O Bispo

O Bispo Bispo Edir Macedo

Resenhas - O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo

kassya 12/05/2009

Não gosto de Biografias, por incrivel que pareça, mas esta, por conta da polemica eu tive que ler..
Flávia Lira 12/01/2015minha estante
Gostei bastante deste livro é bem aberto as ideias e conceitos da igreja e bem escrito, para que se possa compreender a fundo essa obra tem que se deixar o gosto particular da pessoa o Bispo a parte, ou seja tem que ler de mente aberta, critérios pessoais religiosos fica aparte, porque o intuito dessa biografia que percebi é uma visão intimista de realizações e projetos do Bispo . Os Livros nada a perder fica numa sequência de mostra metas e sonhos e concretização desse homem.

Everton Jr 31/01/2012

Esperava verdades
O livro contradiz todas as reportagens e outras leituras anteriores, infelizmente como historiador pequei na leitura, deveria ter observado que o escritor é membro da igreja do escrito e também o seu funcionário, trabalha na Record, e por isso fica fácil "perceber" a distorção dos fatos anteriores.
Não dá para difamar o chefe... isso todos sabemos, mas a leitura é interessante até mesmo para os que são contrários às práticas capitalistas do auto-denominado "Bispo".
Uilians 06/07/2012minha estante
Concordo com você. desde já espero por Biografia não autorizada escrita por alguém que não é funcionário do Edir que tem coragem de escutar os inimigos também, por um livro feito por jornalistas poderia ter mais pimenta,mas como vc disse não dá entregar o chefe...

Lucio 14/01/2010

o hipócrita
Li o livro a pedido de um dos milhões de enganados por esse canalha. O livro traz ótimas apologias à sua moral, principalmente o defendendo das acusações da Globo. Mas, pobre do meu amigo q me emprestou o livro, mal sabia q o buraco é mais embaixo...

primeiro, dscobri q o kra é mesmo um batalhador. Mas, em vista de sua vida corrida, não consegui captar um intervalo de tempo em q ele tenha feito sequer um bacharel em teologia, qnto mais todos aqueles pomposos títulos de mestrado e doutorados! Isso me deixou muito irritado. Enquanto muitos teólogos sérios se empenham em anos estudando para conseguir seus títulos, esse 'kra' me vem dizer que adiquiriu todos aqueles títulos... de onde são? qual a procedência? é claro q são comprados ou vieram como honra de uma instituição bem 'mixuruca'. Infelizmente, por trás desses diplomas, ele conquista um certo respeito, que disfarça sua completa incompetência hermenêutica e teológica.

a propósito, esse é o outro qsito q qria dstacar.

qndo chega na parte em que ele demonstra sua posições teológicas, dah pra ver quão ignorante ele é. Fiquei até imaginando, tantos teólogos bons no Brasil, e nínguem se manifestou qnto às aberrações teológicas aqui apresentadas... pouco depois me deparei com uma excelente exposição de seu livro pela Ultimato... vale a pena conferir.

por fim, em tom de protesto, soh tenho a dizer:

abaixo aos falsos profetas! Eles mancham nossa reputação e pelejam contra a Causa de Cristo! E o povo confunde Confuso com Aslam...
Flávia Lira 12/01/2015minha estante
Concordo com você que faltou falar a questão de espaço de tempo da Teológica questão de formação, tem um monte de diploma PH e doutorado, não se aprofundou nisso.

No geral foi muito bom o livro, aconselho você a ler Aliança Com Deus dele muito bom para que você tenha uma visão dele na teologia.Porque O bispo é uma Biografia voltada para o jornalismo mais intimista não teológica.

Lucio 13/01/2015minha estante
Flávia, já li outros textos dele, e vi alguns vídeos, o suficiente para ver que ele é um charlatão, proponente de todo tipo de teologia judaizante, teologia da prosperidade e confissão positiva. A não ser para pesquisa, prefiro gastar meu tempo com leitura dos verdadeiros e bons teólogos brasileiros, cujos diplomas valham mais do que um currículo para atendente de boteco.
Ainda a tempo, não se se percebeu que minha crítica é que ele não teria tido tempo para estudar. Certamente conseguiu esses diplomas comprando-os em alguma instituição sem qualquer credibilidade ou respeito. Quem é do meio sabe que isso existe e que não é raro.

vacobs10 16/05/2015minha estante
Quanta besteira! Primeiro que teologia e nada é a mesma coisa, até porque o apóstolo Pedro era um pescador e Jesus um carpinteiro. Hermenêutica, laço lapsariano, cronologia, e outras baboseiras são uma balela furada, porque compare quantos TEÓLOGOS ESTUDADOS, que possuem uma retórica empolada e com uma estética pomposa, salvaram tantas vidas e chegaram o edir macedo chegou. Bispo macedo fez teologia e se eu não me engano, ele fez LETRAS NA PUC-RIO. O bispo macedo sempre fez cursos na PUC, e há outros bispos da igreja universal que não dão tanta bola assim para teologia pq honestamente...isso É BESTEIRA! Eu mesmo sei de teologia, já li a bíblia capa a capa, estudei muito hermenêutica, li os livros do historiador judeu e romano FLÁVIO JOSEFO, e isso não me ACRESCENTOU EM NADA na vida espiritual. Apenas me tornou um bom de lenga lenga. E como você gosta de teologia, aqui vai: "Pelos frutos se conhece a árvore". Compare os frutos da batalha do edir macedo com as dos "teólogos sérios" que se limitam a ficar ensinando história. O bomd a IURD é que ela é EMPÍRICA e não TEÓRICA. É por isso que o edir macedo ganhou minha alma através dos seus escritos em jornais, enquanto os teólogos nunca iriam me alcançar com aquele lero lero religioso. Esta é a diferença. Passar bem!

Lucio 28/05/2015minha estante
Vacobs, há tanto erro no que dissestes, colega, que não sei por onde começar. Meio que sem muito critério, vamos a uma tentativa de responder ponto por ponto.
Primeiro, teologia é nada? Bom, para começo de conversa, engana-se ao pensar que Pedro e Jesus não fizeram teologia. Se estudasse mais as Escrituras, meu caro, saberia que trata-se de um equívoco. Depois, o que me diz de Paulo? Acredito que ele você, mesmo com uma leitura superficial das Escrituras, não teria condições de negar que são tratados altamente teológicos.
Além disso, se por teologia encararmos a atividade de refletir sobre os textos bíblicos e extrair doutrinas, ainda diria que 'é nada'? O mais engraçado é que o Macedo arroga-se teólogo, e você o lê. Mesmo que ruins, o que ele escreve são livros de teologia. Então, como é que você faz com essa declaração de que 'teologia é nada'? Vai parar de ler os livros do Macedo? Desconsidera tudo o que ele disse?
Outro equívoco que você comete é criticar a forma como se ela determinasse o conteúdo do que os teólogos dizem. Quer dizer que para falar coisas boas e verdadeiras só se for falando errado?
E, quem falou que o Edir Macedo ganhou alguém pra Cristo? Eles arrolam milhares de convertidos nos seus números, mas tais conversões são social e intelectualmente irrelevantes. A sociedade não respeita a Universal nem como proponente de melhoras sociais. Todos, exceto pessoas leigas ou cegadas pela ganância (i. é., os membros desse lugar) é que acreditam que há ali alguma melhora de vida ou qualquer coisa nesse sentido. A julgar pelas Escrituras, eu diria que as pessoas que você julga salvas não o são. Ou você acha que todo pretenso líder espiritual não poderia ser defendido nos mesmos termos? Algum católico poderia dizer 'quantas vidas o padre fulano de tal salvou'; bem como um adventista falaria o mesmo da Ellen White e assim por diante. Os critérios que você está usando são falsos.

O que você estudou sobre Hermenêutica, meu amigo? Em poucos termos, é a ciência de interpretar em prol da boa comunicação entre o falante/escritor e o ouvinte/leitor. Será mesmo que isso não é importante? Acredito que é seu conhecimento raso em hermenêutica que ainda te faz apreciar qualquer coisa que o Edir Macedo faz ou fala. Bom, ressalto o desafio: o que você já estudou de Hermenêutica? Quais livros já leu? Veja que posso testá-lo para ver se sabe alguma coisa ou não.
Aliás, sabe teologia? Com base em quais critérios julga-se sábio nessas coisas, colega?

E, vem, cá, de quais teólogos você está falando, cara? Você está fazendo uma avaliação abstrata, genérica, sem qualquer critério, nem para avaliar os frutos e nem com dados para comparar os números.

Vamos fazer o seguinte: que tal debatermos os credos do Edir Macedo, os quais você abraça, para vermos se esses pontos se sustentam à luz das Escrituras?

02/06/2010

Não foi o que esperava...
Imaginei que o livro fosse um panorâmico do pensamento do bispo, no sentido de como ele lidava com as coisas para no fim ter tal império que tem... acabei descobrindo que o livro era escrito por um empregado seu... a partir daí, pode-se ter certeza que a imparcialidade foi por água abaixo...
vacobs10 16/05/2015minha estante
Não concordo. Até porque não haveria imparcialidade deixando o livro nas mãos da editora Globo e cia. Acredito que tudo que foi escrito ali foi imparcial, tanto que o próprio bispo macedo, recentemente, deixou o SBT fazer várias perguntas sobre a igreja universal.

Afonso74 21/08/2011

quase uma entrevista com o aval do Sr Edir Macedo.
O que dizer de uma biografia na qual os próprios biógrafos admitem alum constrangimentos em ir mais fundo em determinadas questões que envolvem a vida D'O Bispo? Alguns, justificadamente, diriam que nem iriam em frente na leitura, mas o livro serve ao menos como oportunidade de entender como oficialmente funciona a estrutura da IURD e para conhecer a história oficial desse fenômeno de popularidade tão desconhecido da elite brasileira.

PS. : melhor ser chapa branca de forma aberta nesse caso que uma pretensa biografia independente como aquela que o Sr Pedro Big Baboseira Bial fez do ex-chefe Roberto Marinho.

Marfesi 04/04/2013

Não acrescentou muita coisa...
Em resumo, o livro é breve, editado com letras grandes o que faz aumentar o número de páginas e parecer muita coisa. Texto fácil de ser lido. Li em apenas um dia. Mas o que mais eu esperava não aconteceu. Nada que eu já não sabia foi acrescentado a história...

Chrys 31/12/2022

O Bispo
Última leitura do ano finalizada com sucesso...??
Confesso que não sou muito "fã" do Edir Macedo, mas tenho que admitir que o livro é bom. Tem vários fatos, polêmicas que houve na época, a briga da Record com a Globo e muitas outras coisas. Teve algumas coisas que ele falou, que eu fiquei meio 'Será que é verdade?', uma certa fascinação das pessoas por ele, fala umas coisas que pra ele tá bem explicado, só que quem ler é capaz de não entender muito bem o que ele quis dizer.
Só que é uma leitura boa sim, você fica querendo saber mais, saber o que vai acontecer, qual rumo essa história vai tomar... Recomendo demais! ?
2023 tá bem aí e muitas leituras também ??...

Elenilson Nascimento 06/03/2010

O BISPO - A HISTÓRIA REVELADA DE EDIR MACEDO
“O livro, como obra de literatura, foi muito bem escrito e elaborado, mas do ponto de vista da história engendrada pelos poderosos, peca muito quando o coloca como vítima de preconceitos, mesmo o Brasil sendo um País preconceituoso ao extremo.”
Por Elenilson Nascimento
Não canso de dizer que o mal do mundo está na religião. E a evangélica é a pior de todas elas. Mas, vale lembrar: intolerância está fora de cogitação aqui. Mas, depois de conferir as “novas modalidades de mídia”: os padres/pastores/bispos cantores brasileiros – CLIQUE AQUI – e até pastor ensinando a lavar as partes íntimas, no ano passado o bispo Edir Macedo, dono e “eleito”, segundo os frequentadores da sua igreja, pelo próprio Deus para conduzir o rebanho(?), depois de uma série de denuncias envolvendo o seu nome, resolveu encomendar uma biografia.
E depois de escolher o nome, biógrafos (*Douglas Tavolaro, diretor de Jornalismo da Record – da sua própria rede de TV – e a jornalista Cristina Lemos) a editora Larousse lançou com um certo estardalhaço a biografia do líder da Igreja Universal do Reino de Deus. O livro "O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo" conta a história de um dos mais polêmicos líderes religiosos e empresários do Brasil.
A escolha da capa (*uma foto estrategicamente estudada do Macedo lendo a Bíblia numa cela do 91º DP, Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo) foi a que, segundo a editora e autores, causaria maior impacto, mas já era prevista. Previsível isso. A foto foi tirada quando o bispo estava preso, em meados de 1992, sob acusação de charlatanismo e curandeirismo. A imagem se tornou um dos símbolos dos fiéis da Igreja Universal e também foi usada pela crônica policial na época. O bispo, lógico, acabou inocentado das acusações.

>>> Clique aqui e leia a resenha completa no COMENDO LIVROS: http://comendolivros.blogspot.com/2010/02/o-bispo-historia-revelada-de-edir.html

* Lê * 10/03/2011

Ark!
Oras vamos lá!
A tese do Livro?
Dois Jornalistas tentando contar a história de um homem que venceu na Vida. Um bom esposo, um bom administrador, um cara reservado, inteligente, bonzinho (!). Não duvido que ele seja, mas quando adquiro uma biografia do Dono de um Império Religioso (e televisivo) acho que não era bem isso que esperava ler .
Tentei deixar de lado meus preconceitos de lado, mas vou confessar que é difícil. Não gosto de Edir. Não gosto do modo como ele lida com o Cristianismo. Não gosto como através dele tantas pessoas estigmatizam a fé cristã. Lendo este livro só pude confirmar minhas ideias.
Nem vou....

[Resenha inteira no meu blogue: http://agarotaeseuslivros.wordpress.com/2011/03/10/eu-li-9/]

Silvio Almeida 11/04/2012

Culpado ou inocente?
Antes do início da biografia propriamente dita, na apresentação do livro os autores terminam com a frase abaixo afirmando ao leitor.

"A você cabe o julgamento".

O livro foi muito bem escrito, é muito interessante, pois além da vida de Edir Macedo e da história da Igreja Universal, também aborda fatos históricos muito importantes do Brasil contemporâneo.

A questão é que para quem não conhece o Edir Macedo além das denúncias e críticas comumente a ele atribuídas, como é o meu caso, o livro foi escrito com extremado "zelo", sendo superficial nos relatos dos jornalistas e também pela concisão nas respostas do próprio Edir Macedo às perguntas mais polêmicas.

O livro ilustra alguns pontos admiráveis de Edir Macedo na gestão da Igreja e da Record, mas por outro lado, os fundamentos da fé praticada pela Igreja Universal são transmitidos de forma extremamente genérica.

Por vezes, é citado no livro a ousadia de Edir Macedo no comando da Igreja e da Rede Record, mas faltou ousadia na confecção do livro, de forma que as pessoas pudessem entender melhor esse "fenônemo" adorado por muitos em 172 países do globo, mas odiado por outros tantos milhões aqui no Brasil.

A falta de aprofundamento do livro, faz com que tanto cristãos e não cristãos, simpatizantes ou não simpatizantes fiquem impossibilitados de fazer o julgamento proposto no início do livro, mas para quem gosta de biografias de "líderes" vale a leitura.

Antonio Maluco 19/07/2018

Religião
o livro fala da vida pessoal e religiosa do Edir Macedo antes e depois dele ser o bispo da igreja universal e ansioso em ver o filme e ler os outros livros dele

Braguinha 15/10/2021

Tem que ler pra conhecer e poder criticar.
Bom livro. Uma autobiografia de Edir Macedo, onde ele fala sobre Rede Record, Globo, prisão, IURD, enfim, sob o seu ponto de vista.

gabcravoecanela0 26/12/2022

Estava com vontade de ler algo e naquele momento só tinha isso, tinha 12 anos quando li achei interessante e foi a primeira biografia que li