Obreiros da Vida Eterna

André Luiz

Resenhas - Obreiros da Vida Eterna

1 | 2 | 3 | 4 | 5

viihast 15/02/2024

"As forças mentais estão revestidas de maravilhoso poder."
Nessa sequência da coleção de André Luiz, o 4° livro fornece notícias das zonas de erraticidade que envolvem a crosta do mundo, comentando os quadros emocionais que se transportam do ambiente obscuro para as esferas imediatas às cogitações e paixões humanas; mais uma vez, esclarece que a morte é campo de sequência, sem ser fonte milagreira, que aqui ou além o homem é fruto de dele mesmo, e que as Leis divinas são eternas organizações de justiça e ordem, equilíbrio e evolução. Acompanhamos alguns resgates nas zonas umbralinas e desencarnações das mais simples até às mais complicadas na crosta terrestre.
Em "Obreiros da Vida Eterna", acompanhamos espíritos como o do assistente Jerônimo, Padre Hipólito, a enfermeira Luciana e, claro, André Luiz. Os quatro constituem uma pequena equipe de trabalho, incumbida de operar na crosta planetária durante trinta dias, aproximadamente, em caráter de auxílio e estudo, com vistas ao aprimoramento e desenvolvimento espiritual.
Dos quatro livros que li até agora, esse para mim foi o mais "pesado", talvez até para o próprio André Luiz, já que deixa explícito sua dificuldade em diversos momentos durante o livro.
Gostei muito da conversa entre André Luiz e Gotuzo, por mim ele poderia ter feito parte da equipe do médico, mas ele apareceu novamente para preparar sua reencarnação.
Mais um livro com uma leitura muito fluida, de fácil entendimento, e de grande importância para a literatura espírita.
Pessoalmente, é sempre interessante esses relatos sobre como funciona os desencarnes visto do ponto de vista espiritual, e esse livro aprofunda ainda mais nesse quesito, nos mostra o quão importante é cuidar de nossos corpos físicos, já que são como um empréstimo, quanto mais denegrir nosso corpo, pior será nosso desenlace. Que possamos ter consciência disso e nos preocuparmos cada dia mais com essa questão, cuidando do nosso corpo, da nossa alimentação e principalmente dos nossos pensamentos.

"A morte não extingue a colaboração amiga, o amparo mútuo, a intercessão confortadora, o serviço evolutivo. As dimensões vibratórias do universo são infinitas, como infinitos são os mundos que povoam a Imensidade. Ninguém morre. O aperfeiçoamento prossegue em toda parte."

"A vida renova, purifica e eleva os quadros múltiplos de seus servidores, conduzindo-os, vitoriosa e bela, à união suprema com a Divindade."

"Como acontece aos que chegam à crosta da Terra, os que saem dela encontram igualmente sociedades e instituições, templos e lares, onde o progresso continua para a frente e para o Alto."

"Prossigamos, pois, no serviço da verdade e do bem, cheios de otimismo e bom ânimo, a caminho de Jesus, com Jesus."

"Céu e inferno residem dentro de nós mesmos. A virtude e o defeito, a manifestação sublime e o impulso animal, o equilíbrio e a desarmonia, o esforço de elevação e a probabilidade da queda perseveram aqui, após o trânsito do sepulcro, compelindo-nos à serenidade e à prudência."

"A Terra é também nossa grande mãe, cujos braços acolhedores se estendem pelo espaço além, ofertando-nos outros campos de aprimoramento e redenção."

"As criaturas, porém, atravessam breve período de existência no mundo carnal. A maioria demora-se nas estações expiatórias do resgate difícil e confunde-se nas vibrações perturbadoras do sofrimento e do medo."

"Agarradas às sensações do dia que passa, ignoram como dilatar a esperança e transformam a separação provisória numa terrível noite de amarguroso adeus. Vítimas da ignorância em que se comprazem, internam-se em florestas de sombras, onde perdem toda a paz, convertendo-se em presas delirantes dos infernos de horror, criados por elas mesmas nos desvairamentos passionais."

"(...) a nossa família se encontra em toda parte."

"Toda conversação prepara acontecimentos de conformidade com a sua natureza."

"Quem busca uma casa especializada em abençoar não pode hospedar ideias de ódio ou maldição."

"(...) com exceção de raríssimos casos, todas as anomalias de ordem mental se derivam dos desequilíbrios da alma."

"As noções reencarnacionistas renovarão a paisagem da vida na crosta da Terra, conferindo à criatura não somente as armas com que deve guerrear os estados inferiores de si própria, mas também lhe fornecendo o remédio eficiente e salutar."

"(...) o missionário do bem, onde se encontre, é sempre um semeador de luz."

"(...) o Espírito reencarnado que adquire recordações, não obstante menos precisas, do próprio passado candidata-se, inelutavelmente, à loucura."

"O Evangelho aplicado ensina-nos a improvisar os recursos do bem nas situações mais difíceis."

"A confiança no Poder divino é a base do júbilo cristão, que jamais deveremos perder."

"Cada Espírito, herdeiro e filho do Pai altíssimo, é um mundo por si, com as suas leis e características próprias."

"Cada trabalhador fiel ao seu dever possui valor específico, incontestável. A obra divina é infinita."

"Todo mal, ainda que perdure milênios, é transitório. Achamo-nos apenas em luta pela vitória imortal de Deus, contra a inferioridade do ?eu? em nossas vidas. Toda expressão de ignorância é fictícia. Somente a sabedoria é eterna."

"Decidamos, pois, qualquer problema a sobrevir, com resolução e confiança em nosso Pai e em nós próprios."

"Transferimo-nos de residência, pura e simplesmente, e tanto trazemos para cá indisposições e doenças, como as investigações e processos de curar."

"O corpo astral é organização viva, tão viva quanto o aparelho fisiológico em que vivíamos no plano carnal."

"(...) nem a Ciência nem a Religião nos prepararam convenientemente para enfrentar os problemas do homem desencarnado."

"O velho egoísmo humano é criador de cárceres tenebrosos."

"(...) a prece é talvez o poder máximo conferido pelo Criador à criatura!"

"Para o Espírito culpado e sofredor, as lágrimas são também uma chuva benéfica que refrigera o coração."

"Trazemos na própria consciência o arquivo indelével dos nossos erros (...)"

"Qual de nós não terá sido defrontado pela tormenta da ignorância? Todos tivemos pedras e espinhos na longa estrada da redenção. Muitas vezes caímos; entretanto, a mão invisível do Senhor arrebatou-nos, misericordiosa, do mergulho na lama ou das furnas do abismo! Tem coragem e levanta-te intimamente para o novo dia."

"O pensamento de gratidão a Deus, dentro das sombras do sofrimento, é como raio brilhante de aurora, preludiando a vitória plena do Sol sobre as trevas densas da noite."

"Não te esqueças, porém, de que Jesus é o divino Médico. Aceita a tua necessidade de medicação e dirige-te a Ele na súplica sincera de quem deseja a cura real para a vida eterna."

"Nossas existências são dias abençoados de trabalho, em que, ao sol do dever nobilitante e às chuvas da experiência construtiva, desabrocham e crescem nossas faculdades divinas para a Eternidade."

"(...) o Senhor jamais nega recursos de retificação aos que lhe rogam socorro, no propósito fiel de reconquistar a harmonia divina."

"Após a travessia do túmulo, continuamos trabalhando e edificando, iluminando e redimindo..."

"Façam-se as obras da vida não como queremos, mas como o Senhor determine. Grande é a beneficência do Pai para conosco. Repartamo-la em serviço de fraternidade e esclarecimento, na harmonia comum."

"O conhecimento da Divindade e o roteiro celeste serão encontrados dentro de nós mesmos."

"Tolerai os inimigos gratuitos do bem, desesperados e infelizes, que nos perseguem e maltratam, orando por eles, porque o poder renovador se manifestará, convidando, por intermédio do sofrimento, a que se arrependam e se convertam."

"Todo lugar do universo, portanto, pode ser convertido em santuário de luz eterna, desde que a execução dos divinos desígnios seja a alegria de nossa própria vontade."

"A Lei divina, de fato, perfeita em seus fundamentos, é igualmente harmoniosa em suas aplicações."

"Nossos amigos da esfera carnal são ainda muito ignorantes para o trato com a morte. Em vez de trazerem pensamentos amigos e reconfortadores, preces de auxílio e vibrações fraternais, atiram aos recém-desencarnados as pedras e os espinhos que deixaram nas estradas percorridas. É por isso que, por enquanto, os mortos que entregam despojos aos solitários necrotérios da indigência são muito mais felizes."

"(...) as câmaras mortuárias não devem ser pontos de referência à vida social, mas recintos consagrados à oração e ao silêncio."

"(...) a imortalidade é sublime. Nunca houve adeus para sempre, na sinfonia imorredoura da vida."

"(...) a Lei Divina é sempre a mesma para todos."

"(...) cada homem, por si, elevar-se-á ao céu ou descerá aos infernos transitórios, em obediência às disposições mentais em que se prende."

"Criaturas perversas não amedrontam almas prudentes."

"A Providência jamais se empobrece e nos enriquecerá de bênçãos."

"Ninguém, senão Deus, detém poderes absolutos."

"O futuro pode ser calculado em linhas gerais, mas não podemos prejulgar quanto ao setor da interferência divina. O Pai efetua a organização universal com independência ilimitada no campo da sabedoria infalível."

"Deus sabe, enquanto nós nem sequer imaginamos saber."

"Os suicidas costumam sentir, durante longo tempo, a aflição das células violentamente aniquiladas, enquanto os viciados experimentam tremenda inquietação pelo desejo insatisfeito."

"Prejudicando a matéria, complicaremos o quadro de serviços que nos é indispensável e estacionaremos, em qualquer situação, a fim de restaurar o patrimônio sublime posto à nossa disposição pela Bondade imperecível."

"Tanto seremos compelidos ao trabalho regenerador na encarnação como na desencarnação, na existência da carne quanto na morte do corpo, tanto no presente como no futuro. Ninguém se colocará vitorioso no cume da vida eterna sem aprender o equilíbrio com que deve elevar-se. Daí as atividades complexas do caminho evolutivo, as diferenciações inumeráveis, a multiplicidade das posições, as escalas da possibilidade e os graus da inteligência, nos variados planos da vida.?

"(...) morrer é muito mais fácil que nascer. Para organizar, na maioria das circunstâncias, são precisos, geralmente, infinitos cuidados; para desorganizar, contudo, basta por vezes leve empurrão."

"Indubitavelmente, cooperação e carinho são estimulantes sublimes na execução do bem, mas há que evitar a intromissão do fantasma do egoísmo a expressar-se em tirania sentimental."

"A existência carnal constitui aprendizado demasiadamente sublime para que possamos reduzi-la à classe de mera enxovia comum.?

"Não vos esqueçais, meus amigos, de que todos nós, individualmente considerados, somos herdeiros ditosos da sabedoria e da luz."

Vê Lemes 19/12/2023

Desencarne
Um livro que acompanhanha diversos processos de desencarne na visão de quem está do lado de lá.
Muitíssimo esclarecedor. ??

Karol 29/11/2023

Mais um livro muito esclarecedor.
Muito bom esse livro. Esse nos acende o desejo de permanecermos sempre na senda do Mestre Jesus, do trabalho edificante no bem.

Carla.Parreira 23/10/2023

Obreiros da vida eterna
André Luiz conta que foi conduzido pelo assistente Jerônimo ao ?Templo da Paz?, para assistirem a uma palestra sobre a filosofia espiritual da evolução. É descrito ?um grande globo de substância leitosa? que exibe quadros vivos (fotografia animada) das ações socorristas nas zonas espirituais inferiores, onde estão desencarnados sofrendo em ambiente de terror que são verdadeiros despenhadeiros repletos de monstros horripilantes.
Tal região trevosa é chamada de o ?abismo?, onde espíritos infelizes se apresentam como feras (às vezes, gigantescos sáurios) sendo repelidos por raios elétricos de choque. De tempos em tempos as equipes socorristas empregam ali o ?fogo depurador?, a benefício da região e dos seus tristes habitantes. Grupos socorristas recebem últimas instruções no ?Santuário da Bênção?, antes de partir rumo às missões de auxílio, nas proximidades da Crosta Terrestre. Há proveitosas lições sobre a loucura (origens, efeitos, tratamento e cura, pelas noções reencarnacionistas), num verdadeiro ?curso rápido de Psiquiatria?, sob novo aspecto.
No interior de uma câmara estruturada em material similar a vidro puro e transparente, uma tela cristalina capta vibrações mentais e forma quadros vivos de paisagem de águas mansas, em paz, e de árvore frondosa, representando, esta, a vida. Tudo isso para recepcionar um admirável emissário espiritual de esferas superiores.
Há apreciável demonstração filosófica de como a evolução do homem tende ao infinito. A equipe de André Luiz parte em viagem e, a caminho, estaciona na ?Casa Transitória de Fabiano?, grande instituição piedosa, fundada por Fabiano de Cristo, nas cercanias da Crosta. Singularidade dessa instituição: é asilo móvel e quando há necessidade, transporta-se para outras regiões espirituais. Tem defesas elétricas, contra invasões de Espíritos maldosos. Ali serão recolhidos quatro Espíritos, cuja desencarnação terá o amparo da equipe.
O livro também apresenta o depoimento de Gotuzo, um médico que assim como André Luiz, peregrinou em zonas purgatoriais após a desencarnação e agora auxilia espíritos necessitados. Há substanciosa descrição das reencarnações expiatórias, nas quais o livre-arbítrio do reencarnante não é atendido. André Luiz expõe interessante quadro de clarividência entre desencarnados, quando um espírito com essa ?especialidade? (clarividência), desdobrado, vê e narra as ações infelizes de um espírito sofredor, quando encarnado. Essa atividade é especialmente realizada a benefício do referido espírito sofredor, que se mostrava recalcitrante. Além disso, mostra o esforço assistencial nas zonas inferiores e registra como encarnados em desdobramento espiritual pelo sono são recebidos na Casa Transitória, para encontro com parentes desencarnados.
Há o raro fenômeno de um espírito desencarnado (Luciana) ser médium de psicofonia para que um outro espírito elevado (Letícia) comunique-se com o filho (Gotuzo) e também com a assembléia formada por André Luiz, sua equipe e outros espíritos trabalhadores na Casa Transitória. Em atividade assistencial de grande impacto, (com emprego do ?fogo depurador? na área externa) é descrito o recolhimento de espíritos necessitados na Casa Transitória.
A seleção ocorre conforme a aura dos candidatos, que demonstra seu arrependimento sincero. André Luiz e companheiros, sediados no lar de Adelaide, no plano terreno, recolhe ali os espíritos que serão por eles auxiliados e os conduz à Casa Transitória, para breve palestra elucidativa quanto à breve desencarnação deles. É descrito o processo de uma desencarnação com auxílio da equipe de André Luiz, com pormenores altamente educativos, do ponto de vista espiritual. É citado o caso de um desencarnante que logo contemplará seu passado, em visão panorâmica.
Alguns casos de desencarnação são descritos. Há advertência para médiuns aprendizes, que tentam ou observam contatos apenas com espíritos elevados e que, não o conseguindo, logo desertam. Relata caso de suicídio inconsciente (expressão inédita no Espiritismo). Sobretudo, há lições de como devem os encarnados comportarem-se num velório: em oração e silêncio! É comentada ação de espíritos malfeitores que se ajuntam nos cemitérios, aguardando a chegada de despojos humanos para deles subtrair resíduos vitais. Há registro do tormento de espíritos desencarnados que não se desatam do corpo em decomposição.
O livro também cita o interessante efeito da água num banho morno, retirando matéria fluídica prejudicial (das glândulas sudoríparas). Mostra novamente os resultados salutares do culto doméstico da prece. Cita uma moratória terrena concedida a uma pessoa prestes a desencarnar, concessão essa que visa beneficiar toda uma coletividade (crianças órfãs). Em seqüência especifica o caso de uma desencarnação complicada, acrescida dos graves inconvenientes da eutanásia.
Narra o quanto o merecimento influi numa desencarnação tranqüila, a ponto do próprio espírito desencarnante realizar o desligamento perispiritual do corpo físico, cabendo à equipe espiritual especializada apenas o ato conclusivo da liberação (desate do cordão prateado).
E, por fim, a equipe de André Luiz e os quatro espíritos (Dimas, Adelaide, Cavalcante e Fábio) recém-libertos do corpo físico vão para Nosso Lar depois de despedirem-se dos amigos da Casa Transitória onde foram hóspedes logo após desencarnarem.

pi 22/10/2023

Livro 29 de 2023
Mais uma obra de André Luiz. Tenho tido um pouco mais de dificuldade em me envolver com as obras da coleção.

Karla.Kassiane 18/10/2023

Obreiros da Vida Eterna é o quarto livro da coleção ?A vida no mundo espiritual?, do Espírito André Luiz e psicografado por Chico Xavier em 1946.
O livro conta a história de André e um grupo que sai em missão à crosta terrestre para ajudar no desencarne de algumas pessoas que foram boas durante a vida na terra, independente de credo. Durante a missão eles ficam hospedados em uma casa transitória no umbral, nessa casa também se passam algumas histórias comoventes.
Os livros dessa coleção são especiais, não são apenas histórias ou conteúdos espíritas com exortações/ilusão de um mundo perfeito, NÃO, André Luiz cutuca na ferida humana, pois sempre tem algo que você se identifica e percebe como poderia ter feito ou poderá fazer diferente. Com certeza vai entrar pra fila do ?ler novamente?.

ju.c 09/08/2023

Demorei muito para ler esse livro. Trás muitos relatos de experiências sobre o desencarne e a mente humana. É, sem dúvida, um livro pra ler e estudar com calma.

Katy :) 23/06/2023

"Céu e inferno residem dentro de nós mesmos."

"Todo mal, ainda que perdure milênios, é transitório."

"Seria completo o nosso regozijo, havendo lágrimas atrás de nossos passos?"

"A visão imperfeita dos homens encarnados reclama o exame acurado dos efeitos, mas a visão divina jamais despreza minuciosas investigações sobre as causas..."

Leitura muito esclarecedora e edificante... Quero ainda concluir esta série de André Luiz.

Déa 18/06/2023

André Luiz vai para uma casa transitória para aprender e ajudar no trabalho em casos de desencarne, ajudando irmãos no retorno à vida espiritual.

Maria Clara 06/06/2023

Um incrível exemplar trazido por Andre Luiz e Chico Xavier. Histórias que tocam o coração e nos trazem lindos ensinamentos.

Evelyn.Vilela 01/06/2023

Uma viagem
Este livro nos conduz em caravana de observação junto à André Luiz, nos impõe questionamentos que são também os dele e por alegria são atendidos.
Acompanhamos o desenlace de alguns irmãos tanto na forma material quanto espiritual. Um livro para estudo.
Gratidão

eduanton 02/05/2023

Processos de desencarnação
André Luiz narra um mês de missão s espiritual junto do instrutor Jerônimo e outros com legas, em que tiveram por base a casa transitória de Fabiano, comandada pela irmã Zenóbia, para auxiliar no processo de desencarnação de alguns irmãos com méritos espirituais, mostrando que cada processo desencarnatório é único.

Lutty1 22/04/2023

Mais uma vez André Luiz nos mostra que a morte não modifica o ser da noite para o dia. Fruto de nós mesmos, precisamos aprender a caminhar segundo as leis Divinas e assim nos tornarmos equilibrados para alcançar nossa evolução. Vale a pena ler e reler...

Mariana 04/11/2022

Poderia ser mais atual
Uma leitura bastante densa, que nos traz muitas informações sobre o mundo espiritual, pena que as explicações sejam tão superficiais (pelo menos ao meu ver). A escrita antiga e o uso de palavras pouco usuais no nosso cotidiano deixam a leitura muitas vezes cansativa. Acho interessante que a comunidade espírita pudesse deixar os estudos um pouco mais com a cara dos dias atuais, atualizando as linguagens e talvez colocando alguns verbetes explicativos sobre os fenômenos descritos na história.

Fábio Tomaz 13/10/2022

Viver a Lei Divina é fundamental.
Mais uma etapa no aprendizado de André Luiz e sua adaptação ao mundo Espiritual.
É envolvente e educador experienciarmos por meio das vivências deste nosso irmão, como que o mero desenlace do vestuário corporal nada mais é que mera troca de paragens. O que somos aqui continuamos sendo lá e o que levamos é apenas o que conquistamos em termos de qualidades morais e conhecimentos. Conhecer a verdade do mundo Espiritual é apenas o primeiro passo, mas viver e se preparar para retornar à pátria espiritual é o que realmente importa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5