis é maravilhosa e sempre muito fácil. A história desse livro não me pegou tanto, confesso que apesar de ter gostado, não foi um dos meus preferidos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



268 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR