O Vendedor de Armas

O Vendedor de Armas Hugh Laurie

Resenhas - O Vendedor de Armas

Guilherme 09/08/2012

Balanço Final !
Terminei de ler "O vendedor de armas", do Hugh Laurie, gostei. Acredito que gostei mais por por saber que foi o Laurie quem escreveu do que pela história, não me entenda mal, a história é muito boa, Laurie trabalha o sarcasmo e a descrição com maestria durante os acontecimentos mas ficou muito evidente que as pontas soltasforam muitas e que muitas histórias ficaram "sem fim". O desdecho do livro não foi muito realista e, justamente nesse desfecho, Laurie falha com a descrição que ele usou tão bem durante a história omitindo detalhes que poderiam enriquecer a narração. O balanço é positivo, é uma história boa, divertida e viciante mas, como muitas histórias, tem seus pontos negativos.

Juliana Piovani 14/05/2012

Hugh Laurie que me desculpe,mas como escritor ele é um ótimo ator.A história não prendeu minha atenção,é confusa em alguns momentos e os personagens não são interessantes.Achei a leitura cansativa e longa.Acho que o livro ficaria melhor se fosse adaptado para o cinema,funcionaria mais como um roteiro mesmo.

Vi, verônica 29/04/2012

Devo admitir que inicialmente comprei este livro por ser meio que apaixonada pelo trabalho de Hugh Laurie, tanto como ator,como cantor.. E devo dizer também que me surpreendi ao lê-lo e vê tamanha a capacidade deste homem como escritor também. O livro é um dos meus favoritos e conta uma história intrigante(do jeito que eu gosto), é um mistério que vai sendo desvendado no decorrer da leitura.É envolvente, sarcástico e conta com muito enigma.Entretanto o livro exige uma certa atenção do leitor, para seu entendimento, super recomendo e não deixe de ler.

Nalí 30/03/2012

“Imagine que você precisa quebrar o braço de alguém”

Não vou dizer que é um livro excepcional, mas ele é um bocado divertido! Logo de cara eu estranhei a citação que aparece no primeiro capítulo. Achei um barato ele ter usado umas citações disparatadas! E se não for algo original de se fazer, é bem incomum e já prenuncia o humor do autor.

É bem verdade que o fato de Hugh-Laurie-House ser igualzinho a quem me emprestou o livro também deu um gostinho a mais na leitura, especialmente pelo humor sarcástico e divertido constante, mesmo em cenas pesadas. Thomas Lang é homem de brio, mas sem ser um chatonildo. Diga-se de passagem, se você não é fã de sarcasmo e acidez na literatura, este livro não é para você: Hugh Laurie certamente deve ter gasto mais tempo pensando nas piadinhas que no lance político todo.

O livro foi publicado em 1996 antes do autor se tornar particularmente famoso como House. Como diz na sinopse do livro, o protagonista tem esse quê de James Bond, com essa coisa de espionagem, missão e ter mulheres bonitas no meio. Thomas Lang é um ex-oficial das guardas escocesas e foi convidado para um trabalho sujo ao qual recusou. Assim ele foi introduzido à conspiração, e se embrenhou numa história envolvendo o comércio de armas para poder salvar a mulher por quem se apaixonou.

Lang se apaixonar pela filha de Woolf, a mocinha que deve ser salva ao mesmo tempo que se evita uma catástrofe mundial, é bastante clichê, mas segue o clima do tema proposto. Por outro lado, o autor desvia desse rumo na trama em certo ponto para algo menos bobão e mais pé no chão: Sarah é decepcionante. Yay!

Vale salientar que o revisor desta primeira edição merece alguns puxões de orelha.

Paulo 23/03/2012

Jan/2012

Erica 12/02/2012

Humor rápido e ácido. Bem gostoso de ler, me tirou risos. Um bom livro pras férias.

FláRocha 04/02/2012

Livro ou filme?
Hugh Laurie escreve muito bem, mas a sensação ao ler "O Vendedor de Armas" é a de que ele teve uma ótima ideia pra um filme, e, não sabendo fazer roteiros, escreveu um livro.
A história é boa, as cenas são dinâmicas, há algumas reviravoltas. Mas definitivamente não é meu tipo de livro. Muita explosão, muito tiro, muito soco muito sangue. Um excelente filme de ação. Eu prefiro escritas mais elegantes.

Gabe 31/01/2012

Inteligente e hilário.
Hugh Laurie vem desde sempre se provando um verdadeiro artista completo. Além de um excelente ator, Laurie também realiza trabalhos como diretor, escritor e músico. Quando fiquei sabendo que sua obra literária "O Vendedor de Armas" seria lançada no Brasil, não pude evitar de comprar, e digo-lhes que valeu a pena.
O livro nos apresenta Thomas Lang, um ex-soldado inglês com um humor bem aguçado que recebe uma tentadora proposta de matar um homem chamado Alexander Woolf. Lang recusa a proposta e resolve alertar Woolf de que alguém pretende matá-lo, mas quando se vê envolvido com poderosos diplomatas, um perigoso vendedor de armas e apaixonado pela filha de Alexander, Sarah Woolf, Lang acaba numa baita enrrascada.
Thomas Lang é quem narra a história durante o livro inteiro, e se apresenta bem apropriadamente a nós leitores. Assim também o faz com os outros personagens. David Solomon se mostra um fiel e seguro companheiro/amigo que se preocupa bastante com Lang, mas as relações que realmente chamam a atenção do leitor são com os Woolf e o diplomata Russell P. Barnes. A história gira em torno de um helicóptero até então chamado de "Pós-Graduado" que precisa ser vendido para o suposto combate ao terrorismo, uma verdadeira máquina de matar. Tendo já se envolvido com Alexander Woolf, Lang se apaixona por Sarah Woolf, cuja vida está em risco. Com a vida de Sarah nas mãos de Barnes e o vendedor de armas Naihm Murdah, Lang não tem escolha a não ser fazer o que lhe é mandado.
Em sua narração da história, Lang deixa bem claro o que pensa de cada um dos personagens que nos são apresentados por ele e isso é bem legal, pois você acaba imaginando a personalidade de cada um de modo bem familiar pois isso lhe está sendo contado de uma forma natural e não muito informal, forma que você provavelmente usaria ao descrever alguém. O humor de Lang funciona muito bem, o personagem faz piadas naturais com os outros personagens e muitas vezes com sua própria situação, mesmo sendo esta ruim ou não.
O modo como Thomas descreve as coisas é bem cômico, natural, literal e fácil de se entender. Geralmente o personagem faz piadas com a aparência principalmente de seus inimigos ou de quem não gosta. Os exemplos mais comuns são o "brilho de Murdah" e as rugas de Barnes. Outro detalhe que me chamou a atenção é o quanto Hugh Laurie foi preciso ao descrever os locais e trajetos feitos por seu personagem. Quando Lang está se locomovendo por Londres ou pelo mundo, é descrito cada rua, cada esquina pela qual o personagem passa e geralmente há várias referências de locais próximos. Quando Lang viaja para fora de Londres, ele faz uma excelente descrição do local onde está, como está, e etc.
Os palavrões não são exagerados e contribuem bem para o humor, os tradutores souberam encaixar bem os palavrões "nacionais" para traduzir os "internacionais" no livro. Provavelmente, o maior defeito do livro são alguns erros de ortografia e digitação. Como a estreia de Hugh Laurie, podemos ver que alguns erros derivam de sua própria escrita, mas há também erros em que podemos perceber que foi uma escorregada dos tradutores.
Os capítulos do livro não são grandes, são médios e o modo como a história se constrói e se desenvolve não torna a leitura cansativa. Por outro lado, você tem uma ótima experiência com uma leitura divertida a cada capítulo. Mas é claro, à medida que a história se desenvolve, você vai tendo que colocar a cabeça pra pensar um pouco mais, mas nada é muito complicado. É interessante também como Lang demonstra seu gosto para músicas, filmes, decoração e é claro, armas. As partes de ação e combate no livro são muito bem descritas e te fazem imaginar bem a cena e te envolver nela, especialmente quando se passa uma situação tensa.
Muitos capítulos do livro, ao acabar, vão te puxar para o capítulo seguintes pelo simples fato de você querer saber o que vai acontecer ao seguir na história, principalmente nos capítulos finais. Foi isso o que me fez terminar de ler o livro hoje, cada capítulo que acabava me fazia querer saber mais ainda o que aconteceria em seguida. Um outro pequeno defeito é como Lang descreve o final de algumas ações, o que pode deixar um pouco confuso. Por exemplo; em certa parte do livro, deduzi que Lang havia matado Sarah, pois ele não defenia exatamente o que tinha feito, mas depois é melhor explicado.
Conclusão Final: Com humor fantástico, uma história inteligente e um protagonista simpático, "O Vendedor de Armas" é um livro realmente agradável de se ler e muito divertido. Ainda que com alguns defeitos, é uma excelente estreia de Hugh Laurie na literatura, uma ótima obra da ficção britânica. Recomendado!

Nota: 8.0

Gabriel 02/12/2011

Poutz...
Não vou escrever nada pois o que li em dois comentários resume de forma BRILHANTE este livro:

"...trama superficial e os diálogos curtos como se fosse um roteiro.."

"...você tinha ouvido falar desse livro, que é bem antigo, antes do seriado House ser um sucesso?"

Desculpa gente, mas é fraco demais, e o final, Poutz...

Gabi Ranna 17/10/2011

Hugh Laurie é muito mais do que o Dr. House
É claro que comprei o livro primeiro pelo apelo do nome do autor. todo mundo que vê a série House M.D. é apaixonado pelo doutor ranzinza e ultra-mega inteligente. E a paixão termina se extendendo ao ator também, o inigualável Hugh Laurie.
Nesse livro, escrito em 1996, ele mostra que o House é muito Hugh Laurie, pois o humor é o mesmo e a gente não consegue enxergar o personagem principal, Thomas Lang, sem ser o médico.

O livro é extremamente engraçado e bem escrito. Te prende até o final. Não tem nada de previsível, muito pelo contrário: é surpreendente!

Um dos melhores livros que já li.
Recomendo completamente!

Vai ter resenha no peixinhoprateado.blogspot.com

Sem Tédio 04/10/2011

O Vendedor de Armas, de Hugh Laurie
Você certamente conhece Hugh Laurie. Tudo bem, pode não estar ligando o nome à pessoa, mas você conhece o cara. E eu vou parar de enrolar e dizer logo de onde você o conhece: ele é ator e interpreta, na televisão, o médico mais amado/odiado das séries, Gregory House, em House M.D. Eu, particularmente, não tenho nada contra atores que resolvem se arriscar em outras áreas, sejam elas a música (e Hugh Laurie, coincidentemente, também é músico) ou na literatura, por exemplo. Eu já até falei aqui mesmo no Sem Tédio sobre outro ator que se enveredou pela literatura e que me conquistou com um livro seu: Ethan Hawke e seu Quarta-Feira de Cinzas.

Mas vou deixar de lero lero e partir logo para uma pequena análise de O Vendedor de Armas, que li com prazer, afinal, Hugh Laurie criou um protagonista irônico e cínico, com um humor todo peculiar que, certamente, irá lhe conquistará.

Continua em: http://semtedio.com/o-vendedor-de-armas-de-hugh-laurie/

Vivi 03/10/2011

Devo dizer que comprei o livro por impulso.... sempre gostei do Hugh Laurie, porém, após chegar a vigésima folha do livro posso dizer que prefiro ele mais como ator do que como escritor.

Não posso negar que a idéia é muito boa, mas a confusão de idéias é estrondosa. A fusão de idéias se dá em questão de linhas e o leitor é obrigado a parar e pensar no que acontece de fato....

Vou tentar ler de novo daqui alguns meses, porém acho que vou me deparar com os mesmos problemas.
Raquel T Moura 28/10/2011minha estante
Desistiu depois de 20 páginas!? Se insistir mais um pouco pode ser que goste.

Vivi 28/10/2011minha estante
Então Raquel, preciso ler de novo... mas resolvi deixar para o fim!!! Você leu o livro???

Tami 26/09/2011

Thomas Lang x House
Eu, assim como vários dos leitores, tive curiosidade de ler esse livro por ser escrito pelo Hugh Laurie, nosso querido House. Então seria impossível começar sem comentar sobre a semelhança do personagem House e a escrita do Hugh Laurie. Mesmo o livro tendo sido escrito em 1996 (só chegando ao Brasil muitos anos depois), a ironia do House já está ali, mesmo anos antes do personagem existir.

O livro tem várias tiradas e ironias ótimas, tornando impossível não rir em várias horas - mesmo que as vezes essas ironias sejam usadas exageradamente.
Tive um intervalo no meio desse livro, e acabei passando algumas semanas sem ler, o que me fez esquecer um pouco quem era quem. Não ajuda muito o fato do personagem principal (Thomas Lang) usar nomes diferentes ao longo do livro. Muitos personagens, muitas reviravoltas, algumas partes que te deixam confuso, mas é isso que torna o livro interessante.

Como o título já diz, o romance gira em torno da questão da venda de armas, seus bastidores, motivações e intrigas. Ficção com um toque de realidade (será?). O resto da história, acho que o resumo do livro pode contar. Falar mais do que é dito ali poderia estragar as surpresas que o livro traz.