O Local da Cultura

O Local da Cultura Homi K. Bhabha

Resenhas - O Local da Cultura

dan_rbn 05/01/2016

Inacessível
Não há dúvidas sobre a relevância da obra para o avanço das ciências humanas,
Contudo, não se pode ignorar a inacessibilidade da obra. Avançar cada linha, cada parágrafo, é uma batalha exaustiva.
Creio que seria possível registrar os mesmos conceitos sem a necessidade desta linguagem ~absurdamente~ intricada, difícil.
brunossgodinho 27/05/2016minha estante
Estou lendo apenas a introdução do texto para uma disciplina do meu mestrado. E a sensação é a mesma: uma imbricação absurda de ideias que torna quase impossível de acompanhar. Mas tenho a impressão de que isso é característico desse pensamento pós-moderno, pós-colonial, "pós-" tudo. É uma prolixidade, associada a uma profusão e complexificação de ideias e temas num mesmo texto que tentam dar conta da mesma profusão e complexidade dos objetos abordados pelos autores. Parece até que a simplicidade não é uma opção.

Ronaldo.Pantoja 12/05/2020minha estante
Dan, tive a mesma impressão, mas tem um detalhe (que me fez pensar muito sobre o papel da tradução) li o livro em ingles (PDF) porque tinha pressa para escrever um trabalho e tive poucas dificuldades para lidar com o texto. Depois consegui o livro físico e percebi que a leitura tinha se tornado MUITO mais difícil. Minha conclusão é que o trabalho de tradução prejudicou muito a assimilação do texto.

Kevin 02/08/2020

Comecei a ler há meses, mas prosseguia aos poucos, como já pontuaram, é um livro difícil, muitas e muitas ideias e autores, sobretudo os do pós-estruturalismo, teoria crítica (que por si só já são complexos e difíceis). É um amálgama com Lacan, Foucault, Derrida, Deleuze, enfim. Assim como o livro da Spivak, é nítido que a facilidade de transmissão de ideias e uma escrita "compreensível" de imediato não é uma constante. No entanto, são assuntos e ideias interessantes, Said, Spivak, Bhabha, Chakrabarty, etc., uns mais difíceis de ler que outros, continuam sendo importantes para pensar a teoria pós-colonial, o campo dos estudos subalternos, enfim. Porém, como contam com influência da teoria crítica, é bom ter noção prévia de alguns autores europeus.

Elias.Fernando 08/06/2020

Descolonizando...
O livro levanta a questão pós-colonial em oposição a suposta homogeneidade do ocidente. Debate sobre questões de identidade, raça e sobre a repressão ocidental e colonializadora. Um livro que tive muita dificuldade em entender, por não ter a bagagem de leitura necessária e por se tratar de um tema complexo. Acredito que seja importante entender o debate que se desenvolve, evidenciando a luta por legitimidade de outras perspectivas.