O Vendedor de Armas

O Vendedor de Armas Hugh Laurie

Resenhas - O Vendedor de Armas

Erica 12/02/2012

Humor rápido e ácido. Bem gostoso de ler, me tirou risos. Um bom livro pras férias.

WJAY 01/02/2021

Envelheceu mal
Podemos dizer que Hugh Laurie escreve de forma autoral, mas parece estar contando uma piada e não uma história. Todos os personagens parecem ter a mesma voz. Possui a temática de Senhor das Armas, com a poesia de Velozes e Furiosos. Descreve de forma mecanicista, salpicando com alguns comentários datados, para não dizer machista ou homofóbico. Envelheceu mal. Algumas situações interessantes impedem que o livro seja uma catástrofe.

Marcelo Aceti 29/07/2010

Um excelente livro! muito interessante, ágil, consegue prender a atenção do leitor. O que distraiu minha atenção foi a enorme quantidade de erros de digitação e revisão, que apontam para um trabalho apressado, seja do tradutor Cassius Medauar, seja da revisora, Marta Almeida de Sá.

O vendedor de armas é uma péssima tradução de um ótimo livro.

Marta Sá 07/08/2011minha estante
Caro Marcelo, você está coberto de razão, certamente, mas gostaria de salientar que fiz de tudo quando revisei o livro para que ficasse com uma linguagem primorosa, pois a tradução realmente não estava lá essas coisas, mas, infelizmente, graças à correria da editora para publicar o livro às pressas e lançá-lo rapidamente no mercado, as revisões que fiz em provas impressas não foram repassadas com o mesmo primor e a mesma responsabilidade que tive ao executar meu trabalho de revisora. A meu favor devo dizer que tenho quase vinte anos de experiência no mercado editorial e acabei por me prejudicar por essa primeira edição cheia de erros que não é de minha responsabilidade, mas, sim, da editora, por não ter checado, à época, as correções que eu solicitei que fossem feitas nas provas de revisão. Tenho de me justificar porque a editora até hoje não se pronunciou a respeito do assunto, e eu tenho um nome a zelar, sou muitíssimo profissional no que faço e amo meu trabalho, acima de tudo.

Marcelo Aceti 08/08/2011minha estante
Marta, admiro sua postura! Como escritor, faço questão de eu mesmo ficar responsável pelo trabalho de revisão, mas, embora eu possa fazer isso no meu livro, passei por isso com a publicação de um conto meu em uma antologia. Enviei o texto revisado, entregaram nas mãos apressadas de alguém, o texto voltou para mim no mesmo momento que foi enviado à gráfica e, enfim, a versão publicada em livro não é a minha versão final. É muito ruim quando nosso cuidado e zelo dá lugar à pressa. Entendo sua situação, a pressa da editora para o livro "do House" sair logo... Aproveito para tirar uma dúvida: existe uma 2a edição as alterações? Desde já, agradeço a atenção.

Marta Sá 09/08/2011minha estante
Oi, Marcelo...

Então... Houve, sim, uma segunda tiragem logo após a editora constatar que a primeira edição saiu cheia de erros. Publicaram uma segunda edição devidamente revisada, mas até aí a obra traduzida ficou com essa pecha, pois, ao ser lançado, o livro teve uma excelente vendagem. Isso é muito chato para a editora e para o profissionais envolvidos, mas acontece mais do que sonha nossa vã filosofia. =D

Abraços!

Joubert 11/10/2010

House a la Holmes?
Tentei... bem que eu tentei, mas foi impossível ler o livro sem associar o pesrosnagem principal ao nosso "bravíssimo" House... realmente não sei quem inspirou quem... mas a personalidade de ambos se encontram nesse livro...

Leitura divertida, magnetizante e dinâmica... realmente quem comparava o House a Holmes não vai conseguir fugir de comparar Thomas Lang ao mesmo.... Apesar de toda ficção, no final há a impressão de "será tudo ficcção ou realidade?!?"

Babi 26/02/2010

É...
O vendedor de armas, conta a história de Thomas Lang, um ex-militar convidado para matar um mega empresário por muito dinheiro, digo muito. Pessoas com mentalidade fraca aceitariam no mesmo minuto, mas não Thomas, ele na verdade não tinha muito a perder, sem família, sem namorada e sem nada, um dinheiro a mais seria muito bom para ele, porque já tinha feito isso no passado mesmo, mas o pedido foi recusado.

Quem diria que mesmo sendo um grande ator, Hugh Laurie seria também um ótimo escritor. Parece que não é uma boa combinação, pelo fato que já conhecemos junções que não certo depois. Mas o talvez Hugh tenha pego como exemplo Clint Eastwood, ator/diretor/roterista/produtor e um monte de coisa a mais.

Voltando ao Hugh, pelas entrevistas que vimos, o ator é bem parecido com o personagem do House M.D., tirando o sotaque americano, lógico que numa escala muito mais sociável e menos sarcástica. Hugh incorpora isso também para seu primeiro livro, mas em uma escala bem maior, sempre faz uma brincadeirinha em cada frase, torna-se cansativo, mas talvez seja a sua forma de escrever. Dá para comparar com Markus Zusak em EU SOU O MENSAGEIRO.

O livro em si tem uma história bem legal, diversos personagens, estilo Identidade Bourne (o filme) com um toque de surpresa. O problema do livro, é a forma de contar a historia, chega a confundir, às vezes me perguntava: mas da onde veio esse personagem? Mas não se torna motivo para abandonar o livro. E no fim tudo se encaixa :).

Se houvesse uma adaptação para o cinema, lógico que a escolha mais obvia seria colocar Hugh Laurie como o ator principal, mas às vezes os atores querem fugir um pouco do padrão, então se ele não aceitar, minha melhor escolha seria Woody Harrelson. :)

Apenas uma crítica a editora Planeta, o livro tem diversos erros de português, a maioria por falta de letras, nada que uma nova edição não resolva.

Carol_K 16/06/2010minha estante
Acho interessante que tenha conseguido ler o livro, pois os erros não foram somente de ortografia, há erros de concordância como "as pessoas VAI construir", muitas traduções literais, frases desconexas e MUITO, mas muito mesmo de gerúndio em excesso. Nossa língua precisa do gerúndio em certos casos, mas em todos os parágrafos "iria dizer, iria fazer, ia andar", nossa língua aceita perfeitamente o diria, faria, andaria...

Fiquei muito decepcionada com essa editora.

Andre Batista 25/08/2010

Realmente Hugh Laurie não deixa nada a desejar em sua carreira artística. Todos já conhecem suas atuações, quer seja no simples "Stuart Little", no apagado "O Homem da Máscara de Ferro" ou na genial "House". Alguns conhecem também seu perfeccionismo musical, aliás estou muito ansioso para ouvir o primeiro CD de blues de sua carreira que será lançado em novembro. Como comeiante no final dos anos 80 no esquecido programa "Brothers Qualquer-Quer-Coisa" ele já mostrava seus dotes. Agora chega às livrarias "O Vendedor". Por que não ler?
Simples: é a história mais comum possível. Com um herói-agente secreto-destemido-ex-veterano de guerra que desafia a todos. Só falta a gente desenhar o rosto de Cruise e dizer que é mais um Missão Impossível (vale lembrar que, em 95 quando o livro foi escrito, só havia 1 MI).
Acontece que não é tão simples. A genialidade de Laurie faz com que essa história que todo mundo conhece e sabe o final se torne instigante, hilária e envolvente. É fácil descobrir que David Shore não participou em nada na criação de Gregory House. Tomas Lang É Greg House. Laurie não buscou métodos infalíveis para escrever e vender livros, ou fórmulas prontas para fazer sucesso. Escreveu a história mais simples com sua genialidade. É o melhor livro leio em muitos anos. E olha que são muitos livros...

Regiane 23/08/2012

Início ótimo, muito irônico e engraçado, mas depois se torna cansativo.

Núbia Esther 13/09/2011

Ele é bastante conhecido pelo seu papel de médico intransigente, sagaz e com um humor (se é que pode ser chamado de humor) ácido, mas antes do ator se aventurar pela medicina, Hugh Laurie se aventurou pelo mundo literário e foi uma incursão feliz. O Vendedor de Armas, seu primeiro e único romance, foi publicado em 1996, mas só no ano passado foi traduzido e publicado no Brasil pela Editora Planeta.

Em O Vendedor de Armas, Hugh nos mostra que transita bem e com qualidade entre o mundo televisivo, musical e literário. Laurie dá vida a um protagonista meio de esquerda, sarcástico, autoconfiante em demasia, que tem problemas em reconhecer autoridades (e não perde a chance de tirar uma com a cara de quem lhe aparece pela frente), um verdadeiro chamariz para problemas, mas ao mesmo tempo ciente de que se a justiça tem um senso ele deve ser seguido, e ai de quem ficar na frente. Principalmente se o seu senso lhe diz que ele tem o direito de ser feliz com uma loira de olhos cinzentos. Thomas Lang, um cidadão britânico, recebeu uma oferta de trabalho pouco cidadã: por 100 mil ele deveria dar cabo à vida de um homem. Ele recusou, tentou avisar a suposta vítima e acabou ele mesmo na mira de muita gente. Muita gente como a CIA, o Ministério da Defesa inglês, empresários do mercado armamentista e grupos terroristas.

Como o título já entrega, é um romance sobre armas, para sermos mais específicos o mote do romance é a fabricação de armamentos e o patrocínio de ações terroristas com o objetivo de aumentar as vendas das armas fabricadas. E se o objetivo de Laurie não era o de criticar esse mercado, sinto dizer, é o que ele faz, regado à muito humor, algum sangue, armações, erros e mulheres. Afinal, de bobo Lang não tem nada.

A suposta vítima de Lang, Alexander Wolf, tem uma história perigosa para contar. Uma história que põe a sua vida em risco e também a vida de sua filha Sarah, e quando os belos olhos cinzentos ficam em perigo Lang começa a fazer perguntas aqui e ali sobre uma nova arma que muita gente parece estar interessada em vender, contando com a ajuda de Ronnie e não com tanta ajuda assim de Solomon, uma espécie de Watson ao avesso. Mas Lang parece não ter sido agraciado com a esperteza de Holmes, que no mínimo se manteria longe de prováveis encrencas. De investigador ele passa a atuante, não contra, mas no mercado de armas…

“[...] que eu não estava onde estava, fazendo o que estava fazendo, apenas em prol da democracia; não estava mantendo ninguém seguro em sua cama à noite ou fazendo do mundo um lugar mais livre e feliz; tudo o que eu estava fazendo – o que estava fazendo desde que tudo começou – era vendendo armas”.

Só não espere que o mercado de armas continue o mesmo depois que Lang aprontar das suas.

[Meia Palavra] - http://blog.meiapalavra.com.br/2011/09/12/o-vendedor-de-armas-hugh-laurie-3/
[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2011/09/13/o-vendedor-de-armas-hugh-laurie/

Vivi 03/10/2011

Devo dizer que comprei o livro por impulso.... sempre gostei do Hugh Laurie, porém, após chegar a vigésima folha do livro posso dizer que prefiro ele mais como ator do que como escritor.

Não posso negar que a idéia é muito boa, mas a confusão de idéias é estrondosa. A fusão de idéias se dá em questão de linhas e o leitor é obrigado a parar e pensar no que acontece de fato....

Vou tentar ler de novo daqui alguns meses, porém acho que vou me deparar com os mesmos problemas.
Raquel T Moura 28/10/2011minha estante
Desistiu depois de 20 páginas!? Se insistir mais um pouco pode ser que goste.

Vivi 28/10/2011minha estante
Então Raquel, preciso ler de novo... mas resolvi deixar para o fim!!! Você leu o livro???

Eliane406 14/02/2024

Sarcástico
Confesso! Sou afccionada pela série House, cheia de sacadas inteligentes, com um médico irreverente e que também era um pesquisador, passava por cima de regras e ética para tratar seus pacientes, movido a muito sarcasmo. Então, quando vi esse livro no Sebo, me bateu a curiosidade sobre o que Hugh Laurie estaria escrevendo.

A narrativa conta a história desse ex militar britânico que se envolve em uma conspiração global e usa do sarcasmo e humor para lidar com as pessoas que entram no seu caminho, assim como vemos em qualquer episódio de House. Ele precisa se desvencilhar da trama em que se envolveu, buscando os meios legais e não legais que envolvem o governo e suas agências de inteligência, traficantes de armas e toda corrupção que envolve esse conglomerado do poder.

E no meio disso tudo mostra um homem entediado, solitário, em busca de um pouco de amor!

"O medo é assustador. É a emoção mais assustadora de se observar. Um animal em um estado de raiva é uma coisa, em geral, uma coisa bem alarmante, mas um animal em estado de terror -- as sacudidas, os olhares, os movimentos nervosos de pânico -- é algo que eu não queria ver nunca mais na vida." pág.182

Déh 15/01/2011

Muita ironia pra minha cabeça.

Gláucia 06/11/2010

Minha cabeça deu um nó
O enredo é um tanto confuso devido aos inúmeros personagens que vão surgindo e no fim não se lembra mais quem é quem. Mas a história, os personagens, o desenrolar da trama são apenas detalhes. O personagem principal aqui é o humor cínico e sarcástico de Thomas "House" Lang com sua tiradas inesquecíveis e hilárias pontuando todo o livro.
E aquele final! Apenas duas frases na última página quando achei que o livro tinha acabado e que me fizeram dizer: SENSACIONAL!!

Joubert 06/11/2010minha estante
Gláucia,

Realmente precisei reler um ou dois capítulos para entender algumas partes... mas todos os nós que se formaram ao longo da leitura, foram desatados no final... os seus não?!?

Lady 06/04/2011

O Vendedor de Armas foi um livro que me surpreendeu MUITO. Confesso que a princípio a única razão pela qual eu queria muito ler o livro era o seu autor: Hugh Laurie. Por ele ser um dos atores que eu mais admiro, protagonista de uma das minhas séries prediletas, já ganhava todos os pontos comigo. Então vi na revista Época uma pequena nota sobre o livro que dizia o quanto o enredo era legal, e como Thomas Lang era incrivelmente igual ao House - mesmo que o livro tenha sido escrito muuuuitos e muitos anos antes de a série sequer ser criada. Prato feito, arranjei o livro pra troca. E não me arrependi.
Lang tem mesmo um humor ácido que é totalmente típico de Gregory House. Dono dos melhores comentários e das melhores comparações - além de incríveis capacidades de luta com objetos inofensivos, como uma estátua de Buda -, ele foi realmente um personagem que não deixou que a história caísse mesmo quando eu sentia minha cabeça girar com o enredo. Porque, sim, em algum momento você vai sentir isso, pelo excesso de informação e na atenção que certas explicações requerem. Nada que Thomas Lang não possa resolver pra você fazendo as comparações mais absurdas que você já possa ter ouvido. É uma história muito louca, cheia de reviravoltas, e, mesmo com toda a tensão que o enredo te dá, é impossível não se divertir horrores enquanto lê. É realmente uma leitura muito, muito boa! Recomendo muito pra quem curte livros com um humor mais negro e grandes doses de ação!
Robson Souza 06/04/2011minha estante
Adorei a resenha! Fiquei morrendo de vontade de ler o livro!
Bjs