Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa

Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa Diógenes Cândido de Lima

Resenhas - Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa

[Ramon] 18/03/2014

Abandonei. Não me ajudou como esperava.
Realmente, a proposta do livro é de bom gosto. O título é bem atraente. Denota que foi um projeto audacioso do organizador (Diógenes). Mas, sinceramente, não foi muito útil para mim.

Achei que iria me identificar com as perguntas dos professores iniciantes (só que não). Não condiz com a minha realidade e com nada que eu experimentei. Maioria das respostas (dadas pelos especialistas) são de formados e com experiência só em capital. E eu me fiz professor no interior do Amazonas (que tem níveis de IDEB bem baixos, de nível 3), e existem “Brasís” e “Brasís” pelo Brasil. Encontrei umas ideias interessantes para aprimorar as aulas, mas bem poucas. Na maioria das respostas encontra-se um certo grau de "frieza". Frieza esta, que em certos cursos de inglês (metropolitanos) é necessária para que o aluno tenha um senso de busca autônomo.

Se eu seguir maioria dos conselhos dados, aí que eu não trabalho mais! Eu pelo menos me tornei professor num lugar de pessoas muito desencorajadas ao ensino, desacostumadas com leitura, e numa época de novidades muito rápidas (onde eles não aceitam que precisam de inglês, muito menos que este tipo de coisa está bem ali, bem ao alcance deles).

Conselhos aos professores: Para incentivar a busca autônoma do aluno deve-se trabalhar com pesquisas temáticas que sejam agradáveis (mesmo com adultos, mesmo que pareçam elementares). O domínio do professor quanto ao conteúdo e metodologia só são 10% do que o nosso trabalho precisa. Outros 90% são de dinâmicas, brincadeiras e carisma.