É Inverno

É Inverno Cecília Mouta

Resenhas - É Inverno

Carol - @ressacaliteraria_ 09/04/2020

Resenha
Em "É Inverno" vamos conhecer Izabel, ou Izzy como ela prefere, uma menina de oito anos extremamente expressiva, que às vezes se pega pensando no sentido da vida e sonhando acordada com seu futuro, ama o inverno e a neve, sua família, seus amigos Lil, Mat e Sam e se encontra ansiosa para comemorar seu aniversário de nove anos.

'' Não importa quanto tempo dure, quantos invernos demorem, você será o Flocus na vida de alguém e alguém será na sua. E juntos, vocês vão formar um lindo inverno. ''

Seus dias na escola de St. Westwood são fascinantes, mas não por causa das aulas, e sim por causa de seus amigos, que são um quarteto desde sempre (ou de quando se lembram) graças aos seus pais que também são amigos, e estão sempre juntos se divertindo. Porém, Lil tem um dom peculiar, ela tem pesadelos. Mas não são pesadelos comuns, os de Lil acontecem na vida real.

'' -Não tenha medo. Eu sei que hás vezes o conhecido torna-se mais apavorante que o desconhecido, mas se sucumbirmos aos nossos medos, vamos viver sempre trancados para a vida. ''

Em uma manhã, Izzy chega à escola e percebe que sua amiga está diferente, e depois de muita insistência, revela que um sonho ruim é o motivo de sua tristeza e preocupação. Logo após, um incidente horrível acontece e os quatro amigos são afetados de maneira brutal, mudando completamente o destino deles. Izzy então vai para seu lugar preferido, uma pedra de frente para o lago no bosque perto de sua casa, para conseguir pensar, e a partir daí, somos apresentados à segunda parte do livro.

"A bomba explodiu. Havia pedaços do meu coração voando para todos os cantos do meu corpo. Minha mente havia se tornado um borrão.”

“... mesmo triste nunca deixe de se encantar pelas coisas simples que sempre lhe encantaram antes.”

A história dá um salto de 9 anos. Izzy e Lil são líderes de torcida e as mais populares da escola e Matt se torna dependente químico e nunca mais quis saber das melhores amigas de infância. Apesar do que aconteceu no passado, tudo parece perfeito no momento e Izzy está prestes a completar os tão sonhados 18 anos, até que coisas estranhas começam a acontecer e fatos do passado voltam para assombrá-la. Entretanto, tudo tem um motivo para ajudá-la a encarar o que está por vir.

“- Fico feliz que esteja crescendo e amadurecendo, Izzy.

Ao final do livro, quando a verdade da história nos é apresentada, estamos complemente de queixo caído e destruídos graças aos acontecimentos marcantes. É um livro que vai te fazer chorar, sorrir, lembrar, pensar e refletir em apenas algumas poucas páginas, mas além de tudo vai ensinar, pois não importa o quão triste e destituída de beleza e encanto a vida possa ser, nós teremos que enfrentá-la.

"A vida pode e irá mudar inúmeras vezes, Flocus. Mas se você conseguir manter a sua essência administrará melhor as mudanças."

Os personagens secundários foram muito bem construídos. A trama foi bem elaborada, de forma que nada se perdesse ao fim e não ficasse pontas soltas. O livro é narrado em primeira pessoa, pela Izzy, nos fazendo sentir exatamente o que ela está sentindo e passando. E por ser narrado por uma criança (na primeira parte), somos capazes de ver a inocência e a pureza que só as crianças tem, como vêem os acontecimentos, como cada detalhe é importante no seu dia e o fato de não conhecerem o significado de certas palavras. Não tem como ler e não sentir saudade da própria infância, de como tudo era simples e sem muita preocupação.

A capa é linda e coerente com o enredo, já que os acontecimentos são sempre expressados no inverno e o floco de neve tem um significado marcante para a protagonista. A fonte é de um bom tamanho, e as folhas são amareladas, resultando em um ótimo conjunto para leitura.

“A verdade era que não importa se vivemos oito ou oitenta anos. A vida sempre será curta, porque sempre haverá sonhos a serem realizados, e não teremos tempo para eles.”

O livro mostra que com o passar dos anos, vamos deixando uma parte de nós para trás, ficamos mais rígidos por dentro, sem coragem ou/e com vergonha de expor o que sentimos. É uma obra sensível que fala sobre a vida, escolhas, nossa mania de pensar no futuro esquecendo-se de viver o presente, deixando os acontecimentos mais preciosos passarem despercebidos. Nos mostra como tudo pode mudar de repente, como a vida é uma caixinha de surpresas e que não podemos prever nada. E também como as pessoas mudam e é importante estar presente se alguém precisar. Um drama doce e cruel ao mesmo tempo, cheio de mistérios e envolvendo um leve suspense.

“As pessoas viviam se perdendo no futuro ou no passado e acabavam deixando a possibilidade de viver o tempo presente.”

“É Inverno” é aquele livro que consegue te prender do início ao fim, e que vai mudar a sua forma de enxergar a vida. Cecília tem um talento que poucos escritores têm, escreve sobre o passado, presente e futuro de forma clara e verdadeira sem nos deixar perdidos, pelo contrário, nos faz pedir por mais.

“ – É difícil deixar ir aquilo que faz parte da gente.”

“Podia ser uma bobagem minha, que estava me apegando a detalhes, mas não é nos detalhes que a gente realmente conhece uma pessoa?” Entrou para os favoritos, ficou cheio de post-its graças aos quotes maravilhosos, e recomendo de olhos fechados!

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2017/10/resenha-e-inverno-cecilia-mouta.html

Stephanie - Estante da Ste 03/04/2020

É inverno
É inverno conta a história de Izzy, uma garota que ama o inverno e se diverte na escola com seus melhores amigos Lil, Sam e Mat.

Depois que Lil começa a ter pesadelos estranhos e Izzy perder um dos seus melhores amigos, a vida de todos ao redor muda para sempre.

É inverno é um livro maravilhoso, a narrativa assim como a escrita são cativantes e o enredo incrível.

Acompanhamos a vida da Izzy, seus amigos e família, com seus conflitos, medos e conquistas e ao longo do livro tudo parece que caminha muito bem e a autora conduz de uma forma leve e sem muitas mudanças radicais, praticamente já sabia como seria o final.

Só que não amigos, de repente tudo muda e o choque vem...o plot twist desse livro é inimaginável até que ele acontece e eu tive até que dar uma pausa pra assimilar tudo que havia acontecido.

Eu indico o livro pra todos!! É uma história sensível, que lida com amizades..sonhos, super diferente e nada previsível

Livrocitose 26/03/2020

Fantasiar
Sabe aquela história de que livros te levam para outros mundos? Pois é! Nos últimos dias eu vivi a realidade da Izzy, divertida e emocionante! Com um final arrasador, É Inverno é um livro delicioso de se devorar! Vou sentir saudades da Izzy e da Lil ??

Thaisa 16/02/2018

Tocante.
Fico extremamente bolada quando termino uma leitura que me deixa com sentimentos controversos e confusos. É sempre muito complicado escrever uma resenha e passar meus reais sentimentos com a leitura quando isso acontece. As palavras fogem e fico horas sentada diante do computador, olhando para o livro e pensando no que escrever. "É inverno" fez isso comigo e estou aqui, há horas, tentando escrever um mísero parágrafo e não consigo.

A agência literária Oasys entrou em contato comigo para apresentar o livro e me interessei bastante pela sinopse do mesmo. Sou apaixonada pelo inverno e, ao ler a sinopse, senti um clima meio que sobrenatural na trama, então resolvi aceitá-lo para ler e resenhar. A leitura conseguiu me surpreender e também decepcionar.

Não estou dizendo que a leitura foi ruim, estou apenas dizendo que algumas coisas me incomodaram um pouco. Antes de comentar sobre os pontos que me decepcionaram, quero falar sobre o que me surpreendeu.

Cecília Mouta conseguiu criar uma história muito tocante. Abordando temas como amizade, luto, escolhas difíceis, amadurecimento e a importância de viver o presente, a autora leva o leitor a pensar e repensar diversas vezes sobre como estamos agindo diante das situações da vida.

Com uma narrativa fluida e uma leitura fácil, o leitor embarca num mundo apresentado na visão de uma menina de 8 anos e seguimos com ela, enfrentando situações diversas. Pelos temas abordados, nos vemos diante de momentos bem tristes e até desesperadores. Como o livro é em primeira pessoa, sentimos tudo junto com o personagem. Os personagens passam por acontecimentos que mudam drasticamente suas vidas e Izzy (nossa protagonista narradora) nos leva a refletir bastante sobre amadurecimento e sobre o presente.

De uma forma sensível, a autora questiona o leitor sobre como estamos valorizando os momentos mais importantes de nossas vidas e sobre como estamos vivendo o tempo presente. É realmente tocante e me vi por diversas vezes pensando sobre minhas reações às adversidades da vida. Me surpreendi muito com isso, pois uma leitura leve e simples, conseguiu me fazer pensar muito.

Como falei no início da resenha, algumas coisas me decepcionaram. Uma das coisas que me incomodaram bastante foi a narração. O livro em primeira pessoa, na visão de uma menina de 8 anos tende a ser infantil (e não foi isso que me incomodou), o que seria o correto, mas em diversos momentos, Izzy tem pensamentos e diálogos muito maduros (e até complexos demais) para uma criança e fiquei na dúvida se realmente os fatos foram narrados por uma criança até isso ficar bem claro no livro. Faltou um pouco de equilíbrio nesse aspecto por parte da autora.

Outra coisa que me incomodou bastante foi o excesso de descrições. Na verdade, achei que houve muita divagação nos pensamentos da protagonista, coisas que não fazem diferença para a história e isso deixou a leitura um pouco maçante (para mim). Demorei mais do que o normal para concluir o livro por conta disso. Na segunda metade da história isso muda um pouco e a leitura se torna mais fluída.

Sobre a trama, - apesar de num primeiro momento eu crer que o foco seria nos sonhos de Lil e na amizade dos quatro amigos - achei a proposta da autora muito boa. A mensagem que ela passa para nós leitores é muito importante. Existem diversos momentos tocantes e sensíveis, que tocaram de verdade o meu coração, me fazendo sentir a dor dos personagens e o sentimento de urgência, só que, por ter sido construído de uma maneira bem simples, o "grande mistério" fica bem claro (pelo menos pra mim) antes do momento da revelação. Infelizmente eu já esperava os acontecimentos finais e a reviravolta não foi tão impactante como eu esperava e isso me decepcionou porque iniciei a leitura com grandes expectativas.

Apesar de todas as coisas que me incomodaram, eu recomendo a leitura. A autora soube dosar muito bem os momentos dolorosos e mais difíceis com situações engraçadas que dão um ar de leveza ao enredo. Os temas abordados são bem pesados, mas vistos com olhos de uma criança, o peso se torna mais leve e a esperança é que move as atitudes dos personagens.

"É Inverno" é aquele livro tocante e simples, que carrega uma mensagem forte dentro de suas 346 páginas. Apesar de meus sentimentos contraditórios, recomendo a leitura para quem busca um livro leve e sensível, sem esperar uma história com revelações impactantes.

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2018/02/resenha-e-inverno-de-cecilia-mouta/

Malu | @dicas_de_malu 16/02/2018

Como sou fascinada pelo inverno, fiquei imediatamente interessada pela capa e sinopse de "É inverno". Terminei de ler recentemente e confesso que a leitura me surpreendeu em alguns aspectos, mas decepcionou em outros.

Falando primeiro sobre o que me surpreendeu positivamente nesse livro, a temática e a mensagem transmitida pela autora foram muito interessantes. Confesso que, a princípio, pensei que o livro focaria nos misteriosos sonhos de Lil e na amizade dos quatro jovens, ficando mais voltado para uma aventura adolescente. Porém, é um livro sobre amadurecimento, luto, amizade, escolhas difíceis e a importância de viver o presente.

À medida que os personagens vão passando pelos acontecimentos que transformam suas vidas, a autora leva o leitor a refletir sobre o crescimento e as mudanças pelas quais todos passamos. Além disso, ela fala com muita sensibilidade sobre como devemos valorizar todos os momentos do presente, pois a vida passa rápido e é impossível saber com certeza o que o futuro reserva.

O livro tem alguns momentos tocantes, pelos temas que aborda. Algumas situações são muito dolorosas, ainda mais quando consideramos a idade dos personagens. No entanto, a autora soube dosar os momentos mais difíceis com alguns mais alegres, além de incluir momentos de mistério e tensão, que tornam a leitura fluida e rápida.

Porém, como eu disse no início da resenha, algumas coisas me decepcionaram na leitura. A primeira delas é a narração. Todo o livro é contado pela perspectiva de Izzy, que durante a maior parte da história, tem apenas oito anos. Normalmente, não me incomodo com livros narrados por crianças e até gosto, porque acredito que eles trazem uma perspectiva mais sensível. Porém, faltou um pouco de equilíbrio nessa narração. Em alguns momentos, ela é feita de forma muito infantil, apesar de condizente com a idade da protagonista; em outros, Izzy tem diálogos e pensamentos complexos para sua idade e que fazem com que ela pareça ser mais velha. Por esse motivo, até aparecer de maneira clara no livro que ela tinha 8 anos, eu ficava em dúvida se era uma criança mesmo quem narrava os acontecimentos.

Além disso, achei que o excesso de descrições quebrou o ritmo da leitura, especialmente na primeira metade. Em diversos momentos, a narração é interrompida para o relato de fatos passados ou descrição de lugares que não influenciam em nada no desenrolar da trama. Isso fez com que eu demorasse um pouco para conseguir me conectar com a história e chegou a me irritar em alguns momentos.

Com relação à trama, achei que a proposta e a mensagem transmitidas eram muito boas. Há momentos sensíveis e tocantes, situações em que sofremos com os protagonistas e nos preocupamos com os eles. Porém, a história foi construída de uma maneira muito simples e até mesmo a grande reviravolta do final se mostrou bastante previsível.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Cecília Mouta, mas admito que esperava mais. Apesar de ter me emocionado em alguns momentos, não consegui me conectar o suficiente com a história e os personagens. Além disso, esperava um final bem mais surpreendente. No entanto, preciso ressaltar que a autora demonstrou um bom potencial. O livro tem muitos problemas, porém, a premissa é muito boa, traz reflexões interessantes e Cecília demonstrou sensibilidade para abordar temas difíceis.

A edição da Chiado é simples, mas bonita. Adorei a capa, que já ajuda o leitor a mergulhar nesse clima de inverno do livro. Além disso, as páginas são amareladas e a fonte e o espaçamento estão em ótimo tamanho para leitura.

Deste modo, É inverno foi uma leitura que me deixou com sentimentos contraditórios. Por um lado, esperava mais e acabei me decepcionando com a forma como a história foi narrada e com o final. Porém, gostei dos temas abordados e achei que a autora transmitiu uma mensagem bonita, que faz o leitor refletir sobre a vida e o quanto devemos valorizar o presente. Assim, recomendo o livro para quem procura uma leitura leve e sensível, mas sem esperar um grande mistério ou uma história muito complexa e marcante.

site: http://www.dicasdemalu.com.br/2018/02/resenha-e-inverno.html
Thaisa 16/02/2018minha estante
Ótima resenha! VocÊ descreveu exatamente tudo o que senti com a leitura do livro. Acho que eu esperei demais dele e acabei me decepcionando um pouco, mas a leitura vale bem a pena.

Juh - @dosedafelicidade 01/02/2018

INCRÍVEL!
É inverno conta a história de Izzy, uma menina de 9 anos muito esperta e inteligente. Izzy é apaixonada pela neve e todos os anos aguarda ansiosamente pelo inverno. Considera-se uma pessoa sortuda por seus melhores amigos: Lil, Sam e Mat.
Aparentemente, mais um inverno se aproxima, e é claro que Izzy está ansiosíssima, pois também está perto de seu aniversário, ela está feliz embora esteja com um mau pressentimento. Tudo está indo bem, quando certo dia Lil tem um pesadelo horrível que a deixa muito doente e triste, e isso acaba entristecendo todos ao seu redor também. Todos estão preocupados, pois quando Lil tem esses pesadelos, logo em seguida, algo ruim acontece na vida real (como se isso fosse um "dom" que ela possui). Agora, o inverno desse grupo de amigos está mais frio do que o normal, algo mudou que deixou esse inverno diferente dos anteriores, algo mudou em todos para sempre. Depois de alguns acontecimentos, Izzy acaba tendo que decidir fazer uma escolha que coloca em risco sua vida e todos ao seu redor.
??
?(...) mas a verdade era que eu estava morrendo por dentro. Morrendo de medo, assustada, nervosa, precisando que alguém me abraçasse e dissesse que iria ficar tudo bem.?
??
Minha gente, que livro foi esse? Socorro! Não conseguia mais parar de ler até chegar ao fim. É inverno tem 344 páginas, que na minha opinião foram muito bem escritas e a cada uma delas a autora conseguiu prender-nos. A leitura é tão leve e rápida, é uma história gostosa, feliz e triste ao mesmo tempo. É narrado pela Izzy, que é uma criança e em vários momentos me peguei lembrando de mim mesma nessa idade, e é lindo saber o que as crianças pensam e sentem pois eles vêem o mundo de um jeito diferente e inocente. Em uma parte do livro acontece algo -não acho necessário falar pois eu me surpreendi e pode acontecer com vocês também- que me identifiquei mais ainda. Enfim, amei tudo, toda a construção da história!

Jú Pachêco @jujuba_literaria 30/01/2018

Emocionante!
É uma sorte que eu já tenha parado de chorar. Esse livro é forte, é lindo e emocionante e eu nem sei se consigo desenvolver uma resenha decente aqui.
Izzy está prestes a fazer 9 anos e tem um grande fascínio pela neve. A neve acalma, deixa em paz. Porém nesse inverno as coisas estão tão estranhas. Ela não está tão animada para o seu aniversário, uma sensação estranha vem acometendo-a e para piorar, sua amiga também está estranha. No dia que se tornaria o pior da sua vida, tudo parecia conspirar para que ela nem sequer levantasse de sua cama. Para piorar, sua melhor amiga Lil está estranha, seu amigo Mat não está nada bem e Sam não apareceu na escola. Só há uma explicação para que Lil esteja tão estranha: seus pesadelos, que de alguma forma preveem tragédias. O problema é que Lil não te conta as coisas e Sam não aparece por cinco aulas. Tendo esperança de que tudo isso é só uma coincidência bem ruim, Izzy teme que algo de ruim tenha acontecido com Samuel e ao mesmo tempo está chateada com Lil por não te revelar como foi o tal pesadelo. Mat muito menos sabe de alguma coisa. A bomba vem quando suas mães vão busca-las e o que Izzy mais temia se torna realidade. O Samuel sofreu um acidente. A partir daí as coisas só pioram. Os amigos temem pela vida de Sam, e a amizade dos três se abalam devido a isso. Quando o pior acontece e, infelizmente, Samuel morre, as coisas só pioram. Mat deixa de falar com as meninas, Lil continua escondendo algo da amiga e Izzy não consegue conviver com a dor que a falta do se amigo traz. A partir daí as coisas tomam um rumo louco, que se eu contar não tem graça. Só há uma pista que posso deixar a vocês: nada é o que parece.
Confesso que houve momentos em que eu me confundi e fiquei incomodada, mas tudo se acerta no final, porque tudo gira em torno desses detalhezinhos que parecem não fazer sentido. Como não sou feita de pedra, derramei umas lagrimas na calada da madrugada tentando não acordar minha família e essa foi uma das coisas mais difíceis, porque eu chorei durante umas vinte páginas. Serio mesmo. Mesmo que uma das minhas teorias tivesse sido correta, eu não estava preparada para receber a confirmação disso.
A linguagem do livro é super simples, narrado em primeira pessoa pela Izzy e nos deixa sentir tudo que ela está sentindo. A profundidade dos seus sentimentos, os questionamentos, os medos, tudo é perceptível ao longo da narrativa. Izzy, embora com sua pouca idade, é forte e tem todas aquelas duvidas que as crianças de sua idade têm. No início eu pensei que não gostaria do livro por ser no ponto de vista infantil, mas isso faz a diferença no decorrer do livro. O livro é emocionante e triste, e além disso deixa várias reflexões para o leitor. Eu particularmente amei e me pus no lugar da Izzy várias vezes, questionando-me tanto quanto ela.
Simplesmente lindo.

Recomendo!

site: http://livroscafejujubas.blogspot.com.br/

Malucas Por Romances 28/01/2018

Resenha de Raquel Costa
Recebi o livro É Inverno da agência Oasys e comecei ele com uma certa expectativa por causa da sinopse um tanto quanto intrigante. Nesse livro vamos entrar na vida de quatro amigos Izzy, Lil, Sam e Mat. Eu serei breve nessa resenha para evitar spoilers.

Eles são amigos desde sempre, o livro tem início com Izzy próxima de fazer 9 anos, uma garota cheia de vida e curiosidades, Izzy adora o gelo e mora em um lugar "frio". Um certo dia sua amiga Lil tem um pesadelo, mas diferente da gente os pesadelos de Lil não são só pesadelos, são também premonições. Após esse fatídico dia a vida de todos esses amigos mudam por completo.
“- Fico feliz que esteja crescendo e amadurecendo, Izzy.- Às vezes não temos escolhas, mãe – voltei a olhar pela janela. – Eu não gostaria de crescer, mas a vida não nos dá essa opção.”
O livro é todo contado em primeira pessoa e sempre pelo ponto de vista de Izzy. Após o acontecimento o livro dá um pulo de 10 anos, então vamos conhecer um pouco da vida deles após o acontecimento . A capa ela representa bem o livro, durante a leitura não encontrei erros ortográficos, mas alguns pontos que vou citar agora podem ser facilmente resolvido com uma nova revisão. Lembrando que essa é uma opinião pessoal minha e que recomendo sim a leitura do livro.

Não vou mentir que pensei em desistir da leitura diversas vezes, achei o começo um tanto quanto entendiante. A garota por ter 9 anos tinha bastante dúvidas, o que é normal pra idade dela, só que muitas vezes a forma que era exposta no livro deixava a leitura cansativa. Muitas vezes a pergunta que ela fazia em uma página era respondida só 3 páginas depois, porque no percurso da história eram tantas explicações e divagações que na hora de responder a pergunta já tinha se passado algumas páginas. Outro detalhe que me incomodou foi que em alguns momento ela realmente parecia uma garota de 8/9 anos falando cheia de dúvidas, em outras ela tinha pensamentos ou atitudes de um adulto.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2018/01/resenha-e-inverno-cecilia-mouta.html#axzz55UqBVf4p

Renata 23/01/2018

Um livro daqueles
Era pra eu ter concluído esta leitura no ano passado, mas devido a alguns problemas pessoais acabei lendo este livro somente este ano.

Em primeiro lugar devo dizer que este livro me fez imaginar todo um cenário como um filme, pois a narrativa dele permitiu que eu visualizasse tudo, e ainda sentisse cada um dos sentimentos da protagonista.

Aqui nós somos apresentados aos amigos Izzy, Lil, Sam e Mat. É Izzy quem nos narra essa história.

Izzy é uma garota curiosa e apaixonada por neve. Uma criança bastante ligada aos pais e aos três amigos. Essa menina tagarela vai nos contando além da história várias curiosidades sobre seus pais e amigos.

Lil é uma criança tímida que vive atormentada com seus pesadelos que se tornam reais. E quando um destes pesadelos acontece, a vida de todos vira de pernas para o ar. E nada na vida deles será como antes.
A história tem um salto e Izzy e seus amigos agora têm 18 anos e estão prestes a se formarem no ensino médio. Izzy e Lil ainda são bastante amigas, e se tornaram líderes de torcida e populares na escola. E embora Izzy namore Leo, ela não quer compromisso sério com ele.

A verdade é que nem Izzy e nem seus amigos conseguem esquecer aquele inverno a nove anos atrás, o dia em que tudo mudou para eles. Cada um vai lidando de sua maneira com os acontecimentos, mas os sentimentos que aquele dia deixou são inesquecíveis

É difícil falar deste livro sem o risco de dar algum spoiler. Essa leitura é daquelas que cada descoberta surpreende o leitor.
Os personagens foram bem construídos, e a narrativa permite que o leitor se sinta cada vez mais próximo a história, e como disse no início, é como se conseguisse visualizar na sua frente os acontecimentos.

Gostei bastante da forma em que Cecília Mouta nos conta esta história, apresentando todos os fatos de maneira impressionante, pois boa parte da leitura fiz com a respiração presa. Fui teorizando tudo, até que chegou a um final que foi ao mesmo tempo lindo e triste, mas que deixou a emoção falar mais alto.

Além da ótima história, não posso deixar de falar nesta capa que está muito linda!

Fantasia e suspense se misturam nesta história de amor, amizade e família. Ainda nos mostra a dor da perda e a forma como ela afeta nossas vidas.

site: Visite o blog: https://blogeverythingbutthebooks.com/2018/01/16/resenha-e-inverno-de-cecilia-mouta-por-chiado-editora/

Bya/ @thebook_andthegirl 19/01/2018

Surpreendente. Devastador. Único. Inesquecível.
📍Izzy desde que se entende por gente sempre teve certo fascínio pela neve, era como se esta lhe trouxesse uma sensação de conforto, paz.
📍Ela tem como melhores amigos Lil (sua confidente), Mat e Sam (bem, com ele era diferente, era especial). Eles guardam um terrível segredo entre eles, um segredo que ninguém jamais poderá saber ou que ninguém entenderia: Lil sofre de pesadelos recorrentes, mas não são simples esses pesadelos pois toda vez que ela os tem, alguém sai gravemente ferido, seu tio é a prova disso.
📍Na última semana de aula, Izzy e seus amigos estão planejando como será as férias deles, e o que ela não esperava era que talvez essas férias fossem a última em que passaria todos juntos, pois Lil teve um pesadelo, após meses sem um pesadelo justo agora ela teve um, esse era diferente, e o inverno estava mais rigoroso, trazia consigo não a sensação conhecida por todos de paz, tranquilidade, mas sim um ar de nostalgia, tristeza, um ar de até mesmo adeus. Lil esta abalada com esse novo pesadelo, pois ela só tem uma certeza: a vida não só sua e de seus amigos estão prestes a mudar de maneira irremediável e irreparável, mas como a vida de todos que o cercam. Será esse inverno o sinal de que algo esta prestes a mudar? Como será que esses amigos estarão após esse inverno.
📍 No livro acompanhamos a história de Izzy e seus amigos em dois tempos diferentes: a primeira parte é focada na fase em que eles são crianças e a outra parte acontece nove anos depois, o que me conquistou e me prendeu mais ainda. A autora tem uma escrita simples, fluida, nos faz lembrar da sensação de ser criança, os sentimentos, inocência, pensamentos de uma criança.
📍Um livro completamente comovente, que aborda temas como: amizade verdadeira, um amor puro, misticismo, superstições, o significado de família, perda, medo e que as vezes devemos saber dar adeus até para a pessoa que mais amamos e seguir em frente.
"Nós não repetimos caminhos, não voltamos, não esquecemos, não deixamos nem de sofrer. Todos esses momentos formam aquilo que somos, no agora, pois nunca seríamos algo definitivo."

site: https://www.instagram.com/p/BeF0eBwA9D-/?hl=pt-br&taken-by=thebook_andthegirl

Ana Luiza 19/01/2018

Cativante, mas não muito marcante
A HISTÓRIA
Izzy é uma menina que, em seus oito anos, tem tudo que qualquer pessoa poderia desejar. Apesar de bastante ocupados, seus pais são amorosos e fazem quase todas as suas vontades. Izzy também pode contar sempre com seus inseparáveis amigos, Lil, Mat e Sam. A garota ainda têm a sorte de morar perto de um incrível bosque, para o qual escapa sempre para brincar, ainda mais no inverno. Izzy ama o frio e, principalmente a neve. Ela adora ver os flocos branquinhos caindo do céu e cobrindo o chão, tanto que seu pai a apelidou de Flocus.

Contudo, no inverno em que fará nove anos, tudo muda na vida da garota. Há alguns dias do seu aniversário, Izzy percebe que há algo estranho no ar e que algo ruim se aproxima. Suas suspeitas se confirmam quando Lil tem um pesadelo que a aterroriza. De tempos em tempos, a sua amiga tem uns sonhos esquisitos que acabam se tornando realidade. E, justamente na relutância de Lil em contar o seu sonho que Izzy descobre que a tragédia que ela previra será a maior e a pior de todas.

Com tanta tensão e medo no ar, nem a neve consegue animar Izzy, até o inverno parece agressivo dessa vez. E, não demora e o sonho de Lil se realiza, uma tragédia que tira o chão dos jovens amigos. Confusão, tristeza e medo envolvem as crianças, que veem seus laços se arrebentarem ao mesmo tempo em que perdem a inocência da infância. E tudo piora quando Lil revela que teve mais um sonho e que o pesadelo ainda está longe de acabar.

“Não é porque crescemos que devíamos apagar os significados da nossa infância. Afinal, a infância era a parte da vida onde éramos mais inteiros.” pág. 239/40

Quase dez anos depois, Izzy encontrou um jeito de seguir em frente, ao lado de Lil, apesar de que as duas nunca foram as mesmas depois daquele inverno. Agora adolescentes, líderes de torcidas bonitas e populares, Izzy e Lil planejam o futuro e celebram o presente e seus últimos dias de escola. Mas, como é inverno e o aniversário de Izzy se aproxima, as lembranças da tragédia de antes voltam a tona. De novo, até a neve parece errada, como se previsse que algo terrível vai acontecer. E Izzy não consegue ignorar os sinais, especialmente quando percebe que, talvez, eles apontem para o fato de sua vida está cheia de lacunas e segredos sombrios desde aquele inverno fatídico há dez anos.

(...)

CONCLUSÕES FINAIS
Com uma trama que fala sobre amadurecimento e autodescoberta, amor, amizade, esperança, medo, tristeza e luto, É Inverno é uma obra que nos faz refletir e nos emociona durante a leitura. Entretanto, apesar de cativante, a história não é muito marcante, com muitos clichês, além de que uma das duas grandes reviravoltas da história previsível. É fácil gostar dos personagens de É Inverno, especialmente a protagonista que enfrenta tantas dificuldades e nos passa lições valorosas sobre aproveitar o presente ao lado das pessoas que gostamos.

Já a narrativa do livro deixa a desejar, com uma linguagem que, na primeira parte da obra, não condiz com a idade da narradora e que é bastante repetitiva. É Inverno, no geral, não é um livro ruim, mas deixa a desejar em alguns quesitos. A leitura é rápida e, enquanto está ocorrendo, tocante, mas não marca o leitor de forma especial. A autora, entretanto, mostra uma rara habilidade de tratar de temas pesados e conflitos humanos de forma sensível e que cativa. Mesmo tendo alcançado apenas duas de cinco estrelas comigo, eu, com certeza, daria uma chance para outra obra da Cecília Mouta. E, tendo em vista que a maioria das resenhas que vi sobre É Inverno são bastante positivas, recomendo que cada leitor encare a obra e tire sua própria opinião.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2018/01/resenha-e-inverno-cecilia-mouta.html

@leiturasdadudis 17/01/2018

Izzy, Lil, Sam e Mat são um grupo de quatro amigos. Quatro crianças que mantêm uma amizade verdadeira. No entanto, eles têm um segredo que abalará a vida deles. Lil tem pesadelos e sempre que tem um destes pesadelos, alguém próximo a ela sofre algum tipo de acidente. Eles estavam tranquilos, pois Lil não tinha pesadelos há meses e na última vez o tio dela sobreviveu. Mas essa tranquilidade se acabou quando um de seus pesadelos abalou os quatro amigos.

"A verdade era que não importa se vivemos 8 ou 80 anos. A vida sempre será curta, porque sempre haverá sonhos a serem realizados, e não teremos tempo para eles" pag104.

Apesar de Lil ter os pesadelos, a história gira toda em torno de Izzy, a narradora do livro. Prestes a completar seus 9 anos, ela tem sua felicidade roubada, e por causa do último acontecimento previsto no sonho de Lil, o grupo se desfez. É importante citar que a inocência da personagem foi muito bem descrita, assim como a forma madura com que ela agiu dada as situações (eu passo longe daquela calma). 9 anos depois de descobrir o pesadelo de Lil por completo, Izzy se encontra no ensino médio, ainda tem sua amiga, mas tornou-se o que repudiava na infância. Tinha sonhos, planos e um paquera, mas quem diria que aquilo que era a vida dela, poderia não ser tudo o que ela pensava?

Com a volta de outro personagem, Izzy percebe o que na verdade é a vida dela, e precisa decidir entre a felicidade fingida e deixar que as coisas acontecem naturalmente.

" ? É difícil deixar aquilo que faz parte da gente.
? É como deixar um pedaço da gente pelo caminho.
? De certa forma você deixa. [...] O importante é aprender a viver sem esse pedaço.
? Ninguém vive sem o coração, Sam".

Uma leitura leve e emocionante, com uma grande reflexão sobre amizades e sobre como vivemos nossa vida.

Insta: https://www.instagram.com/p/Bd-5ZRRHekD/

Yasmin 26/11/2017

Resenha - É inverno
Avaliação : 5/5
Uma amizade entre quatro crianças, um elo que poderia ser inquebrável, mas que o destino tratou de separar, um final que eu nunca esperaria e que me pegou em um susto, cheio de emoções contidas.Tudo começa aos olhos da pequena izzy, uma criança questionadora, que vivia curiosa a respeito de tudo, sua maior alegria era ver e tocar a neve, e claro brincar com os seus amigos Lil, Sam e Mat. Eles eram simplesmente inseparáveis, e parecia que nada poderia estragar aquele laço que tinham, a não ser a própria vida na qual imprevistos sempre podem acontecer.
Lil, a segunda menina do grupo além da Izzy, tinha um certo poder estranho, através de seus pesadelos, algo ruim sempre acontecia depois, e seus amigos sabiam disso, eles ficavam tristes por ver a culpa e a dor estampada em seus olhos por causa desse dom maldito.
Mais um dia, um desses pesadelos deixou Lil apavorada, e ela não podia contar para eles o que tinha sonhado, porque ela não acreditava que um de seus amigos pudesse estar nele.
Conclusão :
Esse é um livro que te faz sorrir pelos momentos bobos vividos pelas crianças, chorar quando estão tristes e refletir que o presente é a única certeza que temos de que ainda podemos fazer algo. Eu super amei a história e me emocionei várias vezes ao longo dela, é como se realmente estivéssemos vivendo aquilo, e tenho que dizer que me apaguei muito ao Sam e que ele foi o meu personagem preferido, e a sua história com a izzy foi muito linda, gostei dos dois juntos logo de primeira (risos) !!

site: @leituras_de_uma_garota - instagram

Quennick 20/11/2017

Um mega livro!
"Nesta história vamos conhecer a principal personagem que é Izzy. Inicialmente nós  percebemos que ela é apaixonada pela neve e pelo inverno,  acredito que seja porque ela nasceu nessa estação do ano. Seu ciclo de amizade  é ela e seus amigos, Sam, Mat e Lil.
Porém, a história de alegria e uma bela infância acaba no momento em que Lil começa a ter pesadelos e como uma atração de energias ruins, algo de estranho e mal acontece em seguida. Como se fosse uma personificação da ideia dos sonhos dele, e um sonho em específico mudará a trajetória deles e a vida de Lil, que irá afastar os amigos, mas isso vocês terão que descobrir porque se eu passar daqui acabarei dando spoiler."
Tem mais no blog ?