Solitário Chabouté

Resenhas -

Leonardo.Oliveira 27/10/2022

Reflexivo
A obra conta a solidão de um homem, que vive em um farol sem contato com a humanidade e vive apenas de suprimentos entregue por dois marinheiros, que tem a obrigação de cumprirem com essa demanda. O personagem vive em uma rotina de leitura, no qual lhe desperta a curiosidade de como seria o mundo fora do farol.
A sensibilidade que tem essa história vai te prender da primeira página ao final, sendo bastante cativante e sem cair no clichê; que sem dúvidas é a ?cereja do bolo?. O final é excelente e de certa forma te tira da zona de conforto, pois é um acontecimento totalmente inesperado.
A Hq tem uma leitura rápida por não ter muitas falas, mas é muito bonito e fluído a forma como a história é mostrada. Eu recomendo a leitura!
Tami Blythe 27/10/2022minha estante
Que interessante, gostei.

Alan 23/12/2022minha estante
Me identifiquei muito com o personagem, e isso e algo preocupante. A obra me motivou a tenta a muda o meu estilo de vida.

i.need.books 03/02/2023

Meu Deus, que livro!
Li tudo em menos de uma hora e me emocionei muito. Comecei a ler por recomendação de um canal no YouTube e fui surpreendida positivamente.
Trouxe reflexões e muita compaixão pelo Solitário. Amei o final.
Indico a todos!
Recomendação de idade (minha opinião): +10 (para entender melhor o conteúdo, mas não há NADA de inapropriado)
Pri 03/02/2023minha estante
Vc conseguiu ler 380 páginas em menos de uma hora? Nossa...

Jessyca 04/02/2023minha estante
1 hr? Como assim meu Deus ??

i.need.books 05/02/2023minha estante
É quadrinhos kkkkk

Pri 05/02/2023minha estante
Ah tá kkkkk

Roneide.Braga 08/02/2023minha estante
Também estou lendo por recomendação de uma YouTube ?

Readhim 06/11/2020

Solitário
Há tempos que não me emocionava como me emocionei com esta história.
Essa é, sem sombra de dúvida, uma das obras mais tocantes que entrei em contato nos últimos meses. Simplesmente incrível os simbolismos criados pelo autor para dar vida ao personagem Solitário: o mar envolto do isolado farol, os pássaros que simbolizam a liberdade, o peixe no aquário cercado por paredes de vidro, preso e sozinho como ele. Seu único companheiro, além do peixe, é um dicionário que usa para traçar analogias entre os verbetes e a imaginação (e o mais engraçado é que a interpretação é literal.) O final é puramente belo e eu não saberia como colocar em palavras. Talvez compaixão, humanidade e empatia sejam as que mais se aproximem. Altamente recomendado.
Dudu 06/11/2020minha estante
Uau! Linda resenha.

Readhim 06/11/2020minha estante
Obrigado :)

DAN LIMA 25/02/2021

Uma temática que transporta o leitor para várias dimensões, fazendo perder a noção da hora, do tempo...inacreditável!!!
O sentido da solidão em suas nuanças, a reflexão do ambiente em que se passa são profundas durante a leitura. É impossível não se sensibilizar.
A vida é uma Filosofia que nos oferece todos os dias a oportunidade de pensar, questionar e fazer acontecer.
Uma HQ de excelência, que mostra na sua essência a solidão e a empatia se comunicando. Parece um paradoxo, mas o significado é verossímil.
Final surpreendente e impactante.
Merece 10 estrelas. ;-)
Cheshire 25/02/2021minha estante
Eu quero muito ler. Mas tá muito caro ?

Ísis 26/02/2021minha estante
Verdade, viu! Eu li hoje, achei fantástica! *-*

DAN LIMA 27/02/2021minha estante
Sim, Ísis. Uma leitura marcante. ;-)

DAN LIMA 16/10/2021minha estante
Cheshire, compre na Black Friday. Geralmente, o preço baixa. Bjsssssss...:-)

Giordano.Sereno 27/08/2023

Uma história linda e cativante
Uma história muito bonita em um quadrinho para ler em uma sentada só, apesar de suas 380 páginas. A arte não atrapalha e a narrativa é muito bem construída. O autor se vale de recursos que só os quadrinhos permitem. Na minha opinião, esses são os quadrinhos que mais valem a pena ler. Mas não pude deixar de imaginar a beleza que seria se a obra fosse colorida.

O livro conta a história de um homem que vive completamente isolado em um farol. Nem sabemos o nome dele. Seus únicos companheiros são um peixe em um aquário e um dicionário velho. Por meio desse dicionário ele desenvolve um passatempo. Consulta os verbetes e fica imaginando o que eles significam. Essa é a parte mais divertida do livro.

O único contato do nosso herói é por meio de uma dupla de marinheiros que lhe levam mantimentos de tempos em tempos. Uma bela obra que recomendo a todos.

Ana 24/05/2020

Conceito, coesão e aclamação
Solitário, de Chabouté, é a minha primeira experiência lendo graphic novel, e não poderia ter começado de melhor forma. O livro é tocante e belo, no seu modo de mostrar a solidão do protagonista, e em diversos momentos me emocionei com a narrativa. O traço do autor é impecável e transmite todo o sentimento ali presente.

Chabouté você é ARTISTA!
Tulio.Ribeiro 30/05/2020minha estante
Senti a mesma coisa ao ler. Ainda por cima foi um ótimo contato com o gênero.

Rayane Lau 30/07/2020minha estante
Experimenta ler "Um Pedaço de Madeira e aço" e demais obras dele pela Pipoca e Naquim.

Davi785 10/07/2023

Perfeito!
Sempre me recomendaram essa HQ, mas somente agora eu conseguir apreciar calmamente essa bela história, com poucas palavras, que retratada bem a solidão.

A obra conta sobre a solidão de um homem, que vive em um farol sem nenhum contato com a humanidade, vivendo apenas de suprimentos entregues por dois marinheiros.
O solitário homem tem o hábito de ler, e a cada dia ele descobre algo novo, na qual lhe desperta a curiosidade de conhecer o mundo fora do farol.

Uma história muito linda e cativante, que vai te prender do início ao fim. A HQ tem uma leitura muito rápida, traços simples e poucos diálogos, mas que consegue te transportar rapidamente pra dentro da história, através das lindas e dinâmicas ilustrações. E com um final excelente e um pouco surpreendente.

Se você está a procura de algo rápido de ler, mas ao mesmo tempo tocante, cativante e reflexivo.
Recomendo demais a leitura!!

"Não precisa de muitas palavras pra contar uma linda história"

Cleber 06/03/2021

Palavras
Solitário, uma obra de sutileza e sensibilidade. Chabouté nos impreciona novamente, com a história de uma pessoa solitária que passa a vida descobrindo o mundo através das palavras de dicionário, sozinho em um farol, no meio do nada, até que surge outra alma que já foi também solitária e se solidariza com a solidão da criatura do farol.

Wamarisen 17/09/2023

O conhecimento o moveu
Um homem isolado, sem condições de sair de seu local de origem até que um marinheiro ex prisioneiro que conhecia a sensação de solidão o dar abertura para mudança. Gostei desse enredo, de como a atitude de alguém pode mudar sua realidade dependendo de como reage àquilo.
A obra em si é repleta de interpretação de imagem, aborda o isolamento social de uma forma muito crua, assim como o que a falta de conhecimento pode causar, ferindo e obrigando alguém a se auto-excluir ao não ter conhecimento mínimo sobre o mundo fora de sua realidade.

Jhones 06/09/2020

Nessa Graphic Novel, Chabouté nos conta a história de um homem que nasceu em um farol e vive sozinho desde que os pais morreram. Ele é conhecido pelo nome Solitário e nunca pisou em terra firme, se escondendo quando alguém se aproxima. Solitário usa sua imaginação para através dela tentar entender o mundo. Dois marinheiros trazem suprimentos regularmente por meio de um acordo feito pelo pai de Solitário antes de ele morrer. Ele vive nessa rotina, até que alguém decide tomar uma iniciativa que mudará sua vida.
A história é em sua maior parte contada com imagens, tendo poucos diálogos.
Através das imagens autor consegue nos dizer coisas sem utilizar as palavras.
Uma história simples, tocante e até cômica em alguns momentos. Vale muito a pena conhecer!
Christophe Chabouté é um quadrinista francês premiado, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos entre eles a HQ do clássico Moby Dick e Um pedaço de madeira e aço.

Pri Paiva 25/07/2021

Sozinho em um mundo vasto
Solitário transmite todo o peso que a solidão pode trazer.

A História é linda demais!

Os detalhes e pensamentos de uma pessoa que nunca conheceu o mundo e as coisas que nele existem é muito significativo.

O enredo nos mostra em cada quadrinho que se sentir só é um estado de todos nesta vida.

Podemos estar sozinhos no sentido literal da palavra ou podemos estar sozinhos por dentro.

O personagem principal é delicado e cuidadoso, mas vive sua solidão diariamente com normalidade.

Amei cada aspecto desse quadrinho e sua arte.
Amei o fato da imaginação sustentar a vida de uma pessoa e ser o bastante por longos anos.
Quem nunca viveu na imaginação?
Seja em sonhar com algo ou imaginar através da leitura?

O final nos aperta o coração e em seguida afrouxa um pouquinho.
Sentimento e leveza descreve plenamente o que senti ao virar a última página.

Um dos pontos fortes da história é mostrar que todos precisam de alguém. De fato, nunca estamos sozinhos, mesmo que se nos sentirmos assim.
No fundo ninguém vive sozinho e ninguém está sozinho de verdade.

Indico a leitura à todos!
Uma verdadeira arte.

Caroline.Martins 27/07/2022

Solitário
MLI 2022 - Labirinto dos sonhos; Item pedras precisosas: Um livro com no mínimo duas palavras no título.

Peguei a indicação da Tami do resenhando sonhos e esse foi um quadrinho que me trouxe muitas sensações, terminei com lágrimas nos olhos. Eu amei o fato de não ter tantos diálogos pois só as imagens já trazem o peso da narrativa e por ser preto e branco isso se intensifica.
Eu amei a experiência com esse autor e quero ler mais quadrinhos dele.

Ica 17/03/2020

Tocante
Uma história profunda, às vezes triste, mas muito tocante. De uma sensibilidade incrível. Recomendo.

Duda 10/10/2020

Reflexivo.
Leitura fluída e reflexiva. Comecei achando arrastado e terminei tristonha por ser tão rápido. Fiquei com um aperto no peito no finalzinho.