Olhos de vira-lata

Olhos de vira-lata Cláudia Guimarães

Resenhas - Olhos de vira-lata

Carol - @ressacaliteraria_ 09/04/2020

Resenha
"Olhos de vira-lata" é um livro completamente diferente de tudo o que já li. Narrado sob a perspectiva de Lindinha, uma cachorrinha SRD (sem raça definida) fofa além da conta, que escreveu o livro com a ajuda de sua Dinda (forma carinhosa com que chama sua dona Cláudia), podemos conhecer sua história desde a chegada até em casa, todos os bichinhos que passaram pela vida das duas, aventuras, medos e diálogos que são latidos do dia-a-dia e só tornaram a história ainda mais especial.

"...punk mesmo foi me apresentar pra aquela coisa GGP. Grande, gorda e preta! Flor! Aquela cadela quase atravessou as grades do canil pra me matar."

A forma como a autora soube se colocar no lugar de Lindinha e transmitir tudo em palavras foi incrível. Um misto de emoções e sensações nos é passado através das páginas, desde gargalhadas com as aventuras de seus animais de estimação até ao ponto do chororô com a perda de alguns deles, mesmo sabendo que esse é o sentido natural da vida.

"Se você é bem tratado, não quer sair de onde está, não é mesmo?"

Além de tudo, consegui claramente me colocar no lugar de Cláudia e entender tudo pelo o que já passou e luta, pois realiza trabalhos voluntários para ajudar os animais, e para quem não sabe eu e minha família também ajudamos os animais com trabalhos voluntários, não é atoa que aqui em casa são 17 cachorros e 6 gatos, e já cansamos de ouvir a mesma expressão "mais um? vocês são loucos!" que Cláudia tanto escuta.

"A mesmo estória. Querem sempre tirar nossa possibilidade de ter nossos filhinhos. Outro dia conversava com o Bacana sobre isso. Se continuar desse jeito, não haverá mais cães no mundo. É um tal de castrar todo mundo que estão é querendo acabar com a nossa raça."

O talento para a escrita fica claro quando aborda temáticas polêmicas e importantes na vida dos animais de forma leve, fluída e descontraída, tais como: castração, vacinação, abandono, doenças, violência contra os mesmos e diversos outros que todos deveriam saber, entender e estarem cientes de que estão cuidando de uma vida (ou várias) e não de um bicho de pelúcia.

"Dinda me falou que agora se algum humano for filmado ou fotografado maltratando um animal, além de responder a processo, pode até perder o emprego. Que notícia boa! Está todo mundo esperto agora."

É um livro dedicado aos fãs assumidos de animais, a narrativa é envolvente e gostosa de ler, e a trama aquece nosso coração de forma encantadora. A parte gráfica do livro ficou linda, com uma fonte grande e confortável para leitura, páginas amarelas e fotos de todos os bichinhos que são citados na história, lembrando que é uma edição independente!

"A Dinda diz que Deus gosta demais dos animais e que quando os humanos estão empenhados em ajudar algum, Ele dá uma forcinha. Que continue dando forcinhas a todos os protetores, então."

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2018/08/resenha-olhos-de-vira-lata-claudia.html

Bia @paixoesliterarias_ 13/01/2018

Livro muito fofo e incrível, o melhor do ano até agora.
"Olhos são importantes portas de entrada para o interior da mente humana. Por meio deles se alcança o cérebro e, lá dentro, na presença de um grande mapa, os seres têm a oportunidade de escolherem seu destino." - Pág. 9

Oie paixõezinhas 💋 Hoje trago para vocês a resenha de um livro que amei ter lido e com certeza foi a melhor leitura do ano até agora. Quando propus parceria com a autora, já imaginava o quanto amaria esse livro, pois amo animais de estimação. Contudo, fui completamente surpreendida, porque gostei mais do que achei que fosse gostar.

Vem comigo conferir a resenha 👇
"Tem uns que nem vacinam seus animais, por achar que é caro. Mas não acham caro uma rodada de cerveja no boteco. É... muita coisa ainda tem que mudar..." - Pág. 29

"Pra quem não sabe, nós, cachorros, temos uma maneira diferente de dizer quem manda na casa. É partindo pra briga. Nada de conversa, discutir relação, nada disso. É perda de tempo." - Pág. 33

Bom, para começar, queria agradecer a Cláudia pela simpatia e por me proporcionar uma leitura maravilhosa dessas. ❤
O livro é narrado por Lindinha, uma cachorrinha fofa com 7 anos caninos e 49 anos humanos (segundo minhas contas kkk) e nem preciso dizer o quanto essa história é maravilhosa né?
Nessa trama, a Cláudia (ou Dinda, como a Lindinha chama ela) é apenas a personagem secundária, porque quem tem vez e voz nessa narrativa são os cães (e alguns gatinhos) que tiveram a sorte de passar pela vida de Cláudia.
O enredo é extremamente bem construído, a autora soube colocar humor na medida certa, além daquele toque de tristeza (afinal, alguns cachorrinhos não tiveram um final tão feliz).

"Cães velhos não têm paciência com a energia que os filhotes têm. Parece que eles são ligados em duzentos e vinte" - Pág. 45

"Quem não está acostumada com mordomia, estranha." - Pág. 52

Eu particularmente amo animais, principalmente aqueles mais fofos e que são de estimação. Tenho sete gatos e já tive uma cadela Poodle, além de outros animais (indo de Hamster até Periquitos)... Enfim, isso não vem ao caso, mas só mencionei isso para vocês entenderem o motivo que me fez me apaixonar por esse livro.
Uma coisa que achei muito bacana da parte da Cláudia e que merece ser ressaltada aqui é que ela colocou as páginas do livro em amarelo, mas no meio do livro algumas são brancas e nelas possuem fotos dos cães e gatos mencionados no livro, o que foi incrível porque eu puder ver a aparência de cada animalzinho da história. ❤

"Se você é bem tratado, não quer sair de onde está, não é mesmo?" - Pág. 117

Eu li o livro bem rápido de tão envolvida que fiquei com a história... Enfim, indico para os fãs de uma narrativa leve e fluída, com uma pegada de humor e animaizinhos fofos que te fazem suspirar de alegria. Fica a dica aí!❤

SOBRE A AUTORA:
Cláudia Guimarães nasceu em 1968, Conselheiro Lafaiete (MG), é graduada em Pedagogia, fez carreira como Professora de Ensino Infantil durante mais de duas décadas. Fundadora e organizadora da Biblioteca Casa de Guimarães, apenas na idade adulta teve contato mais profundo com os cães, que ela chama carinhosamente de "peludos" e pelos quais se apaixonou perdidamente, levando-a a atuar na proteção e conscientização do amor e cuidado com os animais. Essa paixão despertou o interesse pela escrita, inaugurada com o lançamento de "Olhos de vira-lata".

site: https://literariaspaixoes.blogspot.com.br/2018/01/resenha-olhos-de-vira-lata-claudia.html

Aline 25/01/2018

Olhar amoroso
Adorei este livro. Uma história divertida, escrita leve, conteúdo rico. Sem contar que sobre meu assunto preferido: cães! O olhar canino sobre o mundo só pode ser mesmo esse, dengoso e inocente. Carinho e justo. Livro adorável!

Isabela | @readingwithbells 03/04/2018

Amei! Livro lindo.
Em "Olhos De Vira-Lata" vamos acompanhar a vida de Lindinha, cachorrinha adotada pela Cláudia.
A história vai ser narrada por Lindinha, uma vira-lata de 7 anos que teve a sorte de sair das ruas para viver em uma casa cheia de amor.
Ela vive com Baruk, um Mastim Napolitano, Flor, uma Rotweiller e Bacana, outro Rotweiller.
Nessa mistura de raças, Lindinha nos conta como é conviver com tanto bicho diferente, incluindo os que passaram rapidamente em sua vida, os que ficaram mas tiveram que partir e o os animais de outros donos que Cláudia conta.
A leitura é muito divertida, pois vemos através dos olhos de um animal como que eles sentem ao ser tratados de certa maneira. Lindinha nos dá uma lição de vida em relação ao tratamento que os animais merecem receber.

Emily.fonseca 20/07/2018

Olhos de vira-lata é um livro narrado por Lindinha, uma SRD (sem raça definida), que convive com sua dona e vários outros cachorros. Lindinha vai contar todas as histórias dela e de sua "dinda", com uma leveza e um encanto único..

""Minha vontade foi mostrar a língua pra ela, mas não sou tão humana assim."

Lindinha é nossa protagonista na história, ela narra, ou melhor, late a história da sua vida, de todos os cãezinhos que passaram por ela.
Nossa protagonista quando filhote vivia nas ruas, ela se considerava livre, mas mal sabia que sua vida estava para mudar. Cláudia é uma mulher amante de cães e não perde a oportunidade de ajudar nossos amigos caninos, e foi vendo lindinha sozinha na rua que teve a brilhante ideia de adotá-la..

"Essa mania que nós, vira-latas, temos de correr atrás de carros! É irresistível! A adrenalina vai a mil e não conseguimos nos controlar. [...] É como se fossem os esportes radicais dos humanos."

Lindinha divide no começo a casa com dois cachorros, um delas era Flor, uma Rottweiler que não podia ver a nova integrante que saia correndo atrás, Lindinha sofreu um bocado nas mãos, digo patas dessa cadela.
O livro é curtinho, mas repleto de histórias emocionantes e engraçadas, conhecemos vários cãozinhos ao longo da trama, e garanto a vocês que Baruk foi um dos meus favoritos. Amava as histórias que ele latia para Lindinha..

"Muito bem! Seu nome? Flor! Ironia do destino. Estava mais para planta carnívora. Tá bom, tá bom. Vou parar de latir assim dela"
Também são trabalhados temas importantes, como castração, vacinas, abandonos, alimentação e doenças que como lindinha diz, só os cães de raça possuem essas "frescuras"..

"Grande coisa! Só porque tem uma raça definida, são inseguros, frágeis, adoecem a toa. Sou muito mais eu!"

Este é um livro perfeito, principalmente para os amantes de animais, tem uma narrativa gostosa de ser lida e que aquece nosso coraçãozinho, espero que Lindinha resolva escrever outros livros, claro, com a ajuda de sua Dinda Cláudia pois as duas formam uma dupla imbatível. De uma chance para olhos de vira-lata te encantar também.

site: https://livrosrabiscando.blogspot.com.br

Amanda @LittleCruella 13/08/2018

Olhos de Vira Lata por LittleCruella
Poucos aqui sabem mas à um grande motivo pro meu ig se chamar Little Cruella e é por eu amar a Cruella de Dil, por sermos tão diferentes, ela só usava os animais pra peles, já no meu caso eu amo os animais, não é atoa que tenho um diploma lindo de Auxiliar em Veterinária.

Por isso quando vi o Ig da Cláudia fiquei louca e corri falar com ela, ainda mais que a premissa do livro dizia que tinha muito haver com o filme ' Olha Quem Está Falando ' que é um dos que eu mais gostava quando era bem mais nova. Corri pedi parceria e não é que ela me aceitou e com isso ganhei esse livro sensacional.

Ao qual me apaixonei perdidamente pelo Baruk, gente aquele bichinho babão aprontou cada uma, mas saber que apenas ele com sua bainhas caídas conseguia acalmar a GGP Flor. Não é atoa que ele era um grande Galã, mas infelizmente coisas ruins rolaram no livro e infelizmente como nada é pra sempre nessa vida ele se foi. Me deu um aperto no coração quando isso aconteceu, como se ele fosse meu cachorro.

Passou por minha mente um filme com todos os cachorros que já tivemos em casa e que infelizmente se foram, e como meu pai sempre reclama, porque os cachorros que são cuidados e amados morrem cedo e os de rua vivem anos e mais anos. Principalmente aqueles mais maltratados.. Sério gente aqui na rua tem um que a cabeça dele é deformada por algum motivo, ele já teve de tudo e mesmo assim ta ali firme e forte correndo atrás dos carros.

Esse é mais um daqueles livros que eu fico me perguntando ' Senhor o que se passa na cabeça desse autores ' é cada coisa que eles imaginam pros livros que a gente não sabe de onde vem. E Cláudia é uma dessas autoras, e saber que ela ta escrevendo o segundo livro me animou demais, quero muito ler a continuação.

site: https://www.instagram.com/littlecruella/

Philipe.Martins 16/08/2018

Parabéns, Claudia!
A autora é uma pessoa incrível. Sensibilidade ímpar!
Uma ideia original e uma história muito bem contada!

Júlia 24/08/2018

Apaixonante!
O livro é narrado pela Lindinha, uma vira latinha super carismática que teve a sorte de encontrar uma dona maravilhosa.
Ela conta varias histórias de outros cães que passaram por sua família, alguns casos que ela presenciou e outros que foram contados por sua ?Dinda? (como ela chama sua dona).
Cláudia é autora do livro e também personagem dele. Lindinha conta... ou melhor, late sobre a vida da dona como protetora dos animais e todas os perrengues que ela passa para resgatar e arrumar um bom dono para os cães de rua.
No meio de tantas histórias, eu ri, sofri e me identifiquei muito.
Como dona de 14 cãezinhos, passei por muitas coisas como Cláudia. Tanto as coisas engraçadas e divertidas quanto as coisas ruins como ter uma cadela que teve piometra.
Creio que por me ver em muitas das situações contadas, a leitura fluiu tanto e devorei o livro em duas tardes.
Eu recomendo MUITO esse livro, pra você que assim como eu ama cachorros e se diverte com as estripulias deles. Claro que dei 5!

Natália | @tracandolivros 01/06/2019

Olhos de vira-lata
🐶Lindinha é uma cadela vira-lata de 7 anos, simpática e descolada, que vivia nas ruas, até ser adotada por Dinda. Agora que ela está aprendendo o português, ela decide escrever um livro para contar sua história e a de outros cães, animais e pessoas com quem passou a conviver.⁣
.⁣
💬Por ser narrado diretamente em primeira pessoa da cabeça de um cachorro, a escrita é bem leve e simples, mesmo assim ela contém bastante comparativos e gírias que Lindinha aprendeu com os humanos.⁣
⁣.
💬No início do livro eu tive grandes problemas ao me apegar com a história. Lindinha narra as primeiras convivências que sua Dinda teve com cachorros, e as primeiras histórias dela são difíceis e bem doloridas de se ler. Um de seus cachorros vivia preso durante o dia para agir de guarda durante a noite, e outro deles foi abandonado por matar as galinhas de sua mãe. Isso mexeu muito comigo, porque eu já tive um animal querido que me foi tirado quando eu era criança, e até hoje não perdoo essa ação.⁣
⁣.
💬Além disso mostrou uma das cadelas tendo filhotes, e depois disso tendo diversos problemas de saúde, por eu ser 100% pró castração me deixou bastante agoniada não poder fazer nada ali. Contudo, e um grande contudo, é que a Dinda mudou de opinião durante a vida dela, ela mostra um crescimento como pessoa que é importante. Hoje ela é tão ligada a esses bichinhos de 4 patas, que até mesmo os de rua ela resgata, castra e arruma lar para eles.⁣
⁣.
💬Esse livro mostra várias situações que alguém que tem cachorro passa, e também as agonias de ver seu animal amado mal, ou o amor que se sente quando ele está por perto. As histórias são bastante divertidas e tem algumas histórias que dá um calorzinho no coração. Espero que a Lindinha e sua Dinda continuem tendo muitas histórias para contar e muito amor para compartilhar com os peludos.⁣

site: https://www.instagram.com/p/BuhTLwbAswS/