Por Que o Brasil É Um País Atrasado?

Por Que o Brasil É Um País Atrasado? Luiz Philippe de Orléans e Bragança

Resenhas - Por Que o Brasil É Um País Atrasado?

1 | 2 | 3 | 4

Maiara.Reinert 14/02/2024

Não gostei
Meio que um resumo de vários lugares-comuns da direita, mas bem superficial. Os mesmos argumentos de sempre, genéricos e sem aprofundamento teórico, com uma mensagem motivacional no fim.

Manuela.Barros 20/01/2024

Abriu minha cabeça para política
Eu tinha apenas uma ideia vaga sobre o funcionamento político do Brasil e dos governos que aqui passaram antes dessa leitura. Tudo o que sabia vinha dos noticiários e algumas discussões em família e outras fontes de informáveis precárias.

O autor tem uma ótima didática e explica as falhas e os acertos do modelo capitalista de maneira clara, além de advertir a população sobre a situação atual do país.

João Ateu 04/12/2023

Excelente livro introdutório.
"Por que o Brasil é um país atrasado?" com certeza é um livro fantástico para aqueles que se sentem perdidos quando o assunto é política.
O autor, monarquista, parente direto da família real, deixa nítido as falhas que o nosso país tem acerca da situação política atual. Luis faz uma espécie de retrospectiva para facilitar o entendimento, busca dados históricos, aponta onde estão os erros, compara países que já passaram pela mesma situação e conseguiram sanar o problema.
O texto é coeso, com uma leitura fácil e linguagem simples, perfeitamente ajustado para qualquer pessoa, seja qual for o intelectual.
Sobre a estrutura do livro, é bem cronológica, quase didática. Começamos com questões mais simples e ao longo do texto é notado um grau maior de aprofundamento, mas nada muito exagerado.
Enfim, recomendo.

Carlos531 22/11/2023

Por Que o Brasil é Um País Atrasado
Está obra de Luiz Philippe de Orleans e Bragança tem um caráter quase didático, todo brasileiro preocupado com a atual situação do Brasil deve ler. Com sua visão política de bom senso e honestidade descreve as diferenças entre Estado e Governo, faz uma análise de todas as constituições que o Brasil já teve, que foram seis, e como elas foram ficando cada vez mais interventoras na vida dos cidadãos brasileiros. A única, por mais incrível que possa parecer, liberal que limitava os poderes do estado e que garantia o estado de direito foi a primeira promulgada por Dom Pedro I em 1824 e durou até o início da República e daí em diante todas as outras a medida que eram promulgadas iam interferindo cada vez mais na vida da sociedade, colocando limites na liberdade, na livre iniciativa, na liberdade de expressão, na economia, no direito a propriedade chegando nesta última, a que eles chamam de constituição cidadã, que tem um enorme gráu de interferência, quase de um país socialista. O autor alerta para o perigo de como o governo pode se tornar totalitário a exemplo de como já aconteceu na Venezuela e Nicarágua. Na obra também é colocado como podemos evitar isso tudo. Enfim é um livro imperdível, recomendado a todos os cidadãos preocupados com nosso país, nossa família e principalmente com o futuro de nossos filhos.

Rodrigo 27/02/2023

Por que o Brasil é um país atrasado?
Cada capítulo, é um tema novo, não, novo não, interessante. O autor mostra o que é e como depois poderia ser se as politicas praticada fosse feita sem interesse próprio. Gosto da forma como ele aborda sobre a diferença de Estado e Governo. ficou claro.
Recomendo a leitura.

Reginho 16/01/2023

Imprescindível para quem deseja acompanhar política.
O deputado trata, com muitos temas relacionados à estrutura política, de temas vitais, causas, consequências e mostra possíveis caminhos para que nosso país saia desse atoleiro burocrático. É um livro com bastante dados e comparações, gráficos com informações e é inevitável o diagnóstico de que nosso país é sim muito mais socialista do que capitalista.

LisboaPB 03/01/2023

Há muitos problemas graves neste livro que torna o autor paradoxal. Ele apresenta os conceitos muito bem e a didática é excelente cheio de imagens. Mas as análises dele ou são muito equivocadas e irrerais ou são carregadas do ódio contra o petismo sem de fato estar com o pé no chão falando de fatos, o que torna o autor ambíguo para mim, hora dando opiniões que concordo e hora que discordo completamente. E há ainda uma visão preconceituosa do mundo fechada no ocidente e no mundo judaico-cristão. O mundo é muito mais que isso. Bora despertar para outras coisas.

Paulo 27/10/2022

Necessário.
Tinha esquecido de adicionar à lista essa importante obra que desnuda os problemas, esses sim, estruturais que vivemos no Brasil. Existem pessoas que possuem um arcabouço para produzir muito mais em uma área do que em outra, e esse é o Luiz Philippe. Para mim, ele é um dos que mais contribuem no âmbito cultural conservador do que na política. Livro indicado a todos, críticos e admiradores, do movimento conservador brasileiro. É necessário conhecermos mais de nós antes de sairmos lutando.

Bruno 22/09/2022

Assunto para 2040
Terminar a leitura da obra de Orleans e Bragança a 2 semanas do pleito presidencial é a certeza de que o atraso é o único horizonte para o brasileiro.
O príncipe imperial e cientista social não decepciona em entregar texto completo, bem fundamentado e ilustrado. Graficos e tabelas de autoria própria, o livro é antes um estudo que um ensaio (modelo que ganhou força nas estantes tupiniquins pela sua facilidade e comodidade em não precisar de embasamento algum).
O desequilíbrio entre os poderes é mais evidente do que nunca. O poder moderador togado está, em 2022, assumindo as rédeas do país e não dá sinais de que desistirá do seu plano de poder vitalício.
O próximo presidente, possivelmente o chefe da maior quadrilha política do país, indicará, pelo menos, 2 novos membros a uma corte que já é majoritariamente sua (do contrário, estaria ainda vendo o sol nascer quadrado). Mal percebe que, talvez, ele mesmo se torne súdito do monstro que está criando.
Não devemos esperar mudança até a aposentadoria compulsória da suprema corte. O senado não assumirá seu papel constitucional de intervir na tirania judicial.
Além, não é sequer assunto para uma geração que foi doutrinada para não questionar, não aprendeu a história do próprio país e consegue, quando muito, deixar de ser papagaio no ombro do pirata para ir aos ombros do capitão. Papagaio é papagaio.

Jorge 28/08/2022minha estante
Um livro que serve apelas para municiar de argumentos quem já tem concepções de direita, carece de rigor científico, nao indico para iniciantes no tema ( ver minha resenha para mais detalhes)

Vic 23/03/2023minha estante
Você esclareceu todas as minhas indagações sobre alguns pontos do texto. Didático demais!!

Reiko 18/06/2022

Necessário!!
Achei o livro muito interessante!!
Alguns aspectos políticos eu não fazia ideia de como funcionava, a explicação de ação e reação do autor é muito bom!!
O livro se mostra com caráter de direita, mas explica todos os aspectos de cada política e sua visão, além de fatos, do motivo de dar certo ou não, se aplicado no Brasil.
Deve ser lido por todos, independente do ideal político, vejo como um livro de qualidade, onde você poderá expandir seu conhecimento político de base.

Rosangela Max 22/05/2022

Um pontapé inicial no entendimento da nossa política.
Este livro funciona muito bem como um mix de aula de História, Geografia, Política e Economia.
O conteúdo tem um tom explicativo, mas também de denúncia. Achei a escrita do autor didática.
Apesar de saber pouco dos temas apresentados, senti que a leitura contribuiu para a aquisição de conhecimento.
Em algumas partes achei que o autor foi tendencioso. Também não entendi muito bem o que ele considera como uma relação ideal entre Governo e Estado.
Recomendo a leitura.
Japa 25/07/2022minha estante
Bom, eu não li o livro. Mas sobre a concepção de Estado pro autor, é bom lembrar que ele é monarquista. Daí partem dois pontos: monarquia parlamentarista ou a monarquia absolutista.

Não sei de qual vertente o autor é adepto, mas é fácil de encontrar entrevista dele e da família dele na internet, se vc quiser se aprofundar.

Rosangela Max 25/07/2022minha estante
Ah, legal! Muito obrigada pela explicação e pela dica. ??

Pamela 07/08/2023minha estante
Risível.

Raphael Pensador 24/04/2022

Ideias para nova gestão pública brasileira.
Um norte para melhorar nosso sistema político voltado para o crescimento do Brasil na visão do autor.

Danilo 06/08/2021

Obrigatório para entender os problemas do Brasil.
Decente da nossa Princesa Isabel, Luiz Philippe de Orleans e Bragança, mostra como nossa constituição de 1988 tem graves problemas comparadas as outras constituições, desde de a primeira de 1824.

jrpsousa 20/07/2021

Fundamental para um bom início no mundo da política.
O livro é muito bom para aqueles que desejam iniciar os estudos no mundo da política. O autor usa de linguagem clara e objetiva.
Diferente do Jessé, Luiz Philippe não passa pano para partidos.
Excelente leitura.

1 | 2 | 3 | 4