Neo Gaia

Neo Gaia Matheus Sperafico

Resenhas - Neo Gaia

João 17/08/2020

Com certeza uma das minhas leituras menos previsíveis. Vale a leitura, embora as dúvidas que tenham ficado ao fim do livro ainda martelem na minha cabeça.

Leticia 01/05/2020

O que esta acontecendo aqui?
Foi o que eu fiquei me perguntando o tempo todo durante a leitura .Confesso que terminei ele da mesma forma ???.
Mas isso, para mim, foi bom. Eu não sabia o que ia acontecer e isso me manteve atenta ao livro. Na minha opinião não é um livro previsível.

Eu curti as duas reviravoltas que o livro dá. Curti também a rotina da nave.
Se tiver continuação lerei.

Bianca | @arteespressa 11/12/2019

"Um drama vestido de sci-fi"
O autor foi infeliz ao prometer um sci-fi repleto de descobertas envolvendo a extinção do planeta Terra e a colonização de um lar semelhante ao que nosso.
Pra começar, a sinopse revela que três naves são enviadas ao espaço, mas só temos conhecimento de uma: a Rimor. Creio que, por se tratar de uma trilogia ainda incompleta, as outras duas naves serão abordadas nos livros restantes, de modo que cada edição conte a história envolvendo um grupo de sobreviventes. Mas, ainda assim, nem ao menos o nome dessas outras naves colossais foi citado. Que eu me lembre, nem mesmo a existência delas é citada pelos personagens, o que deu a entender que eles não sabem de outras pessoas em busca de um recomeço.
As primeiras páginas dão a entender que toda uma trama complexa irá se desenrolar, e eu realmente estava preparada pra demorar longas semanas pra finalizar a leitura, mas não foi o que aconteceu. Parece que, após cerca de 20% do livro, a história se perdeu e deu enfoque total às relações interpessoais dos moradores da Rimor. O autor foi inteligente ao simplificar ao máximo a complexidade do trabalho dentro da nave (ou seja, quem cuida do que), mas ele deu tanto enfoque aos tais engenheiros, os responsáveis por toda a parafernalha técnica da nave, que se tornou maçante. Tudo bem, cara! Já entendemos que eles são quase que o pilar de toda a estrutura!
Os tais primeiros 20% do livro são intrigantes: não são apresentados os setores, os personagens principais, a estrutura e funcionamento da Rimor, o novo planeta, o problema do racionamento de água e comida, um imprevisto imaginável e, finalmente, a aterrissagem de parte da tripulação na "nova Terra". Um fato inesperado acontece assim que os quatro principais dão início ao reconhecimento do novo planeta... E esse maldito desse problema perdura até o fim do livro! Eu diria que o autor poderia ter inserido mais uns dez plot twists entre o "problema 1" e a "solução do problema 1", porque 60% do livro se passa nesse meio tempo.
Em resumo, é realmente o que está dito no título: um mero drama vestido de sci-fi. Quero dizer, é um livro ótimo pra quem não tem familiaridade alguma e quer ingressar nesse "mundo nerd"... Mas a sinopse deveria ser mais sincera com a própria história, porque tenho certeza que grande parte das notas baixas são atribuídas a esse pequeno fator.
MAS SIM, eu ainda recomendaria esse livro! Só que para um público mais específico: pessoais que tem pouquíssima vivência com o mundo espacial.

CT dos Livros 19/07/2019

Neo Gaia
Obra: Neo Gaia
Autor: @matheus_sperafico
Editora: @editorapendragon
Gênero: SCFI
A Terra já não é mais o lar da humanidade. Por mais que quase todos queiram negar, a verdade permanece imutável, os dias de nosso planeta chegam ao fim. A pouca esperança que resta, aos poucos se esvai.
Mas só por que o planeta há de morrer não quer dizer que a humanidade tenha que perecer junto com ele. Os poucos que aceitaram a realidade, que planejaram o futuro, dedicaram todos os seus esforços para salvar não a si, mas ao legado de nossa espécie.
Assim nasceu o Projeto Neo Gaia, onde três colossais naves foram enviadas em busca de um novo planeta que pudesse servir de lar aos humanos remanescentes. A jornada foi longa, mas após 16 anos, a tripulação da Rimor finalmente alcançou seu destino, o planeta Gliese832c, que contém características tão semelhantes às da Terra, que foi chamado de Super Terra.
A história traz consigo traços bem fortes de grandes marcos da cultura pop do cinema como Alien, O oitavo passageiro e Interestelar. O autor vai mudando o foco da narração entre os personagens centrais da história o que nos dá uma visão maior do funcionamento da Rimor e essa narração compartilhada torna o leitor mais próximo dos personagens.
Um dos pontos altos da escrita do Matheus é a imersão que ele causa no leitor, pois em vários momentos eu conseguia me ver caminhando pelos corredores da Rimor (corredores feitos para não causar sentimento de claustrofobia).
Aproveitando desse talento para criar imersão ele cria um mundo novo e cheio de perigo onde a todo momento algo pode dar muito errado. O clima de tensão é criado logo nas primeiras páginas, e com base nesse clima de tensão e suspense, onde você consegue notar que algo está muito errado, porém não consegue saber exatamente o que, e o autor soube explorar muito bem isso.
Outro ponto positivo é que durante a construção de alguns conceitos ele usa coisas que temos fácil acesso como: células tronco, e um fungo que transforma formigas em “zumbis”.
Neo Gaia é um excelente SCFI espacial.
Avaliação: ★★★★★

site: https://www.instagram.com/p/ByiSiRTAiDs/

#PandS 12/03/2018

A ficção que se assemelha com a realidade.
A ganância que destrói tudo fez o planeta Terra inabitável, reduzindo os recursos naturais e gerando uma guerra pelas sobras.
Neo gaia é um projeto criado na tentativa de salva a humanidade de uma possível e tão próxima extinção.
Uma equipe foi reunida para viver na Rimor, nave em órbita com uma sociedade dividida em funções. Cada morador pode escolher o seu setor de aprendizado, menos Jason que, por algum motivo, desde muito pequeno é o aprendiz do Capitão Hamer.
Após anos no espaço, a tripulação enfrenta problemas como a escassez de alimento, porém a esperança é reafirmada quando encontram a Gliese832c, um planeta muito parecido com a Terra. A questão principal é descobrir se ele pode ser habitável e produzir alimento para a população. Para isso, a diretora Elizabeth juntamente com o Capitão reúne um grupo para explorar e coletar dados suficientes antes de começarem a construção das colônias responsáveis pelo cultivo e manutenção de uma horta.
Mas em terras desconhecidas, um perigo os aguarda podendo pôr em risco o projeto todo arriscando a sobrevivência humana. E se não bastassem os perigos fora da Rimor, dentro da nave tem uma pessoa que está infringindo as leis e Jason junto com seus amigos farão de tudo para descobrir.

Gostei bastante da narrativa e da temática. Precisamos ler sobre os possíveis desastres ambientais para firmar cada vez mais em nossas cabeças o quanto pode ser perigoso o consumo descontrolado dos recursos naturais. Essa questão foi o que mais me agradou no livro e senti que o autor sobre abordá-la de um jeito fluído e com personagens consistentes. É chocante encontrar tanta similaridade com as notícias dos jornais atuais. Quem não está mexido com as notícias sobre altos investimentos para habitar o planeta Marte?

No geral, é uma ótima ficção científica e se você, assim como eu, não morre de amores pelo gênero pode ler sem medo que vai gostar com certeza.

site: https://www.instagram.com/p/BfOEE89lTab/?taken-by=pagesandseasons

Leticia Aquila 29/11/2017

Resenha - ig @worldforbooks
A ganância da humanidade levou a destruição total do planeta terra. Primeiro veio à exploração dos recursos naturais, restando apenas uma quantidade suficiente pra gerar grandes guerras entre as nações mais poderosas. Se ninguém fizesse nada, a humanidade logo entraria em extinção...
Neo gaia é um projeto idealizado pelos cientistas mais influentes, que busca a salvação da espécie humana. Uma nave chamada Rimor ,é a moradia atual dos únicos sobreviventes dos eventos que destruíram o planeta terra por completo, nesta, cada um tem o direito de escolher qual papel vai desempenhar em beneficio da sociedade que reside na nave, menos Jason.
 Jason é um garoto órfão nascido na Rimor, mas que por algum motivo nunca pode participar da seleção para saber qual seria sua profissão, na verdade, ele já foi designado para ser o pupilo do capitão Hamer desde pequeno, para que, se necessário, substituísse o piloto da nave.
Após anos no espaço, a Rimor se depara com um planeta, a Gliese832c, que muito se assemelha a Terra e que pode possibilitar a sobrevivência da humanidade em sua superfície. Um grupo previamente selecionado é enviado para fazer o reconhecimento do planeta, mas o lugar pode esconder diversos mistérios...
Além dos perigos oferecidos pelo planeta desconhecido, a própria nave esconde segredos. A diretora Elizabeth sempre foi a comandante da Rimor e a responsável por prezar pelo bem estar dos passageiros, porém, ela pode sim ser de grande importância na sobrevivência da espécie humana, mas trouxe consigo a ganância "terrestre".
"Neo Gaia" é uma ficção cientifica recém-lançada pela editora Pendragon. Apresenta uma capa lindíssima e uma diagramação muito bem pensada.
O enredo é muito criativo, apesar de apresentar alguns clichês de ficção científica, como a nave espacial, a busca por um novo planeta... Porém, o que mais me chamou a atenção foi à busca do escritor em mostrar uma realidade um tanto provável, além de características muito reais para os personagens.
A história tem algumas falhas, alguns trechos (que eu considerei importante) ficaram sem um desfecho ou sem uma explicação mais elaborada, ou seja, tinha espaço para mais alguns capítulos.
Se você curte ficção cientifica e quer dar a chance para um nacional, essa é a hora!!