A miséria da teoria

A miséria da teoria E. P. Thompson

Resenhas - A Miséria da Teoria

Rivanio.Raimundo 20/10/2015

Uma defesa da História
A miséria da teoria. E. P. Thompson.
Um livro que deve ser lido por tido historiador no mais profundo significado do termo. É exposto conceitos e categorias da ciência históricas e como ela é produzida no trabalho do historiador, que é realizada completamente diferente da filosofia, que é o ponto central da obra na critica à Althusser.
Na crítica que faz a Althusser é demonstrado como o estruturalismo proposto por este filosofo é construído a partir de uma ordem rígida e fechada, ou seja, a teoria já estabelecer os resultados do processor de pesquisa e de produção do conhecimento científico. Nesta crítica é expandida também ao marxismo, por em suas analises e produção do conhecimento que é feito tendo o aspecto econômico como sendo o objeto único que estabelece a condição de analise. Neste ponto Thompson defende o trabalho do historiador que é feita a partir da experiência, da necessidade, que são aspectos não somente feitos a partir da face econômica. Nós seres humanos não somos somente analisados pela faceta do lado econômico, mas temos uma variedades de subjetividades, que são características do humano.
Então, este livro é imprescindíveis para nós Historiadores, que queremos uma independência de outras ciências e manter a sua soberania como uma ciência.