O Vendedor de Armas

O Vendedor de Armas Hugh Laurie

Resenhas - O Vendedor de Armas

Lady 06/04/2011

O Vendedor de Armas foi um livro que me surpreendeu MUITO. Confesso que a princípio a única razão pela qual eu queria muito ler o livro era o seu autor: Hugh Laurie. Por ele ser um dos atores que eu mais admiro, protagonista de uma das minhas séries prediletas, já ganhava todos os pontos comigo. Então vi na revista Época uma pequena nota sobre o livro que dizia o quanto o enredo era legal, e como Thomas Lang era incrivelmente igual ao House - mesmo que o livro tenha sido escrito muuuuitos e muitos anos antes de a série sequer ser criada. Prato feito, arranjei o livro pra troca. E não me arrependi.
Lang tem mesmo um humor ácido que é totalmente típico de Gregory House. Dono dos melhores comentários e das melhores comparações - além de incríveis capacidades de luta com objetos inofensivos, como uma estátua de Buda -, ele foi realmente um personagem que não deixou que a história caísse mesmo quando eu sentia minha cabeça girar com o enredo. Porque, sim, em algum momento você vai sentir isso, pelo excesso de informação e na atenção que certas explicações requerem. Nada que Thomas Lang não possa resolver pra você fazendo as comparações mais absurdas que você já possa ter ouvido. É uma história muito louca, cheia de reviravoltas, e, mesmo com toda a tensão que o enredo te dá, é impossível não se divertir horrores enquanto lê. É realmente uma leitura muito, muito boa! Recomendo muito pra quem curte livros com um humor mais negro e grandes doses de ação!
Robson Souza 06/04/2011minha estante
Adorei a resenha! Fiquei morrendo de vontade de ler o livro!
Bjs

Vivi 03/10/2011

Devo dizer que comprei o livro por impulso.... sempre gostei do Hugh Laurie, porém, após chegar a vigésima folha do livro posso dizer que prefiro ele mais como ator do que como escritor.

Não posso negar que a idéia é muito boa, mas a confusão de idéias é estrondosa. A fusão de idéias se dá em questão de linhas e o leitor é obrigado a parar e pensar no que acontece de fato....

Vou tentar ler de novo daqui alguns meses, porém acho que vou me deparar com os mesmos problemas.
Raquel T Moura 28/10/2011minha estante
Desistiu depois de 20 páginas!? Se insistir mais um pouco pode ser que goste.

Vivi 28/10/2011minha estante
Então Raquel, preciso ler de novo... mas resolvi deixar para o fim!!! Você leu o livro???

- J. 13/10/2012

Humor negro, conspirações internacionais, ataques terroristas e esquemas milionários se misturam neste thriller escrito com maestria por Hugh Laurie, que mostra que seu talento vai muito além das telas.

Guilherme 09/08/2012

Balanço Final !
Terminei de ler "O vendedor de armas", do Hugh Laurie, gostei. Acredito que gostei mais por por saber que foi o Laurie quem escreveu do que pela história, não me entenda mal, a história é muito boa, Laurie trabalha o sarcasmo e a descrição com maestria durante os acontecimentos mas ficou muito evidente que as pontas soltasforam muitas e que muitas histórias ficaram "sem fim". O desdecho do livro não foi muito realista e, justamente nesse desfecho, Laurie falha com a descrição que ele usou tão bem durante a história omitindo detalhes que poderiam enriquecer a narração. O balanço é positivo, é uma história boa, divertida e viciante mas, como muitas histórias, tem seus pontos negativos.

Ciça 25/04/2011

Parece o House...
O livro é bom, bem escrito, a história é boa, mas não é o tipo de livro que me deixou "presa", querendo saber o que acontece depois. Além disso, o personagem, apesar de ex-militar, é muito parecido com o Dr. House! De qualquer maneira, vale a pena, pois o autor, além de atuar, escreve muito bem!

Eliatã 04/06/2013

Hm...
Hugh Laurie não é somente um incrível ator, como também um brilhante escritor. Pra quem não sabe quem ele é, não conhece ele, nunca viu ele na vida, ele é o protagonista da renomada série Estados-unidense que conquistou diversos fãs, tendo 8 temporadas e sendo vista em quase todos os países do mundo.

Enfim, vamos ao livro (Ah, esqueci de falar que SIM, é o Hugh na capa de trás do livro, como mostra a imagem). Ele conta a história de Thomas Lang, que recebeu uma proposta de matar um homem. Thomas não aceita e vai até a casa do homem para lhe avisar que alguém está planejando assassiná-lo. Ele entra em um jogo de mentiras, com pessoas de poder e perigosas. E, quem sabe, as pessoas não sejam exatamente como elas são.

Com fatos surpreendentes (e se 1% do livro for verdade, WOW o mundo não tem nada de bacana e bonito), Hugh Laurie escreve magicamente com drama, suspense, aventura e muita, muita comédia e sarcasmo.

Minha experiência com o livro: eu li o livro por que uma amiga minha pediu uma resenha dele (o livro, infelizmente, é dela e não meu). Achei ele bem intrigante, em algumas partes um pouco confuso, mas essas partes são explicadas logo a seguir com fatos e mais fatos. Tem um romance no livro que eu não saberia descrever aqui, uma coisa do tipo “apaixonado por quem não deveria”, mas isso deixa o livro mais divertido ainda. Várias palavras de baixo calão, palavrões mesmo, mas com muita graça e sutileza. O personagem usa bastante nomes, por ter que se passar por várias pessoas, isso é um fato ruim mas bom. Ruim pois são realmente bastante nomes, mas bom por que exercita a memória e nos faz prestar mais atenção na história. Outro ponto “negativo” é que tem mais personagens com nomes diferentes no livro e as armas citadas também tem nomes estranhos, por isso o livro é meio “difícil” de ser lido. A história é muito boa, mesmo, mas esses fatos fazem dele um livro bom-mas-difícil. Essas são minhas ultimas palavras.

Déh 15/01/2011

Muita ironia pra minha cabeça.

cheledrum 02/07/2010

O Mito
Infelizmente o autor é confundido com o seu personagem na série "Dr. House", isto faz com que esperamos que o próprio doutor escreva o livro, e em alguns momentos parece que o personagem do livro se confunde com o da série devido o sarcasmo de ambos, infelizmente a história em si parece apenas uma desculpa para apresentar o personagem, além de erros de gramática há também brechas na história. Para mim ficou a experiência de ter contato com um personagem como este, e lamentar que a hisória não cumpriu um papel melhor

Raphael Aida 23/05/2011

Fraco
Achei o livro fraco, com uma história bem clichê.

Talvez o fato de eu ter acabado de ler os ótimos livros de Lee Child, onde Jack Reacher faz Tomas Lang parecer uma garotinha mimada, tenha contribuído nessa avaliação.

Núbia Esther 13/09/2011

Ele é bastante conhecido pelo seu papel de médico intransigente, sagaz e com um humor (se é que pode ser chamado de humor) ácido, mas antes do ator se aventurar pela medicina, Hugh Laurie se aventurou pelo mundo literário e foi uma incursão feliz. O Vendedor de Armas, seu primeiro e único romance, foi publicado em 1996, mas só no ano passado foi traduzido e publicado no Brasil pela Editora Planeta.

Em O Vendedor de Armas, Hugh nos mostra que transita bem e com qualidade entre o mundo televisivo, musical e literário. Laurie dá vida a um protagonista meio de esquerda, sarcástico, autoconfiante em demasia, que tem problemas em reconhecer autoridades (e não perde a chance de tirar uma com a cara de quem lhe aparece pela frente), um verdadeiro chamariz para problemas, mas ao mesmo tempo ciente de que se a justiça tem um senso ele deve ser seguido, e ai de quem ficar na frente. Principalmente se o seu senso lhe diz que ele tem o direito de ser feliz com uma loira de olhos cinzentos. Thomas Lang, um cidadão britânico, recebeu uma oferta de trabalho pouco cidadã: por 100 mil ele deveria dar cabo à vida de um homem. Ele recusou, tentou avisar a suposta vítima e acabou ele mesmo na mira de muita gente. Muita gente como a CIA, o Ministério da Defesa inglês, empresários do mercado armamentista e grupos terroristas.

Como o título já entrega, é um romance sobre armas, para sermos mais específicos o mote do romance é a fabricação de armamentos e o patrocínio de ações terroristas com o objetivo de aumentar as vendas das armas fabricadas. E se o objetivo de Laurie não era o de criticar esse mercado, sinto dizer, é o que ele faz, regado à muito humor, algum sangue, armações, erros e mulheres. Afinal, de bobo Lang não tem nada.

A suposta vítima de Lang, Alexander Wolf, tem uma história perigosa para contar. Uma história que põe a sua vida em risco e também a vida de sua filha Sarah, e quando os belos olhos cinzentos ficam em perigo Lang começa a fazer perguntas aqui e ali sobre uma nova arma que muita gente parece estar interessada em vender, contando com a ajuda de Ronnie e não com tanta ajuda assim de Solomon, uma espécie de Watson ao avesso. Mas Lang parece não ter sido agraciado com a esperteza de Holmes, que no mínimo se manteria longe de prováveis encrencas. De investigador ele passa a atuante, não contra, mas no mercado de armas…

“[...] que eu não estava onde estava, fazendo o que estava fazendo, apenas em prol da democracia; não estava mantendo ninguém seguro em sua cama à noite ou fazendo do mundo um lugar mais livre e feliz; tudo o que eu estava fazendo – o que estava fazendo desde que tudo começou – era vendendo armas”.

Só não espere que o mercado de armas continue o mesmo depois que Lang aprontar das suas.

[Meia Palavra] - http://blog.meiapalavra.com.br/2011/09/12/o-vendedor-de-armas-hugh-laurie-3/
[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2011/09/13/o-vendedor-de-armas-hugh-laurie/

Diogo 07/02/2011

A narrativa de Hugh Laurie é bastante fácil de seguir, o modo sarcástico como o Thomas Lang fala e narra o livro em primeira pessoa dá uma sensação de graça ao texto. Porém, acontecem muitas reviravoltas que tornam a história complicada de entender se não prestar atenção direito ao que leu. Apesar de tudo isso, ao fim de alguns capítulos praticamente é feito um resumo do que aconteceu, mais ou menos como se o Lang estivesse revisando tudo em sua cabeça, o que serve bastante para organizarmos as informações recebidas. Um livro bom.

Karen581 23/08/2013

Genial
Humor inteligente e sarcástico bem a lá Hugh Laurie!
Um ex militar britânico recebe uma proposta bem muito estranha e bem paga: matar um certo homem! E o que ele faz, aceita ou recusa? (até parece que eu vou dar spoiler)
Mas a questão é que só por receber essa proposta ele se mete em uma encrenca gigantesca que só faz aumentar de proporção!
E não é apenas um livro de ação sobre a máfia britânica e norte americana com piadas sarcásticas! Há diálogos muito profundos e reflexões muito bem disfarçadas de piadas, mas que na verdade estão lá e fazem você pensar de qualquer forma sobre o assunto!
Leia... mesmo que não seja seu tipo de leitura, porque eu tenho certeza que você vai se divertir!

Gláucia 06/11/2010

Minha cabeça deu um nó
O enredo é um tanto confuso devido aos inúmeros personagens que vão surgindo e no fim não se lembra mais quem é quem. Mas a história, os personagens, o desenrolar da trama são apenas detalhes. O personagem principal aqui é o humor cínico e sarcástico de Thomas "House" Lang com sua tiradas inesquecíveis e hilárias pontuando todo o livro.
E aquele final! Apenas duas frases na última página quando achei que o livro tinha acabado e que me fizeram dizer: SENSACIONAL!!

Joubert 06/11/2010minha estante
Gláucia,

Realmente precisei reler um ou dois capítulos para entender algumas partes... mas todos os nós que se formaram ao longo da leitura, foram desatados no final... os seus não?!?

Vi, verônica 29/04/2012

Devo admitir que inicialmente comprei este livro por ser meio que apaixonada pelo trabalho de Hugh Laurie, tanto como ator,como cantor.. E devo dizer também que me surpreendi ao lê-lo e vê tamanha a capacidade deste homem como escritor também. O livro é um dos meus favoritos e conta uma história intrigante(do jeito que eu gosto), é um mistério que vai sendo desvendado no decorrer da leitura.É envolvente, sarcástico e conta com muito enigma.Entretanto o livro exige uma certa atenção do leitor, para seu entendimento, super recomendo e não deixe de ler.