A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial Sir Martin Gilbert

Resenhas - A Primeira Guerra Mundial

Rafa9000 18/11/2023

A Guerra para acabar com todas as Guerras contada de maneira brilhante!
PUTA LIVRO sobre a primeira guerra mundial e um dos melhores livros de história que já li. O autor consegue nos prender com sua escrita muito boa e gostosa ainda que varias vezes eu me senti cansado ou com um peso no coração ao ler relatos de tantas mortes e tantos sofrimentos que essa terrivel guerra causou, teve momentos que eu estava lendo e tive que dar uma pausinha pra continuar um pouco depois porque ele de certa forma não poupa detalhes ao desrever depoimentos do que os soldados viram e sofreram nos fronts da Grande Guerra.
O livro tambem é ricamente ilustrado com mapas das principais batalhas e dos fronts durante os anos de guerra, fazendo com oque enxerguemos um pouco melhor como se desenvolveu a guerra e aonde ocorreu cada batalha, outra coisa que eu gostei é que ele sempre cita as fontes do que ele esta falando, sejam livros de época, jornais, diarios, cartas, etc...alem de tambem ter relatos de pessoas importantes da época que não participaram da guerra como por exemplo Albert Einsten, objetores de consciência e até mesmo relatos das enfermeiras que cuidaram dos feridos durante a grande guerra.
Outra coisa que gostei muito nesse livro é que ele da atenção ao sofrimento dos soldados, descrevendo bem como era a vida nas trincheiras e o dia a dia das batalhas, algo que sinceramente senti muita falta no livro do David Stevenson tambem sobre a Grande Guerra que tentei ler, mas só cheguei até a metade(ele de certa forma é mais detalhado que o livro do Gilbert, mas sinceramente senti falta do ''calor'' humano no livro dele).
Enfim....um ótimo livro pra ler sobre a Grande Guerra e na minha opinião que deveria ser lido por todos pra quem sabe assim nunca mais vivenciarmos os horrores de uma guerra(sendo ela ''justa'' ou não). RECOMENDADASSO!!!

Isabelle Ervilha 29/04/2023

O trabalho de Martin Gilbert em "A Primeira Guerra Mundial" é muito bom ao que se refere à bibliografia, mas possui seus contrapontos.
Sendo minuciosamente escrito, cada batalha detalhada e datada, nos faz realmente se teletransportar para aquele cenário. Ao decorrer da leitura o autor cita diversos documentos como cartas ou canções da época; sejam elas de grandes personalidades da guerra ou de pequenos esquecidos soldados, tornando a leitura mais interessante. Porém, achei que o excesso de detalhes tirou a dinâmica da leitura tornando-a repetitiva e consequentemente superficial e maçante por muitas e muitas vezes.
Outro ponto importante que devo salientar aqui é a perceptível falta de parcialidade do autor.
Ficou claro durante a leitura a admiração de Martin Gilbert por Winston Churchill, sendo ele reverenciado em todos os capítulos e tendo inúmeras cartas de teor altruísta sendo citadas mais do que qualquer outra personalidade da Primeira Guerra. É evidente como o autor tenta despertar o interesse do leitor por esta figura histórica de modo que faça-o acreditar que Churchill foi um homem da paz no decorrer da guerra. E é ainda mais evidente quando ele omite os seus crimes de guerra como aconteceu também, por exemplo, na descrição da Batalha de Loos em 1915, quando ele escreve "os britânicos lançaram o gás", ao invés de informar que lançaram a mando de Winston Churchill o qual não foi citado uma única vez durante a descrição desta batalha que, até aquele momento, foi a que obteve maior número de mortos e ficou registrada como a primeira vez em que o exército britânico usou o gás venenoso na guerra.
Durante a leitura senti que Martin Gilbert protegia a "boa imagem" de Churchill e isto me fez pesquisar sobre o autor, fazendo-me descobrir que Gilbert é o biógrafo oficial de Churchill tendo realizado dezenas de documentos a seu respeito. Isto explica muito, não!?
Outro fator desagradável durante a leitura foi o erro da editora; é preciso ir até o final do livro para ler a grande quantidade de notas. São quase 900 páginas, então torna-se muito cansativo ter de folhear até as últimas páginas para lê-las.

Em suma, é um bom livro para pesquisas por possuir ótimas fontes bibliográficas.
Mas aos leitores que procuram conhecer a Primeira Guerra Mundial com a intenção de obter uma leitura mais fluída e "objetiva", eu não recomendo. Por ele ser imparcial e conter excessos de detalhes em seu desenvolvimento, acredito que o leitor a achará confusa e perderá o envolvimento com a mesma ao seu decorrer das páginas.

Yuka 22/11/2022

Uau, fui ler só um capítulo para ver como era a escrita e me surpreendi com o que encontrei. Quisera eu ter encontrado uma escrita assim nos livros de história quando eu estudava. Geralmente me davam sono... histórias da Primeira e Segunda guerra me fascinam principalmente em como estamos nas mãos de homens egoístas que promovem esse horror como se as vidas humanas não significassem nada. Quantas pessoas, tanto soldados quanto civis morreram por conta disso?
A guerra sempre será nada mais nada menos, do que homens no comando, mandando outros homens matarem homens para evitar mortes.

Eu acho os historiadores incríveis, ir atrás de descobrir e contar como foi determinado fato, no caso da guerra, ele pesquisou a fundo, conseguiu cartas e relatos deixados pelos soldados para as famílias, traduzindo em palavras simples os horrores da guerra.

Ainda mais nos anos de 1914, onde o racismo ainda era fortemente visto pelos brancos, os americanos negaram a ajuda de soldados negros assim como das enfermeiras. Muitos pacientes brancos se negavam a serem atendidos por elas.

Quando estamos na época de escola, geralmente nos sentimos obrigados a estudar e embora história seja algo interessante, nos meus tempos de escola para mim era tudo apenas obrigação, ou seja, estudar o suficiente para ter notas boas. Muitas coisas já não me recordo mais e histórias sobre a guerra é uma delas. Um exemplo disso é que eu nem sabia que Hitler tinha participado da Primeira Guerra, ele é um daqueles grandes E SE... tivesse morrido, teria acontecido a Segunda Guerra? Pois como ele se feriu principalmente com gás, quase ficando cego, ali me parece que foi se formando o ser abominável que se tornou depois...

Ou talvez, mesmo se não fosse por ele, no final da Primeira Guerra, assim que Erzberger assinou o armistício, ficou implícito que aquilo não havia terminado. Pois ao fim da guerra, muito se havia perdido em todas as nações e chegar a um acordo em como cada país seria reembolsado pelas perdas, com certeza geraria outra discórdia. Se já não bastasse tantas vidas perdidas...

A leitura é ótima, o modo de escrita não é daqueles complicados cheios de enfeites só para ter volume, tem conteúdo, muito interessante, diga-se de passagem, riquíssimo em detalhes, recomendo para todos, principalmente para aqueles que tem curiosidade sobre a guerra.

Phellipe.Augusto 21/06/2022

Um livro cheio e detalhado, interessante e revelador, e sem sombra de dúvida, uma obra capaz de aguçar e expandir os horizontes de qualquer leitor a cerca da primeira grande guerra

Márcio 27/01/2022

Ótimo
Um ótimo livro que explica os antecedentes e as batalhas sangrentas da I guerra mundial. Percebe-se que a I guerra foi a semente da II.

Adiel.Guimaraes 03/12/2021

Churchill !!!
Todas as nações aliadas os partilharam. Todas as capitais vitoriosas ou cidades nos cinco continentes reproduziram, à sua maneira, as cenas e os sons de Londres. Essas horas foram breves e passaram rápido demais. Tinha sido derramado sangue demais. Tinha sido consumido muito da essência da vida. Os vazios em cada casa eram grandes demais para serem preenchidos. O choque do despertar e o sentimento de desilusão seguiu-se rapidamente ao pobre regozijo com que centenas de milhões saudaram a chegada daquilo que seus corações desejavam. Fica a satisfação da segurança conseguida, da paz restaurada, da honra preservada, dos confortos de uma indústria frutuosa, do regresso dos soldados para casa, mas tudo isso estava em segundo plano e a isso se mesclava a dor por aqueles que jamais retornariam.

Isadora1222 23/08/2021

Muito completo
"A Primeira Guerra Mundial alterou o mapa e o destino da Europa da mesma forma que marcou a ferro sua pele e sua alma.Conhecida também como a "Grande Guerra ",ela trouxe poucos resultados, mas mudou tudo em cada país por onde passou, destruindo impérios e milhões de vidas.De forma magnífica, Martin Gilbert descreve,dia a dia, os eventos e horrores das batalhas nas linhas de frente , das guerras do mar e do ar e de seus efeitos nos seres humanos "

~ Quote do livro que diz muito ao seu respeito

Se você quer aprender de forma completa sobre a 1 Guerra Mundial eu recomendo muuuuito que você leia esse livro, não lhe falta nada kk ele demonstra as batalhas, os líderes, os acordos, as armas, os soldados, as cartas , os eventos TUDO! e por mais que haja toda essa informação o livro não é nem um pouco cansativo , muito pelo contrário, é fácil e rápido de ler.

Gostei bastante do livro e recomendo muito a aqueles que querem aprender sobre a guerra.
Isabela1411 23/08/2021minha estante
terminou?? vishh

Isadora1222 23/08/2021minha estante
Termineiiiii

PedroSF 24/07/2021

A gurra como ela é
Aqui, o autor consegue não só nos transportar para todos os 1590 dias que sucederam a guerra, mas todo o pré e pós. São diversas pequenas histórias contadas ao longo da "trama" principal, para trazer a humanidade necessária em um livro desse tipo. As vezes, por conta dos capítulos um pouco longos, a leitura parecia não fluir (afinal, é um livro de 800 páginas), mas no geral. É um bom livro para entender o que foi a Primeira Guerra Mundial e todos seus desenrolares e consequências

LP_Chaun 05/07/2021

Completo e perturbador.
Martin Gilbert fez um estudo genial nessa obra em um compilado de informações que torna o livro obrigatório para qualquer pessoa Interessada no tema.
Pensei em criticar o excesso de detalhes nas partes das batalhas, mas pelo tamanho da bibliografia consultada cheguei a conclusão de que o autor na verdade as resumiu.
Não vou mentir o começo, as frases dos envolvidos e o fim são fáceis de compreender com acompanhamento quase romanesco, mas o desenvolvimento necessita de boa vontade e interesse hercúleo do leitor.
Em resumo se tem interesse na primeira guerra vá em frente, se tem dificuldades de concentração passe longe.

Luiz.Machado 30/06/2021

Neste livro, o grande historiador Martin Gilbert, nós mostra de uma forma de fácil entendimento o que levou a primeira guerra, o decorrer dos quatro anos de conflitos tanto na frente de batalha quanto nos bastidores sócio-políticos. É talvez o mais importante ele nos mostra às consequências imediatas e as futuras que delinearam que ocorresse a deflagração da segunda guerra mundial.

Vanderlei.Augusto 02/05/2021

O livro é riquíssimo nos detalhes. Martin Gilbert fez um trabalho extraordinário nas suas pesquisas. A história é fantástica e nos traz uma ideia do sofrimento de todos os envolvidos nos combates, sejam eles soldados ou civis.
Para os leitores que não gostam de livros detalhistas esse é um exemplar que não é recomendável. Para aqueles que se prendem nisso, o mesmo é perfeito pra viajar nesse conflito que marcou gerações
Juh 02/01/2022minha estante
Nuss??

Tafny 27/04/2021

"Grande Guerra"
A primeira guerra mundial alterou o mapa e o destino da Europa da mesma forma que marcou a ferro sua pele e sua alma.

Conhecida também como "Grande Guerra", ela trouxe poucos resultados, mas mudou tudo em cada país por onde passou, destruindo impérios e milhões de vidas.

comprido 23/03/2021

Fantástico, viajei entre trincheiras e lamas
UFA, terminei, muito bom o livro , bem detalhista, você realmente entra nas trincheiras, eu senti o gás mostarda ,A leitura não é enfadonha, tem uma escrita acessível e mostra um conteúdo histórico gigantesco. livro também contém várias fotos com textos explicativos sobre elas. Essa assim foi uma jogada inteligente da editora, para evita a distração da leitura por meio das fotografias embutidas nos textos.

Ju Ragni 07/03/2021

Boa reconstrução histórica
Li esse livro como parte da minha séria da Primeira Guerra, porque o título que li anteriormente, A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, de Margareth McMillan, apesar de mostrar um ótimo panorama sobre a situação política da época e os acontecimentos que levaram ao conflito, terminou com a declaração de guerra, enquanto este livro trata diretamente da guerra, das batalhas, das frentes de disputa, dos exércitos envolvidos, enfim, da parte suja que sobrou para os homens comuns depois que os governantes e políticos fizeram suas escolhas. Da narrativa se pode ter uma idéia da enormidade do número de vidas que se perderam nos campos de batalha, em vão, vidas que se foram sem sentido, em nome de ordens superiores, sem que sua própria vontade fosse consultada. Um livro muito bem esquematizado, leitura que prende pelo que entrega. Minha única ressalva: li no kindle, e pela magnitude dos dados, datas, mapas, notas, talvez fosse melhor a versão impressa, de mais fácil manuseio, além do que, é excelente fonte de pesquisa histórica, merecendo um lugar na estante. Recomendo muito a quem quiser revisitar essa triste passagem da nossa história.

Thiago Gadelha 18/02/2021

Detalhes necessários
Esse livro imenso em quantidade de paginas ainda é insuficiente pra contar o que foi a grande guerra, porem é extremamente eficiente nos relatos e acontecimentos. A leitura nao é cansativa e foi um excelente exercício de empatia ao ler os motivos e desenrolar desse conflito. Toda estante deveria ter um exemplar deste. O único ponto negativo é a qualidade do papel.