A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial Sir Martin Gilbert

Resenhas - A Primeira Guerra Mundial

Judah Figueiredo 20/04/2020

Uma obra prima sobre a Primeira Guerra Mundial
Para quem gosta de história, e no caso, de guerra, este livro é uma ótima escolha, o grande volume dele se justifica pela profundidade e detalhes do estudo apresentado por Martin Gilbert, tratando desde fatores pré-evento, passando por personagens históricos que estiveram participando ativamente no conflito, ou que foram influenciados por este e agiram posteriormente. Expõe os horrores da guerra de maneira realista e minuciosamente, além de expor os inúmeros sentimentos conflitantes sentidos por pessoas que viveram aqueles eventos e época, desde os soldados, oficiais, líderes dos países envolvidos no conflito e os parentes de todos estes.

Um ponto a se destacar são os vários poemas feitos por pessoas da época presentes nas batalhas, soldados e oficiais relatando e tentando transmitir os sentimentos daqueles momentos vividos, dificuldades, esperanças, patriotismo e heroísmo. Poemas que foram resgatados por Gilbert e apresentados na língua original e traduzido para o português.

Outro destaque está nos mapas contidos no livro, uma ótima opção para auxiliar na visualização e imersão dos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, isso ajuda o leitor a se situar nos locais que os eventos ocorreram, identificar os avanços e conquistas das tropas dos países em conflito.

Cada capítulo possuí várias notas explicativas que contribuem para uma compreensão maior de termos e acontecimentos narrados, além de, muitas vezes, expandir o conhecimento com informações e fatos que se sucederam a partir daquele momento, mostrando as relações com fatos históricos posteriores.

O livro se assemelha a um trabalho acadêmico, possuí uma vasta bibliografia, o que faz perceber o empenho e comprometimento do historiador em relatar a memória e acontecimentos da raça humana, principalmente em um momento crítico como este os quais repercutiram em muitos outros no século XX. Uma obra clássica e fantástica, nada mais do que o esperado vindo do grande autor Sir Martin Gilbert, que possuí outros livros de história e biográficos sobre guerras e personalidades. Uma leitura recomendadíssima.

Nícolas 21/09/2020

Escorreu sangue pela tela do Kindle
Este livro contém um relato detalhado do que foi a primeira grande guerra. Desde o cenário mundial pré guerra, motivações, política, batalhas, estratégias.

Se alguém lê esse livro e ainda quer sair em busca das glórias das batalhas, só pode ser retardado, uma vez que fica claro o enorme desperdício de vida humana por um propósito ridículo.

Por ser um livro inglês, tem o viés de mostrar mais o lado inglês do conflito.

É um pouco repetitivo, mas fazer o que se foram anos e anos de matança repetitiva...

Quando você acha que o ser humano aprendeu e na vai mais fazer esse tipo de estupidez você lembra que teve a segunda parte ainda mais sangrenta...

Tafny 27/04/2021

"Grande Guerra"
A primeira guerra mundial alterou o mapa e o destino da Europa da mesma forma que marcou a ferro sua pele e sua alma.

Conhecida também como "Grande Guerra", ela trouxe poucos resultados, mas mudou tudo em cada país por onde passou, destruindo impérios e milhões de vidas.

Adiel.Guimaraes 03/12/2021

Churchill !!!
Todas as nações aliadas os partilharam. Todas as capitais vitoriosas ou cidades nos cinco continentes reproduziram, à sua maneira, as cenas e os sons de Londres. Essas horas foram breves e passaram rápido demais. Tinha sido derramado sangue demais. Tinha sido consumido muito da essência da vida. Os vazios em cada casa eram grandes demais para serem preenchidos. O choque do despertar e o sentimento de desilusão seguiu-se rapidamente ao pobre regozijo com que centenas de milhões saudaram a chegada daquilo que seus corações desejavam. Fica a satisfação da segurança conseguida, da paz restaurada, da honra preservada, dos confortos de uma indústria frutuosa, do regresso dos soldados para casa, mas tudo isso estava em segundo plano e a isso se mesclava a dor por aqueles que jamais retornariam.

Krisley 06/08/2018

Diferentemente de Lawrence Sondhaus, que em seu livro “A Primeira Guerra Mundial” optou por separar os capítulos por temas e fazer uma abordagem mais política da guerra, Martin Gilbert aqui narra os acontecimentos em ordem cronológica, separando os capítulos por períodos de alguns meses. Além disso o autor faz uma abordagem mias detalhada das batalhas e das questões militares, usando citações e relatos de soldados e governantes como um acréscimo à narrativa (e não uma interrupção como Max Hastings em “Catástrofe: 1914 a Europa vai à guerra”). Infelizmente, a maioria esmagadora dos relatos são de britânicos, sempre os humanizando com nomes e histórias pessoais, enquanto os soldados das potências centrais são apenas números (como a maioria dos livros norte-americanos sobre a Segunda Guerra).

Um aspecto interessante foi o autor destacar ao longo de todo o livro as participações - nas batalhas da Primeira Guerra - dos personagens que assumiriam um papel relevante posteriormente na Segunda Guerra, como: Hitler, Mussolini, Churchill, Hess, Göring, Rommel, Pétain, De Gaulle, Truman, MacArthur, entre outros. Aliás, como Martin Gilbert também escreveu uma biografia de Churchill (publicado em dois volumes também pela Editora Casa da Palavra), há bastante material sobre o futuro primeiro-ministro britânico no livro.

Há também aproximadamente 65 poemas ao longo do texto, todos em inglês, mas com tradução na seção de “Notas” no final do livro.

Todos os teatros da guerra são mencionados, mas as batalhas na França, Bélgica e Galípoli recebem proporcionalmente maiores detalhes.

A edição impressa conta com capa cartão, papel Pólen Gold (amarelado) 70g/m², ótima tipografia, seção com 29 fotos em preto e branco (no mesmo papel do texto) e 31 mapas no final do livro.

Ótima leitura, bem abrangente e com texto fluido. O prelúdio da guerra é abordado de forma bem breve, quem procura uma contextualização melhor, indico ler antes o “A Primeira Guerra Mundial” da Margaret MacMillan, que aborda o período do final do séc. XIX até a declaração da guerra em 1914 (e não a guerra em si, apesar do título). Recomendadíssimo.
Edson 15/02/2019minha estante
Resenha Top!

Luiz Amaro 27/02/2020

SÓ O SANGUE MOVE AS RODAS DA HISTÓRIA
Um livro extremamente importe que marcou a pele e a alma de muita gente ao redor do mundo. Uma história que todos nós deveríamos saber, principalmente para o crescimento como ser humano.

Para uma melhor experiência literária o leitor deve ler esse livro com uma boa base sobre os acontecimentos da Grande Guerra, pois, o livro tem uma pegada mais voltada para ser um artigo acadêmico. Ou seja, o autor espera um leitor proficiente. Em outras palavras, Martin Gilbert não vai pegar nas suas mãos e te guiar com entretenimento.

Porém, dois fatos acabaram me deixando inquieto:
1- As notas não estão no rodapé da página citada, mas sim no final do livro. Isso acabou deixando a leitura travada, como são muitas notas, você repetidamente é obrigado a sair da página que está lendo para consultar a referência nas notas lá no final do livro. Ou seja, sua experiência com a leitura é quebrada constantemente.
2- É certo que a participação do Brasil nesta guerra não foi relevante, porém, faz parte da história, portanto, eu senti falta principalmente da citação da Batalha das Toninhas.

Apesar do calhamaço, o livro é bem dinâmico, bem escrito e com certeza irá te levar para uma viagem de 1590 dias durante A Grande Guerra. Uma experiência para carregar por toda a vida.

Márcio 27/01/2022

Ótimo
Um ótimo livro que explica os antecedentes e as batalhas sangrentas da I guerra mundial. Percebe-se que a I guerra foi a semente da II.

Vinícius 27/06/2020

Pra quem gosta de história de almanaque, o livro é muito bom. A escolha pela eixo cronológico linear para narrar os fatos encaixa bem no estilo, ainda que perca em análise. No mais, é um relato bem eurocêntrico, onde asiáticos, africanos e americanos, com exceção dos do Norte, são apenas personagens sem nome ou cara, ao contrário do extenso rol de nomes europeus e norteamericanos destacados.

Wes Janson 15/09/2020

Ótimo registro histórico!
A Primeira Guerra Mundial é talvez o evento que gerou mais mudanças no planeta e com impactos até os dias atuais, que por sua vez tem seu estudo mais negligenciado no nosso ensino. Aprendemos muito mais sobre a Segunda Guerra, e geralmente o que sabemos sobre a Primeira é que começou por causa de um assassinato e que levou a próxima guerra (algo controverso).
Mesmo para quem tem interesse no assunto Guerras (e me incluo nisso) ao ler um livro como o Martin Gilbert escreveu ficamos surpresos com a extensa complexidade do que ocasionou esse conflito e o próprio conflito em si. Linhas de batalha espalhadas por todo o globo, povos de locais distantes lutando contra outros povos de locais distantes. E essa complexidade acaba gerando uma certa confusão em momentos da leitura, pois a opção do autor foi de seguir a cronologia dos eventos, e diversos relatos aparecem no mesmo momento de locais muito díspares.
Houve uma preocupação grande em mostrar o lado humano do conflito, do soldado e do cidadão comum que foi engolfado nesse turbilhão de eventos. Algo interessante é a grande quantidade de poemas escritos pelas pessoas que estavam lá, e sendo mantidos na língua original (com tradução nas notas) onde podemos perceber a sua sonoridade.
Escrever sobre a Primeira Guerra não é algo simples, e o autor consegue de forma excelente nos entregar um trabalho ótimo, primoroso, e sendo mais um relator dos fatos do que um julgador (algo difícil de ser feito por historiadores).
Para se ter uma visão geral do conflito, é uma excelente opção, para caso se interesse por algum aspecto específico se aprofundar posteriormente, como a origem da guerra, batalhas e frentes em particular.
Leitura muito recomendada!

Rael 28/02/2020

O melhor livro sobre a I Guerra Mundial
Sempre gostei da matéria escolar "história". Adorava ler sobre acontecimentos que marcaram a humanidade, e as guerras mundias chamavam muito a minha atenção. Este livro veio me ajudar a compreender como o mundo veio a entrar em guerra total pela primeira vez e por quais motivos. A I Guerra foi pouco explorada nos últimos 30 anos por meio de filmes e livros, na minha opinião, diferente da segunda grande guerra. Martin Gilbert traz um relato detalhado da primeira maior guerra que o mundo se envolveu, usando uma ordem cronológica fiel aos acontecimentos. Fiquei chocado ao descobrir que os Alemães conseguiram ser tão sanguinários e cruéis quanto foram na II Guerra. Esta guerra ceifou milhões de vidas humanas e animais ( um número muito grande de cavalos morreram nós campos de batalha), e nem mesmo isso foi suficiente para inibir que em pouco mais de vinte anos depois a Alemanha, de novo, levasse as potências mundias a outras grande guerra. Este livro estraordinário e recomendo a todos os interessados em saber até que ponto vai a ganância pelo poder e a crueldade humana.

Rayhan Chamoun 03/12/2020

Alguns querem vencer a guerra, outros querem apenas que ela termine...
O trabalho jornalístico que cobre os acontecimentos sobre a Primeira Guerra Mundial descritos por Martin Gilbert é uma verdadeira obra prima. Primeiramente, vale salientar a beleza e a competência da edição da Casa da Palavra, que acompanha imagens complementares, diversos mapas detalhando o avanço dos exércitos, e minhas congratulações ao Francisco Paiva Boleó, que fez uma tradução primorosa do texto.

A Primeira Guerra Mundial é vista por muitos como menos importante se comparada à Segunda Guerra Mundial, mas ler este livro o fará mudar de ideia sobre as concepções que a civilização moderna (principalmente nós, do século vinte e um) tem sobre essa guerra. Martin é um verdadeiro guia, que pega na mão do leitor e o transporta através dos campos de batalhas, dos mares e continentes, acompanhando as tropas dia após dia, seja nos campos de árvores queimadas, ou na lama das trincheiras, ou nas tempestades de projéteis e gás que se misturam em uma cacofonia que somente a guerra pode trazer.

Trata-se de uma obra avassaladora, que mostra a crueldade e a realidade da guerra aos olhos daqueles que sofriam dia após dia nas frentes e atrás das linhas. Demorei seis meses para terminar essa leitura, e não é por que o texto é robusto ou mal escrito, muito pelo contrário, não me encontrei em nenhum momento com dificuldades para compreender o que o autor pretendia dizer e o ritmo do texto e dos períodos são tão concisos que as páginas simplesmente voam.

Mas este é um livro que precisa de tempo para ser refletido. Os poemas e cartas de pessoas relatando os horrores da guerra trazem uma humanidade ao texto que por muitas vezes forçam o leitor a parar (tamanho é o seu impacto emocional) e refletir sobre o passado e sobre o presente. A riqueza de detalhes sobre personalidades da época é impressionante, Winston Churchill, Clamenceau, Foch, Kaiser, e até mesmo acompanhamos a trajetória de Hitler durante a guerra.

A precisão das estatísticas releva a importância de um trabalho jornalístico e reforça o quanto a guerra é acompanhada de perdas e mortes. Presenciamos implementações de novas tecnologias de guerra, como tanques, uso de gás, aviões e estratégias de gerenciamento e logística.

Não há como terminar a leitura desta obra sendo a mesma pessoa que você era quando começou. Viajamos através de sangue e lama, de histórias de amor, amizade, patriotismo, honra, corrupção, vingança. Do seu início ao seu fim, ¨A Grande Guerra¨ marcou um século inteiro e mudou a percepção que o mundo tinha de conflitos militares eternamente, e a memória de cada um dos homens e mulheres que travaram suas batalhas reside aqui, ou pelo menos o mínimo para compreendermos a grandeza que somente um conflito mundial como este pode trazer.

site: https://www.instagram.com/rayhan_chamoun/

Robson.Moura 08/06/2020

Perfeito
Se você quer realmente o que causou e foi a primeira Guerra, precisa ler esse livro.
São detalhes chocantes, emocionantes e vívidos

Laiz 09/06/2020

man hands misery to man
- levei 2 meses pra ler e haja consulta em mapa pra você saber onde que fica cada cidade e no google pra lembrar quem é cada uma das pessoas famosas citadas
- tenho dificuldade de escolher tópicos desse tijolo de 832 páginas pra comentar
- como quase todos os envolvidos eram potências coloniais, muitos soldados eram provenientes da Ásia, África e América, curiosamente pouco mencionados em livros de história
- civis morreram de fome, doença, em acidentes na fabricação de artefatos bélicos ou no êxodo forçado aos milhares
- fala da Revolução Russa
- antisemitismo, racismo, genocídio armênio, trincheiras, tanques, gases venenosos, fome, pandemia de gripe espanhola, todo tipo de desgraça
- assistimos a queda de 4 impérios caraio o mundo não será o mesmo depois disso
- termos do armistício com condições humilhantes, culpabilização e penalização financeira pras potências centrais (o revanchismo alemão vai ser instrumentalizado pelos nazistas 20 anos depois)
- os EUA rejeitam o Tratado de Versalhes que criava a Liga das Nações
- em média, o autor diz que morreram 5.600 soldados por dia em 1.590 dias
- sem contar os civis, a pandemia, as mutilações, cegueiras por gás, danos psicológicos irreversíveis, viúvas, órfãos, milhares de desaparecidos que nunca voltaram
- não dá pra contabilizar sofrimento, mas essa guerra foi quase que ofuscada pela Segunda Guerra, talvez porque a escala de destruição foi maior, talvez porque hoje não restam mais sobreviventes
comprido 26/02/2021minha estante
isso não foi uma leitura, foi uma pesquisa

Raiane.Moral 23/06/2020

Incrivelmente detalhista, dá até nó no estômago tantos detalhes capazes de causar pesadelos...
Relatos reais sobre as relações políticas da época, sobre as batalhas, sobre a vida soldados e seus braços espalhados pelo campo de batalha... Assustador!!
Muito bem escrito, já quero ler o livro sobre a Segunda Guerra!!

DEA 24/07/2020

Muito bom!!!
Bom para entender quão triste e insano é uma guerra mundial... aliás qualquer guerra ou conflito. São citados detalhes interessantes, muitos tristes e emocionantes. É um livro extenso mas valeu a pena!