O Raul que me Contaram

O Raul que me Contaram Tiago Bittencourt




Resenhas - O Raul que me Contaram


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Gustota 22/02/2018

"O Raul que me Contaram" é um longo livro de dezenas de entrevistas pulverizadas organizadas por Tiago Bittencourt e a equipe do "Caminhos de Reportagem".. Provavelmente isso se deu pelo assustador acervo (e fanáticos) que encontraram acerca da figura de Raul Seixas.

É um compilado de entrevistas que surpreende pelo volume, mas a leitura é bem rápida. É um livro para Raulseixistas e apenas eles (eu me incluo). Não é uma biografia, tão pouco memorial, mas um apanhado de curiosidades e novidades nas brechas deixadas em histórias de figuras que foram já sabatinadas e ainda serão a vida inteira a respeito de Raul Seixas, tais como Sylvio Passos, Marcelo Nova, Kika Seixas e sua filha dj. Memorável aqui é a inclusão de um excelente e emocionante entrevista com Cláudio Roberto e uma lamentavelmente curtíssima entrevista com o Jay Vaquer, cheia de rancor e falando algumas verdades desagradáveis sobre o ídolo.

Fiquei incomodado com o roteiro, o "onde você estava no dia da morte de Raul" feita para todos. Isso é bem pouco interessante e forçosamente melodramático. O livro cresce mesmo é naquilo que realmente queremos saber, além das anedotas de Raul, as histórias, inspirações, influências a respeito da criação de cada música. Chegamos a nos decepcionar, inclusive, quando vemos que a coisa tem um caminho muito distinto daquilo que a letra nos passa em nossa imaginação.
Leonardo 13/06/2021minha estante
Boa noite, sou muito fã. Tem como me manda o livro no email ?
leonardo_s29@hotmail.com




LairJr 13/12/2021

Imperdível
Confesso que me surpreendeu. Pensei, inicialmente, que se tratava de mais uma briografia com relatos repetitivos e enfadonhos. No entanto, o autor soube escolher muito bem seus entrevistados e selecionar muito bem as perguntas, trazendo pra o público curiosidades até entao não abordadas em outras obras. Uma leitura obrigatória.
comentários(0)comente



Junior.Silva 09/04/2018

Resenha postada no site Leitor Compulsivo
O livro de hoje é um mergulho em momentos da vida de um dos pioneiros do rock brasileiro, com 17 discos lançados ao longo dos seus 26 anos de carreira, conhecido popularmente como Maluco Beleza. O Raul Que Me Contaram – A história do Maluco Beleza revisitada por um programa de TV, livro de estreia do jornalista Tiago Bittencourt, publicado em 2017 pela Editora Martin Claret, em uma caprichosa edição que nos leva a uma viagem pelo universo desse que é considerado um dos pais do rock brasileiro, Raul Seixas, pelo olhar daqueles que viveram e conviveram nos maiores momentos desse artista.

A ideia de escrever o livro surgiu logo após a realização de um programa feito para a TV Brasil, com grande repercussão, que passeava pela vida de Raul através de entrevistas com personagens que foram fundamentais no seu dia a dia. Dessa vez, ainda mais profundo, o desafio foi levar ao leitor um relato pessoal do autor, Tiago Bittencourt, nos vários encontros que teve para a produção do programa. O livro não é bem uma biografia sobre Raul, e esse foi um dos pecados cometidos pelo Marketing que fizeram em seu lançamento, pois deixa um certo gostinho amargo naqueles que esperavam por isso.

Particularmente, minha experiência com Raul era de ouvir as músicas em festas da família… e olha que minha família é bem gigante. Tenho uma tia que é fanática por ele e sempre, em todas as festas, ouve e se emociona com suas músicas. O mais curioso é que o livro conseguiu me fazer sentir todo esse sentimento que a fez se apaixonar por tudo que o cantor significou para a música brasileira. O livro tem uma carga emocional muito forte, acredito que foi escrito para aqueles que são fãs assíduos de Raul, mas consegue, com perfeição, atingir o coração até mesmo desses que ouvia suas músicas sem entender toda a importância do artista para a música brasileira, como eu.

O livro traz, na íntegra, entrevistas com 25 personagens que viveram e conheceram todo o universo do Maluco Beleza. Nomes como Jerry Adriani, Roberto Menescal, Marco Mazolla, Sylvio Passos, Jay Vaquer, Tânia Menna Barreto, Kika Seixas, Vivian Seixas, entre muitos outros relatam em suas entrevistas curiosidades que mostram como o artista criou uma personalidade tão marcante e única. Curiosamente a entrevista que mais me marcou, pela sua dramaticidade, é do Dr. Luciano Stancka, médico e amigo de Raul Seixas. O médico relata como foi encontrar Raul morto em sua cama…

“Chegamos lá, Raul estava deitado na sua cama, duro, gelado… morto. É muito frustrante”.

Vale destacar também que apesar de suas 451 páginas, a leitura flui naturalmente, como páginas de uma revista com o melhor conteúdo, recheada de fotografias de personagens em locais que hoje preservam a memória do artista, se tornando um verdadeiro acervo de louvação a memória do artista.

Por fim, o livro deixou em mim um carinho e respeito muito grande por Raul Seixas. Acho que essa leitura vale a pena para os apaixonados por música e por personalidades que marcaram sua época. Diferente de uma biografia que passa por toda vida de um personagem, aqui sentamos à mesa com amigos e degustamos histórias que emocionam e nos levam a conhecer mais profundamente o bem e o mal desse pai do rock brasileiro.

site: http://leitorcompulsivo.com.br
Leonardo 13/06/2021minha estante
Boa noite, tem como mandar no meu email leonardo_s29@hotmail.com




Alex07 28/10/2023

Um maluco beleza , maluco esse que na maluquice disse coisas que as outras pessoas não tinham coragem ou inteligência de dizer .
Raul sempre foi enigmático, gosto de algumas músicas dele , fui influenciado por um amigo irmão, voltando para o livro , gostei bastante de saber um pouquinho sobre a vida de Raul Seixas, como foi o final da sua vida , o começo.
Porém só não favoritei por algumas razões, que entre elas , assim como a maioria das resenhas que eu havia lido , as perguntas foram sempre as mesmas , isso vai ficando um pouco massante para a leitura fluir .
Mas não deixo de recomendar a leitura , para os fãs será mais uma boa recordação.
comentários(0)comente



MarciaCannecchia 06/08/2021

Ídolo
Meu ídolo maior. Eu sempre fui muito muito fã do Raul ...assim, de escrever um diário para ele. Aí conheci uma amiga virtual que me presenteou, de surpresa, este livro.
Olha, eu já li muita coisa sobre Raul, livros e livros mas nunca tão profundo , revelador e verdadeiro como este .
Este livro é um programa, na realidade . Foi um documentário produzido na tv Brasil. Pode ser encontrado no YouTube também. São entrevistas com pessoas que tiveram muito contato com Raul, em diversos momentos da vida
Neste livro, soube de coisas que nunca imaginaria. Meu idolo retratado como uma pessoa normal, com todos os seus defeitos. Fiquei em choque em varios momentos. Eu nunca soube de várias coisa pesadíssimas que li ali. Mas Vou continuar amando meu raulzito do jeito que ele é e ele foi. E até consigo aceitar mais o Paulo Coelho .
O raulseixismo está vivo .
Te amo, Raul. Pra sempre.

"Coragem, coragem se o que vc quer
É aquilo que pensa e faz.
Coragem, coragem, eu sei que vc pode mais."
comentários(0)comente



belaxzy 21/09/2023

O início, o fim & o meio.
Meu deussss que livro bom!! raul simplesmente incomparável e inesquecível, o melhor da história do brasil, e ouvir sobre sua história foi muito divertido, me senti amiga próxima dele!! e apensar de ser um livro gigantescamente gigante (pra miMJSJSKJD) foi uma leitura super rápida! :))

viva raul!!!
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR