Solitário

Solitário Chabouté

Resenhas -

Paulinha 22/03/2024

Solitário diferente de solidão
Muito lindo o que o autor quis dizer com os quadrinhos desse HQ. Eu gostei, mesmo não possuindo muitos diálogos ele reflete bem o que o personagem principal vive e sente. Achei perfeito o fato de todas as palavras terem um sentido só dele, a imaginação é sua companhia diária.
Um final tocante.

Mery 12/03/2024

Solitário é um livro comovente. Nos provoca a pensar sobre o sentido em sua dimensão mais profunda. Isto é, nos leva a pensar não somente sobre o que sentimos, mas como formulamos o sentido (significado) daquilo que sentimos. Traz uma doçura que nos causa mal estar, pois nos joga nus diante de nós mesmos, com nossas cicatrizes e memórias.

Anderson_Candido 10/03/2024

Solitário
Está é a primeira obra que leio do Chabouté e devo dizer que estou impressionado!

A HQ tem uma sutileza em contar e descrever sentimentos sem o uso de palavras que me deixou positivamente encantado.

A arte é belíssima, o roteiro bem escrito e a obra magnífica.

Recomendadíssimo!

Anabsilvass 10/03/2024

Emocionante
Que HQ boa! De verdade!
Enquanto acompanhava o personagem não pude deixar de ter uma sensação triste, porque tudo o que ele sabia sobre o mundo se resumia às palavras que lia no dicionário e ainda assim era de uma forma distorcida, além de conhecer apenas o farol e o mar.
Mesmo com poucas palavras o leitor consegue entender os sentimentos do personagem e entender a história. Realmente emocionante, recomendo a leitura!

KyaraG 01/03/2024

Eu gostei, mas sinto como se a história tivesse inacabada. Queria q tivesse aprofundado mais no personagem. Até pq ele passou a vida toda ali tadinho

maryelli0 26/02/2024

Chabouté, o sensível!
Ler esse cara me faz querer ver o mundo como ele vê. Sempre tão cuidadoso e carinhoso aos detalhes e com olhos tão sensíveis sobre a humanidade!

A hq conta sobre um cara que vive, desde sempre num farol, e nunca conheceu o mundo fora do mesmo.

O que me tocou nessa história, foi a relação dele com o dicionário, muito reflexivo pensar que até mesmo uma coisa tão básica (o dicionário) não é acessível e claro. Ver como ele imaginava as coisas que ele lia no dicionário me pegou por dias...

A decisão do protagonista, que teve sua vida "determinada". Por conta da sua aparência, se "prendeu" no farol, e decidir mudar essa situação determinante. Faz qualquer um olhar de uma forma mais gentil para si, e ver que nos assim como o protagonistas precisamos dessa cura em alguma área.

E isso, torna o Chabouté tão querido, não importa a sua idade, classe social, sua história, etc. Chanouté vai tocar na ferida, vai te fazer pensar nos pequenos detalhes, ter uma visão mais humana sobre si e sobre nós (como sociedade).

Não diria que é obrigatório ler, é uma escolha carinhosa tirar um tempo para sentir essa hq. E se for ler, cada detalhe é um sentimento, uma reflexão, quase que uma nova história.

Chaboute constrói sua narrativa pelos pequenos traços, detalhes num jarro qualquer, na expressão facial. Sinto que para o autor, nos leitores, fazemos a história construindo a ideia dele com os pequenos detalhes. Quase um retalho, um mosaico.

Onassis Nóbrega 25/02/2024

Poesia visual
Edição mais uma vez primorosa da Pipoca&Nanquim. Capa dura, com o nome do autor em verniz brilhoso. Papel de boa gramatura. O livro não tem introdução ou outro texto preliminar. Mas na ante-página do quadrinho temos o verbete ?Imaginação ?, com seu significado no dicionário. Pronto. Temos a síntese da obra. A história é um recorte da (ou não)vida de um morador solitário (como o título) de um farol. É um obra visual, em preto em branco, com pouquíssimos diálogos, basicamente de personagens secundários e, principalmente no início da história em que o ajudante de um barco que leva suprimentos para o farol fica intrigado com o possível morador e é informado da história pregressa do mesmo. Depois, acompanhamos alguns dias da rotina deste misterioso personagem. E, próximo ao fim, uma guinada surpreendente, pelo menos para mim. Um livro minimalista e tocante. Recomendo.

Cristiano.Cruz 24/02/2024

Lindo!!
O que dizer de uma obra que trabalha tantas camadas com tão poucos diálogos - mas que dizem tanto - e uma arte que fala por si só? Esta obra é Solitário. Chabouté é um mestre com o pincel.

betinha 22/02/2024

Amei
Uma HQ linda, que me fez refletir muito e me prendeu no inicio ao fim.

Li em 1 hora pois tem poucas falas, mas ao mesmo tempo nos traz muitos sentimentos.

Meu primeiro contato com Chabouté não poderia ter sido melhor.

Recomendo demaisss

ichi 17/02/2024

HQ muito gostosinha!
Artes belíssimas! A história é curta, não tem muitos diálogos, tem mais sentimentos.

Li rapidinho em uma hora ou menos, tô encantada.

criswest 10/02/2024

Eu simplesmente amo como o Chabouté consegue fazer uma arte incrível apenas com uma caneta preta, usando tão poucas palavras e msm assim consegue transmitir TANTO em uma única obra.

leiturasdaursula 07/02/2024

Um história para acreditar na bondade e honestidade...
Das pessoas. Um homem solitario vive isolado em um farol. O seu "barco" não o leva a lugar nenhum. Um marinheiro novato que ajuda seu patrão a levar suplementos para este homem, fica curioso sobre quem mora ali. Lindl em sua simplicidade!

Paloma 06/02/2024

Impressionante!
Resumidamente a história fala sobre um homem que vive solitário em um farol há aproximadamente 50 anos. Há, também, dois homens que trabalham em uma embarcação levando toda semana mantimentos para esse tal homem (que ninguém nunca viu). Um desses trabalhadores tenta iniciar uma conversa com o morador do farol e... Não vou contar mais kk LEIAM essa HQ. Ela é SENSACIONAL!

Esse livro foi meu primeiro contato com o autor e já quero lê-lo mais.