Se nada mais der certo eu não tenho plano B

Se nada mais der certo eu não tenho plano B Verginia Grando

Resenhas -

Carol 25/09/2019

Delicado
Esse livro é de uma delicadeza sem fim, um presente para o coração. Em uma jornada de autoconhecimento, G., a protagonista, te leva pra dentro, te lembra de respirar, de observar, de sentir. É pura poesia.
Ressalto que contém alguns erros de edição, que devem ser ressaltados para a próxima reimpressão, mas não conseguiram tirar o brilho da leitura. Recomendo.

Debora 05/01/2019

A história não é ruim...
Mas os inúmeros erros de edição atrapalham muito. Demais

Ana Paula 06/11/2021

Enquanto me espero
Se nada mais der certo eu não tenho plano b, é como o título sugere, uma história de entrega total. Abrir mão das seguranças, confrontar suas inseguranças e esperar. Este espírito melancólico da espera permeia o livro todo com muita graça e nostalgia. A protagonista, G, decide apostar em si mesma, toma uma decisão de "*point of no return*" ao decidir escrever um livro e enviá-lo para editoras. Uma delas, liga e marca uma reunião, dali a sete dias. São este dias, esta semana na vida de G que acompanhamos neste livro. Nesse tempo entre o sim e o não, onde tudo é talvez, G mergulha dentro de si, com um pé no futuro, ela se volta ao passado. É uma trajetória, interna e externa, material e espiritual, de amarrar pontas soltas, estar em paz consigo mesma.

Com todo este tom reflexivo, a narrativa abre espaço para perguntas, mais que respostas, que sempre nos deparamos diante de um encerramento de ciclo. O que é felicidade, o que é o amor, qual o sentido da vida, porque estamos aqui, qual o sentido do sofrimento, qual o meu lugar no mundo, sobretudo qual o meu lugar em mim.

A narrativa é fluida, poética e metafórica, intercala fluxos de pensamentos da G, cartas, trechos de seus escritos, poemas e trechos de música, enriquecendo o romance na medida em que explora a arte como catalisador do nosso processo interior de transformar nossas angústias em beleza, em algo com significado.

Eu absolutamente amei este livro, vou guardá-lo no meu coração. Enquanto lia não pude deixar de pensar "se um dia eu escrevesse um livro, queria que tivesse sido este", tamanha a identificação e o reconhecimento que tive com a narrativa, enredo e reflexões. Por fim, deixo um trecho que acredito sintetizar a essência da obra e da personagem:

*"A gente sempre se preocupou muito com esse seu dom para a solidão junto com essa tua vontade de voar: uma combinação romântica e sonhadora que pode ser fatal."*

Vktory 09/10/2023

(...)

"As gotas escorrendo na janela são uma metáfora para alguma coisa que ela deixa passar porque não quer se aprofundar demais em certos abismos que ainda não encarou por completo".