Belchior

Belchior Jotabê Medeiros

Resenhas - Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Suerllen 02/11/2017

Não sei o que pensar a respeito
O livro tem os seus altos e baixos. Em alguns momentos ele fica muito frio e raso, histórias mais a fundo são pouco exploradas e ficamos com aquele gostinho de quero mais. Positivamente eu destaco os capítulos dedicados ao Belchior no mosteiro, a briga entre ele e o Fagner e a parte final do livro, que conta a saga de um Belchior sendo (manipulado?) por sua companheira em busca de uma paz interior e um pouco de tranquilidade, longe dos holofotes e dos problemas do dia a dia. Como um bom fã de Bel, eu esperava um pouco mais do livro, porém, aplaudo a iniciativa de Jotabê Medeiros em retratar alguns momentos, até então desconhecidos, da vida de Antônio Carlos Belchior. PS: fiquei muito emocionado com o último capítulo do livro, e com as fotos finais. Que essa biografia seja a primeira de muitas outras que o mito merece. Viva Belchior!
@lendocomacamis 06/01/2018minha estante
Eu acredito num Belchior manipulado, a história é batida. O Jotabe não é o primeiro que fala sobre isso.

@lendocomacamis 06/01/2018minha estante
Suerllen, existe um livro de Ricardo Kelmer: Para Belchior, com amor. Vale a pena a leitura!

Suerllen 06/01/2018minha estante
Eu tenho esse livro, Camila! Depois vou dar uma lida.

Suerllen 06/01/2018minha estante
O problema é que o Jotabe correu pra terminar o livro só para lança-lo pós morte de Bel.

Yvan 24/12/2022

Biografia
Muito bom ter oportunidade de conhecer um pouco mais de um ícone da cultura brasileira. Vai além da música.

Gabs 03/03/2022

Que sorte a nossa viver num país em que viveu Belchior
Eu sou apaixonada por Belchior desde que ouvi Alucinação a primeira vez incentivada por um professor de Língua Portuguesa. Sempre achei suas letras geniais e carregadas de uma poesia e literatura tão ricas que o tornam um compositor sensível e certeiro como nenhum outro no Brasil. Esse livro me fez viajar por suas composições e contextos, conhecer outras que não conhecia e me apaixonar ainda mais por essa figura incrível que o Brasil produziu e cujo legado na música, dificilmente se perderá no tempo, em canções já eternizadas (vide Como os nossos pais).
Conheçam Belchior ?

Katia Rodrigues 12/02/2021

Coração Selvagem
" Se hoje colocamos canções como Velha roupa colorida, Como nossos pais, Apenas um rapaz latino-americano, Comentário a respeito de John, A palo seco, entre outras, na perspectiva do tempo, veremos que essas músicas se mantêm até hoje não só como referencial estético, mas sobretudo como portadores de uma poética cujo peso se refaz a cada vez que é tocada", pondera Graccho.

Angelica75 03/10/2023

Nota 4
Livro com muitas boas histórias sobre Belchior e sua personalidade, com capítulos curtos e fuentes, está tudo lá: a infância na família numerosa de Sobral, o monastério onde quase virou capuchinho, o abandono da faculdade de medicina pra ser artista, as simpatias e antipatias do meio musical (Elis e Fagner, nessa ordem), o sucesso, o sumiço.
É otimo ver também que o autor trouxe contexto aos álbuns lançados, contando detalhes preciosos de algumas músicas de Belchior. Maravilhoso pros fãs desse cara genial.
Marcos5813 04/10/2023minha estante
Legal! Bom saber

Angelica75 05/10/2023minha estante
fluentes*

Guilherme.Oliveira 27/04/2023

O livro é interessante pois me expôs vários pontos da vida do Belchior que eu não conhecia.
A estrutura cronológica do livro é confusa e nada linear, isso atrapalhou um pouco.
Mas, Belchior era, de fato, um gênio fora do mainstrem da indústria da música.

mardelivross 19/07/2022

Gostei da biografia, mas por conhecer um pouco da história do Belchior achei que seria mais empolgante. ?
A escrita tem altos e baixos, e consegue ser muito empolgante e muito entediante também.
Mas com certeza vale a pena conhecer um pouquinho mais da vida do Bel.

Daniel.Cardiano 02/10/2020

Esperava mais
Belchior encantou e cativou antes de seu sumiço. O livro detalha pouco, sem conseguir aprofundar muita na figura emblemática que foi Belchior. Porém, o cenário é muita bem comentado, inclusive abriu minha visão pra artistas do mesmo meio e período.

Victor.sz_ 30/07/2020

Sobre um rapaz latino-americano
A obra tenta retratar a vida de Belchior através de relatos de pessoas próximas, entrevistas e letras das suas músicas. O livro já vale por falar da vida de Belchior, sua persona carismática, serena e acalorada atraí muito e só de ler sobre ele você já se sente próximo, porém o livro é superficial em diversos momentos, não aprofunda na personalidade, relações afetivas e o que ele achava sobre o mundo. Isso se dá pelo fato de Belchior ser muito reservado sobre sua vida particular, em todo momento, levava uma vida leve, sem muitas entrevistas e exposições sobre seu lado pessoal, isso dificulta a pesquisa, que acaba criando a visão de um homem além do seu tempo, com muita sabedoria e quase um santo. De fato muito sobre Belchior é verdade, e tudo que ele fez quando vivo leva a essa canonização, ele era um grande músico, poeta e um ser humano amigável e bom. Saudade de Belchior e de como ele seria importante na atual realidade brasileira, mas suas músicas são eternas e tão geracionistas que em qualquer momento e em qualquer época Belchior será lembrado, tocado e estará vivo.

Mari 14/05/2020

O homem que via o óbvio antes de todos
Começo essa resenha honesta. Conhecia pouco, pouquíssimo de Belchior até sua morte. Meu marido ficou tão consternado na época, falando que perdíamos um gênio. Fiquei curiosa. ?ôxi!como é que não sei nada desse homem??
Pois bem.
Passeando na livraria ano passado, me deparei com este livro. Não tive dúvidas ao comprá-lo.
Fiquei um pouco perdida na leitura em termos de cronologia. jotabê não se preocupou muito com isso. Mas fez questão de demonstrar em cada linha a força da personalidade desse cara imenso que era Bechior. O motivo de seu sumiço é algo que pode dividir opiniões. Eu fico com a minha, construída depois de ler o livro e tomar uma garrafa de vinho nessa quarentena: Belchior era absolutamente inteligente e, como toda pessoa dotada desse tipo de qualidade, conseguia ver e, (pq não?) prever determinados acontecimentos em nossa sociedade. A nossa própria política marcada por momentos cíclicos de avanço e regresso. Algo cíclico que nos consome. Golpe em cima de golpe. Belchior não resistiu e desistiu de assistir de camarote esse espetáculo trágico que é ser brasileiro. Fique em paz, Bel.
Taissa 20/05/2020minha estante
Adoro suas resenhas! Eu tb mal conhecia Belchior antes do seu falecimento, mas Neto ficou arrasado com a morte. Tenho muito o que aprender ainda sobre a cultura nordestina.

Mari 25/05/2020minha estante
Somos duas, amiga! O nordeste é muito rico ??

João Paulo 24/03/2021

Poeta
As músicas do Belchior foram eternizadas para sempre. Um artista que trazia em suas canções assuntos polêmicos para sua época e que são discutidos até hoje. Moço simples, de sorriso manso, apaixonado por arte e sonhador. Grato por conhecer melhor seu trabalho com essa biografia. Espero que um dia alguém transforme sua história em um belo filme. Que história!

Auricélia 25/01/2021

Tudo é divino, tudo é maravilhoso!
Para quem é fã de Belchior o livro é um achado, conta sua história de vida e a história de algumas músicas, de maneira leve e cheia de particularidades.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

A morte de Belchior, em abril de 2017, foi uma comoção nacional. Dez anos antes, o artista desaparecera. Foi quando Jotabê Medeiros iniciou a pesquisa para um livro sobre o autor de clássicos como “Velha Roupa Colorida”, “Alucinação” e “Como nossos pais”. Foram dezenas de entrevistas com parceiros musicais, amigos de infância, familiares e produtores de seus discos. APENAS UM RAPAZ LATINO-AMERICANO traz períodos pouco conhecidos de sua vida, como os anos que passou em um mosteiro, na adolescência. Foi ali que o artista teve seu primeiro contato com literatura e filosofia e habituou-se ao silêncio e à introspecção, características marcantes até o fim da vida.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788593828126

Guilherme 16/04/2020

Belchior faz muita falta.
"Fosse um Chico, um Gil, um Caetano...", como diz a pesquisadora Josely Teixeira, (outra leitura que recomendo sobre o compositor) é como eu gostaria de iniciar meu pensamento.

O livro de Jotabê Medeiros é uma excelente pincelada sobre a vida do compositor, tendo como pedra angular a análise de suas obras. Do nascimento à morte.

O que isso quer dizer? Os capítulos exploram mais o contexto, as situações. O ponto de vista que constrói a figura do compositor é quase sempre desenhada por outros interlocutores. O livro presta muita atenção à obra construída e composta por Belchior, o que é compreensível visto que a alma do poeta e seus escritos são proporcionalmente intrínsecos.

É uma leitura que recomendo muito. Qualquer que ame Belchior gostará. Desnude-se da expectativas de saber detalhes ou uma sucessão de passos do poeta. É uma boa porta de entrada.

Rodrigo Leão 13/09/2023

Incrível
A morte de Belchior, em abril de 2017, foi uma comoção nacional. Dez anos antes, o artista desaparecera. Foi a partir do mistério desse sumiço que Jotabê Medeiros deu início à pesquisa para um livro sobre o autor de clássicos como ?Velha Roupa Colorida?, ?Alucinação? e ?Como nossos pais?. Realizou dezenas de entrevistas com parceiros musicais, amigos, familiares e produtores de seus discos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6