Laços

Laços Domenico Starnone

Resenhas - Laços

brunamp 27/03/2024

Cru
Uma história sobre uma família comum, que se acha em qualquer canto. Escrita super analítica e crua dos personagens, amo esse tipo de livro que escancara as nossas mazelas.

Roberta.Vilarino 25/03/2024

Mais um candidato a livro favorito !
Uma trama familiar engenhosamente escrita.para nos fazer visitar os laços que nos sustentam ao longo da vida, especialmente a nós, monôgamicos.

O peso das nossas escolhas e seus complexos reflexos nas relações familiares. Um obra escrita de maneira inteligente que traz à tona questões muito reais e corriqueiras.

"Em toda casa há uma ordem aparente, e uma desordem real."

Fernando.Hasil 24/03/2024

Trilogia do Starnone
Primeiro livro da trilogia sentimental do Starnone, ótima história dos segredos e dores de um amor longevo e seus percalços.

Stella 25/02/2024

O único defeito é que acaba...
Com uma história interessante e muito bem escrita, Laços é o tipo de leitura que, após acabar, traz a sensação de querer continuar, querer saber mais...
Permeado por drama, mistério e romance, Laços envolve todos os acontecimentos, e com a mesma facilidade, envolve o leitor.
Brilhante!

Carolina1059 24/02/2024

Laços
Impressionante como a escrita de Starnone é tão parecida e envolvente quanto a de Elena Ferrante.
Em Laços o autor discorre sobre o casamento, o rompimento devido a traição de Aldo e as mazelas da vida familiar durante esses 50 anos de convivência do casal e seus dois filhos.
Recomendadíssimo!

GilC 20/02/2024

Os nós - nos enlaçam?
O romance é divido em três partes: as cartas da esposa traída, a versão do marido sobre o relacionamento com sua família e o retrato devastador da ausência paterna na vida da filha do casal.
A melhor parte é a última, quando a filha começa a soltar toda sua acidez sobre os estragos que adultos disfuncionais podem causar na sociedade quando decidem ter filhos - e deixá-los a mercê da própria sorte e traumas.
Laços é uma história de família, de decisões mesquinhas, de mentiras covardes e autoengano, mas que não resvala no lugar comum da ambivalência que existe em ficções rasas: pelo contrário, aqui não há lados, é uma esfera em que os culpados e os inocentes seguem juntos, misturados pelos estragos que causam ao redor e a si mesmos. Afinal de contas, o amor também pode ser ruína.

O Menino a Lua e os Livros 13/02/2024

Laços tem camadas profundas e interessantes
Embora seja um livro sobre relações, Laços, do italiano Domenico Starnone, é um livro sobre ausências e pesos. Retrata de maneira profunda a ausência de amor que foi se elaborando através dos anos dentro de uma família. A separação nunca perdoada, o distanciamento dos filhos. Domenico vai amarrando essas ausências e vazios e com sua linguagem refinada, vai dando ao leitor uma história que se distancia e se aproxima ao mesmo tempo da realidade do leitor.

@litera.tu 12/02/2024

Amei tudo nesse livro
Amei cada página, amei a escrita, a forma como a história é contada, como de forma muito realista mostra personagens humanos com acertos e erros, e principalmente os impactos que o relacionamento entre os pais causam nos filhos. Com certeza lerei outros livros do autor

Bruno 09/02/2024

Família é igual em qualquer lugar
Eu tentei muito me entregar pra esse livro, no entanto, algum aspecto ou elemento contido nessa obra não me bateu a euforia que outras já me proporcionaram.

A escrita é linda, com certeza, ela perfura o leitor a cada capítulo, o qual acompanha a história de uma família completamente disfuncional, à vista de uma tradição italiana do século 19.

Consegui não tomar o lado de nenhuma das partes, talvez fosse isso que o autor quisesse afinal kkkk mostrar que em um caso de família, não há justificativa plausível para certas atitudes, uma vez que a recepção de comportamentos alheios não cabe interpretação, tendo em vista a particularidade intrínseca dada a cada personagem.

E é fazendo-se participante de uma história que se constrói no emaranhado de decisões individuais, que esse núcleo familiar se torna progressivamente mais destrutivo.

¨Cain¨ 27/01/2024

Quebra pau italiano
Uma família problemática. O pai da família trai a esposa e some de casa, a mulher sofre horrores e os filhos acabam tendo problemas com os pais por consequência. Internamente.
Consigo entender todos os lados. Ainda mais se pensar que é uma história de uma época onde divórcios não eram recorrentes. A mulher sofre demais. A ponto de ser um trauma. Uma ferida nunca sarada. O homem se sente pressionado. Quer uma vida de paz e faz a PIOR escolha possível do PIOR jeito possível. Os filhos infelizmente são esponjas, absorvendo todo o estresse.
Fiquei decepcionado. Esperava um livro muito bom, mas na terceira parte já queria largar o livro.
Dizem muito ser a versão masculina da Elena Ferrante, autora que ainda não li. Após esse livro, tirei um dos livros dela da lista de desejos. Ficando somente com A Filha Perdida. Mas honestamente, após esse livro, estou com receio de ler.

Leila Diniz 25/01/2024

Laços que unem, mas também torturam
Livro de leitura rápida, mas intensa. Personagens reais, crus, que mostram toda a complexidade dos sentimentos humanos e dos impactos que as ações de cada um pode causar na vida daqueles que estão ao nosso redor.

Flávia Menezes 22/01/2024

??????? LAÇOS DE FAMÍLIA.
?Laços? é um romance do escritor, roteirista e jornalista italiano Domenico Starnone, publicado em outubro de 2014, e que traz em sua trama um drama familiar bastante provocativo e arrebatador, com uma narrativa tão repleta de honestidade, que ao final, nos sentimos como cúmplices de todo o sofrimento que os seus personagens experimentaram ao longo dessas páginas.

Dividida em três partes, primeiramente temos acesso às cartas que Vanda escreveu para o marido Aldo, logo após ele a ter surpreendido com uma confissão tão perturbadora, que mudaria completamente o rumo desse casamento.

A narrativa de Vanda é dolorosa, e ela não nos poupa de nenhum detalhe de tudo o que a revelação do marido a fez sentir. Tenho que confessar que por este motivo, essa é uma das partes mais difíceis da história, porque ver tudo o que aconteceu através dos seus olhos, e sentir toda a sua raiva, sua indignação e o quanto ela se sente decepcionada e ferida é algo bem intenso, muito embora não concordemos com tudo o que ela faz ou diz.

Já na segunda parte, entre passado e presente, conheceremos o lado da história contada por Aldo, o marido.

A parte dele é a mais longa, mas também é aquela em que compreendemos que realmente toda história tem dois lados, e que muitas vezes não existem culpados e inocentes, porque tudo o que acontece em uma relação não é por acaso, mas vem de um processo no qual os dois fazem parte e tem parte no ocorrido.

O mais profundo da parte narrada por ele, é que Aldo nos conta o que ele sente em relação a cada um dos envolvidos nesta história. Sendo assim, em um momento vemos o Aldo-marido, em outro o Aldo-pai, mas também compreenderemos os sentimentos do Aldo-homem.

Neste ponto do livro, não é sobre do lado de quem estamos, porque o que queremos mesmo é primeiro entender tudo o que aconteceu, e o que cada um tem a dizer, não para tomarmos partido, mas para entender o tamanho da dimensão que o ocorrido trouxe para essa família.

Já na terceira parte temos a libertação de todas as mágoas que Anna e Sandro, os filhos desse casal, guardaram durante muitos anos sobre o que houve. Suas dores, suas mágoas, seus traumas são profundos como é profundo tudo o que os pais acabam por trazer para os filhos quando os incluem nos problemas do casal. E esse efeito o autor vai nos mostrar com muita maestria.

?Laços? é uma história forte, intensa, e muito honesta de um drama familiar que (infelizmente!) já foi vivenciado por muitas famílias no mundo todo, embora não da mesma forma, e nem com o mesmo desfecho.

Para mim esta foi uma leitura que me prendeu tanto, e me deixou tão reflexiva que não pude largar o livro até terminá-lo.

E muito embora eu não tenha a mesma visão de vida que seus personagens têm sobre o ocorrido (que vontade que eu fiquei de falar com alguém sobre este livro!), foi interessante poder acompanhar a forma como essa família conseguiu lidar ao seu modo com todas as suas dificuldades, e ver como nem sempre a escolha que parece a certa é aquela que menos trauma traz. De fato, ou você escolhe tudo e vive feliz com sua escolha, ou então seu sacrifício só irá gerar mais dor (nunca será sobre ficar, mas sobre ?estar?).

Preciso dizer que o desfecho foi muito libertador, e que depois de tudo, me trouxe até um sentimento de reparação... de restabelecer a ordem na família. E ao meu ver, eu acho que realmente restabeleceu!
Craotchky 22/01/2024minha estante
Simplesmente adoro drama familiar e conflitos humanos no geral, então achei o enredo muito interessante; do tipo que imagino gostar. Só conhecia o livro de ter visto a capa e o título. Dois elementos cheios de beleza, diga-se de passagem...

Flávia Menezes 22/01/2024minha estante
Filipe, se gosta de um bom drama familiar?.esse é o livro perfeito! ??? E tem toda razão! Que capa e título mais belos. Exatamente os elementos que me chamaram a atenção de cara!

Dani 23/01/2024minha estante
Amiga, difícil te acompanhar nas suas leituras hein?! ?

Minha lista só cresce a cada resenha sua!

Flávia Menezes 23/01/2024minha estante
Amiga, esse é forte, mas ele (o autor) escreve tão bem que não dá vontade de parar de ler até acabar!! E como é curtinho, dá pra ler mais rápido mesmo. Mas vale à pena, amiga! ??

Dani 23/01/2024minha estante
Já vou adicionar na minha lista! ?

Flávia Menezes 23/01/2024minha estante
Adiciona sim, amiga! Esse livro rende boas reflexões viu? Fiquei desesperada pra comentar porque é só um ponto de vista de vários que podemos ter. ??

Dani 23/01/2024minha estante
Já vou começar assim que terminar esses em andamento? só você pra me aguçar desse jeito!

Flávia Menezes 23/01/2024minha estante
Dani, amiga?vai começar mesmo? Precisamos conversar depois que terminar! ????

Dani 24/01/2024minha estante
Vou começar sim, amiga! Você pode mandar pra mim??? ?

Maíra 04/01/2024

Li o livro após ler Dias de Abandono, da Elena Ferrante, pois há rumores de que esse seria um "livro resposta" ao Dias de Abandono. As personagens são diferentes, mas o contexto dos dois é muito próximo de fato. Achei muito interessante ler histórias muito parecidas com perspectivas diferentes, lá da mulher, aqui do homem e dos filhos. Vale a pena ler os dois em conjunto.
Thay.Santos 10/01/2024minha estante
Não sabia sobre esse da elena vo ler pra ontem RS obrigado

Aline Parreira 02/01/2024

Logo nas primeiras páginas tive que parar.

Tinha pego o livro errado?

Estava vendo...ou melhor, lendo, a personagem Olga de "Dias de Abandono" ali.

A mesma mulher. Abandonada, traída pelo marido. Jogando toda sua amargura, toda sua tristeza, toda sua incapacidade de aceitar a separação, na cara do marido, aqui, através de cartas.

Mas não. Era outro livro, outra personagem.

Existem muitos boatos de que Elena Ferrante é pseudônimo da mulher de Domenico Starnone ou que é o próprio autor.

A partir de hoje, acredito totalmente nisso!

Toda escrita remete à "Dias de Abandono".

Sim, eu sei! "Laços" foi escrito antes que "Dias de Abandono". Mas como li o livro de "Elena Ferrante" primeiro, estou fazendo a comparação reversa.

"Laços" também expõe o ser humano por dentro. Sem filtro.

A infelicidade que entranha nas pessoas que vivem juntas por obrigação, por convenções sociais.

"Os infelizes podem ser cruéis". Domenico expõe isso.

"Os únicos laços que contam para nossos pais, são os que eles usaram a vida inteira para torturar um ao outro".

Rafa 31/12/2023

Da mesma forma que amei Segredos, também do Starnone, amei laços. Starnone nos apresenta personagens que por muitas vezes são intragaveis e mesmo assim faz com que a gente se afeiçoe a eles e queira ficar do lado dele pra saber como a história termina, e da mesma forma que acontece em Segredos a narrativa muda drasticamente de acordo com qual personagem tá narrando no momento e no fim nos surpreende com uma virada de chave que não esperavamos. Super recomendado!!!