O Menino do Vagão

Resenhas - O Menino No Vagão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Brenda Dabila 31/07/2021

O menino do vagão ?
Comecei a ler com poucas expectativas, já tinha visto resenhas negativas e até pessoas que nem chegaram a terminar a leitura por achar ruim, mas eu gostei bastante.
Temos uma história que se passar no período da 2° guerra e foca em duas personagens femininas (Astrid e Noa) , ambas muito fortes e com experiências passadas doloridas.
A maior parte do livro se passa no circo ?, o cenário principal.
Para quem gosta de romance, drama e um fundo histórico é um bom livro.

Suellen.Hosoi 11/06/2021

Uma história de amor, amizade e força.
Uma história envolvente, que cativa com uma amizade forte e corações partidos. Uma história de guerra, misturada com a magia do circo.
A crueldade do nazismo, junto ao amor sem limites. Terminei o livro em lágrimas, mas feliz porque no final, o amor venceu.
Ana Brolio 12/06/2021minha estante
Se no fim o amor venceu é o que importa ?

Claudia Cordeiro 03/10/2023minha estante
Spoiler não avisado..

Daiana 17/09/2023

O menino do vagão
O livro é uma ficção, mas que tem base em fatos reais. Na história de um vagão cheio de bebês - arrancados de suas famílias e muito pequenos para saberem os próprios nomes. E de judeus que foram salvos pelos circos.
A autora criou um belo romance, que se passa em um circo e remete a toda a história da guerra.
Vale muito a pena ler.
Gostei muito.

Leka 27/04/2021

Bem diferente do que eu esperava
A história foi bem diferente do que eu imaginei quando li a sinopse do livro. Ainda assim, a história é muito boa e do tipo de leitura que te prende até o final. Gostei bastante do livro e de toda a ambientação baseada em fatos reais que a autora utilizou.

Bella Negreiros 03/09/2020

O circo na guerra
Quero começar falando sobre a escolha da autora sobre o tema central. Enquanto lia o livro me questionava qual foi a inspiração dela, ela fala sobre isso em uma nota no fim da história. Pam Jenoff se inspirou em algumas histórias reais, leu sobre um vagão encontrado com bebês judeus e sobre um circo alemão que abrigou judeus. Então ela liga estas duas histórias em sua ficção. Outra coisa que achei muito interessante foi o estudo que ela fez sobre como um circo funciona, ela buscou muitas informações sobre a real forma de se trabalhar num circo, sobre como funciona a arte no trapézio, é muito rico em detalhes.

Sobre o livro, é muito tocante tudo que acontece, é algo que mesmo sendo ficção te leva a sentir como foi a luta dos judeus durante a 2 guerra mundial. Noa é uma menina ainda, ela é seduzida por um alemão e em sua jovem inocência acaba grávida do alemão aproveitador. Alguns fatos importantes ocorrem e ela não fica com seu bebê, até que encontra um vagão cheio de crianças, ela então se arrisca a salvar um bebê que chama sua atenção e foge com ele. Ao fugir ela encontra refúgio em um circo e o seu dono pede para que ela atue no trapézio. Astrid que, atua no trapézio, terá que ensinar tudo a ela, porém Astrid precisa manter seu próprio segredo. Então elas irão conviver enquanto as duas guardam grandes segredos de sobrevivência, será que elas irão revelar e se ajudar?

A vida deles é dura, não são acontecimentos felizes, cada dia que passa é um dia para buscar sobreviver. Há romances no livro, porém não são romances apaixonantes, são romances que envolvem muito além da atração.

Ana Claudia 25/10/2022

Noa tem 16 anos quando engravida de um soldado nazista. Expulsa de casa pelos seus pais e sem ter onde morar, quando dá à luz, ela se vê obrigada a dar seu filho para adoção por não ter condições de criar sozinha. Trabalhando limpando uma estação de trem, Noa encontra um vagão cheio de bebês amontoados e vários deles, já mortos. Ao avistar a cena, instintivamente, Noa pega um bebê e aninha em seus braços. Ao querer salvar outros bebês, o vagão parte levando todos eles para onde ninguém sabe. Ela foge com a criança no colo, em um dia de nevasca forte, quando encontra um palhaço de circo que lhe dá abrigo no acampamento do circo em troca de trabalhar para ele.

Astrid é judia e trabalha montando as apresentações das trapezistas em um circo. Sua família faz parte de um circo muito famoso, mas ela conheceu um soldado nazista e resolveu fugiu de casa para morar com ele. O circo em que ela trabalha passa pelas cidades fazendo apresentações.

As vidas de Noa e Astrid se encontrarão quando Noa é escalada para ser trapezista no circo em que Astrid trabalha e Astrid recebe a função de ensiná-la a se equilibrar no alto em poucos dias uma vez que o circo tem uma apresentação em breve.

Bookworm 25/10/2020

Emocionante
Apesar de ser uma ficção o livro é tão emocionante que parece real.
Com base em pesquisas de histórias reais a autora escreveu o livro "O menino do vagão" que conta a emocionante história de Noa que encontra um vagão cheio de bebês judeus e Astride que é uma judia que trabalha no circo sempre tendo que se esconder doa alemães . Este é um livro que diversas vezes arrancam lágrimas dos leitores e nos faz ver um pouco do quão assustador foi para essas pessoas na época do nazismo.

Manu 22/05/2021

Simplesmente maravilhoso
Que livro brilhante, cativante e lindo.

A vida de Noa e de Astrid se entrelaça no circo.

Boa, uma adolescente holandesa expulsa de casa após os pais descobrirem que ela estava grávida. O filho nascido é levado de suas mãos para adoção. Sozinha e trabalhando em uma estação de trem ela encontra diversos bebês judeus em um vagão de trem e salva um desses bebês e o leva com ela.

Em fuga, ela é resgatada por pessoas do circo. Herr Neuhoff, dono do circo lhe dá abrigo em troca de que aprenda o ofício de trapezista.

É a aí que a vida de Noa se entrelaça à de Astrid. Seu nome original é Ingrid e ela é uma trapezista que descende de uma família judia e dona de circo. Ela sai de casa para casar com um oficial alemão, que a manda de volta após uma ordem do Reich de que nenhum oficial alemão pode ser casado com uma judia.

Retornando à sua cidade natal ela descobre que sua família está desaparecida e é então que Herr Neuhoff lhe garante abrigo e segurança.

Aos poucos a amizade entre as duas mulheres vais crescendo.

Uma linda história sobre amizade, amor, lealdade e luta pela vida.

Um livro encantador.

Mah Mac Dowell 29/03/2021

Bonito
Eu amooo histórias com contexto na segunda guerra. Esse livro apresenta uma história muito bonitinha, de perseverança, coragem, de amor. Só achei que faltaram alguns esclarecimentos e no final tive a impressão que a Autora não sabia bem como terminar. Mas enfim, gostei.

Marcia 18/05/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Olá amigos! Finalizei a leitura do livro O menino do vagão da escritora Pam Jenoff , que nos encanta com uma linda história que tem como "pano de fundo" a Segunda Guerra Mundial.
Nesse livro, a historia se passa na Alemanha e seus arredores. Nele lutamos junto com os personagens para salvar crianças, salvar vidas e lutar pela sobrevivência.
Também nos encanta mostrando a vida num circo, toda complexidade e o trabalho em conjunto com muita união,dedicação e amor. Pessoas que levam amor, um pouco de alegria e esperanca numa época tao triste.
Há emoção no decorrer da leitura e realmente é um livro lindo, recomendo a todos essa leitura.
Sinopse da editora: Até que em uma fria noite de inverno, Noa descobre um vagão de trem repleto de crianças judias roubadas de seus pais, com destino a um campo de concentração. Em um momento que mudará toda a sua vida, ela decide salvar um dos bebês judeus. E, talvez, recuperar a esperança que foi levada junto com o seu filho.

Junior.Silva 26/09/2017

Resenha: O menino do vagão – Pam Jenoff
O menino do vagão é uma história de ficção que se passa em um dos períodos mais sombrios da humanidade, retratando, como pano de fundo, os medos e horrores de uma guerra onde o mundo conheceu o que há de pior na humanidade. Onde a simples diferença de raças servia como pretexto para fuzilar ou jogar numa câmara de gás pessoas que eram “eleitas” inferiores por uma classe que se achava acima de tudo e de todos. Apesar de contar com uma sinopse até certo ponto dramática e um pouco romantizada, a história criada por Pam Jenoff mergulha muito mais fundo, nos fazendo refletir e sentir o drama, o medo e o pavor que pessoas inocentes eram submetidas pela escolha dos outros.

A história alterna a visão entre suas duas principais personagens, Noa, uma jovem de 16 anos, que engravida de um soldado alemão e é expulsa de casa pelos pais; e Astrid, uma judia casada com outro soldado alemão, em plena 2ª guerra mundial. Apesar de a sinopse girar em torno de Noa, Pam nos entrega personagens profundamente marcantes, que são fundamentais para que a história se desenvolva, indo muito além do já dramático caso da jovem expulsa de casa, brindando o leitor com uma história emocionante.

Particularmente, optei por não revelar muitos detalhes e cenários por onde a história se passa nessa resenha, de forma que o leitor possa ter as mesmas surpresas e se encantar com o cuidado e a pesquisa minuciosa realizada pela autora.

O livro nos proporciona uma leitura muito pouco comum. Apesar de se passar em um cenário pesado e triste, a autora nos entrega uma escrita cadenciada, com capítulos que fluem muito naturalmente para conhecermos cada ponto de sua história, tornando quase impossível nos cansarmos ou querer parar de ler em algum ponto. Muito rapidamente nos vemos envolvidos com a leitura querendo avançar e saber o que acontecerá nas páginas seguintes. Durante toda sua narrativa, somos surpreendidos com revelações que vão se completando e aliviando o ar sombrio da vida de segredos de cada personagem em meio a guerra, nos aproximando cada vez mais de cada um deles.

Em O menino do vagão temos um desfecho improvável e surpreendente, onde dificilmente estamos preparados para os acontecimentos que seguem a etapa ginal, nos deixando em estado de profunda reflexão. Certamente essa é uma das melhores leituras de 2017 com um dos epílogos mais bonitos, sensíveis e emocionantes que já tive a oportunidade de ler na minha vida.

Se você ainda tiver alguma dúvida, sugiro que inclua essa história na sua meta de leitura, você dificilmente irá se arrepender.

site: http://leitorcompulsivo.com.br
Tonyfreitas 09/10/2017minha estante
Estou lendo esse livro agora! Achei ele de leitura fácil e fluida. O tema da segunda guerra, judeus e arianos, nunca se esgota, mas esta foi a perspectiva mais diferente que já vi até hoje. Estou gostando bastante da história.

Junior.Silva 12/03/2018minha estante
Oi, Sammy, é exatamente o que você escreveu. Você gostou do livro? Espero que sim... :)

Isabel.Hoff 04/12/2020

Só tenho uma coisa pra falar
Esse livro me destruiu, me partiu no meio sem dó nem piedade ??

Natalie.Biancovill 24/09/2021

fofo e emocionante
Eu gostei demais da historia desse livro e, como ja comentei, achei extremamente emocionante, mas senti falta de algo mais... não sei, talvez algo mais intenso.
A historia é linda! A amizade das personagens e a cumplicidade que elas conseguiram criar, mesmo no ambiente e na situação em que elas se encontram é de aplaudir de pé.
Fiquei comovida com a força das personagens, com o modo que cada uma lidou com seu passado e com sua origem, muitas vezes tendo que esconder a verdade sobre ela, mas sem nunca se perderem no caminho.
É mesmo - como diz no verso do livro - uma historia linda de superação.
A parte que eu comentei que - PRA MIM - faltou um pouco de intensidade foi mais voltado pro desenvolvimento da historia das personagens, muitas vezes achei os sentimentos delas meio superficiais, sendo que poderiam ser bem mais intensos.

Foi um dos livros mais delicados que já li até agora. Então se você gosta de livro assim, te recomendo fortemente esse.

site: https://www.instagram.com/aconchegoliterari0/

03/11/2020

RESENHA: O menino do vagão | Blog Livro Apaixonado
"O menino do vagão" foi um dos últimos livros que adquiri em 2017. Não me recordo o motivo da compra, mas acredito que tenha sido porque estava em promoção e, é claro, por causa da sinopse. O livro trata da história de Noa e Astrid, duas mulheres que tiveram suas vidas afetadas pela Segunda Guerra Mundial.
Astrid era trapezista do circo de sua família quando conheceu um soldado alemão. Eles se apaixonaram e resolveram se casar. Mas ela e sua família eram judeus e quando seu marido é posto contra a parede, decide abandoná-la. Sem rumo, ela volta para sua cidade natal e lá descobre que toda sua família desapareceu. Felizmente ela acaba encontrando ajuda de Herr Neuhoff, dono do circo rival ao de sua família, que a convida para ser trapezista.

Em outra narrativa conhecemos Noa, grávida aos 16 anos e expulsa de casa pelo pai. Sem ter para onde ir ela decide entregar seu bebê ao Reich, mas se arrepende logo após o nascimento da criança. Contra sua vontade, ela tem seu filho arrancado de seus braços e acaba indo trabalhar numa estação de trem. Lá, em um determinado dia, ela escuta um choro e descobre um vagão lotado de bebês e crianças, algumas delas até mortas. Movida pela recordação do filho ela acaba pegando um bebê e foge, sendo encontrada por Her Neuhoff, que a convida para trabalhar em seu circo.

Uma coisa preciso dizer à vocês em relação a esse livro: ele é cheio de fortes emoções. Eu me senti bastante ligada às personagens e em alguns momentos quis entrar na história para tentar ajudá-las.

Uma surpresa sem igual é como eu poderia descrevê-lo. A vida de Noa e Astrid no circo é complemente imprevisível, me deixando apreensiva com o que poderia acontecer com elas acaso fossem descobertas. Noa por causa do bebê judeu que levava e Astrid por ser judia.

O final do livro é, assim como todo o livro, complemente imprevisível e emocionante. Recomendo a todos que procuram um livro assim, que vai te deixar com o coração na mão e que no final pode te arrancar muitas lágrimas.

site: www.livroapaixonado.com.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5