O Vendedor de Armas

O Vendedor de Armas Hugh Laurie

Resenhas - O Vendedor de Armas

Gabi Ranna 17/10/2011

Hugh Laurie é muito mais do que o Dr. House
É claro que comprei o livro primeiro pelo apelo do nome do autor. todo mundo que vê a série House M.D. é apaixonado pelo doutor ranzinza e ultra-mega inteligente. E a paixão termina se extendendo ao ator também, o inigualável Hugh Laurie.
Nesse livro, escrito em 1996, ele mostra que o House é muito Hugh Laurie, pois o humor é o mesmo e a gente não consegue enxergar o personagem principal, Thomas Lang, sem ser o médico.

O livro é extremamente engraçado e bem escrito. Te prende até o final. Não tem nada de previsível, muito pelo contrário: é surpreendente!

Um dos melhores livros que já li.
Recomendo completamente!

Vai ter resenha no peixinhoprateado.blogspot.com

Gabe 31/01/2012

Inteligente e hilário.
Hugh Laurie vem desde sempre se provando um verdadeiro artista completo. Além de um excelente ator, Laurie também realiza trabalhos como diretor, escritor e músico. Quando fiquei sabendo que sua obra literária "O Vendedor de Armas" seria lançada no Brasil, não pude evitar de comprar, e digo-lhes que valeu a pena.
O livro nos apresenta Thomas Lang, um ex-soldado inglês com um humor bem aguçado que recebe uma tentadora proposta de matar um homem chamado Alexander Woolf. Lang recusa a proposta e resolve alertar Woolf de que alguém pretende matá-lo, mas quando se vê envolvido com poderosos diplomatas, um perigoso vendedor de armas e apaixonado pela filha de Alexander, Sarah Woolf, Lang acaba numa baita enrrascada.
Thomas Lang é quem narra a história durante o livro inteiro, e se apresenta bem apropriadamente a nós leitores. Assim também o faz com os outros personagens. David Solomon se mostra um fiel e seguro companheiro/amigo que se preocupa bastante com Lang, mas as relações que realmente chamam a atenção do leitor são com os Woolf e o diplomata Russell P. Barnes. A história gira em torno de um helicóptero até então chamado de "Pós-Graduado" que precisa ser vendido para o suposto combate ao terrorismo, uma verdadeira máquina de matar. Tendo já se envolvido com Alexander Woolf, Lang se apaixona por Sarah Woolf, cuja vida está em risco. Com a vida de Sarah nas mãos de Barnes e o vendedor de armas Naihm Murdah, Lang não tem escolha a não ser fazer o que lhe é mandado.
Em sua narração da história, Lang deixa bem claro o que pensa de cada um dos personagens que nos são apresentados por ele e isso é bem legal, pois você acaba imaginando a personalidade de cada um de modo bem familiar pois isso lhe está sendo contado de uma forma natural e não muito informal, forma que você provavelmente usaria ao descrever alguém. O humor de Lang funciona muito bem, o personagem faz piadas naturais com os outros personagens e muitas vezes com sua própria situação, mesmo sendo esta ruim ou não.
O modo como Thomas descreve as coisas é bem cômico, natural, literal e fácil de se entender. Geralmente o personagem faz piadas com a aparência principalmente de seus inimigos ou de quem não gosta. Os exemplos mais comuns são o "brilho de Murdah" e as rugas de Barnes. Outro detalhe que me chamou a atenção é o quanto Hugh Laurie foi preciso ao descrever os locais e trajetos feitos por seu personagem. Quando Lang está se locomovendo por Londres ou pelo mundo, é descrito cada rua, cada esquina pela qual o personagem passa e geralmente há várias referências de locais próximos. Quando Lang viaja para fora de Londres, ele faz uma excelente descrição do local onde está, como está, e etc.
Os palavrões não são exagerados e contribuem bem para o humor, os tradutores souberam encaixar bem os palavrões "nacionais" para traduzir os "internacionais" no livro. Provavelmente, o maior defeito do livro são alguns erros de ortografia e digitação. Como a estreia de Hugh Laurie, podemos ver que alguns erros derivam de sua própria escrita, mas há também erros em que podemos perceber que foi uma escorregada dos tradutores.
Os capítulos do livro não são grandes, são médios e o modo como a história se constrói e se desenvolve não torna a leitura cansativa. Por outro lado, você tem uma ótima experiência com uma leitura divertida a cada capítulo. Mas é claro, à medida que a história se desenvolve, você vai tendo que colocar a cabeça pra pensar um pouco mais, mas nada é muito complicado. É interessante também como Lang demonstra seu gosto para músicas, filmes, decoração e é claro, armas. As partes de ação e combate no livro são muito bem descritas e te fazem imaginar bem a cena e te envolver nela, especialmente quando se passa uma situação tensa.
Muitos capítulos do livro, ao acabar, vão te puxar para o capítulo seguintes pelo simples fato de você querer saber o que vai acontecer ao seguir na história, principalmente nos capítulos finais. Foi isso o que me fez terminar de ler o livro hoje, cada capítulo que acabava me fazia querer saber mais ainda o que aconteceria em seguida. Um outro pequeno defeito é como Lang descreve o final de algumas ações, o que pode deixar um pouco confuso. Por exemplo; em certa parte do livro, deduzi que Lang havia matado Sarah, pois ele não defenia exatamente o que tinha feito, mas depois é melhor explicado.
Conclusão Final: Com humor fantástico, uma história inteligente e um protagonista simpático, "O Vendedor de Armas" é um livro realmente agradável de se ler e muito divertido. Ainda que com alguns defeitos, é uma excelente estreia de Hugh Laurie na literatura, uma ótima obra da ficção britânica. Recomendado!

Nota: 8.0

FláRocha 04/02/2012

Livro ou filme?
Hugh Laurie escreve muito bem, mas a sensação ao ler "O Vendedor de Armas" é a de que ele teve uma ótima ideia pra um filme, e, não sabendo fazer roteiros, escreveu um livro.
A história é boa, as cenas são dinâmicas, há algumas reviravoltas. Mas definitivamente não é meu tipo de livro. Muita explosão, muito tiro, muito soco muito sangue. Um excelente filme de ação. Eu prefiro escritas mais elegantes.

Gerson Donizete 23/09/2012

Com este livro podemos perceber que existe muito da personalidade pessoal de Hugh Laurie no insano/brilhante Dr.House.

Um livro leve, descontraído, com um humor irÔnico e extremamente mordaz; a sensação que temos que esse humor em alguns momentos poderá cortar como uma faca afiada.

É bem verdade que em alguns momentos existe um certo excesso, como aquela pessoa que passa 5 minutos insistindo na mesma piada, mesmo que as pessoas tenham parado de rir.

Mas vale a pena lê-lo.

Espero que Hugh Laurie especialize-se nesta mídia também.

Adriana 28/09/2012

Totalmente Despensavel
Muito sem graça!
Totalmente despensavél.
Uma historia comedia, romance, policial que agrega nada.
não conta nada de novo e não surpreende, além de não te prender.
Os dialogos são insípidos, inodoros e incolor.

Gabi 08/01/2013

ÓTIMO! Além de genial como ator, músico e comediante, Hugh Laurie é um ótimo escritor. A trama é muito bem feita, te prendendo do começo ao fim. Leitura suave, bem gostosa mesmo. AMEI!

Fred 22/01/2013

Bom autor, mas não escritor
O Livro tem piadinhas sem graça em horas erradas. Você acha que a personagem está em apuros, em uma situação difícil e do nada solta uma piada.

SAMUEL 02/06/2013

Imagine que você precisa quebrar o braço de alguém...
Publicado originalmente em http://desarranjocerebral.blogspot.com.br/2013/06/resenha-o-vendedor-de-armas-hugh-laurie.html

Assim começa a obra prima escrita pelo ator inglês Hugh Laurie, para quem não ligou o nome à pessoa, trata-se Do brilhante interprete do Doutor Gregory House, protagonista de uma das séries de TV mais bem sucedidas dos últimos anos.
“Quando Thomas Lang, ex-militar de elite recebe uma proposta de 100 mil dólares para assassinar um empresário norte-americano, ele decide, imediatamente, alertar a suposta vítima - uma boa ação que não ficará impune. Em questão de horas Lang terá de se defender com uma estátua de Buda, jogar cartas com bilionários impiedosos e colocar sua vida (entre outras coisas) nas mãos de muitas mulheres fatais, enquanto tenta salvar uma linda moça e impedir um banho de sangue mundial. Encontramos nesta história muito do que se vê em um episódio de House, o mau espiríto salvador e a réplica assassina de Hugh Laurie, a serviço de uma intriga apaixonante e de um personagem que não será esquecido tão cedo. Um ator que saiba escrever bem é algo raro, mas Hugh Laurie, misturando humor com uma eficacidade hollywoodiana, faz uma entrada talentosa no mundo da literatura.”

A sinopse divulgada no portal da editora Planeta é no mínimo pobre para descrever uma grande obra literária. O Vendedor de Armas traz uma historia de espionagem ágil, intrigante, e extremamente divertida. A narração em primeira pessoa deixa o autor totalmente a vontade para destilar todo seu humor negro, com cinismo e sarcasmo altamente refinados.
É difícil não ver traços de House em Lang, mas vale ressaltar que o livro foi escrito antes mesmo de a série ser concebida, o que leva a crer que a construção do personagem na TV tem muito mais de Hugh Laurie do que do criador da série.
Thomas Lang é um personagem incrível. Carrega um senso de humor apurado e uma cara de pau cativante, sua inteligência também se destaca no decorrer da trama, onde reviravoltas e descobertas nos fazem ansiar pela próxima página como se vidas dependessem disso.
E se você ainda não leu, e espera encontrar uma aventura de James Bond, trate de tirar “o cavalinho da chuva”. O Vendedor de Armas é mais, muito mais que isso. Prepare-se para digerir uma alta dose de humor inteligente, intrigas bem desenvolvidas e uma rede de informações fragmentadas que formam um mosaico harmônico e surpreendente.
POR FAVOR! Leia esse livro.

“Baixinhos que usam terno cinza: essa é uma categoria com muitos participantes. Já baixinhos que usam terno cinza e que eu já segurei pelo saco em um bar de hotel “em Amsterdã é uma categoria com muito pouca gente. Apenas um, na verdade” (Thomas Lang)

Caverna 07/07/2013

No livro Hugh Laurie entra na pele de Thomas Lang, aposentado do exército que recebe a proposta de assassinar um empresário de sucesso ao custo de nada mais, nada menos de 100 mil dólares. Porém mesmo nunca tendo dinheiro suficiente para ao menos se manter direito, ele recusa e se sente na obrigação de ir avisar ao homem que estão tentando cometer um atentado contra sua vida e a partir daí, tudo o que podia dar errado na vida de Thomas, dá errado.
Infelizmente, por mais que eu queira mostrar o quão incrível eu achei a história, só posso me conter nas mesmas informações da sinopse, porque como é um livro curto, os acontecimentos se desenrolam de forma bem rápida e a cada página praticamente nós temos uma nova informação (mas isso não faz o livro ser corrido ou a história mal contada, muito pelo contrário, esse ritmo ficou ótimo na história!).

Bom, como eu não posso falar mais coisas sobre a história, vou falar um pouco desse protagonista incrivelmente sarcástico e inteligente que é Thomas Lang (lembrou alguém interpretado pelo autor, não?).
Thomas com certeza já está na minha lista de personagens favoritos, mesmo nas piores situações ele ainda tem comentários e tiradas que nos fazem rir e ao mesmo tempo sentir todo o nervosismo dele, porém não é sempre que isso acontece, Hugh Laurie soube balancear perfeitamente os momentos de descontração e seriedade do personagem e ainda assim desenvolver características e personalidades até um tanto profundas nos personagens.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/11/o-vendedor-de-armas.html

Amanda 18/09/2013

Surpresa
Confesso que até o meio do livro eu estava bem entediada, mas daí em diante ele pegou no tranco e eu gostei!

Gabi 21/10/2013

Bom de humor
Humor e ironia definem o livro. Thomas Lang só é imaginável como sendo o próprio Hugh Laurie. Livros "engraçados" nunca me fazem rir, mas esse foi exceção a regra. Mistério e até partes emocionantes também apareceram no livro.

Pedro 09/12/2013

Leitura cansativa
A história até parece boa, mas não consegui chegar ao final. A cada duas páginas ele começa a devanear sobre a mulher, o cheiro da mulher, o sapato da mulher, o batom da mulher... cansei lá pela metade do livro. Porém é bem escrito e a trama se mostrou legal (até onde li). Quem gosta de romantismo pode aguentar.

Marcos 30/04/2014

Thomas Lang é um ex-militar aposentado que recebe uma proposta de matar um homem, Alexander Woolf, por 100 mil dólares. Não aceitando, e ficando bastante perturbado com tal situação, ele vai até a casa do empresário norte-americano afim de avisá-lo que sua vida está correndo perigo. Porém esta ação lhe custará caro. Começa então a jornada de Lang que passará por diversos locais, inclusive em mais de um país, na tentativa de se defender de seus possíveis assassinos.

Na primeira cena do livro, temos Thomas na casa de Alexander, tentando defendê-lo de seu possível assassino, mas sendo interpelado por sua filha Sarah, a qual logo ele ficará apaixonado. Tendo que provar sua inocência e sua motivação em ir defender gratuitamente um homem inocente como Woolf, Lang começará a fugir de um grupo de diplomatas perigosos, de um vendedor de armas e de mulheres sedutoras que podem lhe levar à morte.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/04/resenha-o-vendedor-de-armas-de-hugh.html